Oblivion Publicado 5 Abril 2014 fds, quero mesmo que esse gajo fique. Acho que com num contexto mais favorável, pode ser um jogador muito útil. Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 5 Abril 2014 Tambem curto muito o Viola Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 5 Abril 2014 há aqui muita gente que não se lembra do que o Mantorras fez quando esteve no Alverca e nos primeiros meses no Benfica. Também há muita gente que não se deve lembrar que o Mantorras chegou a ficar à frente de jogadores como o Eto'o na eleição do melhor jogador africano. Também não se devem lembrar que quando o Simão foi para o Benfica o Barcelona meteu uma cláusula de preferência sobre o Mantorras. Na altura do Trapattoni ele já tinha meio joelho. O Mantorras foi dos jogadores mais promissores que já vi. 100% craque. Isto. O Mantorras no Alverca era "só" apontado como a maior promessa do futebol africano naquela altura. Ou seja, ainda antes de vir para o Benfica. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 5 Abril 2014 Vou ter de discordar contigo, um dos maiores problemas do AM esta época é temporizar com bola. Aliás tenho como exemplo pensando assim de rajada, o jogo contra o FC Porto em que ele literalmente assim que recebia a bola (principalmente de costas) só se preocupava em livrar-se dela. Eu até gosto do André Martins, mas não lhe vejo assim tanto potencial. Ainda vive um bocado do hype (esta fase que se está a passar no CMPT faz-me lembrar uma que se passou com outro André, só que não se nota tanto porque é difícil, na minha opinião, conseguir arranjar vantagens em ter o AM lá e retirar o Adrien). Voltando ao início, acho que um dos seus maiores problemas esta época tem sido a falta de discernimento e calma com bola, algo em que o Adrien nos valeu golos (até mesmo no ano passado, lembro-me do jogo em braga no primeiro jogo do BdC como presidente). Neste momento, com os jogadores disponíveis, não pode ser mais que uma 2º opção a nº 8 e 1º/2º opção a nº10 (dependendo do Mané). Foi o que eu disse, que esta época o Adrien tem sido melhor nesse aspecto porque o André nem sequer está a jogar numa posição e num modelo que lhe permita temporizar com bola, e portanto nem sequer tem hipótese de demonstrar isso. Contra o Porto achei que ele fez um jogo razoável, como tem feito na maioria dos jogos esta época. Tem ajudado, tanto quanto possível, a melhorar e a simplificar a circulação de bola da equipa. Torna-se é mais difícil fazê-lo quando a equipa, colectivamente, não tem grande interesse em circular a bola. Não lhe vejo falta de discernimento, mas a falta de calma com bola também decorre do facto dele estar a jogar a 2º avançado sem ter características para tal: como joga em espaços curtos, tem de executar mais rapidamente e tem menos tempo para pensar o jogo. E ele nunca se viu nessa situação dentro de campo. É tudo novo para ele. É uma adaptação muito forçada, e que não faz grande sentido. O André Santos não era hype. Foi mais um 8 de qualidade que acabou por se perder por aparecer num período em que nunca se jogou futebol no Sporting. E ainda hoje (pelo menos desde Dezembro, +/-) pouco se joga. E obviamente que os interiores que têm como mais-valias a qualidade técnica, de passe, e que encaixam na perfeição num modelo de posse e circulação de bola, não encaixam tão bem no modelo actual, de futebol mais rápido, mais físico, mais directo, e no suposto modelo que existia em anos anteriores (e que basicamente se resumia a uma anarquia táctica quase total, com cada um a jogar para si). E não são só os Andrés. O Vítor, como já referi, é outro jogador que sai prejudicado disso. As pessoas têm perguntado muito onde é que anda o Vítor do Paços, que encantava toda a gente. É simples: ele continua lá. Só que as ideias de jogo de uma e de outra equipa são muito diferentes. O Paços do Fonseca era uma equipa que gostava de ter a bola, que queria sempre ter a bola e que sabia o que fazer com ela. Esse modelo potenciava as melhores características do Vítor. Tal como potenciaria as melhores características do André Santos ou do André Martins (aliás, o próprio Paulo Fonseca apostou no André quando ainda estava no Pinhalnovense). O Sporting actual é basicamente o oposto. Aliás, é fácil: no início da época, o Sporting tinha mais posse de bola, circulava muito mais a bola, sentia-se muito mais confortável com bola e sabia o que fazer com ela. Nessa altura, jogadores como o André, o Carrillo e até o Vítor (nos poucos minutos que jogava) rendiam bastante. O Montero desse período era um monstro, e