Pat Riley Publicado 13 Agosto 2013 Não percebi, quem fez essas etapas? :wtf: Nesta etapa os que não perderam tempo foram os principais para o classificação: David Livramento, Henrique Casimiro, Frodo Zarco e Bruno Sancho. Os restantes perderam tempo e até explico porquê: foi uma etapa muito dura, os meus ciclistas acabaram o dia com as barras no fim só para chegarem no pelotão. Os homens que não têm objectivos na classificação e que estavam no pelotão principal após a bordure acabaram por ficar para trás porque não quis obrigá-los a um esforço suplementar. Reduzi o nível de esforço e acabaram a etapa tranquilos, devagar, sem problemas. Não sei se o pelotão vai dar liberdade a algum dos quatro que referi mas estou a planear colocar Livramento, Casimiro ou Frodo na fuga da etapa da Senhora da Graça. Tu não sacaste uma bd nova que trazia algumas etapas? Era a isso que me estava a referir. Ou isso é default do jogo? Achei estranho porque nunca tinha visto os patrocinios certos na meta e wtv. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Agosto 2013 Ah sim, é uma nova base de dados. Não sei se as etapas são novas ou do jogo, mas acredito que sejam novas. Duvido que o jogo original tenha a licença da Volta. Entretanto fiz a etapa da Senhora da Graça. Etapa 5: Arouca - Mondim de Basto (Senhora da Graça), 181 km Ao quinto dia de corrida a Volta a Portugal chega ao seu primeiro dia de montanha. Até aqui o pelotão enfrentou de tudo um pouco, desde contra-relógios a sprints, vento e chuva e finais inclinados; porém, a Volta a Portugal começa a decidir-se aqui, na Senhora da Graça, onde quem quiser vencer terá de estar entre os primeiros. Como é habitual dizer-se, na Senhora da Graça não se ganha a Volta, mas pode-se perdê-la. A etapa é dura para a realidade portuguesa, com as subidas ao Alto da Cumieira e à Barragem do Alvão a prepararem os corredores para os 8 km finais entre Mondim de Basto e o alto do Monte Farinha. Vidal Fitas, director-desportivo da Banco BIC - Carmim, sabe que não tem um homem candidato a vencê-la como David Blanco em 2010, pelo que não surpreendeu ninguém que a equipa algarvia procurasse colocar homens na fuga. O início da etapa foi disputado a alta velocidade, a uma média a rondar os 50 km horários! Foram várias as tentativas de fuga, algumas com gente importante, outras nem tanto, mas todas inviabilizadas até perto da primeira montanha do dia. Aí, finalmente, surgiu uma fuga capaz de ganhar tempo ao pelotão que, por sua vez, cedeu e refreou a velocidade. Estava então formada a fuga do dia. Quando o pelotão finalmente cedeu, Frodo Zarco era um dos "rebeldes" que escapou às suas garras O português foi o primeiro a passar no Alto da Cumieira, seguido por Alexander Serov Surpresa! Após imensas tentativas de vários elementos da equipa - Henrique Casimiro, Daniel Mestre e David Livramento também tentaram - foi o jovem estreante na Volta a Portugal a representar a equipa nesta fuga. O grupo funcionou bem numa primeira fase, com os quatro elementos a rodarem bem na frente e a trabalharem em partes semelhantes. O pelotão atrás circulava mais calmo, por agora, e a vantagem foi aumentando aos poucos, atingindo os 3 minutos na passagem pelo Alto da Cumieira (imagem acima) onde Frodo Zarco não deixou de passar em primeiro. A rápida descida antecedeu a outra contagem de montanha para a Barragem do Alvão. Por esta altura começou a tornar-se óbvio que Frodo Zarco é melhor trepador que todos os outros constituintes da fuga, pelo que aos poucos o ciclista português foi-se apercebendo da crescente falta de colaboração e, também, do ineficiente empenho dos seus colegas quando passavam pela frente. Aproveitando uma rápida passagem pelo carro de apoio para recolher abastecimento, Frodo Zarco pediu aconselhamento junto de Vidal Fitas. As ordens foram claras. Frodo Zarco aproveitou a dureza da subida para a Barragem do Alvão para se livrar de dois elementos da fuga. Apenas sobrou Serov Na passagem pela Barragem do Alvão, a diferença chegou aos 5 minutos, fazendo soar os alarmes e levando a Caja Rural a iniciar a perseguição, sempre com a Efapel de olho Na fuga Frodo Zarco livrava-se de Serov na aproximação a Mondim de Basto Os responsáveis do Banco BIC - Carmim leram a corrida tal como Frodo Zarco e a decisão foi unânime: estava na hora de arrancar e ir a solo, uma vez que esta situação de andar a rebocar adversários é ridícula. Assim, Frodo Zarco, que fez a subida à Barragem do Alvão praticamente sempre na frente dos fugitivos, forçou um pouco mais já perto do topo e quebrou metade do grupo. Alexander Serov resistiu e manteve-se qual carraça colado à roda traseira da bicicleta do português. Enquanto isso, lá atrás, os directores-desportivos acharem que seria hora de trazer de volta os fugitivos, depois de uma "soneca" colectiva que permitiu a Frodo Zarco alcançar um avanço de 5 