Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Tópico Oficial de Linux & Software open source

Publicações recomendadas

Na minha opinião, não. É mais fácil.

E ninguém "melhor" que eu para o dizer, visto que o primeiro Linux que instalei foi em 2007 e já levava 9 anos de instalações de Windows, que fazia quase de olhos fechados, desde o 95 ao Vista.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que o Windows basta colocar o CD ou Pen com instalação e fazer boot nisso e depois basta instalar.

Não sei se no Linux haverão entraves por causa do disco estar em NTFS. Do pouco que sei, acho que só dá para instalar em flash, né?

E se eu instalar na PEN, basta lançar o boot na pen e estou pronto a usar o SO?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens entraves por estar em NTFS :)

Com o Rufus consegues fazer isso na boa e penso que ele coloca sempre em NTFS. Podes usar o SO sem o instalar, mas dá para instalar pela pen para um disco rígido mesmo que este também esteja em NTFS, como fazes para instalar o Windows. Só que o Linux é extremamente simples de se instalar, ainda mais que o Windows.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho agora aqui um pc mais velho, que serve apenas para estar na net e usar o office, pouco mais, e estava a pensar instalar o Ubuntu, mas o pc tem apenas 2gb de ram por isso fiquei indeciso sobre se hei de escolher a versão de 64 ou 32bits. Que acham?

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Se gostas do Ubuntu, acho que se vai dar bem mesmo com 2GB de memória. 32 bits sem dúvida. 64 bits é para PCs com mais de 4GB e/ou motherboard com suporte UEFI.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens entraves por estar em NTFS smile.gif

Com o Rufus consegues fazer isso na boa e penso que ele coloca sempre em NTFS. Podes usar o SO sem o instalar, mas dá para instalar pela pen para um disco rígido mesmo que este também esteja em NTFS, como fazes para instalar o Windows. Só que o Linux é extremamente simples de se instalar, ainda mais que o Windows.

Se eu instalar o SO na PEN, por exemplo o Mint, aquilo corre bem em flash? E vou ter problemas com drivers e isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Isto também vai servir apenas para ir à net e trabalhar. Para jogar e programar tenho aqui o portátil.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu instalar o SO na PEN, por exemplo o Mint, aquilo corre bem em flash? E vou ter problemas com drivers e isso?

Corre. Em princípio não terás problemas nenhuns.

Compartilhar este post

Link para o post

Mica, já tenho o ISO do Linux Mint e tenho o Rufus.

Meto o ISO na pen, configuro o rufus para fazer boot do iso e depois o SO corre tipo live cd, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Não, diz ao Rufus onde está o ISO e ele faz tudo sozinho. Depois é só arrancar o PC pela pen.

Compartilhar este post

Link para o post

Escrevo/te do Linux Mint! Instalei na PEN e quando deixar de jogar FM ]e este sistema operativo que vou usar certamente.

S]o preciso atinar com o keyboard, est]a/me a irritar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou também numa fase de transição, indeciso entre Ubuntu, Linux Mint e eOS como distro de longo prazo para o meu novo portátil. Por acaso gosto do Windows 8.1 e tenho portátil mais do que suficiente para ele, mas quero-me sentir como peixe na água no Linux porque isso é capaz de dar jeito para quem quer ser administrador de sistemas. E para além disso tudo o que preciso corre em Linux, só o F1 2013 que curtia bastante é que vou deixar de jogar... mas nem o Hotline Miami, nem o CS nem o FM vou prescindir uma vez que correm em Linux 8)

O meu portátil mais antigo está com o eOS mas vou passar para Xubuntu. O PC fixo vai ficar com 8.1, tem uma gráfica AMD das mais antigas e por essas gráficas a funcionar como deve de ser em Linux é como se diz na gíria americana "pain in the ass".

Compartilhar este post

Link para o post

Uma cena que adorei foi ter o Mint e o Mozila a correr e o pc parecia que estava desligado. Com o W7 e Chrome parece que estou a tocar em lava. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Dos três que mencionei, estou a gostar mais do elementaryOS. Tive de usar o 0.3 beta 2 porque o 0.2 dá problemas com motherboards UEFI.

A versão final deve sair esta semana e eu devo fazer uma review aqui no fórum. Só estou mesmo à espera para ver as diferenças.

Compartilhar este post

Link para o post

O topico é muito interessante, e podemos começar já a utilizar este como sendo o "Topico Oficial de Linux e Software open source".

Agora que és moderador, podias por isto em prática :D

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que és moderador, podias por isto em prática :D

Feito! :mrgreen:

Passei-o para a zona de destaque, agora não o podemos é deixar cair no esquecimento, e temos que ir metendo as novidades.