o melhor avançado do campeonato. Agora, que temos menos bola, que a circulamos menos e que não temos tantas ideias, todos eles estão remetidos para o banco. Temos jogado bem pior, temos criado menos oportunidades de golo, temos permitido mais oportunidades de golo. Coincidência? Não me parece. E sim, eu concordo que neste momento actual, com este modelo, com esta ideia de jogo, o André Martins não tem lugar no 11. Como o Montero não tem também, por exemplo. Mas não me parece que a solução ideal para melhorarmos seja manter a ideia de jogo e enfiar esses jogadores no banco. Penso até que é precisamente o oposto. Ah, quanto ao Viola, também espero vê-lo, pelo menos, a fazer a pré-época. Parece-me que agora que temos uma equipa estruturada e organizada, pode estar ali um bom valor. Espero que Capel e Wilson saiam. Se o Carrillo sair também (parece-me até o melhor para todos, pelo desgaste da relação entre ele e os adeptos), o Viola é para ficar, juntamente com o Heldon, o Shikabala e um reforço de qualidade. OU até mesmo 2, se o Iuri não for promovido. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 5 Abril 2014 Só vejo uma incoerência no teu discurso: falas como só esses jogadores beneficiassem da maneira como jogávamos inicialmente... O Adrien nessa altura foi o que todos vimos perfeito em todos os aspectos, agora que a equipa joga pior ele também se ressente mas não é por isso que deixa de fazer bons jogos, na minha opinião, ele e o William por serem os jogadores de campo com mais capacidades (em todos os aspectos) continuam a destacar-se em diversos jogos (fazendo cada um deles uns piores outros melhores). Por isso acho que a situação de estarmos a jogar pior não é algo que se possa dizer com leviandade que é uma das maiores razões para algum jogador estar mal, refiro-me neste caso mais ao Carrilo que ao AM que tem mais pontas por onde pegar. Mas percebo a maior parte do teu ponto de vista, excepto o que referi. Obviamente que todos beneficiavam. Mas nesses jogadores notava-se muito mais, porque são jogadores talhados para ter a bola. Não são jogadores de luta, de trabalho, de sacrifício. Não têm que o ser sequer, porque para o nosso contexto, pressupõe-se que sejamos uma equipa que gosta de ter a bola e que preferirá sempre ter a bola do que andar a correr atrás dela. Em jogadores como o Cédric (este nem tanto, mas tem-se moldado progressivamente para isso, infelizmente), os centrais ou o Slimani, isso não se nota tanto, porque são jogadores mais de luta, de trabalho, e menos de ter a bola. Este tipo de futebol favorece-os mais do que o do início da época. O caso do Adrien é diferente. Também é um jogador de trabalho e de luta, mas ele sabe ter a bola e tem qualidade técnica. É por isso que gostava imenso de ver o Adrien e o André a jogarem juntos, mas lado a lado. Médios com mais-valias diferentes, mas que se complementariam muito bem. Mas sinceramente, acho que o Adrien se tem destacado mais sem bola do que propriamente com a bola esta época, e é por isso que continua a um bom nível mesmo depois da descida abrupta de qualidade de jogo da equipa. Sem bola tem estado enorme a ocupar os espaços, a pressionar e a recuperar muitas bolas. Tem enchido o campo nesse aspecto, em alguns jogos. Com bola é que parece-me que ele emperra um pouco a circulação de bola, porque temporiza demasiado e passa demasiado tempo com a bola no pé de cada vez que a tem. Olhamos para o lado, para o William, e percebemos isso, porque o William joga de forma mais simples, transporta menos a bola e faz o jogo fluir muito mais rapidamente e com maior qualidade. Além disso, acho que ele devia procurar aparecer mais vezes em terrenos mais avançados, para explorar mais a sua meia distância. Mas isto não me parece culpa dele, mas sim das dinâmicas do modelo, que não lhe permitem sair assim tanto da sua posição para explorar mais outros terrenos. Quanto ao resto, eu também acho que essa não é a única razão, mas é uma das principais. E não acho que o Carrilo tenha estado mal nos últimos tempos. Aliás, até tem estado a um nível razoável. Não tem é tido o mesmo tempo de jogo e as mesmas oportunidades do início da época. O que não se percebe, btw. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 5 Abril 2014 Isto. O Mantorras no Alverca era "só" apontado como a maior promessa do futebol africano naquela altura. Ou seja, ainda antes de vir para o Benfica. Mas na altura havia um hype desproporcional à qualidade dele. Ele marcava golos muito pouco ortodoxos sem demonstrar grande capacidade técnica. Realmente era bom, mas lembro-me que eu, como muita gente, nos rimos desse prémio, assim como nos rimos dos 18 milhões de CONTOS que o Benfica queria por ele. Se forem ver ao youtube, vão ver que tirando um golo de livre ao Setúbal e outro golo que ele ainda marcou pelo Alverca, os outros golos dele dessa altura não eram grande coisa. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 5 Abril 2014 (editado) Mas na altura havia um hype desproporcional à qualidade dele. Ele marcava golos muito pouco ortodoxos sem demonstrar grande capacidade técnica. Realmente era bom, mas lembro-me que eu, como muita gente, nos rimos desse prémio, assim como nos rimos dos 18 milhões de CONTOS que o Benfica queria por ele. Se forem ver ao youtube, vão ver que tirando um golo de livre ao Setúbal e outro golo que ele ainda marcou pelo Alverca, os outros golos dele dessa altura não eram grande coisa. Normalmente nos jogadores jovens há sempre hype. Mas a verdade é que com golos pouco ortodoxos ou não o Mantorras era reconhecido como grande promessa africana. E na altura também havia o Eto'o, que jogava no Mallorca. Se não me engano falavam-se deles como sendo grandes promessas do futebol africano. Não percebo o porquê do riso com o prémio. Dos 18 milhões até percebo e isso é um óbvio exagero típico de clubes que possuem um jogador promissor nas suas equipas. Apesar de dizerem que o Benfica rejeitou 8 milhões de contos por ele... Editado 5 Abril 2014 por Lebohang Compartilhar este post Link para o post
Pedro-SCP Publicado 5 Abril 2014 «Éramos um clube de vedetas, Os resultados foram maus e sem igual, Agora, deixámo-nos de tretas E voltou o Sporting Clube de Portugal» Grande Bruno :lol: Compartilhar este post Link para o post
solha Publicado 5 Abril 2014 (editado) Citação do site "Maisfutebol" Sporting vai ter de pagar por AriasClube e jogador condenados a pagar 150 mil euros ao Equidad, a dividir pelo dois, por causa da mudança para Alvalade.O ex-sportinguista Santiago Arias foi condenado pela FIFA a indemnizar o seu antigo clube, o Equidad, da Colômbia, em 150 mil euros, por causa da mudança para Alvalade. O emblema colombiano alegou que Arias rescindiu o contrato sem justa causa e exigia um pagamento de 8 milhões de euros, a meias entre o jogador e o Sporting. A FIFA aceitou apenas parcialmente o pedido do Equidad. Aquando da transferência, no verão de 2011, Arías alegou ser um jogador livre, acusando o clube de incumprimento de contrato, por o clube não estar a pagar segurança social sobre o seu salário real. A FIFA defende, por um lado, que o lateral, agora no PSV Eindhoven, não poderia ser considerado profissional porque o seu salário, na altura, era inferior a dois salários mínimos (valor obrigatório para um futebolista profissional). Por outro, considera que não havia justa causa para rescindir o contrato. Assim, decidiu que a indemnização a pagar seria bem menor do que os 8 milhões pedidos pelo Equidad. No comunicado oficial, o órgão que tutela o futebol mundial diz que o colombiano tem 30 dias, a partir da data da sentença, para liquidar a dívida junto do Equidad. O Sporting é considerado «responsável conjunto» e deverá acordar com o jogador a forma de pagamento. http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting-santiago-arias-psv-eindhoven-colombia-internacional/5340391c0cf2ede414eac352.html Uma prenda que deixou o Engodinho Lopes. Editado 5 Abril 2014 por solha Compartilhar este post Link para o post
saidex Publicado 5 Abril 2014 Mais um exemplo de boa gestão vindo do Engenheiro Godinho. Compartilhar este post Link para o post
frederico.dr Publicado 5 Abril 2014 E pior que isso tudo era mesmo o salário dele. Se fosse compatível com a realidade do Sporting, não tenho dúvidas que estaria a disputar a titularidade com o Cedric Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 5 Abril 2014 Eu gostava do Arias. Tive pena que tivesse saído. Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 5 Abril 2014 Normalmente nos jogadores jovens há sempre hype. Mas a verdade é que com golos pouco ortodoxos ou não o Mantorras era reconhecido como grande promessa africana. E na altura também havia o Eto'o, que jogava no Mallorca. Se não me engano falavam-se deles como sendo grandes promessas do futebol africano. Não percebo o porquê do riso com o prémio. Dos 18 milhões até percebo e isso é um óbvio exagero típico de clubes que possuem um jogador promissor nas suas equipas. Apesar de dizerem que o Benfica rejeitou 8 milhões de contos por ele... Agora parece um grande feito ficar à frente do Eto'o, mas na altura o Eto'o nem nos 100 jogadores mais promissores do mundo(lista de há umas páginas atrás) estava... E não acredito que tenham rejeitado 8 milhões de contos por ele. Isso na altura era mesmo muito dinheiro para um clube português. O record de maior venda na altura devia ser cerca de 2 milhões de contos. (Jardel?Simão?) Desculpa a pergunta, mas... Que idade tinhas na altura? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 5 Abril 2014 O Mantorras podia ter sido uma estrela. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 5 Abril 2014 Só para realçar que após sete ou oito ataques consecutivos a forçar o desequilíbrio individual para se cruzar, a primeira vez que a equipa criou um desequilíbrio com a subida de um dos médios pela zona central com uma tabela simples para explorar o espaço vazio e não o lance individual, foi golo. Coincidências. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 5 Abril 2014 (editado) Agora parece um grande feito ficar à frente do Eto'o, mas na altura o Eto'o nem nos 100 jogadores mais promissores do mundo(lista de há umas páginas atrás) estava... E não acredito que tenham rejeitado 8 milhões de contos por ele. Isso na altura era mesmo muito dinheiro para um clube português. O record de maior venda na altura devia ser cerca de 2 milhões de contos. (Jardel?Simão?) Desculpa a pergunta, mas... Que idade tinhas na altura? Sinceramente não compreendo como o Eto'o não estava nessa lista. Ele por essa altura já tinha ido ao França 98 e ganho uma medalha de ouro nos JO de Sidney 2000. Isso está na biografia do Mantorras e acho que o próprio Benfica disse isso. Era novo, mas até agora tudo aquilo que disse está suportado com dados existentes por aí, desde a promessa africana até aos 8M. A única coisa que já não tenho a certeza é se o Mantorras já era apontado como futuro jogador no Alverca ou se foi só no Benfica. Por acaso acho que o episódio com os treinos no Barcelona foi antes de ir para o Alverca. Mas já não tenho a certeza. Editado 5 Abril 2014 por Lebohang Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 5 Abril 2014 Votei no slimani. Merece por ser acusado de ser sô um finalizador aéreo e muito tosco. Afinal hoje fez duas assistências Compartilhar este post Link para o post
G1njas Publicado 5 Abril 2014 Sinceramente não compreendo como o Eto'o não estava nessa lista. Ele por essa altura já tinha ido ao França 98 e ganho uma medalha de ouro nos JO de Sidney 2000. Isso está na biografia do Mantorras e acho que o próprio Benfica disse isso. Era novo, mas até agora tudo aquilo que disse está suportado com dados existentes por aí, desde a promessa africana até aos 8M. A única coisa que já não tenho a certeza é se o Mantorras já era apontado como futuro jogador no Alverca ou se foi só no Benfica. Por acaso acho que o episódio com os treinos no Barcelona foi antes de ir para o Alverca. Mas já não tenho a certeza. Eu sei que os 8 milhões de contos foram notícia. Mas não acredito que a proposta fosse verdadeira. Agora até parece plausível, mas há 13 anos era surreal. E o Eto'o era promissor sim. Mas em 2000/01 ninguém adivinhava que ele ia ser tão bom. E era um jogador muito menos mediático em 2001. Ele foi crescendo de época para época e só em 2004/05 é que assinou pelo Barcelona. E repito: Eu não digo que o Mantorras não era bom. Mas não justificava o hype todo que recebeu da imprensa. E este hype juntamente com o facto de ser um jogador muito querido pelos adeptos criou o mito de que ele ia ser o próximo Eusébio, mas as lesões é que não deixaram. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 5 Abril 2014 Votei no Adrien. Não foi pelo golo (não o consegui ver :mrgreen: ) mas porque fez um jogo muito bom. Compartilhar este post Link para o post
Oblivion Publicado 5 Abril 2014 Mete a opção "Meio-campo" e eu voto. Compartilhar este post Link para o post
PeteThaAlcino Publicado 5 Abril 2014 É preciso ter uma selecção do camandro para não levar o Adrien :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 5 Abril 2014 Não foste o único marte. Mas foi mais porque já estou cansado de votar no William :mrgreen: Tivéssemos jogado sempre como hoje durante a 2ª volta e talvez não tivéssemos deixado 2 pontos em Setúbal e em Alvalade contra a Académica. Exibição de bom nível, na sua globalidade. Compartilhar este post Link para o post
Aquele Publicado 5 Abril 2014 Tive que votar no Adrien, mas verdade seja dita, isto começa-se a ter bola pelo meio campo e mesmo sem deslumbrar, já parece qualquer coisa. Compartilhar este post Link para o post