minutos. Caja Rural e Efapel assumiram a liderança do já não compacto pelotão, onde circulavam uns para já tranquilos David Livramento e Henrique Casimiro. Os restantes homens do Tavira ou ficaram para trás, procurando poupar forças para outros dias onde possam ser mais úteis, ou, como era o caso de Daniel Mestre, seguiam neste pelotão mas em enormes dificuldades. Após a Barragem do Alvão havia ainda um longo caminho a percorrer antes de Mondim de Basto. Não se tratando de montanhas, o percurso não era porém plano, havendo um constante sobe-e-desce e em alguns locais as inclinações eram bem agressivas. Numa dessas pendentes Frodo Zarco livrou-se finalmente de Serov, seguindo a toda a velocidade rumo a Mondim de Basto onde uma multidão entusiástica o aguardava. É uma imagem habitual mas nunca é demais referir a exuberante assistência que enche de cor e alegria as ruas de Mondim de Basto a saudar os corredores Frodo Zarco nem teve tempo para apreciar o espectáculo do fabuloso público de Mondim de Basto. A sua passagem pela vila foi rápida e saudada pelos portugueses que, vendo um português e ainda para mais um jovem, entraram em delírio. Ele entrou e saiu de Mondim de Basto rumo à subida final sem lhes prestar grande atenção. Nesta fase tudo o que via era a estrada à sua frente. O público não teve de esperar muito pelo pelotão. Após assumirem a liderança do grupo, Caja Rural e Efapel cortaram a diferença para Frodo Zarco em mais de metade e dos 5 minutos de diferença já só sobravam 2 e alguns segundos. A entrada na subida é agressiva e a colocação é mais uma vez essencial para evitar cortes. Havia muita movimentação no pelotão com as equipas a procurarem colocar os seus líderes o mais na frente possível, num espectáculo que o helicóptero levava a casa de milhares de pessoas, em directo pela televisão. A interminável subida começava para Frodo Zarco Os favoritos não perderam tempo e mostraram logo de início ao que vinham Por esta altura a situação de corrida era bastante simples: Frodo Zarco seguia isolado a 8 km da meta e atrás perseguia-o um já limitado pelotão a cerca de 2 minutos. A esmagadora maioria do público não conhece Frodo Zarco e apenas sabiam, pelas palavras do comentador televisivo, que se trata de um jovem trepador promissor. A grande questão que se colocava era até que ponto este "jovem trepador promissor" seria capaz de chegar isolado até à meta. Até à entrada na subida final, Frodo Zarco sentia-se bem e com forças, apesar do esforço intenso a que estava sujeito já há umas quantas dezenas de km. A subida final atingiu-o em cheio e revelaram algumas dificuldades inesperadas, mas uma vez encontrado o "seu" ritmo lá seguiu montanha acima, sabendo porém que atrás vinha um furioso grupo perseguidor a comer a sua vantagem. O grupo perseguidor foi perdendo homens, um a um, mas os principais favoritos mantiveram-se agrupados até que se revelou a razão pela qual a Efapel assumiu a perseguição na Barragem do Alvão. Rui Sousa em pessoa saltou para a frente do grupo e acelerou, apanhando desprevenidos muitos adversários. Gustavo César Veloso (OFM) e José Mendes (NetApp) foram os primeiros a reagir, seguidos por Daniel Silva (Onda); atrás deste criou-se um espaço que Hugo Sabido (LA-Antarte) procurava tapar a todo o custo. Estava lançado o espectáculo! Saiam da frente! O público estava louco e procurava incentivar Frodo Zarco... por vezes exagerando e colocando-o em perigo Mas a zona das barreiras surgiu, qual oásis num deserto, no horizonte Rui Sousa acelerou e isolou-se na perseguição com José Mendes pouco atrás Furando pelo meio da multidão que invadiu a estrada, Frodo Zarco rangia os dentes a cada pedalada, dando tudo o que tinha no tanque. Ocasionalmente levantava-se e dava algumas pedaladas mais vigorosas para de seguida voltar a sentar-se. Já sabia que atrás vinha Rui Sousa, um dos melhores trepadores do pelotão, que atacara no grupo perseguidor e não obtivera resposta. O que não sabia, e isto porque ninguém no carro da sua equipa lhe dizia, era qual a vantagem que mantinha para o ciclista da Efapel. Rui Sousa vinha em bom ritmo. Ao seu ataque apenas José Mendes respondeu, mas quando voltou a acelerar já não teve resposta à altura. Do seu carro ouviam-se gritos de incentivo, indicando-lhe cada segundo ganho a Frodo Zarco e ao grupo que o perseguia, nesta fase liderado pelo líder da Onda, Daniel Silva. Nesta fase, Frodo Zarco já nem forças tinha para pensar. Toda a sua concentração estava nas pernas, nos pedais, na estrada em sua frente e no público que por vezes o tentava empurrar, lhe gritava aos ouvidos ou atirava água para cima. A chegada às barreiras de segurança foi um alívio: deu-lhe espaço, deu-lhe tranquilidade e indicava que o final se aproximava. Faltava tão pouco! Frodo Zarco já na zona das barreiras Último km e meta no horizonte! Uma última espreitadela para