Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Os mercados até parecem gostar disto como está, tipo "isso, não mexe!" :)

Quanto mais mexem mais estragam.

E não me passa pela cabeça que o Cavaco não indigite o Passos, nem coloco essa hipótese.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa lá mas é claro como tudo que um governo do Passos é mais provável cair que um do Costa. Era insólito veres deputado a votar contra o programa de governo liderado pelo seu partido.

Não é assim tão simples. Basta te dizer que vários militantes do PS preferem os acordos com o PSD e CDS do que com o BE e PCP. Ora, uma vez que acordos à Esquerda implicam certamente que o PS deixei cair uma ou outra ideia, os deputados podem perfeitamente viabilizar um Governo do PSD pelo simples ato de se absterem, que está no seu total direito.

Compartilhar este post

Link para o post

E não me passa pela cabeça que o Cavaco não indigite o Passos, nem coloco essa hipótese.

hmmm tou quase quase a fazer uma aposta, só não me chego à frente porque as odds são baixas...

Não é assim tão simples. Basta te dizer que vários militantes do PS preferem os acordos com o PSD e CDS do que com o BE e PCP. Ora, uma vez que acordos à Esquerda implicam certamente que o PS deixei cair uma ou outra ideia, os deputados podem perfeitamente viabilizar um Governo do PSD pelo simples ato de se absterem, que está no seu total direito.

Hmmm, a única dúvida é quem seria o líder do PS no caso de o Passos ser PM, e se chegaria a tempo de evitar a sede de sangue do Costa, o que não me parece provável. Há dúvidas que a esquerda se mantenha unida para manter um governo PS, e por quanto tempo, mas não há grandes hesitações em dizer que era garantido que mandariam o governo da coligação abaixo à primeira hipótese e ainda discutiam uns com os outros o clássico "fui eu! fui eu!" :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Metade tá resolvido, é só ver o mesmo efeito numa hilux do ISIS que fico descansado por décadas 8-)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

verdade, mas ao fim de 4 anos toda a gente diz o mesmo: "sim, e?"

A verdade é que se está a formar a tempestade perfeita para o PS. Se a Catarina for metade do que penso (pensamos) vai conseguir provar que o bloco evoluiu, sabe decidir e não é o bicho papão que os jornais tentam mostrar.

fico a imaginar o que pensam os comentadores profetas da desgraça das contas públicas, passamos de quase caos a uma situação em que a especulação parece não se assustar com um governo apoiado por BE e PCP. como eu sempre disse, quando há guito e contas arrumadas, a democracia é tolerada :mrgreen:

Fizeram as bases, ninguém discute. Mas a arrumar a casa, fizeram-no à bruta, partiram braços e pernas aos habitantes, meteram a avó a dormir no anexo onde chove, os putos comem pão sem nada e vai tudo a pé para o trabalho a 400€ a recibos verdes. A família até sente que tinha que ser feita alguma coisa, mas assim à bruta ficam f*didos.

Peguei nestes posts, como podia ter pegado em outros. Quase tudo o que tu vais escrevendo aqui, eu concordo em absoluto! Como eu, provavelmente há mais gente aqui e que mesmo assim votou na PàF. Isto, porque a única coisa que nos distingue, nesta altura, (parece-me ser) as expectativas relativamente às alternativas. Eu votei por achar que os outros fariam ainda pior, provavelmente tu votaste noutros (se já o disseste aqui, não me lembro :biggrin: ) porque achas que as alternativas podem fazer melhor. Acho que é justo dizer que, nesta altura, ainda nenhum de nós pode afirmar ter razão :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu votei por achar que os outros fariam ainda pior, provavelmente tu votaste noutros (se já o disseste aqui, não me lembro :biggrin: ) porque achas que as alternativas podem fazer melhor.

Por acaso votei em branco com costume dos últimos 20 anos em quase todas as eleições (excepções para o Guterres no 1º mandato, a Ferreira Leite, o Alegre sem o PS, o Nobre, o PCP quando a minha mulher estava na lista para a assembleia municipal e o bloco quando prometeu reabrir o Pq campismo em Tomar).

Porque ser menos mau que os outros para mim não chega. Mas também te digo que se o AC tivesse dito que se perdesse mas houvesse maioria de esquerda, seguiria este caminho, não sei não... :mrgreen:

edit: já me esquecia, votei no passos por medo que o pinóquio ganhasse :facepalm:

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Um Governo de esquerda, com PS, BE e PCP, não sei até que ponto é mais instável que um governo minoritário da PaF. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Melhor não está, mas está em melhores condições de melhorar. Ou seja, quem for Governo agora, seja quem for, terá tarefa muito mais facilitada do que há 4 anos.

Devido às condições internacionais. O que é que melhorou por intervenção directa do governo?

