Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Tópico Oficial de Linux & Software open source

Publicações recomendadas

Estás a correr uma versão live, não é suposto atualizar nem nada, apenas experimentar a ver se gostas. Se gostares, instalas no disco e aí sim fazes os updates.

 

Pensa como um portátil que queres comprar, na Worten deixam-te mexer nele a ver se o achas ergonómico e isso, mas a Steam, Firefox e derivados só podes instalar se o comprares e levares para casa.

Compartilhar este post


Link para o post

Ui não sabia que iam lançar a versão final do eOS tão cedo, lá vou eu formatar isto e instalar essa distro.

Compartilhar este post


Link para o post

ainda não se sabe se será a versão final, por agora só apareceu um contador e mais nada. Pelo caminho que têm tomado, não me surpreenderia se fosse um anúnico de que o OS vai deixar de ser grátis :lol:

Nunca na vida, isso a acontecer teria de ser uma mudança radical notada logo desde as betas. Mas a verdade é que continuam a seguir o caminho das versões de suporte prolongado do Ubuntu, não estão a fazer o seu próprio caminho.

 

Se te exigirem dinheiro por isto, instala o Ubuntu e na linha de comandos escreve "sudo apt-get install elementary-desktop", e quando fizeres login escolhe o ambiente gráfico Pantheon.

 

Ui não sabia que iam lançar a versão final do eOS tão cedo, lá vou eu formatar isto e instalar essa distro.

Ainda estás com o 0.2, sem updates ao kernel?

 

Ele já é antiguinho (praí finais de 2011), se ainda se porta bem é mais uma prova da enorme estabilidade do Linux :)

 

edit: para veres que kernel tens, vais ao terminal e escreves "uname -r"

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Yep, e roda tudo às mil maravilhas. É de uma estabilidade tremenda à semelhança do Ubuntu e do Mint.

O meu kernel é o 3.14.

 

Btw, também já li algumas coisas acerca disso, Rain. Acho uma parvoíce do caraças, apesar de compreender que o queiram fazer.

Compartilhar este post


Link para o post

Mas quanto a isso podem ficar descansados, porque no dia em que a equipa que faz o elementaryOS exigir dinheiro, a torneira da Canonical fecha-se e o SO vai a vida, pelo menos no curto prazo. Já para não dizer que vai completamente contra o propósito do Linux.

 

3.14 é uma versão relativamente recente, a que vem de origem é a 3.2 se não estou em erro, já é bastante antigo e pode dar alguns problemas com hardware e programas mais atuais.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Mica, o Wine é fiável? Tenho um jogo, em que o client existe para linux mas o que eu precisava era de um programa auxiliar, que é o Cast. Eu ligo o jogo/cast e faço broadcast para outras pessoas. Até que ponto consigo fazer isso com o wine? Pelo menos com o Mac, não consegui pôr isso a dar. É a única coisa que me está a prender ao windows.

Compartilhar este post


Link para o post

Mica, o gajo do elementary OS disse que considera que quem saca o OS de borla e se recusa a deixar uma doação está a roubar :lol:

Aliás, até disse mal de quem deixa uma doação de apenas 1$

 

Têm um post no blog sobre as mudanças na página de pagamento:

http://blog.elementary.io/post/110645528530/payments

Editado, claro, porque ficaram debaixo de fogo depois do que tinham lá escrito inicialmente.

 

EDIT: Antes do edit a esse post no blog:

http://i.imgur.com/WAeS4JU.png

Eu acho 100% legítimo o que pedem, não acho legítimo é que o obriguem, e isso eles não o fazem, pelo menos para já. O elementaryOS, quer queiram quer não, é um fork do Ubuntu, todas as atualizações que recebe dependem sempre das que são lançadas para o Ubuntu, são um ramo e o Ubuntu é a árvore, para se perceber melhor. Eles podem exigir € na verdade, mas tu também podes chegar ao Ubuntu e escrever "apt-get install elementary-desktop" e ficas com o elementaryOS (bem, não exatamente igual...) de borla.

 

Eu estou a adorar e vou doar 10$ se gostar do resultado final tanto ou mais daquilo que vejo na beta 2, assim como já doei 10$ aos criadores do LibreOffice por terem criado uma suite com uma qualidade tremenda e tão subvalorizada, nunca mais quero o Office na vida depois de experimentar o LibreOffice.

 

E não vou doar por ser rico (quem me dera!), mas porque acredito no open source e dentro do open source acredito em determinados projetos, como este. Estes gajos tem pinta de saberem o que andam a fazer e nestas m*rda raramente me engano, já com o Debian por volta de 2000 e poucos e Ubuntu em 2005/06 dava para ver que eram projetos sólidos e com futuro.

