lordbifana Publicado 31 Janeiro 2014 (editado) Daqui a uns tempos provavelmente chega é à conclusão que fazia o primeiro semestre do primeiro ano com uma perna às costas :lol: True :funny: :funny: Editado 31 Janeiro 2014 por lordbifana Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 31 Janeiro 2014 Lembro-me de ter 5 na primeira frequência que fiz na faculdade e pensar "Nunca tive negas, agora chego aqui e tenho um 5.. será que isto é para mim?" :lol: Compartilhar este post Link para o post
Swarley Publicado 31 Janeiro 2014 1º Teste - "Até correu bem apesar de não ter estudado quase nada, devo ter um 13." Pauta - 3,2. Foi um colega meu que viu a nota e me mandou mensagem, enquanto não confirmei fiquei naquela que ele tinha visto mal. Compartilhar este post Link para o post
Guest Rumpas Publicado 31 Janeiro 2014 Primeiros testes que tive na faculdade foram 17.8 , 16 e 18. A partir daí foi sempre a descer :lol: Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 31 Janeiro 2014 Já não me lembro do meu primeiro teste na faculdade :( Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 31 Janeiro 2014 Só falta um exame para ficar de férias. Foi, de longe, a época de exames mais extensa e stressante desde que entrei na Faculdade. A correr bem, faço tudo na primeira fase novamente e com boas notas. Para o próximo semestre estarei no modo férias, tenho exames em Maio e estágio em Junho e Julho :) Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 31 Janeiro 2014 (editado) Primeiros testes que tive na faculdade foram 17.8 , 16 e 18. A partir daí foi sempre a descer :lol: Eu fui o contrário. :lol: Primeiro teste que tive na faculdade acabou com um espetacular 7,4. :prayer: :lol: Ironicamente no último teste dessa disciplina tive... 20 :cool: Editado 31 Janeiro 2014 por Lebohang Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 1 Fevereiro 2014 Primeira cadeira feita :mrgreen: Mas estava à espera de bem melhor, vou fazer melhoria na quarta. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 1 Fevereiro 2014 Boas alguém sabe se um aluno que terminou no ano letivo de 2011/2012 num curso profissional precisa de fazer mais do que a prova de ingresso exigida pelo universidade para determinado curso? É que se fosse atualmente tenho a certeza que sim, se terminasse em 2012/2013 tinha de fazer obrigatoriamente, pelo menos português, mas e se for um ano antes? Compartilhar este post Link para o post
Foster Publicado 1 Fevereiro 2014 Já não me lembro do meu primeiro teste na faculdade :( Eu lembro-me, muitos da minha turma tiveram 5, andávamos a dar hi5's uns aos outros e a rir para fingir que estávamos bem com aquela nota :lol: Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 2 Fevereiro 2014 Acabei de melhorar um 14 para 17 8-) :cool: Compartilhar este post Link para o post
nathanwilliams Publicado 2 Fevereiro 2014 Para este semestre falta-me uma cadeira, de resto fiz tudo. Dúvido que passe em recurso, que é amanhã lol Compartilhar este post Link para o post
fns Publicado 2 Fevereiro 2014 Para este semestre falta-me uma cadeira, de resto fiz tudo. Dúvido que passe em recurso, que é amanhã lol Same mas é Terça. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 2 Fevereiro 2014 Alguém me pode ajudar a resolver este problema que envolve a distribuição binomial? " Uma fábrica efectuou um contrato com uma empresa para fornecimento de 100 equipamentos sendo que 2% dos equipamentos são defeituosos. Se a empresa tem em stock 110 equipamentos, qual a probabilidade de a fábrica cumprir o contrato estabelecido com a empresa?" Obrigado. Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 2 Fevereiro 2014 (editado) Bem, isto é um testamento em alusão aquilo que se anda a passar na minha vida na faculdade e quem puder ou quem até já passou pelo mesmo, que me aconselhe por favor. Ora bem, por onde começar... Talvez ainda pelo secundário. É assim, no 12º ano as provas de ingresso que me interessavam eram Física e Química e Matemática. No exame de FQ já tinha tirado 13 no ano passado, mas ainda me inscrevi para melhorar (só mesmo para tentar), mas a Matemática ainda não tinha, logicamente, uma nota. Tirei 7 na 1ª fase a Matemática e um 10 a FQ (de notar que estudei mais para Matemática). Posto isto, fiquei bastante pressionado pois cortava-me logo uma série de hipóteses para me candidatar na primeira fase e eu tinha consciência que não queria ir para um curso na área das letras nem na área das medicinas, que eram praticamente os únicos que me podia candidatar. Nesta altura estava completamente obcecado pela FEUP e por engenharia Mecânica. Universidade de prestígio, cursos com credibilidade e de empregabilidade (quase) garantida e até gostava do conceito do que viria a ser o meu trabalho no futuro. Provavelmente indústria. Não tirava grandes notas a Físca e Química (12/13), mas mesmo assim era esse o meu desejo na altura. Na 1ª fase acabei por pôr umas medicinas na candidatura e ainda gestão e contabilidade e administração. Acabei por entrar neste último, mas nem liguei grande coisa e estava já concentrado na 2ª fase de candidatura. Quanto aos exames, consegui um 13 a Matemática (andava bem próximo da minha média à disciplina (13/14)). Candidatei-me na 2ª fase já aos cursos que desejava e pus nas primeiras opções engenharia Mecânica e Eletrotécnica, ambos na FEUP, e depois os mesmos, mas no politécnico (ISEP). Como tinha média interna de 15.1 e dois exames de 13 era completamente impossível entrar em Mecância na FEUP, mas a Eletrotécnica já era mais possível, ainda que difícil. Acabei por entrar no ISEP em mecânica. Depois de entrar passei uma má fase devido aos problemas familiares que me assolavam. As notas não foram as melhores no início e estava a tirar muitas negativas (algo que não é (ou era) muito normal em mim). Depois as coisas começaram a melhorar e arrumei duas cadeiras com 14 a uma e 11 a outra. Estava também a contar passar a uma terceira por contínua (Desenho Geral), pois trabalhei no mínimo umas 6 horas por semana para essa cadeira, entreguei 95% dos desenhos pedidos e ainda consegui acabar tudo no exame (que segundo o engenheiro nem todos conseguiam), mas infelizmente ele chapou-me com um 9. Todo indignado, mandei-lhe um email para tentar perceber o porquê da minha nota e ele pouco ou nada disse, abrindo-me só a porta para consultar o exame, que é o que eu irei fazer amanhã. Quanto às outras 3 cadeiras do semestre, a uma delas (Ciências dos Materiais) vou ter exame de recurso amanhã e conto passar, já as outras duas não estou a gostar nada (Física e Programação) e vou ter de ir a recurso. Isto somando ao possível recurso a desenho, já são 4 recursos... nem digo nada. Agora dou por mim bastante desmotivado pois metade das cadeiras dos próximos anos são de Física/Matemática e eu começo a achar que este curso não é o indicado para mim. A alternativa era Gestão/Contabilidade e Administração, cujas cadeiras me atraem bastante mais e também porque foi algo que eu desde pequeno sempre gostei e senti interesse. O porquê de não ter optado por isso no início do ano? Não sei. Talvez tenha sido porque estava tão obcecado com a FEUP ou com a empregabilidade que este curso dá (que hoje em dia, mais do que nunca, é um peso muito grande na balança).O problema disto tudo é que não se muda de curso como quem muda de cuecas e as propinas são dinheiro que faz falta hoje em dia. Além disso não sei se tenho suficiente apoio da minha família para mudar de curso ou se tenho coragem para lidar com o fracasso que é desistir assim do curso. Acho, sem dúvida, que me precipitei na hora de escolher e devia ter recolhido muito mais informação na altura. Hoje, sinto-me desmotivado por ver o que vai ser o resto do meu curso e sinto-me bem mais entusiasmado com outro curso (Contabilidade e Administração/Gestão). Bem, aqui fica o meu desabafo...O que me aconselham a fazer ou o que fariam se estivessem no meu lugar? Editado 2 Fevereiro 2014 por Varela Compartilhar este post Link para o post
