Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Superior - A Entrada, a Estadia, o Adeus

Publicações recomendadas

O custo de vida em Vila Real é bastante mais baixo que no Porto e há a possibilidade de teres mais facilidade no ingresso como licenciado. Lá está, falo com conhecimento de causa na UTAD, no ICBAS não faço ideia como funciona, mas tenho a ideia de que é bastante concorrida.

O ICBAS é extremamente concorrido e deu para ver isso nestes dois anos. Nunca pensei que houvesse tanta gente a querer Veterinária, ainda por cima estando licenciado.

Na UTAD não sei mas vou ver se conheço alguém que lá ande para me dar umas informações se existe muita gente a efectuar candidatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não tem problemas, pelo menos no meu ano éramos uns 200 e tal e no salão onde assinávamos as coisas e não estava lá nenhum pai, estavam todos lá fora.

em coimbra tb fiz a matricula com 17 e pude ser eu a assinar sem problema nenhum

Kratos andas no IST não é? Então se calhar depende da faculdade...

Compartilhar este post

Link para o post

O bastonário da ordem dos engenheiros esta a falar na RTP informação sobre as possíveis razões da fraca adesão aos cursos de engenharia este ano. Eu não tive lá muito atento ao que disse, mas consegui ouvir que a principal razão são as disciplinas que se tem no secundário, diz que os alunos ficam mal preparados para os cursos de engenharia...

Compartilhar este post

Link para o post

Deduzo que seja a FCT. Quanto à adaptação não sei se era mais fácil que o Porto, mas era muito fácil. O ambiente é muito bom :heart: . Quanto ao entrares, isso já pode ser mais complicado visto que entraram 60 alunos em 60 vagas. Dito isto, acho que só entras se abrirem novas vagas. Quanto ao curso, conheço bastante pessoal de biomédica e só te tenho a dizer que é tudo gente 5* e é onde estão as melhores gajas da faculdade :biggrin: .

O ano passado foram 60 os colocados e na segunda fase existiram 14 vagas. Existe sempre a possibilidade de não se inscreverem todas as pessoas colocadas.

Quem não arrisca...Caso queiras vir, é uma mudança grande, mas vai compensar. Tenho a certeza.

Tenho a certeza que ia gostar. Ir estudar para o Porto sempre foi o meu plano.

O problema é que não sei se informática é realmente a minha cena. Gosto de fazê-lo no meu tempo livre mas não sei até que ponto quero que isso seja o meu ganha pão.

melhor decisão da tua vida.

Espero bem que sim.

Cezarony, primeiro que tudo, devias esclarecer para que curso queres ir.

Bem sei que sim. O problema é que tenho a certeza que vou gostar quer seja Bioengenharia/Biomédica quer seja Informática.

Compartilhar este post

Link para o post

O bastonário da ordem dos engenheiros esta a falar na RTP informação sobre as possíveis razões da fraca adesão aos cursos de engenharia este ano. Eu não tive lá muito atento ao que disse, mas consegui ouvir que a principal razão são as disciplinas que se tem no secundário, diz que os alunos ficam mal preparados para os cursos de engenharia...

É provável. Se para alguns é um ai jesus fazer o exame de matemática, imagino que não se queiram meter por aí no ensino superior.

Bem sei que sim. O problema é que tenho a certeza que vou gostar quer seja Bioengenharia/Biomédica quer seja Informática.

Eu não gostava só de um curso quando me candidatei. Tinha outras opções dentro da engenharia que também me agradavam.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não tem problemas, pelo menos no meu ano éramos uns 200 e tal e no salão onde assinávamos as coisas e não estava lá nenhum pai, estavam todos lá fora.

em coimbra tb fiz a matricula com 17 e pude ser eu a assinar sem problema nenhum

Obrigado :compinchas:

Que curso? :)

Gestão, estudas lá?

Compartilhar este post

Link para o post

Muita gente estava em situação semelhante, mas chega a hora e há que decidir. Às vezes é preciso arriscar.

Mas, cezarony, se realmente o que queres é a engenharia biomédica, com certeza, não te irás arrepender mesmo que tenhas que ficar um ano "parado".

