Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
André

Estudante filmado a disparar sobre os colegas em escola no Brasil

Publicações recomendadas

Não, foi mesmo para algumas opiniões deste tópico

Eu tb passei cerca de 10 anos a ter que andar à porrada com 7 e 8 gajos ao mesmo tempo, a ser constantemente provocado e gozado porque era tímido e até me chegaram a partir um braço entre outras agressões físicas piores.

Agora nem quem me fazia isso tinha razão para o fazer nem eu tinha o direito de começar a tentar matar pessoas.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Não, foi mesmo para algumas opiniões deste tópico

Eu tb passei cerca de 10 anos a ter que andar à porrada com 7 e 8 gajos ao mesmo tempo, a ser constantemente provocado e gozado porque era tímido e até me chegaram a partir um braço entre outras agressões físicas piores.

Agora nem quem me fazia isso tinha razão para o fazer nem eu tinha o direito de começar a tentar matar pessoas.

Exacto. Embora entenda o desespero, há que ser racional e não ter vergonha de contar a alguém adulto o que se anda a passar.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Até a disparar uma pistola é gordo.

Burro do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Se isso foi pra mim, digo já que o meu post não tinha a intenção de o defender. Obvio que NUNCA é essa a solução. Há pais e outros meios (pessoas) que podem ajudar a lidar com isto.

Um gajo da minha turma no 3º ciclo era vítima de bullying precisamente por ser um enconado do crl e menino da mamã.

Quando meteu pais ao barulho só se queimou ainda mais e chegou ao ponto de não retorno, tendo de mudar de turma no ano a seguir...

Compartilhar este post

Link para o post

Um gajo da minha turma no 3º ciclo era vítima de bullying precisamente por ser um enconado do crl e menino da mamã.

Quando meteu pais ao barulho só se queimou ainda mais e chegou ao ponto de não retorno, tendo de mudar de turma no ano a seguir...

Não estou a falar em ser menino da mamã, mas há pessoas (e os nosso pais são uma delas, desde que nos sintamos à vontade para falar sobre estes assuntos com eles) que nos podem ajudar e dar conselhos, sem ter que intervir diretamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que alguém pode dizer que o que o badocha fez é algo com sentido para quem é vitima de bullying?

Agora já mostrou como "nobody fucks with me!" e daqui a uns meses na prisa, já nem se vai conseguir sentar

É claro que o bullying é um problema, e existiu sempre, porque os miúdos sempre foram crueis e o mundo é cruel. Agora o Brasil onde existe pobreza a rodos, corrupção interminável, violência sem fim...bullying deve estar no topo das prioridades...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fui vítima de bullying e nunca me chateei muito com quem o fazia. As crianças são crueis, é normal serem más para quem é diferante. É preciso é ensinar, cada vez mais, os nossos filhos a não ligarem a coisas que os podem magoar. Eu percebo que seja chato ser gozado na escola, e assim, mas se não dermos importância eles cansam-se de falar para a parede.

As coisas não são assim tão lineares, desculpa que te diga, e embora concorde contigo parcialmente. Muitas vezes, as vítimas de bullying não têm a capacidade mental em termos individuais, e muito menos têm uma família que suporte os problemas e saiba colocar-se à frente das balas do rapaz. Não vou arriscar apostas, mas gostava de conhecer os pais dele. Assumo as certezas que não são os mesmos pais que tu, quando sofreste bullying, tiveste. E isto é um grande elogio para os teus pais. Possivelmente os pais dele também serão pais instáveis, talvez de bairros complicados do Brasil, e que não total estabilidade ao seu filho, nem o suportam nas suas decisões nem nos seus estudos.

Basta somares tudo. És vítima de bullying na escola. Chegas a casa, vês o pai no álcool e a bater na tua mãe, com sorte, ainda vês a tua mãe a tomar comprimidos para a depressão. O puto refugia-se e vai para a internet. Como sorte (azar), procura depoimentos de pessoas que passam por igual. Com ainda mais azar, vê soluções extremas para resolver a situação, como é este o caso. São cenários muito possíveis nestas situações. Porque o bullying não é só destruição física, é também destruição psicológica.

Outra coisa: se o puto tem acompanhamentos psiquiátrico, se toma medicamentos com regularidade, então não era aqui que devia estar. As casas de saúde existem para isso. O serviço social já devia estar em cima do caso. Possivelmente já deveria era ter investigado a família, e até ter retirado o filho e tê-lo institucionalizado ou colocado numa casa de saúde. Não é invulgar adolescentes com o problemas de ordem psiquiátrica terem de abandonar os estudos obrigatoriamente. E julgo que é isso que vai acontecer neste caso. Porque mesmo apesar do bullying, não há justificação para o que ele fez.