Lionel Messi Publicado 2 Fevereiro 2014 Bem, isto é um testamento em alusão aquilo que se anda a passar na minha vida na faculdade e quem puder ou quem até já passou pelo mesmo, que me aconselhe por favor. Ora bem, por onde começar... Talvez ainda pelo secundário. É assim, no 12º ano as provas de ingresso que me interessavam eram Física e Química e Matemática. No exame de FQ já tinha tirado 13 no ano passado, mas ainda me inscrevi para melhorar (só mesmo para tentar), mas a Matemática ainda não tinha, logicamente, uma nota. Tirei 7 na 1ª fase a Matemática e um 10 a FQ (de notar que estudei mais para Matemática). Posto isto, fiquei bastante pressionado pois cortava-me logo uma série de hipóteses para me candidatar na primeira fase e eu tinha consciência que não queria ir para um curso na área das letras nem na área das medicinas, que eram praticamente os únicos que me podia candidatar. Nesta altura estava completamente obcecado pela FEUP e por engenharia Mecânica. Universidade de prestígio, cursos com credibilidade e de empregabilidade (quase) garantida e até gostava do conceito do que viria a ser o meu trabalho no futuro. Provavelmente indústria. Não tirava grandes notas a Físca e Química (12/13), mas mesmo assim era esse o meu desejo na altura. Na 1ª fase acabei por pôr umas medicinas na candidatura e ainda gestão e contabilidade e administração. Acabei por entrar neste último, mas nem liguei grande coisa e estava já concentrado na 2ª fase de candidatura. Quanto aos exames, consegui um 13 a Matemática (andava bem próximo da minha média à disciplina (13/14)). Candidatei-me na 2ª fase já aos cursos que desejava e pus nas primeiras opções engenharia Mecânica e Eletrotécnica, ambos na FEUP, e depois os mesmos, mas no politécnico (ISEP). Como tinha média interna de 15.1 e dois exames de 13 era completamente impossível entrar em Mecância na FEUP, mas a Eletrotécnica já era mais possível, ainda que difícil. Acabei por entrar no ISEP em mecânica. Depois de entrar passei uma má fase devido aos problemas familiares que me assolavam. As notas não foram as melhores no início e estava a tirar muitas negativas (algo que não é (ou era) muito normal em mim). Depois as coisas começaram a melhorar e arrumei duas cadeiras com 14 a uma e 11 a outra. Estava também a contar passar a uma terceira por contínua (Desenho Geral), pois trabalhei no mínimo umas 6 horas por semana para essa cadeira, entreguei 95% dos desenhos pedidos e ainda consegui acabar tudo no exame (que segundo o engenheiro nem todos conseguiam), mas infelizmente ele chapou-me com um 9. Todo indignado, mandei-lhe um email para tentar perceber o porquê da minha nota e ele pouco ou nada disse, abrindo-me só a porta para consultar o exame, que é o que eu irei fazer amanhã. Quanto às outras 3 cadeiras do semestre, a uma delas (Ciências dos Materiais) vou ter exame de recurso amanhã e conto passar, já as outras duas não estou a gostar nada (Física e Programação) e vou ter de ir a recurso. Isto somando ao possível recurso a desenho, já são 4 recursos... nem digo nada. Agora dou por mim bastante desmotivado pois metade das cadeiras dos próximos anos são de Física/Matemática e eu começo a achar que este curso não é o indicado para mim. A alternativa era Gestão/Contabilidade e Administração, cujas cadeiras me atraem bastante mais e também porque foi algo que eu desde pequeno sempre gostei e senti interesse. O porquê de não ter optado por isso no início do ano? Não sei. Talvez tenha sido porque estava tão obcecado com a FEUP ou com a empregabilidade que este curso dá (que hoje em dia, mais do que nunca, é um peso muito grande na balança).O problema disto tudo é que não se muda de curso como quem muda de cuecas e as propinas são dinheiro que faz falta hoje em dia. Além disso não sei se tenho suficiente apoio da minha família para mudar de curso ou se tenho coragem para lidar com o fracasso que é desistir assim do curso. Acho, sem dúvida, que me precipitei na hora de escolher e devia ter recolhido muito mais informação