Compartilhar este post

Link para o post

A nao ser que isso tenha mudado drasticamente desde o meu ano, nao sei como as disciplinas do secundário deixam os alunos mal preparados. (Nao deve ter dito nesses termos)

Compartilhar este post

Link para o post

Fraca adesão? Só Civil e Minas (Porto) é que não preencheram as vagas. Não me parece que seja a má preparação dos alunos que afecte o ingresso em engenharia...

E quem diz em engenharia diz outro curso qualquer porque nunca estás preparado para qualquer curso que te candidates.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou amanha fazer a matricula e entre os diversos documentos que preciso de levar pedem o Cartão de Cidadão ( Com respectivo PIN de morada).

O que é isto de PIN de morada?

Compartilhar este post

Link para o post

Fraca adesão? Só Civil e Minas (Porto) é que não preencheram as vagas. Não me parece que seja a má preparação dos alunos que afecte o ingresso em engenharia...

E quem diz em engenharia diz outro curso qualquer porque nunca estás preparado para qualquer curso que te candidates.

Isso foi na FEUP, o Bastonário certamente estava a falar de todo o país, lol. :estrelas:

Basta ver: http://www.dges.mec.pt/coloc/2013/col1sobras.asp

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei em 34º numa lista de 48 candidatos, onde só entravam os primeiros 6.

Lá se foi o sonho, mais uma vez...

Estou um bocado na tua situação.

Candidatei-me a 2 cursos. Um com 1 vaga fiquei em 2º, o outro com 4 vagas fiquei em 5º.

Era a minha derradeira oportunidade, não sei mesmo como vou conseguir aceitar . Vai demorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Rita, como vai ser fazer trabalhos de grupos com meninos de 1995?

Compartilhar este post

Link para o post

Acredita que tenho pensado imenso nisso mas não há-de ser nada. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

electro tb teve mtas vagas nao preenchidas

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gostava só de um curso quando me candidatei. Tinha outras opções dentro da engenharia que também me agradavam.

Sim, mas provavelmente chegou uma determinada altura em que percebeste que era um deles que realmente querias.

Muita gente estava em situação semelhante, mas chega a hora e há que decidir. Às vezes é preciso arriscar.

Mas, cezarony, se realmente o que queres é a engenharia biomédica, com certeza, não te irás arrepender mesmo que tenhas que ficar um ano "parado".

A decisão está praticamente tomada.

Na segunda fase vou me candidatar para a FEUP, o técnico (não devo entrar nestes dois mas não perco nada) e na Nova de Lisboa. Se não entrar fico um ano a fazer melhorias.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Até a mim me vai fazer confusão ter aulas com eles. :(

Compartilhar este post

Link para o post

ai que adulto que sou

Editado por UnReal

Compartilhar este post

Link para o post

A minha tia tirou esse curso aí.

Explica-me como funciona a 3ª fase sff

Eu utilizei os exames da 2ª Fase, é uma fase como todas as outras, apenas não tenho a certeza se podes utilizar os exames de que fse quiseres. Tens é poucas vagas normalmente(as que sobram, ou se alguem desistir/mudar de fac)

Então tem mais a ver com que área?

Epá por exemplo quando lá cheguei vi pessoal as cadeiras "chave" do curso mais aptos que eu, a montar circuitos mais facilmente.. e sabiam mais da prática do que eu. Claro que quem vem de ciências ta mais preparado as matemáticas, algebra, e cadeiras do género.

Mas acho que neste momento dos cursos com melhor saida a termos nacionais.

Compartilhar este post

Link para o post

cezarony, podes fazer Eng. Biomédica tendo formação de Eng. Informático. Olha que se soubesse o que sei hoje...

Compartilhar este post

Link para o post

Já me inscrevi. Foi tranquilo, sem falhas. A quantidade de pessoas que pareciam ter 15 anos era enorme, senti-me tão velho :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

cezarony, podes fazer Eng. Biomédica tendo formação de Eng. Informático. Olha que se soubesse o que sei hoje...

PM sobre isso sff

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...