El Shafto Publicado 26 Maio 2019 (editado) Eu uso o Ubuntu, longe de ser expert, acho que o sistema está super acessível mesmo a quem não tenha muito conhecimento. Não faço intenções de voltar ao Windows tão cedo, até porque o computador dava-me uma série de problemas com o Windows e desde há um ano que só tive um problema com o Ubuntu e resolvi rapidamente com uma pesquisa. O problema aqui é que de vez em quando bate aquele bichinho de jogar algum manager, seja um CM4, seja um TEW, mas nunca me aventurei muito pelo Wine e quando experimentei noutros tempos numa máquina virtual dava-me uma série de problemas. Como não queria arriscar, já li que o PlayOnLinux está muito em voga e, basicamente, é como se fosse o Software Center do Wine, ou seja, vem facilitar as coisas para as pessoas mais casuais. É mesmo assim? É que já investiguei e tudo mais, vi alguns tutoriais e tudo parece relativamente simples, basicamente é instalar o PlayOnLinux e é como se estivesse ali um qualquer emulador. É mesmo abrir aquilo, escolher o jogo ou aplicação que se pretende usar e está feito? Quando a esmola é muita... Editado 26 Maio 2019 por El Shafto Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 26 Maio 2019 PlayOnLinux é coisa do passado e já foi sucedido pelo Lutris Mas podes nem precisar de nenhum dos dois. Se tens o Ubuntu 18.04 deves ter o Wine 3.0 nos repositórios principais o que quase de certeza te chega para o CM4 e é mais atual que qualquer Wine que venha nos scripts do PlayOnLinux. Para teres noção, eu joguei mais de 200 horas o Football Manager 2019 sem um único crash...quer dizer, só dá crash se escolheres uma tática dos templates (Vertical Tiki Taka, Gegenpressing etc). De resto, super smooth e gráficos no máximo. Se for um jogo que tenhas no Steam estás safo, é só usar o Proton e verificar aqui se o jogo funciona. Para teres noção, há um ano atrás era impensável jogar GTA V no Linux, hoje é uma brincadeira de crianças. A Microsoft tem mudado de paradigma para melhor, eu consigo hoje programar em Windows com muito mais facilidade devido ao WSL e mesmo ferramentas como o Docker, que encurta de certa forma as diferenças entre os dois SOs. O problema é o bloatware, o Windows vem cheio de entulho e muito dele simplesmente não podes eliminar. De qualquer forma, eu costumo deixar esta pergunta no ar para que não fiquem frustrados a médio prazo no Linux e voltem ao Windows: pensem bem no que usam, e se precisam de recorrer sistematicamente ao Wine talvez seja mais fácil usar Windows + adaptações ou até mesmo o macOS, que nunca tive mas que reconheço que é mais compatível como o Windows e mais seguro como o Linux. 1 Compartilhar este post Link para o post
Goku Publicado 4 Setembro 2019 Alguém já trabalhou com o SO Boot-up Linux? Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 20 Novembro 2019 https://riseup.net/pt/vpn se alguém quiser ver se funciona bem Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 26 Novembro 2019 (editado) Acabo de sair de uma sessão de GTA V em Linux com gráficos em High, 1080p e 75fps estável. What a time to be alive 🙂 (i5-4670K e uma AMD RX470 4GB, portanto hardware bem longe de ser premium) Editado 26 Novembro 2019 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 8 Dezembro 2019 (editado) descobri que posso transformar uma máquina antiga aqui em casa num ubuntu server e agr tenho uma glorificada netflix para ver no pc, telefone e chromecast tbm uma dropbox e um pocket tudo com software open source queria ver se punha uma vpn tbm só pq sim Editado 8 Dezembro 2019 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 8 Dezembro 2019 E o meu mint é uma arrastadeira, vá lá saber-se porquê... Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Maio 2021 Ainda temos pessoal aqui com Linux full-time? 😎 Por aqui decidi experimentar o Fedora 34, estou a achar incrível o Gnome 40. O proton do Steam está tão avançado que o Euro Truck Simulator 2 corre melhor com o Proton do que nativo, e, wait for it, corre melhor em Proton do que em Windows. Isto é mesmo verídico, volta e meia tinha uns FPS drops a entrar nas cidades, e em Linux está sempre nos 75FPS. Para além dos jogos do Steam, também tenho a Pokerstars e o Pokertracker 4 a correr lindamente, sem crashes. Basicamente todo o software que quero usar, consigo usar. É verdade que não há o Office, mas o LibreOffice 7 tem uma compatibilidade muito boa com os .docx e .xslx. Também uso o Onedrive, é a própria Microsoft que tem no seu site do Office 365 um link a apontar para um repositório Github com uma implementação de Onedrive para Linux. Atingiu um ponto de maturidade enorme, mas a divulgação não é a melhor e a gestão de instalação de software também não. É importante para um leigo saber que pode clicar duas vezes num ficheiro e ele vai instalar um programa, aqui nem sempre acontece isso. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 11 Maio 2021 Citação de Mica, há 5 horas: Ainda temos pessoal aqui com Linux full-time? 😎 Por aqui decidi experimentar o Fedora 34, estou a achar incrível o Gnome 40. O proton do Steam está tão avançado que o Euro Truck Simulator 2 corre melhor com o Proton do que nativo, e, wait for it, corre melhor em Proton do que em Windows. Isto é mesmo verídico, volta e meia tinha uns FPS drops a entrar nas cidades, e em Linux está sempre nos 75FPS. Para além dos jogos do Steam, também tenho a Pokerstars e o Pokertracker 4 a correr lindamente, sem crashes. Basicamente todo o software que quero usar, consigo usar. É verdade que não há o Office, mas o LibreOffice 7 tem uma compatibilidade muito boa com os .docx e .xslx. Também uso o Onedrive, é a própria Microsoft que tem no seu site do Office 365 um link a apontar para um repositório Github com uma implementação de Onedrive para Linux. Atingiu um ponto de maturidade enorme, mas a divulgação não é a melhor e a gestão de instalação de software também não. É importante para um leigo saber que pode clicar duas vezes num ficheiro e ele vai instalar um programa, aqui nem sempre acontece isso. Tenho andado a pensar seriamente nisso, mas no pc do trabalho. Tenho tido algumas dificuldades com WSL2 em alguns projetos, tendo mesmo de desativar firewalls para aceder ao localhost através do wsl e isso tira-me do sério. Assim q as coisas estejam mais calmas aqui no trabalho acho que vou dar uma hipótese à possibilidade de ser 100% linux. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 9 Junho 2021 Opa, eu aqui passei para full linux no meu pc pessoal (que também uso para trabalho). Durante uns tempos andei com crashes aleatórios do Windows o ano passado que voltaram a semana passada. Depois de um dia sem conseguir resolver desisti e meti o Ubuntu que já tenho também no portátil. Curiosamente até agora o que me faz mais falta é o Outlook. Do que procurei supostamente o Thunderbird era a melhor solução alternativa mas não curto nada do feel. @Mica por acaso tenho de ver isso do OneDrive em linux, dá-me imenso jeito para as pastas partilhadas do trabalho. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 9 Junho 2021 Citação de toze2, há 12 minutos: Opa, eu aqui passei para full linux no meu pc pessoal (que também uso para trabalho). Durante uns tempos andei com crashes aleatórios do Windows o ano passado que voltaram a semana passada. Depois de um dia sem conseguir resolver desisti e meti o Ubuntu que já tenho também no portátil. Curiosamente até agora o que me faz mais falta é o Outlook. Do que procurei supostamente o Thunderbird era a melhor solução alternativa mas não curto nada do feel. @Mica por acaso tenho de ver isso do OneDrive em linux, dá-me imenso jeito para as pastas partilhadas do trabalho. Tens o Thunderbird e o Evolution, mas são relativamente parecidos. Também gosto mais do Outlook. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 9 Junho 2021 Citação de Mica, há 1 minuto: Tens o Thunderbird e o Evolution, mas são relativamente parecidos. Também gosto mais do Outlook. Até experimentei primeiro. Fiquei triggered quando ficou lá predefinido o gmail e não saía. Desisti logo xD Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 9 Junho 2021 (editado) Já eu segui a tendência inversa, o WSL está cada vez melhor, por isso neste momento só uso Windows. No meu pc pessoal ainda tenho dual boot com Ubuntu 18.04, mas raramente uso. Editado 9 Junho 2021 por Solero Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 9 Junho 2021 Eu acabei mesmo por passar para o Linux, tem algumas particularidades mas que se vão ultrapassando, mas 10% dos problemas que estava a ter no windows 😂 Saudades do meu mac Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 9 Junho 2021 Btw, aproveitando, alguém recomenda algum client de ssh + sftp? Mal habituado ao moba no Windows. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 9 Junho 2021 (editado) Tipo Filezilla? Eu usei anos seguidos o Filezilla, ultimamente não tenho precisado e os deploys que faço é por CLI Citação de Solero, há 1 hora: Já eu segui a tendência inversa, o WSL está cada vez melhor, por isso neste momento só uso Windows. No meu pc pessoal ainda tenho dual boot com Ubuntu 18.04, mas raramente uso. Está muito bom, sim. Até podes instalar o Docker com suporte para WSL2 logo a abrir. O que sinto falta: serviços a arrancar automaticamente (mysql, nginx) e um terminal de jeito. Sobre o primeiro, usava uns comandos no .bashrc, mas tinha de colocar a pw 2 vezes antes de começar a trabalhar Sobre o segundo, gostei do terminal do Windows, mas não há nada como o Guake. ConEmu é m*rda. A melhor solução que arranjei até agora é o terminal do Windows com o byobu. O Windows está a seguir um caminho interessante desde que o Nadella tomou conta daquilo. Editado 9 Junho 2021 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 9 Junho 2021 (editado) Citação de toze2, há 8 minutos: Btw, aproveitando, alguém recomenda algum client de ssh + sftp? Mal habituado ao moba no Windows. Mobaxterm aqui também, mas tens filezilla ou putty (?) Editado 9 Junho 2021 por Solero 1 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 9 Junho 2021 @Mica era com SSH incluido. Entretanto instalei o wine e usando a versão portable do moba já me consegui safar na mesma 😄 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 9 Junho 2021 Citação de Solero, há 17 minutos: Mobaxterm aqui também, mas tens filezilla ou putty (?) Pá, não curto nada do putty. O filezilla também usava mas com o moba tinha o 2 em 1 😛 Por acaso tá a funcionar muito bem com o wine, 0 temas até agora. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 27 Novembro 2021 @Mica, @13 (qual o nick dele agora?), que distro está agora a bombar para substituir o Windows? Que seja Debian based. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 27 Novembro 2021 Citação de Seferogol, há 8 horas: @Mica, @13 (qual o nick dele agora?), que distro está agora a bombar para substituir o Windows? Que seja Debian based. Vou-te dar a resposta mais aborrecida possível: Ubuntu 20.04 Acho que sempre foi a melhor alternativa sinceramente, sobretudo pela quantidade de material de apoio para a mudança. Mas optar por Ubuntu, Xubuntu ou PopOs vai dar ao mesmo, só muda a interface 2 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 4 Janeiro 2022 Fantástico trabalho do Linus e do Luke. São duas pessoas normalíssimas a experimentar o Linux e a lidar com os prós e contras do sistema de forma totalmente imparcial. Este tipo de projeção é importante, e em momento algum foram depreciativos para com o Linux. Vamos ver se o Steam Deck encurta ainda mais as diferenças entre Linux e Windows. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 4 Janeiro 2022 Cada vez mais gosto de Linux (ubuntu pq sou básico), quem me dera que me dessem uma máquina boa de Linux no trabalho ao invés de só ter a escolha entre mac ou windows Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 4 Janeiro 2022 Citação de Plagio o Original, há 36 minutos: Cada vez mais gosto de Linux (ubuntu pq sou básico), quem me dera que me dessem uma máquina boa de Linux no trabalho ao invés de só ter a escolha entre mac ou windows O maior geek que conheço usa Ubuntu. Isso e só a conversa no início. Com a experiência vais perceber que é absolutamente indiferente a distribuição que usas. Na realidade, até o SO/arquitetura é indiferente. Eu consigo jogar em Linux e fazer reboot para a seguir programar em Windows. Também tive essa conversa de não querer Windows no meu antigo trabalho, mas a realidade é que consegui fazer tudo a que me propus. Mas de facto é mais fácil fazer vida no Linux e é a razão pela qual o tenho, faço as mesmas coisas em menos tempo. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Janeiro 2022 No meu atual emprego, foi-me oferecido entre um Mac e um Windows. Visto que em casa tenho Mac, decidi manter-me na minha zona de conforto. Tudo muito bem, mas como temos uma carrada de micro serviços onde por vezes para testar um fluxo tenho de ter 9~10 máquinas a correr + screen share por algum motivo, + chrome + spotify e afins, rapidamente percebi que os 8GB de ram do Mac não iam aguentar. Surgiu a oportunidade e saquei um Lenovo com 32GB de ram e aventurei-me no Windows. Tudo ok, estava bastante intuitivo, apesar de estar a trabalhar com o WSL2. Funcionou em quase tudo, menos num ou noutro projeto que tinhamos. Como achei parvo ter Windows, para viver dentro do WSL, meti o Ubuntu. Até hoje não senti necessidade de mudar. Todos os problemas que vou encontrando, tal como encontrava no Mac/Windows, há sempre uma solução numa pesquisa rápida. Não me vejo a sair do Ubuntu tão cedo tbh. Especialmente eu que não uso pc para jogar, foi uma solução fantástica. Compartilhar este post Link para o post