confirmar que a vitória estava assegurada Após 4 horas, 17 minutos e 59 segundos de intenso esforço, era hora de celebrar exuberantemente E já está! Frodo Zarco resistiu heroicamente ao aumento exponencial de ritmo do grupo perseguidor e venceu, isolado, na Senhora da Graça, conquistando a primeira vitória da sua carreira e do Banco BIC - Carmim na temporada. E que melhor forma de vencer que na mítica chegada ao Monte Farinha? Após a sua chegada, as atenções voltaram-se para os seus perseguidores. Rui Sousa encetara a perseguição a solo mas acabou por ceder nos metros finais, permitindo a aproximação e ultrapassagem do jovem José Mendes. Pieter Serry e Mattia Cattaneo também saltaram do grupo perseguidor e chegaram à frente do grupo principal, onde Hugo Sabido limitava as perdas com Daniel Silva na roda. David Livramento chegava também neste grupo. Com esta vitória, Frodo Zarco via-se, súbita e inesperadamente, com a camisola amarela vestida! Yaaaaa! Nem sei que vos diga. Estou nas nuvens! Vencer na Senhora da Graça e vestir a camisola amarela na minha primeira Volta é algo com que não sonhava, nem nos meus mais doces sonhos! É de loucos. Estou a escrever-vos com a camisola dobrada em cima das minhas pernas e a olhar para ela, pensando "como é que isto aconteceu? Estarei a sonhar?" Se estiver, não quero acordar. Acho que vou dormir com a camisola vestida e tudo. A etapa foi dura. Depois do dia de ontem em que apanhámos chuva e vento intensos, hoje surgiu o sol com um calor abrasador. Foram 181 km sempre a bombar, a primeira hora de corrida com o pelotão a ritmo de sprint, o resto comigo em fuga e quase sempre a puxar sozinho. Quando a subida começou pensei que ia cair para o lado, mas lá consegui encontrar forças sei lá onde. Quer dizer, sei, no apoio das pessoas, nos gritos de incentivo, relembrando-me dos sacrifícios efectuados por mim e pelos meus colegas ao longo do ano. Quando cortei a meta nem queria acreditar! Bem, depois de toda esta inesperada situação, vou repousar que se seguem dias terríveis. Hoje já estive no pódio, já dei entrevistas, com isso iniciei a minha recuperação para amanhã mais tarde que o habitual. Amanhã volto com mais novidades. Frodo Zarco Yay! Esta não esperava eu. Já não mandava um berro com uma vitória num jogo de computador há uns tempos jeitosos :lol: Bem, isto muda tudo. Agora já cumpri o objectivo da Volta a Portugal e tenho uma liderança para defender. A Serra da Estrela é capaz de ser demasiado dura para o Frodo Zarco e o contra-relógio vai fazê-lo perder tempo, no entanto com jeito ainda se arranca daqui um top 5 ou, quem sabe, um pódio! Compartilhar este post Link para o post
riquelme21 Publicado 14 Agosto 2013 Fantástico! :D Acredito que tenha sido entusiasmante vencer com o Zarco na Sr.ª da Graça! :mrgreen: Grande vitória! Segurar no CR é bem complicado, mas se gerires bem, talvez ainda dê para segurar na Torre. Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 14 Agosto 2013 (editado) what limpaste a Sra da Graça? Lindo, nunca pensei sequer que isso fosse possivel. Vencer a Volta é praticamente impossivel, mas o impossivel também já o fizeste. Li cada palavra com expectativa tentando adivinhar o que vinha a seguir e cheguei mesmo a temer o pior que o Rui Sousa te apanhasse na meta. Tiveste bem a criar suspense. Muitos parabéns, a Bic - Carmim tem a volta feita. Editado 14 Agosto 2013 por Snoop Dogg Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 14 Agosto 2013 Juro que pensei que o Rui Sousa te fosse apanhar. Ou que mandasse o Joni Brandão meter-te abaixo. :mrgreen: Ainda assim, e olhando aos nomes que estão atrás na Geral e aos tempos, tanto pode dar para um pódio, como para um top5 (a minha aposta), como para um desfalecimento na Estrela arrancar-te fora do top 10, mas para isso era mesmo preciso um dia péssimo. Posto isto, deixa-te lá de Adicionar Novo Treinador -> Efapel ; Adicionar Novo Treinador -> LA Antarte ; repeat. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 14 Agosto 2013 Pensámos todos, então. Aliás, eu pensei que me fossem apanhar quando a diferença ficou em 2 minutos e ainda havia uma montanha pela frente. Nunca pensei que naquela subida só perdesse 1 minuto após todo aquele tempo em fuga. A situação agora fica engraçada. Tenho uma camisola amarela para defender mas não tenho equipa para o fazer. Há duas etapas de alta montanha onde vão haver ataques e só Casimiro e Livramento têm capacidade para andar na montanha, o que é manifestamente insuficiente. Mas convenhamos, é bem mais interessante ter este problema que continuar a correr atrás de uma mera vitória de etapa :biggrin: Pelo menos uns dias de amarela já não tiram. Acredito que até à Torre levo a camisola, onde aí sim pode acontecer que a perca. Vamos lá a ver até onde a aguento. Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 14 Agosto 2013 Faz um trabalho à Efapel, quando chegares ao inicio da subida da Torre, mete a equipa toda a trabalhar a um ritmo altissimo. Depois o Zarco não aguenta :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Wacko_Jacko Publicado 14 Agosto 2013 Essa vitória :prayer: Esteve enorme o Zarco :mrgreen: É dificil manter a amarela, mas nunca se sabe que poderá acontecer.. Boa sorte para o resto que ai vem. ;) Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 14 Agosto 2013 (editado) Acho que se a equipa proteger bem o Frodo na Torre, ele aguenta a amarela. O problema é que no Contra-Relógio há muito maior qualidade nos oponentes e deve ser, no mínimo, utópico segurar a amarela. Bem, acho que o Top 5 é exequível. Editado 14 Agosto 2013 por marte Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 15 Agosto 2013 Etapa 6: Lousada - Oliveira do Bairro, 177 km Após as emoções da etapa anterior, onde Frodo Zarco venceu e assumiu inesperadamente a liderança da Volta a Portugal, o pelotão regressa para uma etapa de transição, plana, antes de um ansiado dia de descanso. A equipa algarvia de Tavira viu-se, então, subitamente com a liderança nas mãos e assumiu o seu papel de controlar e gerir o pelotão. Sabendo-se à partida que a chegada seria plana e que o melhor finalizador da equipa, Bruno Sancho, não faz parte dos melhores sprinters em prova, o objectivo passou pelo controlo passivo da corrida, impondo o ritmo mas sem qualquer vontade de anular a fuga que se formou, cujos constituintes pouco interesse têm para a classificação liderada por Zarco. Frodo Zarco sempre bem colocado com a sua camisola amarela a brilhar ao sol As cores da Banco BIC - Carmim surgem, ao sexto dia, na cabeça do pelotão A fuga do dia formou-se e colaborou na perfeição Beneficiando da tranquilidade no pelotão, o consagrado Jerôme Pineau venceu isolado A Banco BIC - Carmim não forçou para anular a fuga e as equipas dos sprinters reagiram tarde, deixando a discussão da etapa para os fugitivos. O francês Jerôme Pineau utilizou a sua qualidade e experiência para se isolar e vencer a etapa. A grande novidade do dia prendeu-se com a quebra de José Mendes, segundo classificado da classificação, que sem se compreender bem porquê ficou num grupo que chegou atrasado em relação ao pelotão, colocando um ponto final nas suas aspirações à vitória. Pieter Serry é agora o segundo classificado atrás de Frodo Zarco. Etapa 7: Sertã - Castelo Branco, 180 km O dia de descanso acabou por nem ser muito revigorante. Entre entrevistas, discussões sobre estratégias e reconhecimento de estradas, Frodo Zarco mal tempo teve para descansar - mas ou outros também não, portanto não servirá de desculpa. A etapa do dia continuava no estilo da anterior, um dia maioritariamente plano a fazer a transição entre a Senhora da Graça e a Serra da Estrela. Um calor abrasador e vento forte marcaram a etapa, e as equipas dos principais favoritos procuraram acima de tudo evitar cortes e quedas, colocando bem os seus homens - sempre com os exemplos da OFM - Quinta da Lixa e de José Mendes bem presentes. Frodo Zarco bem colocado na dianteira do pelotão, protegido pelos colegas de equipa A Lampre assumiu a liderança do pelotão Palini retribuiu o trabalho dos colegas e a Lampre soma a terceira vitória na Volta; Bruno Sancho novamente a bom nível Na classificação geral nada mudou. Mais um dia passou... e agora vem a temível Serra da Estrela. Etapa 8: Termas de Monfortinho - Gouveia, 176 km A primeira de duas etapas na maior montanha de Portugal Continental chegava então ao oitavo dia de competição. O pelotão sai de Termas de Monfortinho em direcção a Covilhã onde o espectáculo tem início: primeiro uma dura subida até às Penhas da Saúde, onde se inicia a descida para Manteigas apenas para se voltar a subir as Penhas Douradas e aí sim, a longa descida em direcção à meta em Gouveia. O perfil da etapa favorece claramente o surgimento de fugitivos e tal voltou a ocorrer: Driscoll (Jamis), Isidoro (Louletano - Dunas Douradas) e Novikov (Vacansoleil) lançaram-se sem olhar para trás, num pelotão que fez cicloturismo na primeira metade da etapa. A vantagem dos fugitivos atingiu os 10 minutos antes da chegada à Covilhã Com a aproximação a Covilhã foram surgindo novas cores na frente do pelotão. O vermelho da Banco BIC - Carmim foi sendo substituído pelo amarelo da Efapel, o verde da Caja Rural mas principalmente o laranja da LA - Antarte que parecia estar a preparar alguma mexida. Frodo Zarco seguia nas primeiras vinte unidades deste grupo, resguardado do vento e rodeado pelos colegas de equipa. Em breve começaria a penúltima subida do dia e a maioria da equipa não seria capaz de ajudar, pelo que procuravam dar todo o apoio enquanto podiam. Pelotão alongado na rápida aproximação à Covilhã A LA - Antarte a conduzir o grupo nas ruas da Covilhã A subida começava ainda dentro da Covilhã mas