E por mais que eu percebo o lado da Rita (peguei nela, podia ter pegado noutro qualquer) em bater palmas a uma defesa de um puto que tem uma arma na escola, não era bem isso que ele estava a defender.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não faz sentido nenhum. Eu sofri bullying e tinha cuidado com a minha saúde. No entanto, porque usava aparelhos auditivos, chamavam me nomes, batiam-me, cuspiam me em cima, etc.

A culpa não é do gajo, mas sim dos chicos espertos que acham que é fixe gozar com quem tem peso a mais, ou é diferente da "norma padrão". É esta atitude que tem que mudar.

Curti a gente a rir-se do meu post e a mandar facepalms (tu não), parece que ofendi alguns gordos. Anyway, meu, o teu caso é bem pior e aí tenho pena porque tu não podias fazer nada. Agora ele era gozado por ser gordo, algo que ele podia mudar bem facilmente. E também se podia proteger doutra forma.

(antes de mandarem vir outra vez, eu também era vítima de bullying (não a este ponto) por ser gordo quando era mais novo. A diferença é que percebi o mal que fazia a minha saúde e em vez de encher a leira e andar praí a comer porcarias resolvi emagrecer. Guess what, no more bullying. Até foi mais pela saude que resolvi emagrecer, tinha peso a mais, o não ser gozado mais veio por acréscimo).

E Longineu, essa atitude nunca vai mudar. Já no infantário /primeiro ano de escola primária lembro-me de gente da minha turma já a gozar com os diferentes (no infantário lembro-me de uma rapariga que foi picada por qlqr cena e ficou com a cara inchada, foram lá gozar com ela e cuspir-lhe em cima) por isso se isso é algo que já vem daí é pouco difícil mudar.

Editado por Major Lazer

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas não são assim tão lineares, desculpa que te diga, e embora concorde contigo parcialmente. Muitas vezes, as vítimas de bullying não têm a capacidade mental em termos individuais, e muito menos têm uma família que suporte os problemas e saiba colocar-se à frente das balas do rapaz. Não vou arriscar apostas, mas gostava de conhecer os pais dele. Assumo as certezas que não são os mesmos pais que tu, quando sofreste bullying, tiveste. E isto é um grande elogio para os teus pais. Possivelmente os pais dele também serão pais instáveis, talvez de bairros complicados do Brasil, e que não total estabilidade ao seu filho, nem o suportam nas suas decisões nem nos seus estudos.

Basta somares tudo. És vítima de bullying na escola. Chegas a casa, vês o pai no álcool e a bater na tua mãe, com sorte, ainda vês a tua mãe a tomar comprimidos para a depressão. O puto refugia-se e vai para a internet. Como sorte (azar), procura depoimentos de pessoas que passam por igual. Com ainda mais azar, vê soluções extremas para resolver a situação, como é este o caso. São cenários muito possíveis nestas situações. Porque o bullying não é só destruição física, é também destruição psicológica.

Outra coisa: se o puto tem acompanhamentos psiquiátrico, se toma medicamentos com regularidade, então não era aqui que devia estar. As casas de saúde existem para isso. O serviço social já devia estar em cima do caso. Possivelmente já deveria era ter investigado a família, e até ter retirado o filho e tê-lo institucionalizado ou colocado numa casa de saúde. Não é invulgar adolescentes com o problemas de ordem psiquiátrica terem de abandonar os estudos obrigatoriamente. E julgo que é isso que vai acontecer neste caso. Porque mesmo apesar do bullying, não há justificação para o que ele fez.

E por mais que eu percebo o lado da Rita (peguei nela, podia ter pegado noutro qualquer) em bater palmas a uma defesa de um puto que tem uma arma na escola, não era bem isso que ele estava a defender.

Está aí a grande resposta.

Muita gente veio aqui meter posts a paladinar sobre o Bullying, como as crianças que o fazem são más, o Bullying isto, o Bullying aquilo e não vi quase ninguém tocar no assunto dos apoios.

Podem criticar o que quiserem os miudos de hoje em dia, mas o Bullying tem estas consequências desastrosas devido à falta de acompanhamento e atenção que por vezes é dada a estes casos. Claro que existem sempre excepções, mas acho incrivel como um miudo destes que é medicado e tem acompanhamento, o deixam chegar a este ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive a dar uma olhada pelo tópico e é simplesmente incrível. O rapaz terá de ter muitos atenuantes na pena, e sim, o bullying é um problema sério e que tem de ser enfrentado em programas sociais desde muito cedo.

