Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shabby

UEFA aceita Mundial no inverno

Publicações recomendadas

Se fosse noutro sitio que tivesse a mínima história no futebol, que não usasse trabalho escravo para fazer as obras, que não exigisse à maioria dos adeptos estrangeiros deslocações\estadias caras, que tivesse população nativa e nos arredores com capacidade para estar presente na prova e que não fosse acima de tudo para entreter meia duzia de endinheirados da região a coisa chateava muito menos.

Que visão tão arcaica da coisa. Por essa logica so haviam meia duzia de paises minimamente competentes para tal.

Em relação a condiçoes de trabalho e dita escravatura, sim era uma coisa a ter em atençao, mas que a FIFA pouco pode fazer e há com certeza entidades responsaveis por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode fazer sim, é cancelar o Mundial no Qatar caso haja escravatura. Que eu saiba uma organização mundial como a FIFA não deve compactuar com violações dos direitos humanos.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma vergonha. 'Topa tudo para encher os bol$os'

A única coisa positiva disto ser no Qatar são os projectos para os estádios. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Pode fazer sim, é cancelar o Mundial no Qatar caso haja escravatura. Que eu saiba uma organização mundial como a FIFA não deve compactuar com violações dos direitos humanos.

Isso tem piada, depois de me lembrar onde foi o último mundial

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

O SAS tem muita razão nos pontos em que tocou, mas o Kimi também levantou uma questão pertinente: com esta mentalidade de que o evento seja ou não rentável, só nos países de futebol é que se fazem competições destas... é um assunto ingrato.

Possivelmente o futuro passará por organizações partilhadas, como se pensa fazer com o Euro 2020. Não custa tanto ao país organizador, não se desperdiçam instalações...

Compartilhar este post

Link para o post

Não sendo em paises como portugal, e africa do sul, em que reina a corrupção e o compadrio, são muito poucos os estádio que ficaram deitados ao abandono depois de uma grande competição internacional.

Quando a FIFA exigia apenas 6 estadio, sendo que consideravam 8 o ideal, nós como sempre resolvemos fazer a coisa à grande e construir 10! Sendo que desses 10, 3 era mais que certos seriam elefantes brancos impossiveis de sustentar, o de Aveiro, o de Leiria e o do Algarve, esses 3 tinham tudo para dar barraca como deram, o unico que está sub-aproveitado, e porque aconteceu aquilo em 2004 era impensavel é o do Bessa, ninguem no seu prefeito juizo em 2004 diria que em 2012, o Boavista se ia encontrar a jogar nas ligas amadoras, sem antes ser acusado de consumir substâncias psicotropicas.

Todos os outros foram estadios bem construidos e que são devidamente aproveitados, tiveram derrapagens brutais, sem duvida, mas isso tem origem na nossa cultura de compadrio e corrupção.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sendo em paises como portugal, e africa do sul, em que reina a corrupção e o compadrio, são muito poucos os estádio que ficaram deitados ao abandono depois de uma grande competição internacional.

Quando a FIFA exigia apenas 6 estadio, sendo que consideravam 8 o ideal, nós como sempre resolvemos fazer a coisa à grande e construir 10! Sendo que desses 10, 3 era mais que certos seriam elefantes brancos impossiveis de sustentar, o de Aveiro, o de Leiria e o do Algarve, esses 3 tinham tudo para dar barraca como deram, o unico que está sub-aproveitado, e porque aconteceu aquilo em 2004 era impensavel é o do Bessa, ninguem no seu prefeito juizo em 2004 diria que em 2012, o Boavista se ia encontrar a jogar nas ligas amadoras, sem antes ser acusado de consumir substâncias psicotropicas.

Todos os outros foram estadios bem construidos e que são devidamente aproveitados, tiveram derrapagens brutais, sem duvida, mas isso tem origem na nossa cultura de compadrio e corrupção.

Não tens nenhum país (arrisco-me a dizer) "desenvolvido" em que a corrupção não esteja enraizada em todas as estruturas do poder.

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse ano não há CAN?

Não, a CAN acertou para ser em anos distintos do Mundial e EURO. A última foi em 2013, a próxima é em 2015 e por ai em diante.