na altura. Hoje, sinto-me desmotivado por ver o que vai ser o resto do meu curso e sinto-me bem mais entusiasmado com outro curso (Contabilidade e Administração/Gestão). Bem, aqui fica o meu desabafo...O que me aconselham a fazer ou o que fariam se estivessem no meu lugar? Não é uma situação fácil Boomer... Mas eu no teu lugar, acho que fazia o resto do ano no curso onde estás e via como corre o segundo semestre. No final do ano, fazias uma espécie de balanço, ou seja, se ainda te sentes da mesma maneira em relação ao teu curso actual ou se continuas mais entusiasmado pela alternativa. Digo isto também pelo facto de não saber se ainda te compensa ou não anulares a matrícula agora a meio do ano lectivo... Mas tal como já foi dito aqui, o 1ºsemestre do 1ºano é bastante complicado, pelas mais variadas razões, e o choque por vezes é bastante grande... Repara que os teus problemas pessoais que referes, também não devem ter ajudado neste início de curso. Não sei se ajudei muito, mas pronto. :wink: Compartilhar este post Link para o post
Capa Publicado 2 Fevereiro 2014 (editado) 1º Onde te imaginas daqui a uns 10/20 anos? A fazer o quê? 2º Lidar com o fracasso é algo que vais ter que lidar para o resto da tua vida. E é preciso bastante coragem dar um a passo atrás para depois dar dois em frente. 3º Fala com a tua família, expõe a tua situação, de certeza que eles vão compreender. 4º Compreendo que mudar de curso envolve mais despesas, mas se quiseres mesmo seguir para outra área e se tiveres alguns problemas financeiros arranja um parti-time e ajuda os teus pais. De certo que eles ficariam orgulhosos de ti. Editado 2 Fevereiro 2014 por speedfire Compartilhar este post Link para o post
Solero Publicado 2 Fevereiro 2014 Vocês podem fazer melhoria mesmo que passem à cadeira? Na minha faculdade, só posso fazer no ano seguinte :/ Tenho exame de recurso de Álgebra dia 14 de Fevereiro. Tive uma nota de m*rda (12) no primeiro teste, não estudei um crl e decidi nem ir ao 2º teste. Quero ver se acabo esta m*rda com boa nota. Btw, alguém tem peças relativamente simples, desenhadas em SolidWorks? :mrgreen: Tenho que inventar uma peça qualquer, desenhá-la no papel e representá-la em SolidWorks e se tivessem qualquer coisa despachava já isto. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 2 Fevereiro 2014 Vocês podem fazer melhoria mesmo que passem à cadeira? Na minha faculdade, só posso fazer no ano seguinte :/ Sim , aqui no ISEP paga-se 13 € por cada melhoria. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 2 Fevereiro 2014 Vocês podem fazer melhoria mesmo que passem à cadeira? Na minha faculdade, só posso fazer no ano seguinte :/ Na UC se passares em frequencia/normal podes melhorar a recurso de borla caso nao melhores podes nos 2 anos seguintes usando os 24 ECTS para cadeiras em atraso/melhorias para melhorar tambem de borla....neste caso so podes melhorar caso nao tenhas cadeiras em atraso que te preencham os 24ECTS Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 2 Fevereiro 2014 (editado) Bem, isto é um testamento em alusão aquilo que se anda a passar na minha vida na faculdade e quem puder ou quem até já passou pelo mesmo, que me aconselhe por favor. Ora bem, por onde começar... Talvez ainda pelo secundário. É assim, no 12º ano as provas de ingresso que me interessavam eram Física e Química e Matemática. No exame de FQ já tinha tirado 13 no ano passado, mas ainda me inscrevi para melhorar (só mesmo para tentar), mas a Matemática ainda não tinha, logicamente, uma nota. Tirei 7 na 1ª fase a Matemática e um 10 a FQ (de notar que estudei mais para Matemática). Posto isto, fiquei bastante pressionado pois cortava-me logo uma série de hipóteses para me candidatar na primeira fase e eu tinha consciência que não queria ir para um curso na área das letras nem na área das medicinas, que eram praticamente os únicos que me podia candidatar. Nesta altura estava completamente obcecado pela FEUP e por engenharia Mecânica. Universidade de