só após a saída da cidade é que as verdadeiras dificuldades começaram. Os homens da Banco BIC - Carmim começaram a perder posições no pelotão, restando apenas os três do costume: Frodo Zarco, David Livramento e Henrique Casimiro. Estes dois últimos impuseram o ritmo na subida até Penhas da Saúde mas, perante a fragilidade da equipa algarvia surgiram, então, os primeiros ataques na última subida para as Penhas Douradas. E que ataques! Devenyns foi o primeiro a acelerar, seguido por Hugo Sabido e José Mendes A equipa algarvia assumiu a perseguição no grupo principal, não impedindo que Cattaneo escapasse também (canto superior esquerdo da imagem) O ataque de Devenyns (Vacansoleil) foi explosivo, porém esse ataque não preocupou Frodo Zarco. O belga é um excelente "puncheur", passando bem a média montanha, mas sofre em subidas longas como a da Serra da Estrela. O problema de Frodo Zarco tinha um nome: Hugo Sabido. Esse sim, estava demasiado próximo na classificação e defende-se bem na montanha, além de ser bom contra-relogista. Hugo Sabido levou José Mendes na roda, mas o ritmo do líder da LA - Antarte era demasiado forte para o português da NetApp. Devenyns passou no alto das Penhas Douradas sozinho e Hugo Sabido perseguia-o não muito longe; atrás vinha um grupo também a bom ritmo e liderado por Livramento e Casimiro, que alcançou José Mendes e Mattia Cattaneo no alto. A vantagem de Hugo Sabido rondava os 30 segundos. David Livramento e Henrique Casimiro gastavam as últimas energias montanha abaixo na sua perseguição, ajudados por Frodo Zarco que impunha também ele ritmo, sem qualquer reserva. O trio algarvio levou o já curto grupo principal pelas sinuosas estradas serranas atè Gouveia, correndo diversos perigos e arriscando tudo. Os três homens do Tavira trabalhavam na perseguição No meio do espectáculo proporcionado atrás, quase todos se esqueceram dos fugitivos que discutiram a vitória na etapa O trabalho compensou já sobre a meta quando Hugo Sabido foi alcançado No final Frodo Zarco conseguiu alcançar Hugo Sabido e evitou perdas. Apenas Devenyns recuperou segundos e subiu lugares na classificação mas, como já foi referido, o belga não preocupa. As próximas etapas tudo decidirão. A Serra da Estrela fará a triagem de quem chegará ao contra-relógio com condições para discutir a Volta a Portugal. Falta saber como chegará Frodo Zarco a essa etapa. Boas pessoal! Mais um dia de intenso ciclismo. Hoje já houve montanha e ataques dos favoritos à camisola amarela, felizmente tenho uma grande equipa comigo que me ajudou a defender a liderança. O Hugo [sabido] mostrou que está muito forte com o ataque de hoje. Certamente será amanhã um dos protagonistas da etapa na subida à Torre. Estou ansioso, vai ser a primeira vez que o faço em competição. A ver vamos se as pernas correspondem após uma semana de corrida. Obrigado pelo vosso apoio! Frodo Zarco Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 15 Agosto 2013 O Sabido ainda pregou um susto. É o que dá só ter o Frodo mais dois para o trabalho duro, o controlo da corrida é muito mais precário. Mas conseguiste gerir bem o esforço de perseguição e apanhá-lo. Vamos ver é como corre a Torre... Compartilhar este post Link para o post
riquelme21 Publicado 15 Agosto 2013 Na Torre, o Zarco vai ter de assumir a corrida, provavelmente. Não sei se não era boa ideia colocares alguém na fuga para conseguires ir poupando a tua equipa. Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 15 Agosto 2013 Cagava-me todo se fosse eu que me tivesse de defender desse ataque :medinho: Acho que é por isso que às vezes me lixo, provavelmente tinha respondido ao ataque queimava o Zarco e depois ficava para trás. Compartilhar este post Link para o post
santi_07 Publicado 15 Agosto 2013 (editado) Fail :mrgreen: Editado 15 Agosto 2013 por joniricardo Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 16 Agosto 2013 O Sabido ainda pregou um susto. É o que dá só ter o Frodo mais dois para o trabalho duro, o controlo da corrida é muito mais precário. Mas conseguiste gerir bem o esforço de perseguição e apanhá-lo. Vamos ver é como corre a Torre... Mesmo. Tive de queimar os outros dois na penúltima montanha pois ninguém pegou na corrida. Estava com esperança que alguma equipa fizesse ritmo nessa subida para lançarem ataque na última subida e assim podia defender-me com o Livramento e o Casimiro na última montanha. Assim quando lá cheguei já estes estavam no vermelho e os ataques funcionaram. Só me safei porque no final os outros elementos do grupo sprintaram e o apanharam. Na imagem da chegada nota-se bem que o Frodo Zarco ficou na traseira do grupo, bem longe do Sabido. Na Torre, o Zarco vai ter de assumir a corrida, provavelmente. Não sei se não era boa ideia colocares alguém na fuga para conseguires ir poupando a tua equipa. O meu problema não será o controlo durante