 

E fala alguém que tem um Lumia e que curte bastante o Windows 8.1, para saberem que não sou daqueles nerds que só sabe mandar abaixo o software fechado. Nunca achei mal a Microsoft levar dinheiro pelos seus produtos, é um direito que lhes assiste.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Mica, o Wine é fiável? Tenho um jogo, em que o client existe para linux mas o que eu precisava era de um programa auxiliar, que é o Cast. Eu ligo o jogo/cast e faço broadcast para outras pessoas. Até que ponto consigo fazer isso com o wine? Pelo menos com o Mac, não consegui pôr isso a dar. É a única coisa que me está a prender ao windows.

O Wine é fiável, mas cada caso é um caso. Nada como pesquisar no google "Cast under Wine" ou qualquer coisa semelhante, ler o que os outros dizem sobre o assunto e se toda a gente diz que consegue, fazes-te ao piso.

 

Instala o VirtualBox, cria uma máquina virtual com uma distribuição Linux e depois instala as VM Additions, que são os drivers para teres tudo funcional nessa máquina. Após isso testas por ti, esta é a segunda alternativa :)

Compartilhar este post


Link para o post

O Wine é fiável, mas cada caso é um caso. Nada como pesquisar no google "Cast under Wine" ou qualquer coisa semelhante, ler o que os outros dizem sobre o assunto e se toda a gente diz que consegue, fazes-te ao piso.

 

Instala o VirtualBox, cria uma máquina virtual com uma distribuição Linux e depois instala as VM Additions, que são os drivers para teres tudo funcional nessa máquina. Após isso testas por ti, esta é a segunda alternativa :)

É que o meu pc é antiguito e, não sendo mau, arrasta-se mal e não sinto fluidez a jogar... Mas sim, vou fazer o que disseste. Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post

É que o meu pc é antiguito e, não sendo mau, arrasta-se mal e não sinto fluidez a jogar... Mas sim, vou fazer o que disseste. Obrigado

Faz o que eu disse, mas cria uma máquina virtual com o Lubuntu 14.04 de 32 bits, atribui-lhe 256MB de memória e experimentas lá isso com o wine. Terás de instalar lá o wine though, não vem de origem.

 

Esse Lubuntu ressuscita PCs antigos, há dias apareceram-me em casa com um Pentium III com 384MB de RAM e disseram-me para ver o que dava para fazer com aquilo, pensei que era uma piada de mau gosto mas o Lubuntu não se importou. 1 minuto desde o clicar no Power até aparecer o ambiente de trabalho.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

Vou tentar fazer isso. Preciso também de Instalar Mono para poder instalar net.framework 3.5.

 

A cena é que não posso usar o client do jogo Linux, tenho de usar o client Windows tambem pelo wine para o Cast funcionar.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu acho 100% legítimo o que pedem, não acho legítimo é que o obriguem, e isso eles não o fazem, pelo menos para já. O elementaryOS, quer queiram quer não, é um fork do Ubuntu, todas as atualizações que recebe dependem sempre das que são lançadas para o Ubuntu, são um ramo e o Ubuntu é a árvore, para se perceber melhor. Eles podem exigir € na verdade, mas tu também podes chegar ao Ubuntu e escrever "apt-get install elementary-desktop" e ficas com o elementaryOS (bem, não exatamente igual...) de borla.

 

Eu estou a adorar e vou doar 10$ se gostar do resultado final tanto ou mais daquilo que vejo na beta 2, assim como já doei 10$ aos criadores do LibreOffice por terem criado uma suite com uma qualidade tremenda e tão subvalorizada, nunca mais quero o Office na vida depois de experimentar o LibreOffice.

 

E não vou doar por ser rico (quem me dera!), mas porque acredito no open source e dentro do open source acredito em determinados projetos, como este. Estes gajos tem pinta de saberem o que andam a fazer e nestas m*rda raramente me engano, já com o Debian por volta de 2000 e poucos e Ubuntu em 2005/06 dava para ver que eram projetos sólidos e com futuro.

 

E fala alguém que tem um Lumia e que curte bastante o Windows 8.1, para saberem que não sou daqueles nerds que só sabe mandar abaixo o software fechado. Nunca achei mal a Microsoft levar dinheiro pelos seus produtos, é um direito que lhes assiste.

Um dos donos da microsoft disse há poucos dias que no futuro o Windows pode vir a ser um software open-source.

Dizem que neste momento não o vão fazer mas que num futuro próximo podem facilmente o fazer.

Compartilhar este post


Link para o post

Hmm...eu ouvi isso mas no dia 1 de abril :D

 

De qualquer forma é bem possível, não a totalidade, mas parte dele.

 

Em relação à minha aventura com o eOS, a minha nVIDIA (acho eu) já me obrigou a reiniciar o ambiente gráfico (lightdm) do eOS uma série de vezes nos últimos dias, porque o PC ficava simplesmente crashado. Ainda não tenho a certeza se são problemas derivados dos drivers, mas isto é uma beta e não vou fazer juízos de valor com base numa beta. Sendo assim, e se se confirmar que no fim-de-semana sai a versão final, vou querer trabalhar com isto mais 2 semanas até emitir uma opinião.