Isso não é bem assim, pá. Um doente psiquiátrico controlado medicamente é uma pessoa perfeitamente normal, que pode ou não agudizar o estado em certos momentos. O internamento compulsivo pode ser uma hipótese, mas normalmente é transitório para fazer doses mais altas de medicação endovenosa, porque esta actua mais rápido do que os comprimidos e é fundamental para controlar crises depressivas, psicóticas e por aí, voltando quando estável ao lar com doses mais altas de medicação oral. Mas a ideia que tenho é que há cada vez menos pessoas, sobretudo jovens, institucionalizados. A maioria dos institucionalizados "permanentes" são adultos ou idosos (40s-80s) e são sobretudo casos sociais, demências (Alzheimer), muitas casas recebem também atrasos mentais congénitos como Down's, e por aí.

Editado por Red Prince

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é bem assim, pá. Um doente psiquiátrico controlado medicamente é uma pessoa perfeitamente normal, que pode ou não agudizar o estado em certos momentos. O internamento compulsivo pode ser uma hipótese, mas normalmente é transitório para fazer doses mais altas de medicação endovenosa, porque esta actua mais rápido do que os comprimidos e é fundamental para controlar crises depressivas, psicóticas e por aí, voltando quando estável ao lar com doses mais altas de medicação oral. Mas a ideia que tenho é que há cada vez menos pessoas, sobretudo jovens, institucionalizados. A maioria dos institucionalizados "permanentes" são adultos ou idosos (40s-80s) e são sobretudo casos sociais, demências (Alzheimer), muitas casas recebem também atrasos mentais congénitos como Down's, e por aí.

Sim, tens razão. Mas a verdade é que grande parte destes casos também vão para centros de reabilitação, ou se não vão, deviam ir. E ir para um centro de reabilitação ocupa grande parte da vida destas pessoas, fazendo a presença na escola praticamente inexistente ou impossível. A agudização do estado em certos momentos pode ser bastante perigosa, e não sou o maior defensor destas pessoas não serem convenientemente reabilitadas de forma a diminuir o risco de situações destas, ou piores.

E já que falas no bold, sim, é verdade. Mas o problema também está aí. Deve-se separar os casos sociais das doenças neurodegenerativas, como muitas vezes acontece.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, tens razão. Mas a verdade é que grande parte destes casos também vão para centros de reabilitação, ou se não vão, deviam ir. E ir para um centro de reabilitação ocupa grande parte da vida destas pessoas, fazendo a presença na escola praticamente inexistente ou impossível. A agudização do estado em certos momentos pode ser bastante perigosa, e não sou o maior defensor destas pessoas não serem convenientemente reabilitadas de forma a diminuir o risco de situações destas, ou piores.

E já que falas no bold, sim, é verdade. Mas o problema também está aí. Deve-se separar os casos sociais das doenças neurodegenerativas, como muitas vezes acontece.

Pode ser perigosa, mas pode ser menos perigosa se as pessoas que rodeiam a pessoa doente (porque é o que estas pessoas são, são doentes no sentido de terem uma doença que pode ser tratável mas que em muitos casos não se cura - depressões e psicoses) forem educadas a ver os sinais de uma descompensação.

Dou-te um exemplo muito concreto de um grande amigo meu e colega de curso que no ano passado ficou muito diferente no espaço de uma semana, com sintomatologia psicótica severa. Sentia-se perseguido, perseguido pelo estado, pelos grupos económicos, pela bolsa, por tudo, acompanhado de crises de choro, aumento do tom de voz, raiva ao falar, um discurso forte e impossível de interromper, risos inapropriados em timing, volume e duração. Um caso típico de uma psicose! Nós, colegas, por sermos da área, reconhecemos e falámos com a família (tem médicos no círculo familiar) e ele foi uma semaninha descansar a casa e consultar um psiquiatra.

Mas há um estigma gigante na sociedade em doenças psiquiátricas, é uma doença que é para esconder e ninguém saber que ele tem, o que leva a descuidos do próprio com a medicação e nesta época de exames agudizou outra vez. E estamos a falar de uma família com um nível sociocultural super elevado, com capacidades financeiras... Na altura, connosco superpreocupados, a irmã, médica recém formada, prometeu uma conversa sobre o assunto e agradeceu imenso o alerta etc etc etc. Até hoje, zero. Enquanto acontecer ao pé de nós sabemos reconhecer, até sabemos pela medicação que ele toma a doença que ele tem e sabemos o que fazer. Mas esta cortina de ferro generalizada que as famílias colocam sobre os seus constituintes com doenças mentais é terrível porque impede que sejam notificados casos destes em tempo útil, leva a deslize na medicação o que é fatal por levar a descompensação e futuro aumento da dose, já para não falar de perdas cognitivas irreversíveis a longo prazo. Estamos a falar de pessoas, não raras vezes, muito inteligentes, que degeneram completamente num mundo deles e perdem por lesão cerebral a capacidade que tinham. Eu noto isso no meu amigo, e acredita que é muito triste.