a etapa, aí os meus rapazes conseguem safar-se. No final é que reside o problema, não tenho nenhum trepador que safe o Zarco já na subida final. Só se o Livramento estiver num dia fantástico. Cagava-me todo se fosse eu que me tivesse de defender desse ataque :medinho: Acho que é por isso que às vezes me lixo, provavelmente tinha respondido ao ataque queimava o Zarco e depois ficava para trás. Mas respondes sempre, sem olhar ao ciclista? Pah, quando isto aconteceu vi que o Zarco já tinha os batimentos cardíacos elevados, uma resposta nestas condições ia fazer a barra desaparecer depressa sem grande ganho. Depois ainda havia uma descida para recuperar terreno, foi só uma questão de não entrar em pânico. Fail :mrgreen: :( :mrgreen: Vou fazer o resto da Volta. Já volto com novidades. Compartilhar este post Link para o post
santi_07 Publicado 16 Agosto 2013 :( :mrgreen: Vou fazer o resto da Volta. Já volto com novidades. Sry pah, ainda não tinha lido tudo não valia a pena comentar, agora que já li só tenho a dizer: Tira do fácil! :mrgreen: Agora a sério, muito boa Volta do Banco BIC-Carmim até agora, a vitória da Senhora da Graça do Frodo é incrível, mas infelizmente acredito que na Torre se vai afundar pela montanha a baixo, mas pode ser que nos surpreendas outra vez. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 16 Agosto 2013 Etapa 9: Oliveira do Hospital - Seia (Torre), 166 km Chegava o dia. A etapa da Torre. O final mais desejado pelos trepadores, em especial os portugueses... e o mais odiado por todos os que têm de subir os 25 km sem qualquer pretensão de a vencer. Estava tudo a postos: a estrada, o público, o sol. O calor abrasador de Agosto não quis deixar de marcar presença em tão solene ocasião. A saída de Oliveira do Hospital fez-se pelas 12h30. Imediatamente surgiram os primeiros ataques pelos masoquistas do costume, aparentemente alheios ao facto de irem escalar três contagens extensas durante a jornada: Portela do Arão, Lagoa Comprida e o Alto da Torre. Os primeiros "loucos" do dia, aos quais se juntariam mais tarde alguns outros Foram muitos os ataques que surgiram ainda antes da primeira montanha do dia. A imagem acima mostra a primeira fuga que se fixou, juntando-se-lhes depois muitos outros, entre os quais um nome ilustre: Delio Fernández Cruz, da OFM - Quinta da Lixa. Nenhum deles preocupava a Banco BIC - Carmim, pelo que a fuga prosperou. Isto apesar da dedicação de toda a equipa algarvia, unida e dedicada à tarefa de proteger e ajudar Frodo Zarco até aos limites das suas forças. Assim, e apesar do perfil da etapa desfavorecer a esmagadora maioria da equipa, todos fizeram a sua parte no trabalho de gestão do pelotão, inclusivé nas árduas subidas da Portela do Arão e até à chegada à Lagoa Comprida de onde se iniciava a longa descida rumo a Seia. Era um até já à Lagoa Comprida, em breve tornariam a passar aí - só que dessa vez ainda a subida estaria longe do final. Banco BIC - Carmim liderando o pelotão em prol de Frodo Zarco A descida para Seia é "manhosa" em determinados pontos, em especial quando os ciclistas passam por ela a "voar" sobre duas frágeis rodas. Não tardou muito a que um dos favoritos à vitória provasse o sabor do asfalto. O equipamento rasgado, as feridas abertas e o esgar de dor deixavam perceber quão doloroso é provar o tapete. Mattia Cattaneo no chão! A equipa de Frodo Zarco parou o trabalho em fair-play para com o italiano, mas outras ocuparam o seu lugar A Lampre tentou rebocar o seu líder até ao grupo principal mas era óbvio que tal não iria acontecer Já com três vitórias em etapa e quatro ciclistas bem colocados na classificação (Mattia Cattaneo, Winner Anacona, Daniele Pietropolli e José Serpa), a Lampre perfilava-se como a principal arma a ser utilizada contra a equipa de Tavira. Subitamente tudo mudou - a queda de Mattia Cattaneo obrigou os italianos a dividirem a sua equipa na tarefa de lutar pela vitória e apoiarem o azarado trepador, deixando então apenas dois homens no grupo de Frodo Zarco com capacidades para mexer na corrida: Winner Anacona e José Serpa. A demonstração de fair-play da Banco BIC - Tavira em decidir baixar o ritmo não encontrou paralelo noutras equipas. Não é uma atitude que se deva reprovar. No caso, as equipas que se assumiram no comando do grupo, em especial Onda e Caja Rural, tinham os seus lugares na classificação ameaçados pela presença de Delio Fernández na fuga, cuja vantagem superior a 10 minutos o colocava dentro do top 5 de forma provisória. Foi assim que o pelotão chegou a Seia. David Livramento, Henrique Casimiro e Daniel Mestre juntaram-se a Frodo Zarco, sendo aqueles que em princípio conseguiriam apoiar melhor o camisola amarela. Os restantes já se tinham superado para conseguir chegar a esta fase no grupo principal, e se o fizeram foi para apoiar Zarco e à custa de um esforço brutal. Nas primeiras