 

O que posso dizer para já é que se trata claramente de um projeto maduro e com pernas para andar, ainda a alguma distância da eficiência do Ubuntu (e, sobretudo, do Debian), mas com capacidades para lá chegar. Depois de todo o software que instalei, basicamente estou a correr o Linux Mint com ambiente gráfico do elementaryOS, juntei o melhor dos dois mundos: usabilidade e elegância.

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

 

No Rebecca também é assim tão fácil fazer o dualboot?

Compartilhar este post


Link para o post

É, é uma brincadeira de crianças.

 

Se numa situação futura quiseres instalar ambos, instala primeiro o Windows e depois o Linux, porque o bootloader do Linux conhece o Windows, e o contrário não acontece (embora seja possível resolver isso com outras ferramentas).

Compartilhar este post


Link para o post

É, é uma brincadeira de crianças.

 

Se numa situação futura quiseres instalar ambos, instala primeiro o Windows e depois o Linux, porque o bootloader do Linux conhece o Windows, e o contrário não acontece (embora seja possível resolver isso com outras ferramentas).

Parece bem fácil fazer o dual-boot. Agora há sempre aquele medo de o Windows perder o boot e depois perder as minhas cenas. Mas se meter o DVD de instalação e meter reparar computador aquilo depois repara, né?

 

 

__,,___

 

Curti deste SO para o pc do meu sobrinho: Chalet OS

 

 

maxresdefault.jpg

 

 

 

 

Parece ser muito user friendly

Compartilhar este post


Link para o post

Se é para teres algo parecido com o Windows, acho que não há vida para o ZorinOS. O último parece quase um clone do Windows 7.

 

Se é para a beleza, Evolve OS, Ozon OS e elementaryOS são do melhor que há.

 

Mas sim, esse Chalet OS parece interessante, aliás é extremamente parecido com aquele que ia ser o sucessor do Windows XP, o Longhorn pré-2004. Era um sucessor que prometia mundos e fundos mas ficou tão complexo que a Microsoft teve de mandar tudo a baixo a meio da produção e criar uma alternativa o mais rapidamente possível...saiu o Windows Vista.

 

Saíram muitas builds desse Longhorn e esta é uma delas, parecida com esse SO:

 

4.png

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post

O Longhorn foi um sistema muito interessante, ainda o utilizei durante bastante tempo até sair o Windows 7, porque o Vista era pior que mau.

 

Estou a sacar o mint cinnamon para experimentar durante uns tempos.

Compartilhar este post


Link para o post

Hmm...eu ouvi isso mas no dia 1 de abril :D

 

Por acaso passou-me ao lado esse ponto pouco importante :mrgreen:

Nem me tinha lembrado que no dia 1 era o dia dos enganos

Compartilhar este post


Link para o post

Fogo, tentei fazer o dual boot e aquilo durante a instalação deu um erro fatal. PQP

 

Espero não ter perdido 15 gbs à custa disto.

 

Não entendo, juro. O MD5 deu tudo certinho, até quando instalei na virtualbox fez tudo certinho... porque crl foi-me dar erro fatal?!

No gestor de partições aparecem-me lá três volumes, dois na casa dos 2Gbs e outro na casa dos 11Gbs. Mica, ajuda-me agora, sff:

Basta eu eliminar os 11 gbs e depois expandir no C, correcto?

 

Daqueles de 2gbs já tenho medo, porque sei que um deve estar associado ao Windows...

Editado por Doce

Compartilhar este post


Link para o post

Erro fatal? Puseste "instalar o Linux ao lado do Windows"?

 

Quanta RAM tens? Esses 2GB podem ser a partição de swap, se tiveres 2GB de memória.

Compartilhar este post


Link para o post

Erro fatal? Puseste "instalar o Linux ao lado do Windows"?

 

Quanta RAM tens? Esses 2GB podem ser a partição de swap, se tiveres 2GB de memória.

Yup, escolhi dual boot.

 

Tenho 3gbs de Ram.

 

Para recuperar aqueles 11 gbs, basta eliminar o volume e depois expandir o C?

Compartilhar este post


Link para o post

O melhor é arrancar o Linux pela pen, ir ao disco e sacar o que lá tens para outro lado.

 

Pode não ser assim tão simples, eliminar o volume e expandir porque pode estar em áreas diferentes do disco. Isto é muito estranho porque não deveria acontecer semelhante. Está na hora de sacar tudo de lá antes de fazer mais alterações.

Compartilhar este post


Link para o post

Como é que faço para não me pedir a password sempre que o abro o pc depois de o ter a hibernar?

Compartilhar este post


Link para o post

No Mint acho que tem qualquer coisa chamada Brightness & Lock em System Preferences. Lá podes desativar o pedido de password depois do PC retomar o estado normal após suspensão/hibernação.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...