Sou completamente contra este Mundial no Catar, pelas razões enumeradas pelo SAS, mas já que isso parece não mudar, esta é a melhor solução para termos um Mundial com um mínimo de qualidade futebolística.

Teria era de haver um acerto grande nos calendários, que afectaria a época seguinte também. Já que se o campeonato acabasse em Junho, a pré-época da outra não ia começar em Julho

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens nenhum país (arrisco-me a dizer) "desenvolvido" em que a corrupção não esteja enraizada em todas as estruturas do poder.

Não diria as coisas dessa forma!

Em todo o lado existe corrupção, mas em portugal está de tal forma generalizada e enraizada, que é perfeitamente normal, um deputado da Assembeleia da Republica, ter o seu escritorio de advocacia (onde vai fazer o seu part-time na hora do expediente), e conseguir no dia seguinte estar a aprovar leis de forma a favorecer os seus clientes, ou se não for para o seu escritorio fazer o seu part-timezinho, anda pelos corredores a arranjar maneira de que o "seu" escritorio seja o selecionado para emitir uns pareceres, tendo com isso direito a cobrar montantes obscenos ao erário público.

E isto passa-se à claras, à frente de toda a gente, por isso é perfeitamente normal, que se o exemplo vem de cima, seja depois seguido pelo resto do povo.

Compartilhar este post

Link para o post

Que visão tão arcaica da coisa. Por essa logica so haviam meia duzia de paises minimamente competentes para tal.

Em relação a condiçoes de trabalho e dita escravatura, sim era uma coisa a ter em atençao, mas que a FIFA pouco pode fazer e há com certeza entidades responsaveis por isso.

E é a realidade. A esmagadora parte dos países não tem capacidade financeira, humana e de manutenção de infraestruturas para organizar uma competição deste estilo.

Ao menos o Comité Olímpico Internacional ainda tem um bocadinho de bom senso.

E realmente a FIFA não quer saber de muita coisa. Bastou ver a realização do Mundial na Africa do Sul.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por essa altura devo ser o selecionador nacional e já estou a ficar um bocado chateado em ter de deixar o Benfica uns meses para ir jogar o Mundial...

Vou começar a época e depois f*dem-me o trabalho a meio?

Vão ficar sem selecionador a 1 semana da prova, ai vão!

Compartilhar este post

Link para o post

para demorar tanto tempo deves tar a fazer LLM

Compartilhar este post

Link para o post

E é a realidade. A esmagadora parte dos países não tem capacidade financeira, humana e de manutenção de infraestruturas para organizar uma competição deste estilo.

Ao menos o Comité Olímpico Internacional ainda tem um bocadinho de bom senso.

E realmente a FIFA não quer saber de muita coisa. Bastou ver a realização do Mundial na Africa do Sul.

Santo exagero.

Volto a repetir, nao faz sentido nenhum deixar a organizaçao de Mundiais para meia duzia de paises com capacidade em quase todos os pontos. Sendo uma competiçao a nivel mundial, é importante trazer o futebol a qualquer parte do globo, dar a conhecer o desporto a paises pouco familiarizados com isso e tentar enraizar isso, para alem das populaçoes locais terem oportunidade de assistir as maiores estrelas do futebol em campo.

Falas do COI, mas aposto que ninguém se opôs aos JO serem feitos em Pequim onde aquilo se levantam problemas bem maiores que o calor.

Compartilhar este post

Link para o post

Silvio-Berlusconi.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma dúvida o Mundial no Brasil também não vai interromper os campeonatos deles a meio?

acho que o Brasil, este ou o próximo ano vai ter o calendário como o europeu.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que o Brasil, este ou o próximo ano vai ter o calendário como o europeu.

Aliás todos os campeonatos da América do Sul devem ter de ajustar os calendários quando são os mundiais, penso eu...

A asneira já foi feita ao escolher o Qatar para organizar em 2022. Já que não se pode voltar atrás com a decisão pelo menos que se criem condições para que haja um Mundial dentro da normalidade e se tiver que ser no Inverno, que seja...

Compartilhar este post

Link para o post

Santo exagero.