inclinações ficariam para trás e fariam a subida a baixo ritmo, recuperando já para o dia seguinte. Marcos Garcia (Caja Rural) a impor ritmo nas primeiras rampas à saída de Seia O segundo classificado Pieter Serry parecia estar prestes a quebrar Mais um puxão de Marcos Garcia e o elástico de Serry quebrou A longa subida de Seia ao Alto da Torre tem vários pontos duríssimos, de elevada pendente, mas também alguns pontos de "descanso". A primeira parte é realmente "diabólica" e fará uma enorme escolha entre quem vai lutar pela vitória e quem não o fará. Os corredores serão depois saudados pelo público em Sabugueiro antes de retomarem nova agreste subida até à Lagoa Comprida, onde já passaram hoje. Daí até ao Alto da Torre faltarão perto de 10 kms. O que restava do pelotão entrou em Seia com a Caja Rural a destruir tudo e todos. Marcos Garcia não poupava esforços no que seria, provavelmente, trabalho em prol de André Cardoso, e muitos foram os nomes importantes a ceder logo nesta fase. Um deles surpreendeu, não por se esperar que pudesse vencer a etapa, mas porque quebrou cedo demais: Pieter Serry da Vacansoleil, que andou vários km na traseira do grupo no "vai não vai", até que (mais) uma aceleração de Marcos Garcia à saída do Sabugueiro o quebrou de vez. Frodo Zarco seguia, por agora, bem colocado na segunda posição. Ainda consigo, David Livramento e Henrique Casimiro procuravam ajudá-lo no que fosse possível, isto apesar de Henrique Casimiro já não parecer capaz de muito mais do que manter-se ali enquanto o ritmo não mudasse. De Frodo Zarco não se percebia o que estaria a sentir. Ora sentado, ora em pé, lá seguia pedalando na sua cadência rápida, pedalando mais que a maioria dos seus adversários. Um a um, o grupo foi diminuindo. Casimiro acabaria por ceder ao ritmo do grupo E pouco depois foi a vez de Livramento Já com a Lagoa Comprida em linha de vista, a equipa de Tavira cedeu finalmente. Henrique Casimiro e, principalmente, David Livramento, tudo tentaram para se manterem no grupo principal mas, eventualmente, o ritmo tornou-se demasiado elevado também para eles. Frodo Zardo, esse, continuava no grupo principal, espantando milhares de telespectadores e gerando a empatia e o apoio do muito público presente ao longo de toda a subida. Nesta fase já Pieter Serry, Ricardo Vilela, Mattia Catteneo e Dries Devenyns (2º, 3º, 4º e 5º na classificação geral) tinham cedido, pelo que o principal perigo vinha da pessoa de Hugo Sabido. O próprio Rui Sousa colocava agora o grupo em sentido, acelerando subida acima. Consigo seguiam já muito poucos: Frodo Zarco, André Cardoso, Winner Anacona, Hugo Sabido e Daniel Silva. O camisola amarela viu-se então obrigado a passar também pela frente, algo inesperado. Estreante na Volta, Frodo Zarco lá ia aguentando com os principais corredores para surpresa geral. O grupo chegava à Lagoa Comprida. Daí ao Alto da Torre havia ainda muito a percorrer. Muito a ganhar e também muito a perder. E então... Rui Sousa e Winner Anacona em nova aceleração Zarco cede terreno! O jovem Frodo Zarco cedeu, finalmente, às acelerações dos candidatos. Rui Sousa quebrou Frodo Zarco e Winner Anacona rapidamente o ajudou, cavando um espaço que o camisola amarela não conseguia fechar. O fosso foi crescendo, crescendo, metro a metro, segundo a segundo. Frodo Zarco seguia sozinho, com o público a tentar puxar por ele e o carro de apoio, atrás, a buzinar insistentemente. Na frente eram sempre os mesmos: Rui Sousa e Winner Anacona puxavam numa bem engendrada harmonia cujo objectivo seria fazer quebrar Hugo Sabido, principal beneficiário da situação de corrida por ser o melhor contra-relogista e também o melhor colocado na classificação. O grupo da frente voltou a ceder sob as acelerações do duo luso-colombiano. Daniel Silva e André Cardoso cederam; apenas Hugo Sabido ia aguentando o ritmo, suportanto tudo na certeza que será o grande vencedor da jornada. Frodo Zarco sofria atrás, sozinho. David Livramento fazia um esforço sobre-humano para o tentar ajudar mas, apesar de o ver à sua frente, não conseguia alcançá-lo. Após um período muito complicado em que Frodo Zarco perdeu cerca de meio minuto, eventualmente ele encontrou um ritmo certo que o levaria até à meta. Daniel Silva e André Cardoso, que perderam o contacto com o trio da frente, iam ficando cada vez maiores sob o ponto de vista de Frodo Zarco. Quase esquecido, Delio Fernández venceu isolado no Alto da torre Rui Sousa, Winner Anacona e Hugo Sabido a deixarem André Cardoso e Daniel Silva para trás; à distância vê-se Frodo Zarco e, pouco mais longe, David Livramento As distâncias na Serra da Estrela enganam; Daniel Silva parece estar já ali e no entanto está tão longe... Um último esforço e Frodo Zarco conseguiu, já sobre a meta, alcançar André Cardoso e Daniel Silva Ao cortar a meta, um esgotado Frodo Zarco teve de ser agarrado