Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Acho que em vez do MAA devias usar um MC (defender) e o AC devia apoiar ou optares por um AvR (apoiar), Treq ou Falso 9. A estratégia já tem implícito uma intensidade alta, pode ser excessivo usar ainda mais intensidade.

Compartilhar este post

Link para o post

A jogar num 4-2-3-1 (2 mc's, 1mco e dois extremos) que funções é que se deve dar ao medio centro que queremos que faça a parte defensiva? Eu tenho medio centro-defender mas vejo-o por vezes demasiado avançado no terreno, ou desposicionado e a minha solidez defensiva ta a ficar pior

para jogares em 4231 tens que jogar com a defesa alta para que nao se crie um buraco entre linhas a equipa tem que estar compacta e esse mc a defender sobe pq ou provavelmente estas a jogar fluido e isso faz com que ele suba a jogar ao ataque ou entao tens a opçao mover-se das posiçoes acionada

Talvez colocar a instrução pressionar menos :wink:

isso seria sem bola, mas penso que ele se refere a quando tem bola, ou seja o mc sobe quando ele esta a atacar e ele quer que ele seja mais posicional

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com esta táctica no Portsmouth e agora que cheguei à BPL tenho-me deparado com a minha equipa a sofrer imenso e a marcar muito pouco, se ganhar é 1-0, se perder é por 3 ou 4.

Portsmouth_TaacutecticasEquipa_zpsa44e2409.png

Alguma ideia? PS: O moc não é "avançado Sombra", é Pivô Ofensivo, devo ter passado o scroll sem querer. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que jogar com uma estratégia atacante, dando grande poder de decisão a jogadores que devem ter fracos atributos mentais seja a melhor opção. Convém ter em linha de conta a competitividade da EPL (BPL ?????). A isto soma que tens demasiadas tarefas ofensivas, laterais altamente ofensivos que retiram linhas de passe aos centrais, deixando-os expostos à pressão adversária; um CJA que é também um jogador ofensivo, quando deverias ter um segundo médio com uma tarefa defensiva a fazer parelha com o CJ; o Jogador Alvo (como indica na descrição) é um jogador mais talhado para fazer dupla com outro avançado. Pressionar, jogar com a linha defensiva subida é um suicídio !!! Pensa talvez em baixar as linhas e fazer uma pressão mais a meio-campo, equipa compacta e apostar na saída rápida para o ataque (caso tenhas extremos rápidos).

Basicamente o teu problema é a táctica, além de mal estruturada, tem instruções pouco adequadas à realidade de uma equipa como o Portsmouth, enquanto equipa acabadinha de chegar à I divisão.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que jogar com uma estratégia atacante, dando grande poder de decisão a jogadores que devem ter fracos atributos mentais seja a melhor opção. Convém ter em linha de conta a competitividade da EPL (BPL ?????). A isto soma que tens demasiadas tarefas ofensivas, laterais altamente ofensivos que retiram linhas de passe aos centrais, deixando-os expostos à pressão adversária; um CJA que é também um jogador ofensivo, quando deverias ter um segundo médio com uma tarefa defensiva a fazer parelha com o CJ; o Jogador Alvo (como indica na descrição) é um jogador mais talhado para fazer dupla com outro avançado. Pressionar, jogar com a linha defensiva subida é um suicídio !!! Pensa talvez em baixar as linhas e fazer uma pressão mais a meio-campo, equipa compacta e apostar na saída rápida para o ataque (caso tenhas extremos rápidos).

Basicamente o teu problema é a táctica, além de mal estruturada, tem instruções pouco adequadas à realidade de uma equipa como o Portsmouth, enquanto equipa acabadinha de chegar à I divisão.

Muito obrigado, vou tentar mudar aqui algumas coisas, baixar as linhas e jogar mais no contra-ataque.

Btw, coloquei agora os meus médios a MC defender, e CJ apoiar, e o Pivo ofensivo passou a CjA :compinchas: Já o jogador Alvo era mais porque como tive um problema com PL's sobrou apenas o Kozak e ele joga melhor como jogador alvo e tentei coloca-lo a render, mas sem resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Que instruções devo dar a extremos (MOE/MOD) para que estes cruzem para o avançado e que tipo de avançado deverei escolher?