Volto a repetir, nao faz sentido nenhum deixar a organizaçao de Mundiais para meia duzia de paises com capacidade em quase todos os pontos. Sendo uma competiçao a nivel mundial, é importante trazer o futebol a qualquer parte do globo, dar a conhecer o desporto a paises pouco familiarizados com isso e tentar enraizar isso, para alem das populaçoes locais terem oportunidade de assistir as maiores estrelas do futebol em campo.

Falas do COI, mas aposto que ninguém se opôs aos JO serem feitos em Pequim onde aquilo se levantam problemas bem maiores que o calor.

1º Vamos lá ver uma coisa, não estamos a falar de Marrocos, India, China, Russia, Turquia e, indo ao extremo, nem mesmo da Arábia Saudita, Irão ou Egipto (mais pela situação actual). Estes são todos países com os seus problemas mas no qual existe uma lógica desportiva para a realização de um mundial neles.

Estamos a falar de um pais sem qualquer tradição real no desporto, que não tem de facto população que justifique o argumento que apresentas (e na que tem só mesmo um grupo extremamente exclusivo pode pagar os bilhetes e ter esse tal privilégio), que obriga à deslocação\estadia longa e custosa da emagadora maioria dos adeptos estrangeiros e que é um pais sem campeonato ou estrutura inteira para suportar o que sobrar. Tanto que se tem falado em construir estádios móveis para depois poderem ser desmantelados e instalados noutros sítios.

Isto é apenas e só depositar a segunda maior competição desportiva no pais que pagou mais porque tem o apoio de magnatas e sheiks e que nem sequer tem uma componente desportiva que se possa apresentar.

E esta situação patética e ridícula do calendário é só o culminar do total absurdo do novo riquismo de uns quantos donos da região.

2º Apesar de JO e WC serem coisas diferentes, vou ser justo visto ter sido eu a fazer a comparação.

Os JO decorrem numa cidade e ainda por cima os jogos de Pequim foram numa das maiores metrópoles do planeta, num pais com uma riquíssima história desportiva que apresenta uma evolução continua e o investimento nos JO fica resumido a umas quantas instalações que servem um numero incontável de modalidades e que portanto não são limitativas.

Por isso é compreensível que se tenha JO em Pequim mesmo tendo em conta tudo o que de mau se vê na China.

Já eu não encontro a menor lógica que sustente a realização de uma WC em Doha ou mesmo no Dubai, Abu Dhabi ou Manam ali ao lado.

Só mesmo o dinheiro se encontra entre as condições necessárias para receber uma competição destas.

Para finalizar e para que fique claro, eu não tenho nada contra a realização de competições destas em lugares como Médio Oriente ou África.

Pelo contrário, espero que no futuro possam receber competições destas em condições mas por enquanto existem outros paises mais capacitados e que são claramente melhores para os adeptos do futebol do mundo inteiro.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás todos os campeonatos da América do Sul devem ter de ajustar os calendários quando são os mundiais, penso eu...

A asneira já foi feita ao escolher o Qatar para organizar em 2022. Já que não se pode voltar atrás com a decisão pelo menos que se criem condições para que haja um Mundial dentro da normalidade e se tiver que ser no Inverno, que seja...

Não vão a tempo???

É claro que vão a tempo de cancelar os jogos lá e realizarem noutro lado qualquer!

Ainda nenhum estádio está construido ou sequer começado, por isso eles não iam perder dinheiro nesse aspecto, alem disso faltam mais de 8 anos, se hoje fosse tomada a decisão de cancelar os WC no Qatar, e demorassem até ao inicio do mundial a decidir onde se realizariam os proximos, havia 8 anos para o pais organizador ter tudo pronto a tempo e horas, mesmo tendo em conta que os estadios teriam que estar prontos 1 ano antes do inicio, 7 anos para construir estadios e todas as restantes infraestruturas necessarias, era possivel em qualquer sitio que tivesse dinheiro para o fazer.

A não ser que quissem ir disputar o WC para Marte, porque ai só a viagem de ida demora 3 anos. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

A FIFA? Aquela organização que disse que a Taça das Confederações é mais importante que os protestos no Brasil e que apoiou a repressão das liberdades individuais durante o Mundial na Argentina? Claro que sim, claro que sim :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estamos a falar de um pais sem qualquer tradição real no desporto, que não tem de facto população que justifique o argumento que apresentas (e na que tem só mesmo um grupo extremamente exclusivo pode pagar os bilhetes e ter esse tal privilégio), que obriga à deslocação\estadia longa e custosa da emagadora maioria dos adeptos estrangeiros e que é um pais sem campeonato ou estrutura inteira para suportar o que sobrar. Tanto que se tem falado em construir estádios móveis para depois poderem ser desmantelados e instalados noutros sítios.