Quanto ao elementary OS que falas, usei durante algum tempo, depois precisei de umas tretas em windows e acabei por formatar o pc e voltar ao win7.

Acho que daqui a uns dias devo voltar ao Linux, falta-me é escolher qual.

Compartilhar este post

Link para o post

Feito! :mrgreen:

Passei-o para a zona de destaque, agora não o podemos é deixar cair no esquecimento, e temos que ir metendo as novidades.

Quanto ao elementary OS que falas, usei durante algum tempo, depois precisei de umas tretas em windows e acabei por formatar o pc e voltar ao win7.

Acho que daqui a uns dias devo voltar ao Linux, falta-me é escolher qual.

Vou deixar aqui uma review completa ao eOS 0.3 ainda esta semana, juntamente com software recomendado a instalar, eu neste momento estou a gastar 15GB de disco e tenho basicamente tudo o que é preciso, VLC, Popcorn Time, downloader bitTorrent, suite tipo Office (libreoffice), spotify, Steam (ya, faltam os jogos ainda :D ), firefox, thunderbird, chrome, codecs para tudo e mais alguma coisa...basicamente não me falta nada. Também já andei a atualizar os drivers da NVIDIA (demorei 1h, nada a ver com Windows) e o kernel do Linux, da versão 3.13 para a 3.19.3.

De notar que ainda estou a "brincar" com uma beta e para já apresenta uma estabilidade tremenda.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

No rufus, o que é o Tamanho de Cluster? É o espaço dedicado ao SO?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é o tamanho dos blocos do disco, neste caso da pen-drive. Blocos mais pequenos são melhores quando se pretende transportar ficheiros pequenos, ao passo que os blocos grandes são mais eficientes quando se pretende transportar ficheiros maiores.

Imagina que em média os teus ficheiros ocupam 3MB e o disco tem blocos de 512KB: significa que um ficheiro irá necessitar de 6 blocos para ser preenchido. Então parece que compensa blocos maiores, certo? Errado, porque se usares p.e. blocos de 1MB vai chegar a uma altura em que terás imensa fragmentação no disco, porque também tens ficheiros a ocupar 200KB e se estiverem presentes num bloco de 1MB, significa que 800KB vão à vida porque não podem ser ocupados por outro ficheiro.

É por isso que no Windows quando vês as propriedades de uma pasta diz "Tamanho" e "Tamanho no disco", porque apesar de aqueles ficheiros ocuparem x MBs virtualmente, na verdade estão a ocupar um pouco mais porque nem todos os clusters estão preenchidos.

Os valores que apresentei são exagerados mas servem melhor para exemplificar. O normal é serem entre 512 bytes e 32KB.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar aqui uma review completa ao eOS 0.3 ainda esta semana,

a versão final sai daqui a 2 dias, mais vale esperares.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, vou esperar pela versão final para ver as diferenças, para já estou com a beta 2.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é o tamanho dos blocos do disco, neste caso da pen-drive. Blocos mais pequenos são melhores quando se pretende transportar ficheiros pequenos, ao passo que os blocos grandes são mais eficientes quando se pretende transportar ficheiros maiores.

Imagina que em média os teus ficheiros ocupam 3MB e o disco tem blocos de 512KB: significa que um ficheiro irá necessitar de 6 blocos para ser preenchido. Então parece que compensa blocos maiores, certo? Errado, porque se usares p.e. blocos de 1MB vai chegar a uma altura em que terás imensa fragmentação no disco, porque também tens ficheiros a ocupar 200KB e se estiverem presentes num bloco de 1MB, significa que 800KB vão à vida porque não podem ser ocupados por outro ficheiro.

É por isso que no Windows quando vês as propriedades de uma pasta diz "Tamanho" e "Tamanho no disco", porque apesar de aqueles ficheiros ocuparem x MBs virtualmente, na verdade estão a ocupar um pouco mais porque nem todos os clusters estão preenchidos.

Os valores que apresentei são exagerados mas servem melhor para exemplificar. O normal é serem entre 512 bytes e 32KB.

q5V3h.jpg

O que achas do valor default? E qual é o valor para ter o sistema mais fluído?, se é que isto interfere. Não tenho bem noção.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa estar em default, 4KB deve ser o tamanho mais equilibrado de todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu actualizar o sistema, actualiza na pen ou no disco? Sendo que tenho o SO na pen.

E agradecer-te pela paciência, Mica! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a correr uma versão live, não é suposto atualizar nem nada, apenas experimentar a ver se gostas. Se gostares, instalas no disco e aí sim fazes os updates.

Pensa como um portátil que queres comprar, na Worten deixam-te mexer nele a ver se o achas ergonómico e isso, mas a Steam, Firefox e derivados só podes instalar se o comprares e levares para casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...