whatever Publicado 19 Setembro 2015 (editado) À página anterior, à média das 5 sondagens. As sondagens fazem uma margem de erro, normalmente com uma previsão de acerto de 95%, logo há 5% de hipótese de erro. A margem de erro é uma coisa o nível de confiança é outra, o erro da sondagem do Expresso, por exemplo, é dois qualquer coisa. Editado 19 Setembro 2015 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 19 Setembro 2015 Agora na SIC estavam lá a falar de sondagens. E estava o ROC, o que é um problema para mim pois não o consigo levar a serio, apesar de até ter falado coisas interessantes. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 19 Setembro 2015 Agora na SIC estavam lá a falar de sondagens. E estava o ROC, o que é um problema para mim pois não o consigo levar a serio, apesar de até ter falado coisas interessantes. Ele supostamente ganha a vida com aquilo é bom que saiba alguma coisa. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 19 Setembro 2015 A margem de erro é uma coisa o nível de confiança é outra, o erro da sondagem do Expresso, por exemplo, é dois qualquer coisa. Sim, tens razão, queria dizer nível de confiança, acho que deu para perceber, não estou ao corrente dos termos :biggrin: Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 19 Setembro 2015 Basta-me ver o que aconteceu nas eleições Gregas e sobretudo nas Britânicas para não perder 1 segundo com sondagens. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 19 Setembro 2015 Eu também não gostava do ROC pelo que ele fez no Sporting mas é um gajo muito bom no que toca à política e sobretudo sondagens. O ROC está ligado também ao PS, há uns anos apresentou uma moção juntamente com o António Rebelo de Sousa(professor de economia e irmão do Marcelo) da chamada ''ala mais à direita do PS''. Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 19 Setembro 2015 Antifa, como estão as eleições na catalunha? A coligação na qual está inserida o Podemos e os Verdes também é a favor da independência? Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 19 Setembro 2015 Basta-me ver o que aconteceu nas eleições Gregas e sobretudo nas Britânicas para não perder 1 segundo com sondagens. Nas eleições gregas ou no referendo? Nas eleições gregas elas acertaram (deram a vitória do Syriza), em Portugal, França, Reino Unido (sim, no Reino Unido), EUA, Espanha, Alemanha, não têm falhado. Estudos de opinião de referendos não costumam resultar, devido à natureza dos mesmos, pelo contrário sondagens em eleições legislativas/presidenciais costumam, e aliás, é mito que no Reino Unido falharam, a maior parte das sondagens acertaram no resultado, Vitória dos Conservadores, apenas 6 em 26 falharam, queres algo mais credível? https://en.wikipedia.org/wiki/Opinion_polling_for_the_2015_United_Kingdom_general_election Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 19 Setembro 2015 (editado) Claro que falharam no RU: http://www.publico.pt/mundo/noticia/como-e-que-as-sondagens-no-reino-unido-puderam-estar-tao-erradas-1694985 A partir do momento em que em 2015 as sondagens estão agarradas a amostras de população com telefone fixo têm de ser olhadas com grande cautela. Acreditar em sondagens só mesmo à boca de urna. Editado 19 Setembro 2015 por whatever Compartilhar este post Link para o post
Stout Publicado 19 Setembro 2015 Essa pergunta, da forma que está colocada, até é capaz de ter resposta. O verdadeiro problema seria se, após a fazeres, acrescentasses: "não vale números!". E antes que seja mal interpretado, não, não estou a dizer que os números não contam a história. Mas só contam uma parte dela. Como o Vítor Gaspar descobriu de forma abrupta, por exemplo. Vale números. O problema é que nem isso... Se alguém que vote PSD me quiser elucidar: O que é que funciona/está melhor hoje do que em 2011 e se pode atribuir à acção do governo? Estou a ser injusto se disser que a maior parte dos Portugueses vive pior hoje do que em 2011? A nossa dívida era mais sustentável em 2011 a menos de 110% do PIB ou hoje perto os 130%, mesmo depois de o estado ter vendido activos no valor de milhares de milhões de euros? Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 19 Setembro 2015 Está um senhor na RTP2 a falar sobre sondagens e a descredibilizar (justificando) as ultimas sondagens. Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 19 Setembro 2015 (editado) Está um senhor na RTP2 a falar sobre sondagens e a descredibilizar (justificando) as ultimas sondagens. Ai é? Então qual é o cenário mais provável? Maioria Absoluta do PS ou da coligação ( partindo do ponto de partida que as sondagens estão erradas)? EDIT: Resultado das eleições da Grã-Bretanha 2015: 36.9% Conservadores 30.4% Trabalhistas 7.9% Liberais Sondagem de 06-05-2015: 37.0% Conservadores 31.0% Trabalhistas 10% Liberais Digam-me, onde está a p*ta da surpresa???? Editado 19 Setembro 2015 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Setembro 2015 parte da explicação para o terramoto que se está a formar é tendência natural do ser humano para recusar a realidade quando as notícias são más. tira capacidade de reacção e a mudança indesejável ganha momentum por inércia de quem se pode opor... Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 19 Setembro 2015 (editado) Ai é? Então qual é o cenário mais provável? Maioria Absoluta do PS ou da coligação ( partindo do ponto de partida que as sondagens estão erradas)? Vê o programa que ele justifica porque é que as descredibiliza. http://www.rtp.pt/play/p1716/jornal-2 Editado 19 Setembro 2015 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 19 Setembro 2015 Vê o programa que ele justifica porque é que as descredibiliza. http://www.rtp.pt/play/p1716/jornal-2 Diz-me em que minuto, não estou para ver isto tudo do início ao fim. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 19 Setembro 2015 Podias procurar. 15 minutos +/-. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 19 Setembro 2015 Claro que falharam no RU: http://www.publico.pt/mundo/noticia/como-e-que-as-sondagens-no-reino-unido-puderam-estar-tao-erradas-1694985 A partir do momento em que em 2015 as sondagens estão agarradas a amostras de população com telefone fixo têm de ser olhadas com grande cautela. Acreditar em sondagens só mesmo à boca de urna. por acaso não ligo muito aos valores das sondagens, para cada 1 que acertam falham em 3 ou 4, e se considerarmos os 3% (às vezes 5%) de erro técnico, então simplesmente não querem dizer nada. mas ligo muito às evoluções / tendências quando comparamos valores ao longo de 3 ou 4 semanas. e também quando têm os valores da abstenção, aí já as considero muito úteis. por exemplo, a coligação está a subir nas sondagens mas na realidade está praticamente com os mesmos votantes que há 1 mês, há é muito voto PS que se está a transformar em abstenção, que pelo andar da carruagem vai bater records. não estão a conseguir mobilizar os descontentes que não costumam votar, e só podem ganhar com eles, ou acordam já e mudam a abordagem... Compartilhar este post Link para o post
Ticampos Publicado 20 Setembro 2015 (editado) O Daniel Oliveira está a dizer que as sondagens em 2011 deram um empate que não ocorreu, ele não está bem informado sobre o assunto ou está a deturpar, todas as sondagens excepto 3 de 29, entre 6 de Maio a 4 de Junho deram a vitória do PSD e a última a dar a vitória do PS foi da Católica :estrelas: Editado 20 Setembro 2015 por Ticampos Compartilhar este post Link para o post
Resende93 Publicado 20 Setembro 2015 Uma cena curiosa, dos 3 fóruns que vi, (este, o chup*-m*s e o PCM-Portugal) nenhum nas votações sobre legislativas que têm dão preferência ao PS, os partidos mais votados são quase sempre a coligação e o PCP o que é muito curioso, dado que todos estes fóruns são frequentados por malta jovem. Btw, eu não dou muita credibilidade a estas sondagens. Amostra muito baixa e por chamada telefónica apenas. Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 20 Setembro 2015 Por curiosidade, quem daqui está ou já esteve filiado em algum partido político? Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Setembro 2015 Amostra muito baixa As amostras são suficientes. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Setembro 2015 (editado) Vê o programa que ele justifica porque é que as descredibiliza. http://www.rtp.pt/play/p1716/jornal-2 Em relação às dúvidas do senhor sobre os mandatos, as sondagens capazes são naturalmente estratificadas por região. Agora em relação aos indecisos tem toda a razão. EDIT: Quem é que teve a ideia peregrina de meter o imbecil do Pinto Coelho no jornal da manhã na SIC Notícias? Eu sei que a SIC não tem problemas em meter a porcaria toda nos programas da manhã, achava era que já se tinha batido no fundo com as bruxas não era preciso esforçarem-se para fazer pior. Editado 20 Setembro 2015 por whatever Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 20 Setembro 2015 (editado) EDIT: Quem é que teve a ideia peregrina de meter o imbecil do Pinto Coelho no jornal da manhã na SIC Notícias? Eu sei que a SIC não tem problemas em meter a porcaria toda nos programas da manhã, achava era que já se tinha batido no fundo com as bruxas não era preciso esforçarem-se para fazer pior. Juro que liguei a TV há 5 minutos, vi o gajo na SIC Noticias a falar e a pivot a tentar fazer uma cara séria para não se rir da cara do tipo e desliguei logo. É que nem dá para fazer outra coisa. Editado 20 Setembro 2015 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 20 Setembro 2015 Eu meti para trás e isto é só rir, então ele a dizer que em Portugal vai de certeza acabar por acontecer o mesmo que em França com a implementação da FN. :lol: Já agora, o que é que aconteceu ao Carmona para acabar no Partido da Terra? Compartilhar este post Link para o post