Isto é apenas e só depositar a segunda maior competição desportiva no pais que pagou mais porque tem o apoio de magnatas e sheiks e que nem sequer tem uma componente desportiva que se possa apresentar.

E esta situação patética e ridícula do calendário é só o culminar do total absurdo do novo riquismo de uns quantos donos da região.

2º Apesar de JO e WC serem coisas diferentes, vou ser justo visto ter sido eu a fazer a comparação.

Os JO decorrem numa cidade e ainda por cima os jogos de Pequim foram numa das maiores metrópoles do planeta, num pais com uma riquíssima história desportiva que apresenta uma evolução continua e o investimento nos JO fica resumido a umas quantas instalações que servem um numero incontável de modalidades e que portanto não são limitativas.

Por isso é compreensível que se tenha JO em Pequim mesmo tendo em conta tudo o que de mau se vê na China.

Já eu não encontro a menor lógica que sustente a realização de uma WC em Doha ou mesmo no Dubai, Abu Dhabi ou Manam ali ao lado.

Só mesmo o dinheiro se encontra entre as condições necessárias para receber uma competição destas.

1º Acho que era relevante mostrar dados que me provem que o Qatar tem uma discrepancia social tal que seja controlada por meia duzia de milionarios aborrecidos porque senao cai logo um argumento (quer dizer cai porque ja se disputou um Mundial Na Coreia e no Japao e apesar da diferença obvia de visibilidade, duvido que os preços variem de tal forma que os adeptos nao possam pagar).

2ºQatar, como potencia economica em crescimento, é do seu interesse querer mostrar ao mundo o que pode fazer e uma competiçao da envergadura do Mundial (alias ja receberam uma Taça da Asia e ja têm algumas instalaçoes) era perfeito para novas parcerias, quer impor uma tradiçao desportiva porque nao a tem e o futebol é uma forma perfeita de começar e nao ha grandes duvidas.

E falando novamente de Pequim, e tendo em conta a justificaçao que levou a mudança do Mundial, é incompreensivel estarem a fazer um big deal de todo o tamanho com o calor e mais nao sei o quê, quando ja se fizeram JO numa zona de fraca qualidade de ar que afecta a saude dos desportistas que praticamente nao têm forma de se preparem para aquilo e dos turistas e propria populaçao. E aqui pouco lhes vale serem um metropole, terem o desenvolvimento e historia.

Compartilhar este post

Link para o post

1º Acho que era relevante mostrar dados que me provem que o Qatar tem uma discrepancia social tal que seja controlada por meia duzia de milionarios aborrecidos porque senao cai logo um argumento (quer dizer cai porque ja se disputou um Mundial Na Coreia e no Japao e apesar da diferença obvia de visibilidade, duvido que os preços variem de tal forma que os adeptos nao possam pagar).

2ºQatar, como potencia economica em crescimento, é do seu interesse querer mostrar ao mundo o que pode fazer e uma competiçao da envergadura do Mundial (alias ja receberam uma Taça da Asia e ja têm algumas instalaçoes) era perfeito para novas parcerias, quer impor uma tradiçao desportiva porque nao a tem e o futebol é uma forma perfeita de começar e nao ha grandes duvidas.

E falando novamente de Pequim, e tendo em conta a justificaçao que levou a mudança do Mundial, é incompreensivel estarem a fazer um big deal de todo o tamanho com o calor e mais nao sei o quê, quando ja se fizeram JO numa zona de fraca qualidade de ar que afecta a saude dos desportistas que praticamente nao têm forma de se preparem para aquilo e dos turistas e propria populaçao. E aqui pouco lhes vale serem um metropole, terem o desenvolvimento e historia.