prestígio, cursos com credibilidade e de empregabilidade (quase) garantida e até gostava do conceito do que viria a ser o meu trabalho no futuro. Provavelmente indústria. Não tirava grandes notas a Físca e Química (12/13), mas mesmo assim era esse o meu desejo na altura. Na 1ª fase acabei por pôr umas medicinas na candidatura e ainda gestão e contabilidade e administração. Acabei por entrar neste último, mas nem liguei grande coisa e estava já concentrado na 2ª fase de candidatura. Quanto aos exames, consegui um 13 a Matemática (andava bem próximo da minha média à disciplina (13/14)). Candidatei-me na 2ª fase já aos cursos que desejava e pus nas primeiras opções engenharia Mecânica e Eletrotécnica, ambos na FEUP, e depois os mesmos, mas no politécnico (ISEP). Como tinha média interna de 15.1 e dois exames de 13 era completamente impossível entrar em Mecância na FEUP, mas a Eletrotécnica já era mais possível, ainda que difícil. Acabei por entrar no ISEP em mecânica. Depois de entrar passei uma má fase devido aos problemas familiares que me assolavam. As notas não foram as melhores no início e estava a tirar muitas negativas (algo que não é (ou era) muito normal em mim). Depois as coisas começaram a melhorar e arrumei duas cadeiras com 14 a uma e 11 a outra. Estava também a contar passar a uma terceira por contínua (Desenho Geral), pois trabalhei no mínimo umas 6 horas por semana para essa cadeira, entreguei 95% dos desenhos pedidos e ainda consegui acabar tudo no exame (que segundo o engenheiro nem todos conseguiam), mas infelizmente ele chapou-me com um 9. Todo indignado, mandei-lhe um email para tentar perceber o porquê da minha nota e ele pouco ou nada disse, abrindo-me só a porta para consultar o exame, que é o que eu irei fazer amanhã. Quanto às outras 3 cadeiras do semestre, a uma delas (Ciências dos Materiais) vou ter exame de recurso amanhã e conto passar, já as outras duas não estou a gostar nada (Física e Programação) e vou ter de ir a recurso. Isto somando ao possível recurso a desenho, já são 4 recursos... nem digo nada. Agora dou por mim bastante desmotivado pois metade das cadeiras dos próximos anos são de Física/Matemática e eu começo a achar que este curso não é o indicado para mim. A alternativa era Gestão/Contabilidade e Administração, cujas cadeiras me atraem bastante mais e também porque foi algo que eu desde pequeno sempre gostei e senti interesse. O porquê de não ter optado por isso no início do ano? Não sei. Talvez tenha sido porque estava tão obcecado com a FEUP ou com a empregabilidade que este curso dá (que hoje em dia, mais do que nunca, é um peso muito grande na balança).O problema disto tudo é que não se muda de curso como quem muda de cuecas e as propinas são dinheiro que faz falta hoje em dia. Além disso não sei se tenho suficiente apoio da minha família para mudar de curso ou se tenho coragem para lidar com o fracasso que é desistir assim do curso. Acho, sem dúvida, que me precipitei na hora de escolher e devia ter recolhido muito mais informação na altura. Hoje, sinto-me desmotivado por ver o que vai ser o resto do meu curso e sinto-me bem mais entusiasmado com outro curso (Contabilidade e Administração/Gestão). Bem, aqui fica o meu desabafo...O que me aconselham a fazer ou o que fariam se estivessem no meu lugar? Olá Varela. Tenho a mesma opinião do Messi, acho que deverias esforçar-te no 2º semestre e ver como corre. Eu também apanhei um choque no 1º semestre ( e sim, fiquei deprimido) mas isso só me ajudou a compreender o quanto teria de trabalhar para obter aproveitamento às cadeiras. Também acho que deverias ter em conta, que muitas das cadeiras do 1º ano são "gerais" (casos de Álgebra, APROG, Física Aplicada, Matemática I) que são essenciais mas que não se relacionam muito com a àrea do curso e chegando ao 2º ano verificas essa diferença, pois as cadeiras são muito mais objectivas embora pelo que estive a ver do plano curricular do teu curso ainda tenha Matemática II e Estatística só no 2º ano. Um conselho: Como tens 4 recursos e se forem muito próximos, sugeria-te a escolher 3 das 4 cadeiras daquelas que achas que tens mesmo capacidade e possibilidade para fazer. Editado 2 Fevereiro 2014 por Pinkman Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 2 Fevereiro 2014 (editado) Bem malta, antes de mais muito obrigado pelo vosso apoio, compressão e conselhos! Acho que vou fazer como disseram, isto é, estudar o máximo para puder deixar o mínimo possível de cadeiras, esforçar-me mais no 2º semestre assim como fiz no fim deste e depois fazer um balanço e tomar uma decisão. Falo com a minha família e se a decisão tiver de ser radical, será. Também, como dissera, não me adianta de nada cancelar uma matrícula agora no início do ano, porque iria ficar sem fazer nada. No meio disto tudo o que mais me chateou foi mesmo a nota que tive a desenho. Fazer todos os desenhos e eles virem corrigidos com poucos erros, dedicar 6 horas por semana (se é que não eram mais às vezes) a fazer 4 ou 5 desenhos, chegar ao exame e não parar durante 3 horas para conseguir acabar tudo e depois deparar-me com um 9 quando outros que fizeram menos desenhos e deixaram mais por fazer no exame que eu tiraram melhor? É muito mau mesmo. Resta saber o que acontece amanhã com a consulta. Fazendo as contas, preciso de 1.2 valores para passar. O plano é amanhã um dos recursos, o recurso a desenho na quarta, a física na sexta e a programação na sexta da semana que vem. Vamos ver como corre e novamente muito obrigado a todos! :compinchas: Editado 2 Fevereiro 2014 por Varela Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 2 Fevereiro 2014 (editado) Varela, não podes pensar que tenha sido um fracasso, simplesmente estavas iludido com o facto de o curso ter boa reputação e boa empregabilidade, o que também aconteceu no meu caso. Eu sei o que isso é,é f*dido andar a estudar e a tirar um curso desmotivado. Agora, não sei se estás a ter dificuldades com as notas e isso te está a desmotivar, ou se não estás a gostar de aprender certas coisas (eu, por exemplo, odiei programação). Se for o 1º caso, devias de fazer o 2º semestre para ver se recuperavas aquele "gostinho" que te fez optar por esse curso, se for o 2º caso, eu desistia do curso e estudava para fazer o exame de Matemática (acho que se tem de fazer outra vez para entrar para o ano como prova de ingresso) para poderes ir para aquilo que realmente gostas, Gestão. Seja como for, fala com os teus pais, certamente que eles vão compreender a tua decisão e te vão apoiar. É "normal" a gente escolher cursos porque apenas tem "boa saída", tenho amigos nessa situação e que neste momento estão arrependidos da sua escolha. E a malta que acaba de sair do 12º ano, muitas das vezes, não pensa com a devida antecedência no futuro acadêmica, o que pode levar a esses erros. Seja como for, não é o fim do mundo e não há que ter vergonha em reconhecer que tomaste a decisão errada. Editado 2 Fevereiro 2014 por Underscore Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 2 Fevereiro 2014 É um pouco de ambos, Underscore. Há certas matérias como claramente Programação e o que estou a dar em Física que penso mesmo "isto não é para mim", mas também programação é só 1 cadeira, mas se a Física for sempre esta tão secante e chata é complicado. Já me disseram que os exames tem uma validade de dois anos, por isso vou acabar o 2º semestre e depois fazer o tal balanço. E quanto ao ultimo ponto, não podia estar mais de acordo. Há pouca sensibilização aos jovens para uma decisão tão importante na vida académica, se é que não é mesmo a mais importante de todas. Estamos a falar dos nossos próximos 40 anos. Eu tive pouco cuidado nisso e, como tu dizes, não deverei ter sido o único. Se voltasse atrás talvez tivesse tido mais cuidado e procurado por mais informação. Compartilhar este post Link para o post
Shai Publicado 2 Fevereiro 2014 Isso dos exames é verdade? Eu ando a estudar para fazer o exame deste ano para nada :lol: Compartilhar este post Link para o post