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei a jogar esta bodega logo quando saíu a versão Beta, já devo ter começado dezenas e dezenas, mais de uma centena de saves, pelo meio julgo que treinei algumas equipas pequenas e a prioridade nunca foi um modelo de jogo a la PG, pois se a coisa no FM já é complexa de reproduzir numa equipa de topo, muito mais é se tivermos a mania que somos o Brendan Rodgers no Swansea, portanto, a opção foi mesmo por atacar, rápido, com extremos e marcar mais golos que o adversário.

tens que terias que ajustar a tua estrategia as caracteristicas dos teus jogadores, ou entao contratares jogadores mais ao estilo do sistema que queres usar

Que instruções devo dar a extremos (MOE/MOD) para que estes cruzem para o avançado e que tipo de avançado deverei escolher?

extremos a apoiar ou extremos defensivos a apoiar sao os que estao mais talhados para ultrapassar o adversario e cruzar logo para os PL, convem teres um PL de area e que seja alto e bom de cabeceamento e finalizaçao, estilo cardozo

Compartilhar este post

Link para o post

extremos a apoiar ou extremos defensivos a apoiar sao os que estao mais talhados para ultrapassar o adversario e cruzar logo para os PL, convem teres um PL de area e que seja alto e bom de cabeceamento e finalizaçao, estilo cardozo

Mas que tipo de instruções devo dar aos extremos e ponta de lança?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que passa mais pela segunda opção! E até nem é só em equipas pequenas! Há equipas grandes em que os plantéis estão mais talhados para jogar em contra ataque ou em transições rápidas do que em posse. E acho que dá muito mais piada ir com calma e levar algum tempo até aplicares um sistema de posse. Por exemplo, começares numa equipa e aplicares um sistema mais vocacionado para o ponto forte da tua equipa, por exemplo, jogares em contra ataque e depois com o passar das épocas é ires melhorando o plantel, comprar/ treinar os jogadores para ficarem com as características que queres e depois ir implementado a posse aos pouco. Acho que assim dá muito mais piada! Num save que fiz com o Benfica, quando este tópico foi criado, joguei logo em posse e até nem me safei mal, ganhei td internamente e tinha sempre entre 60% a 65% de posse, às vezes mais. Mas depois cheguei à pré época para a 2º segunda época e pensei... É agora??? Que é que faço??? O objetivo já foi alcançado. Já tenho uma tactica de posse consistente. E perdi a vontade de jogar. :mrgreen:

Penso totalmente o oposto! Cada um tem as suas ideias e se derem resultados é pq são boas! è claro que ando a sofrer um bocado o meu Vitoria, mas prefiro assim...implementar um filosofia desde a base, trabalhar os jogadores para o tipo de jogo que quero....tenho tido alguns dissabores, mas teem me dado mais pica assim! Ver a equipa a evoluir e seguir a politica do Barça, apostando no recutramento de jovens para potencia los para a 1a equipa teem me da mt mais pica....mas digo que se calhar tenho mts mais dissabores!!

Compartilhar este post

Link para o post

O objectivo do extremo já é cruzar para o (s) avançado (s), principalmente com a tarefa de apoio, portanto, não necessita de instruções especiais para o fazer, é a função natural dele. À segunda pergunta, depende se jogas com 1 ou com 2 avançados.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que tipo de instruções devo dar aos extremos e ponta de lança?

nao parte somente das instruçoes insdividuias mas tambem colectivas, mas qualquer coisa desde genero, fintar mais cruzar na linha e cruzar para o jogador referencia vai fazer-te o extremos cruzarem mais

o avnçado se tiver a opçao jogador alvo vai chover cruzamentos para ele, mas tens que ter atençao para nao andarem sempre a fazer baloes para area vindos de zonas muito recuadas

em relaçao as intruçoes a aquipa tens que por enfrentrar a defesa e cruzar tenso e nao usares nem levar a bola ate a area nem manter a posse a bola

Compartilhar este post

Link para o post

Penso totalmente o oposto! Cada um tem as suas ideias e se derem resultados é pq são boas! è claro que ando a sofrer um bocado o meu Vitoria, mas prefiro assim...implementar um filosofia desde a base, trabalhar os jogadores para o tipo de jogo que quero....tenho tido alguns dissabores, mas teem me dado mais pica assim! Ver a equipa a evoluir e seguir a politica do Barça, apostando no recutramento de jovens para potencia los para a 1a equipa teem me da mt mais pica....mas digo que se calhar tenho mts mais dissabores!!