1º Migrants make up 94% of Qatar's workforce, yet have to contend with broken promises, low wages and squalid living conditions

Migrant workers like him keep Qatar going. There are now more than 1.2 million in this small emirate, making up 94% of the country's entire labour force and 70% of the population. In the next few years, as Qatar spends an estimated $100bn on infrastructure for the 2022 football World Cup and possibly as much again on a series of massive "green" industrial developments, the number of migrant workers residing in the country – named by Forbes this year as the world's richest per capita – is expected to triple or more.

But a new report, published to coincide with the opening of the climate talks, says the average migrant worker makes only $300 a month in a country where the average salary is 7,800 riyal (around $2,140) a month and gross national income per capita is well above $80,000.

Over the next few years they will build stadiums for the World Cup, an eco city for 200,000 people, a giant airport and metro, as well as some of the biggest gas plants in the world. But they have few rights, most live in squalid conditions, and have no voice to demand better conditions.

"Most arrive in the country heavily indebted, having borrowed from moneylenders or mortgaged their land to finance inflated travel and visa costs. Their passports are immediately and customarily confiscated and they are typically forced to sign a revised contract that pays them a significantly lower rate than was originally agreed," says the report.

It follows a July Human Rights Watch study, suggesting that many migrant labourers and unskilled workers are lured by "irresponsible companies who make false promises of big salaries and good conditions before withholding wages and taking away passports once the workers arrive".

http://www.theguardian.com/global-development/poverty-matters/2012/dec/04/qatar-migrant-workers-world-cup-preparations

E os sul coreanos e japoneses não são povos pobres.

2º A FIFA deve-se preocupar acima com o melhor para o futebol mundial e seus adeptos e deixar para segundo plano o marketing e os futuros negócios das empresas do Qatar. Quer dizer, devia mas com tanta alegação de corrupção pelos vistos encher os bolsos e deixar o futebol e os adeptos para segundo plano é mesmo a ideia.

3º O clima não é desculpa para nada porque é irrelevante se o campeonato era disputado no calor do verão ou no calor do inverno. O problema é mesmo o mundial ser onde é.

O facto de se ter que mudar um ou dois anos de calendários nacionais e internacionais é só a cereja no topo do bolo desta imbecilidade.

E já agora, eu também não fui grande defensor dos jogos em Pequim apesar de terem sido um belo espetaculo.

O que quis dizer (tal como referi no ponto 1) é que existem várias características que tornam um pais merecedor de receber uma competição do estilo e ai a China, mesmo falhando em vários pontos, apresentava outros que me levam a compreender a opção.

Para finalizar, eu não consigo entender como alguém pode defender este absurdo FIFA. É a derradeira prova de que é uma identidade ao serviço dos bolsos dos seus dirigentes.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Impor uma tradição desportiva? Isso soa-me tão mal.

Ou se tem tradição desportiva ou não se tem, não é algo que se possa impor ou importar. E os exemplos disto são milhares. Assim de cabeça, a América tem tradição no basebol e no futebol americano, a Índia e o Paquistão têm tradição no cricket, a Nova Zelândia tem tradição no rugby, e por aí fora. E portanto, faz sentido que as maiores competições mundiais desses desportos sejam organizadas nesses países, exactamente pela tradição.

Agora, acho que nem era preciso a pergunta, mas qual é a tradição que o Qatar tem no futebol? Nenhuma, 0, e isto parece-me unânime. Os melhores jogadores da selecção deles são naturalizados. E naturalizações tão forçadas que fazem a do Liedson aqui há uns anos parecer completamente natural e lógica. E o caminho deles, como já li algures, é insistir nisso nos próximos anos, de modo a aumentar a competitividade da selecção até ao Mundial. Comprar jogadores para a selecção, portanto.

Parece-me claro como água que a FIFA decidiu atribuir este Mundial ao Qatar apenas e só pela questão económica. Que é a que menos interessa aqui, para quase toda a gente. Excepto para a FIFA, que nem sequer se preocupou em perceber se estavam reunidas as condições meteorológicas (isto quase dava para rir se não fosse verdade) para o Qatar receber um Mundial, e que agora, para descalçar a bota, teve a brilhante ideia de mexer num calendário que estava bem, que está bem e que faz sentido, prejudicando todos os clubes, prejudicando todas as competições, apenas e só para encaixar à força o Mundial num país que não tem tradição nenhuma no futebol. Fabuloso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...