para não cair da bicicleta. Perdera 48 segundos para os principais candidatos mas segurou a camisola amarela pelo menos mais um dia. Os grandes vencedores da jornada acabaram por ser Delio Fernández, da OFM, que venceu no ponto mais alto de Portugal Continental, entrando no top10 da Volta a Portugal; e Hugo Sabido, que sem fazer muito por isso conseguiu ganhar tempo a Frodo Zarco, aproveitando a "boleia infernal" de Rui Sousa e Winner Anacona. Quatro homens separados por menos de um minuto e um surpreendente quinto lugar de David Livramento são os destaques da nova tabela classificativa. Isso e a camisola amarela ainda ser de Frodo Zarco! Boas pessoal! Está cumprida a jornada da Serra da Estrela. Hoje foi um dia terrível, muito calor, muita dureza, muitos ataques. Acabei por não suportar o ataque do Rui e do Winner e perdi tempo também para o Hugo. Consegui manter a camisola amarela, mas a vantagem desceu bastante. Amanhã vai ser difícil, mas não impossível. O ambiente da Serra é brutal. O público, a paisagem, a caravana, o momento quando finalmente cortamos a meta e temos a sensação de ter chegado ao ponto mais alto de Portugal Continental... Impossível descrever por palavras. Há dez dias se me tivessem dito que ia lutar pela vitória na Volta, eu ria-me. Afinal cá estou a lutar pelo título, vamos lá ver. Amanhã é dia de deixar tudo na estrada, sem reservas, tal como hoje. Torçam por mim! Frodo Zarco PS: Se olharem com atenção vêem um erro na DB: o Delio Fernández aparece como português ihih Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 16 Agosto 2013 Espero que o controlo após a etapa seja apertado. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 16 Agosto 2013 Foi o que disse. Se a equipa se portasse bem, o rapaz não ia perder a amarela na Torre. Se bem que no fim teve de ir sozinho, mas lá se safou. Agora no CR é que está complicado. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
riquelme21 Publicado 16 Agosto 2013 Foi mais ou menos como esperava, sendo que não contava também com tamanha prestação do Livramento. Ainda é possível aguentar a amarela! Eu acardito! :p Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 16 Agosto 2013 Ai que esse contra-relógio vai ser tão a matar... O antigo Frodo aguentaria bem os 45 segundos, vamos ver do que este é feito. Excelente gestão, dentro dos possíveis. Um milagre com a "equipa" que tens. Compartilhar este post Link para o post
santi_07 Publicado 16 Agosto 2013 Grande etapa do Zarco, perde tempo mas ainda consegue ter 45 segundos de vantagem para o segundo para o CR, o antigo limpava isto a brincar mas este aqui pode ser que também aguente a amarela :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
AriGold76 Publicado 16 Agosto 2013 Eish muito bom eu ainda nem sei fazer contra-relógios... :lol: Vê-se que jogas isso com prazer, boa sorte para o Zarco e que daqui a uns dias apareça uma vitória no tour! :mrgreen: :handclap: Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 17 Agosto 2013 Espero que o controlo após a etapa seja apertado. :mrgreen: Está tudo controlado *fliesaway Foi o que disse. Se a equipa se portasse bem, o rapaz não ia perder a amarela na Torre. Se bem que no fim teve de ir sozinho, mas lá se safou. Agora no CR é que está complicado. :mrgreen: Ele tinha de se fazer homenzito, não é o Wiggins, ora! Foi mais ou menos como esperava, sendo que não contava também com tamanha prestação do Livramento. Ainda é possível aguentar a amarela! Eu acardito! :p Verdade. Para isto também muito contribui estarem os dois no seu pico de forma e os outros, eventualmente, são capazes de não estar. O que atenua a diferença entre Frodo Zarco e David Livramento e os outros. Ai que esse contra-relógio vai ser tão a matar... O antigo Frodo aguentaria bem os 45 segundos, vamos ver do que este é feito. Excelente gestão, dentro dos possíveis. Um milagre com a "equipa" que tens. O outro ganhava-o :lol: Grande etapa do Zarco, perde tempo mas ainda consegue ter 45 segundos de vantagem para o segundo para o CR, o antigo limpava isto a brincar mas este aqui pode ser que também aguente a amarela :mrgreen: Lá está o que disse antes. Eish muito bom eu ainda nem sei fazer contra-relógios... :lol: Vê-se que jogas isso com prazer, boa sorte para o Zarco e que daqui a uns dias apareça uma vitória no tour! :mrgreen: :handclap: Obrigado :mrgreen: Uma coisa que não falei na actualização mais em detalhe, fiquei com pena do Cattaneo. É capaz de ser o melhor trepador na Volta e tinha uma equipa poderosa com ele. Imagino o Anacona e o Serpa a mexerem na corrida para lançarem o Cattaneo, tudo teria sido certamente diferente. Compartilhar este post Link para o post
marte Publicado 17 Agosto 2013 Ele tinha de se fazer homenzito, não é o Wiggins, ora! Queria ver se tivesses um Froome :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post