Não seria nada de novo, e neste caso nem seria nada que admirasse dada a divisão que existe neste momento no PS e as diferenças demarcadas entre o PS e o BE e CDU. Há que não esquecer, que um acordo pode significar abstenção ao invés de rejeição de um dos outros partidos do bloco em legislação com a qual não concordem ideologicamente, deixando o voto aberto para a rejeição maioritária, visto que a PàF tem mais deputados que dois dos três partidos de esquerda juntos. Teriam de ser os três em conjunto a passar qualquer legislação, dois não chegam. Basta um abster-se que lá se vai a estabilidade. Portanto, essa estabilidade não é assim tão clara como queres dar parecer.

Estabilidade era um governo de maioria relativa da coligação com acordos pontuais com o PS.

Não era nada de novo? Quando é que um governo caiu com votos dos próprios deputados?

Mas qual estabilidade? A dúvida agora é se o governo é imediatamente chumbado na assembleia ou não...

Nem devia responder-te mas enfim, continuas a dizer mais coisas acertadas que tonteiras, e ainda pertences à minoria que sabe explicar o que pensa :mrgreen:

há guito nas contas públicas e nas contas nacionais. achas que a especulação/mercados se estão minimamente a preocupar se esse dinheiro chega às pessoas? menos pobreza e menos fome, com balança comercial negativa de milhares de milhões e défice de 7 ou 8 dá juros altos. E o que temos, mesmo nesta indefinição, é juros baixos. Há mão forte do BCE nisto, verdade, mas se houvesse preocupação os juros disparavam. Por isso é que digo que a democracia está a funcionar (mesmo que não concorde com a abordagem) e os mercados toleram, porque há guito. Se não houvesse, até podiam indigitar o PM na própria noite das eleições que a especulação respondia mal e brutalmente.

Concluindo se fosses investidor e pudesses investir num país com os mesmos indicadores que Portugal em 2011 e hoje qual é que escolherias?

Para mim é simples. Acho que um governo formado por partidos maioritários na assembleia tem menos probabilidade de cair que um formado por minoritários. Os deputados podem perfeitamente fazerem o que quiserem, mas depois têm de lidar com as consequências. E esse é capaz de ser o problema, porque não tenho dúvidas que não fosse isso e arranjavam os 8 na boa...

Por acaso votei em branco com costume dos últimos 20 anos em quase todas as eleições (excepções para o Guterres no 1º mandato, a Ferreira Leite, o Alegre sem o PS, o Nobre, o PCP quando a minha mulher estava na lista para a assembleia municipal e o bloco quando prometeu reabrir o Pq campismo em Tomar).

Porque ser menos mau que os outros para mim não chega. Mas também te digo que se o AC tivesse dito que se perdesse mas houvesse maioria de esquerda, seguiria este caminho, não sei não... :mrgreen:

edit: já me esquecia, votei no passos por medo que o pinóquio ganhasse :facepalm:

Ferreira Leite? Mas afinal acreditas no trickle-down? Ai essa cabeça de giz.. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não era nada de novo? Quando é que um governo caiu com votos dos próprios deputados?

Mas qual estabilidade? A dúvida agora é se o governo é imediatamente chumbado na assembleia ou não...

Nunca, nem eu disse nada isso. Eu falei em votos na AR, porque o programa até pode passar, mas depois o problema é o que acontece depois disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca, nem eu disse nada isso. Eu falei em votos na AR, porque o programa até pode passar, mas depois o problema é o que acontece depois disso.

Eu disse que era insólito veres deputado a votar contra o programa de governo liderado pelo seu partido e tu disseste que não seria nada de novo.

Não vai haver nenhum governo estável. Mas a mim parece-me infinitamente mais estável um governo que é formado por partidos com a maioria dos deputados no parlamento, do que um governo que para sobreviver à nascença precisa de dissidentes de outro partido. Ou não?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Os bolds são engraçados :mrgreen:

Já votavas no primeiro mandato do Guterres... tinha-te por um gajo bem mais novo, tipo 28 ou 29. Não sei se é elogio ou não :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu disse que era insólito veres deputado a votar contra o programa de governo liderado pelo seu partido e tu disseste que não seria nada de novo.

Não vai haver nenhum governo estável. Mas a mim parece-me infinitamente mais estável um governo que é formado por partidos com a maioria dos deputados no parlamento, do que um governo que para sobreviver à nascença precisa de dissidentes de outro partido. Ou não?

Não me estava a referir ao programa, mas sim ao governo em si.

Sim, é mais estável, nem eu disse o contrário. Só disse que haveriam bastantes incógnitas mesmo nesse cenário e que seria preferível um governo PàF com acordos pontuais com o PS.

Compartilhar este post

Link para o post

Se estivesses no lugar de quem disse: “É extremamente desejável que o próximo Governo tenha um apoio maioritário e consistente na Assembleia da República” não empossavas uma solução de governo com apoio maioritário? :-k

Não os empossava em primeiro lugar e penso que justifiquei o porquê no post que fiz. Acho que PS, BE e CDU devem apresentar as suas motivações para proceder a uma moção de rejeição ao Governo PSD/CDS-PP. Pelo menos, devem essa explicação ao povo português, não se faz cair um Governo só porque sim, há questões por detrás dessa decisão que devem ser tornadas públicas e o melhor local para o fazer será na casa da democracia - a Assembleia da República.