O tratamento preferencial de doença mental crónica, como depressões, psicoses, esquizofrenias deve ser feita de forma contínua, e não necessitaria quase nunca de internamento de longa duração. Necessitaria, isso sim, que este estigma não existisse. Não andarei longe da verdade se disser que são das doenças mais ostracizadas pelas famílias com elementos afectados, e são das mais obscuras para a sociedade. Isso permitia que houvesse abertura para referir aos contactos próximos que uma determinada pessoa sofre de uma determinada doença e esses contactos perceberem que só teriam de estar atentos a mudanças bruscas do modo de agir! E mais, se um doente não quiser tomar a medicação oral voluntariamente, há medicação intramuscular em que basta ires uma vez por mês levar uma injecção e andas feliz da vida! Não é difícil um doente psiquiátrico andar controlado, acredita.

Quando falei de casos sociais falei de abandono de idosos, por exemplo ;) Eu pessoalmente não gosto muito da ideia do asilo. Já visitei diversas instituições psiquiátricas quer em S. Miguel quer em Coimbra, e acredita que mais do que as doenças de quem os ocupa choca-me a mistura ao acaso de Downs e outras doenças que provocam atrasos mentais congénitos, velhinhos senis, psicóticos, idosos na mais profunda das depressões, abandonos pelas famílias que deixam ali idosos sãos pós tratamento (tal como na generalidade dos hospitais, diga-se), dependências de drogas e álcool, e por aí fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, realmente a culpa era dele!!

Bem feito!!

Compartilhar este post

Link para o post

Curti a gente a rir-se do meu post e a mandar facepalms (tu não), parece que ofendi alguns gordos. Anyway, meu, o teu caso é bem pior e aí tenho pena porque tu não podias fazer nada. Agora ele era gozado por ser gordo, algo que ele podia mudar bem facilmente. E também se podia proteger doutra forma.

(...)

E se ele não quisesse mudar?

E desde quando é legítimo ter um bando de iletrados e idiotas a gozar com uma pessoa só por esta ter um problema que pode "mudar"? É que isso, se houver leis contra o bullying, não faz diferença absolutamente nenhuma. Continua a ser crime.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegaste no caso mais rebuscado de todos. Eu não estava a falr do gajo em particular, estava a falar das vítimas de bullying. A questão vem mais do tipo de consciência social que cada vez é menos transmitida às crianças.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora ele era gozado por ser gordo, algo que ele podia mudar bem facilmente.

ai mãe :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E se ele não quisesse mudar?

E desde quando é legítimo ter um bando de iletrados e idiotas a gozar com uma pessoa só por esta ter um problema que pode "mudar"? É que isso, se houver leis contra o bullying, não faz diferença absolutamente nenhuma. Continua a ser crime.

Da maneira que ele já está já lhe está a fazer bastante mal a saúde. Não mudasse pelo bullying mudava por isso.

ai mãe :lol:

não percebo a piada. se o afectava assim tanto, era o que ele devia fazer. Sempre era uma reação melhor que começar a desatar aos tiros por lhe chamarem gordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se me chamarem constantemente feio e se isso me afetasse, eu é que devia mudar? Ou quem me achincalhava é que devia mudar de atitude? Tu estás a tirar ideias e com 99% de certezas, não conheces a história do miúdo nem o seu percurso de vida. És tu e eu. Lá porque tu em jovem eras gordo e emagreceste pela tua saúde e por gozarem contigo, nem todos têm que seguir o teu exemplo. Não sabes as circunstâncias familiares dele, a personalidade do rapaz, o ambiente escolar, se tem apoio de alguém ou não...

Se todas as pessoas andassem a mudar só porque gozam connosco em crianças ou adultos, havia de ser bonito.

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

não percebo a piada. se o afectava assim tanto, era o que ele devia fazer. Sempre era uma reação melhor que começar a desatar aos tiros por lhe chamarem gordo.

ah ele é que tem de mudar para deixarem de lhe gozar? opa isto só pode ser a gozar

Compartilhar este post

Link para o post

Da maneira que ele já está já lhe está a fazer bastante mal a saúde. Não mudasse pelo bullying mudava por isso.

(...)

Eu percebo esse teu lado de preocupação com o peso do miúdo e os problemas de saúde que lhe podem trazer.

Mas a questão é que a pessoa competente para o alertar para isso é um médico ou um nutricionista, não um grupo de rapazes que não fazem nada na vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...