tu poderes implementar a estrategia que quiseres na equipa que quiseres desde que consigas jogadores com as caracteristicas certas para o estilo de jogo que pretendes, por exemplo se os teus jogadores forem rapidos mas nao forem muito tecnicistas nem bons de passe seria util usares uma estrategia de transiçao ofensiva rapida em contra ataque e vice versa se forem mais tecnicistas e bons de passe entao ai sim podes trabalhar a posse de bola, podes tambem usar os treinos mais adequados para a estrategia que pretendes, no caso da posse seria o controlo de bola, se o teu meio campo é mais forte do que o teu sector nas alas entao deverias optar por jogar pelo meio, ao contrario se vires que es mais forte nas alas do que no miolo entao devias jogar pelos flancos, se tens um PL alto e forte e bom finalizador devias jogar com cruzamentos para a area, se tens um PL mais movel e com tecnica entao devias trabalhar mais a bola na caixa e por ai a vai...se tens um jogador criativo e bom de passe entao devias usar um organizador de jogo, senao tens nenhum jogador com essas caracteristicas entao nao devias usar nenhum organizador, se os teus jogadores tem baixos niveis mentais deves optar por uma estrategia mais rigida, se os teus jogadores sao dotados mentalmente entao podes dar mais fluidez e creatividade a equipa. é uma questao de ires analisar o teu plantel e escolheres os jogadores certos para as posiçoes que pretendes e a estrategia certa, no caso do setubal para jogares em posse penso que teras que ir tendo paciencia a construir a equipa ate conseguires encaixar as pedras todas no devido lugar

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

já alguem sabe como defender as bolas paradas de forma eficaz?

a uma estrategia prai ja li no fm base metem 2 gajos ao 1 poste etc tens que pesquisar la

Compartilhar este post

Link para o post

a uma estrategia prai ja li no fm base metem 2 gajos ao 1 poste etc tens que pesquisar la

já pesqueisei nao encontro para esta patch, se puderes dar uma ajudinha agradecia

Compartilhar este post

Link para o post

Nos cantos defensivos basta colocar um jogador ao 1º poste, outro ao 2º poste e um à entrada da área, os restantes é apenas dar a instrução Vir Atrás, para que a marcação seja à zona. Mais simples do que isto, não há... agora se o pessoal pensa que deixa de sofrer golos de cantos, então o problema é pensar assim, não é um problema do FM

Compartilhar este post

Link para o post

Nos cantos defensivos basta colocar um jogador ao 1º poste, outro ao 2º poste e um à entrada da área, os restantes é apenas dar a instrução Vir Atrás, para que a marcação seja à zona. Mais simples do que isto, não há... agora se o pessoal pensa que deixa de sofrer golos de cantos, então o problema é pensar assim, não é um problema do FM

e de livres indirecto como são as instrucções?

Compartilhar este post

Link para o post

ainda da para fazeres melhor que isso da para meter mais que um a entrada da pequena area, ha para ai um toturial a ensinar como se faz, eu tenho usado e raramente sofro golos de canto

Compartilhar este post

Link para o post

e de livres indirecto como são as instrucções?

Faz sempre marcação à zona, optar por marcações h*h é um erro. Basta que olhes para o futebol actual, nenhuma equipa mesmo em divisões inferiores utiliza marcações h*h.

ainda da para fazeres melhor que isso da para meter mais que um a entrada da pequena area, ha para ai um toturial a ensinar como se faz, eu tenho usado e raramente sofro golos de canto

Tenho ideia disso, acho que andam ou andavam por aí umas técnicas malucas. Basta marcação à zona com um homem à entrada da área e (opcional) um ficar à frente.

Compartilhar este post

Link para o post

entao diz la como seriam essas intrucções

Compartilhar este post

Link para o post

Não há instruções mágicas companheiro, a melhor opção é colocares os jogadores a fazer marcação à zona e mesmo assim vais sofrer algum golo de canto.

Compartilhar este post

Link para o post

o toturial esta ai numas paginas atras, senao estou em erro é neste topico, tens que ir onde diz cantos defensivos, depois metes o visto no jogador e a seguir escolhes a posiçao que queres que ele ocupe a defender o canto, a seguir tiras o visto no jogador e na posiçao e voltas a fazer o mesmo noutro e por ai adiante e depois de ja estarem todos metes o visto so nas posiçoes e ja esta, assim consegues por mais que um jogador a entrada da area como mete a AI quando estas a marcar um canto contra eles, nos cantos atacar fazes a mesma coisa se quiseres por mais do que um jogador a saltar com o GR

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

o toturial esta ai numas paginas atras, senao estou em erro é neste topico, tens que ir onde diz cantos defensivos, depois metes o visto no jogador e a seguir escolhes a posiçao que queres que ele ocupe a defender o canto, a seguir tiras o visto no jogador e na posiçao e voltas a fazer o mesmo noutro e por ai adiante e depois de ja estarem todos metes o visto so nas posiçoes e ja esta, assim consegues por mais que um jogador a entrada da area como mete a AI quando estas a marcar um canto contra eles, nos cantos atacar fazes a mesma coisa se quiseres por mais do que um jogador a saltar com o GR

uhm nice

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...