Portanto, acho que o triunvirato da esquerda tem que se legitimar perante os portugueses, através da apresentação de uma moção de rejeição e das justificações que desta advém, antes de ser empossado como Governo.

Depois disso, procedia à nomeação do PS, BE e CDU como Governo. Parecendo que não e esta é uma questão de merece reflexão, PSD/CDS-PP foram a força política mais votada nas eleições e há que esclarecer aos portugueses porque esta força deve ser rejeitada e os motivos que levaram ao surgimento de uma maioria de esquerda.

A meu ver é uma questão de democracia. Na minha opinião, todas as decisões tomadas pelos partidos e PR devem ser justificadas aos portugueses, decidir só porque sim, quanto a mim, não tem qualquer espírito democrático.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que a solução encontrada serve melhor o Costa do que o PS (já que o programa era bastante mais próximo do da PàF do que dos outros partidos), isto, partindo do pressuposto que o PS vai ceder substancialmente, claro :)

Tentar um entendimento à direita servia melhor os interesses do PS? Até podes ter razão, mas parece-me altamente discutível...Na Grécia, com o PASOK, essa ideia não correu lá muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Devido às condições internacionais. O que é que melhorou por intervenção directa do governo?

Mas tu vens aqui todos os dias dizer as mesmas coisas e fazer as mesmas perguntas?

Porra já não há paciência, vai umas páginas atrás, já te responderam a essa pergunta inúmeras vezes. E o pior é cada vez que alguém já não tem paciência para te responder sempre ao mesmo vens sempre com o choro "pois, dizem que melhorou mas nem sabem o quê, é a campanha do medo!!!!"

Compartilhar este post

Link para o post

Fizeram as bases, ninguém discute. Mas a arrumar a casa, fizeram-no à bruta, partiram braços e pernas aos habitantes, meteram a avó a dormir no anexo onde chove, os putos comem pão sem nada e vai tudo a pé para o trabalho a 400€ a recibos verdes. A família até sente que tinha que ser feita alguma coisa, mas assim à bruta ficam f*didos.

Ninguém disse o contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

o0npz5.png

O Francisco sou eu. A outra interveniente tem um Mestrado em Gestão numa das melhores universidades Portuguesas e trabalha actualmente num banco.

O que é que um gajo responde a isto? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Rabobank "reticente" em apostar na dívida nacional devido à "incerteza política"

"Claramente, a possibilidade de uma coligação de esquerda aumentou", diz o banco de investimento, salientando que o risco de concessões à austeridade exige cautela na aposta em dívida de Portugal.

PSD e CDS-PP ganharam as eleições em coligação, mas sem maioria absoluta. Mas o PS está a conseguir acordos com os partidos de esquerda, sendo que a possibilidade de esta aliança à esquerda está a aumentar. E isso leva o Rabobank a alertar os investidores sobre o investimento na dívida nacional. Com tanta "incerteza política", o banco de investimento diz estar "reticente" em manter uma posição longa nas obrigações do Tesouro.

"No caminho para as eleições pensávamos que a ameaça às obrigações portuguesas estava limitada já que tanto a coligação [Portugal à Frente] como o PS defendiam medidas que suportavam a austeridade e uma coligação à esquerda parecia improvável. Contudo, claramente essa possibilidade de uma coligação de esquerda aumentou", diz o banco de investimento numa nota obtida pelo Negócios.

E para conseguir essa coligação de esquerda, "o PS deverá fazer algumas concessões na austeridade à CDU e ao BE", nota, o que poderá fazer aumentar a tensão no mercado de dívida nacional. A acontecer esta coligação de esquerda, "ficaríamos muito reticentes em entrar em posições longas [apostar na valorização dos títulos] em Portugal enquanto esta incerteza política permanecer", remata o Rabobank. Mesmo com o BCE no mercado.

O banco nota que esta terça-feira, 20 de Outubro, foi "relativamente calma em termos de ‘spreads’ face à dívida alemã, mas as notícias de Portugal [de um crescente entendimento entre o PS e os restantes partidos de esquerda] está a levar a um aumento do prémio de risco da dívida portuguesa face à alemã".

O "spread" da dívida portuguesa face às "bunds" está a subir 5,5 pontos. Está em 184,7 pontos base, com a taxa a 10 anos a agravar-se em 3,1 pontos para 2,45%, enquanto a "yield" da dívida da maior economia da Europa, a da Alemanha, está a cair. A taxa a 10 anos desce 2,2 pontos para 0,604%.

Jornal de Negócios

Devem estar com medo que lhes vão ao cu rimshot.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...