Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Não e bem assim. Eles até se podem basear na comissão europeia, mas depois acrescentam mais uns pozinhos fruto das medidas que dizem que vão implementar. Não há nenhuma instituição que preveja o crescimento da economia ao ritmo que o PS prevê. E, pior, andam a fazer promessas com base nisso.

O PS é a instituição mais optimista quanto, à redução do desemprego e quanto ao crescimento do PIB. O PS prevê, em 4 anos, diminuir o desemprego para quase metade, p.e. Agora eu pergunto, como?

Acho que respondeste à tua questão na tua segunda frase. Os resultados são mais positivos porque o PS entende que as medidas que propõem vão promover um maior crescimento em relação a deixar tudo assim, isto é, os resultados mais animadores do PS baseiam-se numa adição de medidas que se fazem em relação à atualidade. É claro que depois se podem discutir se os números vão bater certo ou não, provavelmente não porque é difícil prever a economia mundial daqui a 2/3 anos, mas acho que não é justo dizer que o documento feito pelos economistas do PS foi uma balda ou displicente, ainda para mais quando eles têm um cenário que acautela um desempenho pior da economia europeia e, por conseguinte um cenário menos bom para a economia Portuguesa.

Agora o que se pode discutir e eu aí até te dou razão é: O Crescimento provocado pelas medidas do PS é sustentado? A situação da balança comercial não vai ficar deficitária e dessa forma não é um regresso ao passado?

Btw, hoje saíram 3 sondagens. Uma sondagem da aximage que dá empate técnico 35,3 PAF e 34,7% PS; Sondagem do Expresso dá 35,5% PS e 34% PAF e sondage Católica RTP dá 41% PAF e 34% PS.

Sobre esta última sondagem, é a primeira das sondagens diárias que a RTP está a fazer até às eleições de dia 4 de Outubro, vai ser interessante para verificar a tendência de voto.

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

As medidas do PS são mãos cheia de nada.

"vamos fazer Portugal crescer, crescendo"

pro crl mais a isto se aqueles gajos ganham.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, entre "crescer, crescendo" ou crescer decrescendo venha o diabo e escolha.

Um debate entre CDU e Coligação e o assunto é António Costa. Quando foi com o BE foi a Grécia e o Syriza, com o PS o Sócrates e o passado. Programa e medidas, para já, por parte da Coligação nem ouvir falar. Que tristeza.

E depois, o cúmulo do poder ser o Cavaco a decidir :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pagava para ter que vê-lo decidir num cenário com uma vantagem mínima do Ps sobre a coligação. Como ser perseguido até ao último segundo da sua vida. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

:-|

Nem vou dizer que não, mas podes explicar-me então o que é que há a mais na coligação? É que fds pelo menos com o anterior governo do PS tiveste uma aposta na modernização das escolas e administração pública que tiveram efeitos positivos. Com a coligação o que é que está melhor hoje do que antes? Só se forem as exportações à pala do super-vendedor/vice que esteve 4 anos a vender produtos portugueses em feiras. Ou há mais alguma coisa de positivo?

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que se safou a Heloísa?

Para quem não tem hábito nestas andanças esteve bem. Levou o trabalho feito e os argumentos para tentar "destruir" a imagem do Portas e da governação da coligação relembrando alguns momentos caricatos e situações mediáticas e negativas dos últimos 4 anos.

Mas foi debater com a velha raposa manhosa que tentou colá-los à Grécia e ao Syriza, à calamidade da saída do Euro e de repente lembrava-se de António Costa e do PS e trazia-os à conversa. Aliás abriu o debate com isso.

Eu destaco estas duas frases que não tem nada a ver com nada: "Está a confundir emigração temporária com emigração permanente" e "Há uma diferença entre a coligação que o PEV tem com o PCP e a coligação que o CDS tem com o PSD, que é nós fazermos parte do arco da governação".

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Com a coligação o que é que está melhor hoje do que antes?

Hey, porra! É que até se pode discutir se isso foi fruto das medidas da coligação ou se as medidas da coligação apenas atrasaram isso, mas tens uma catrefada gigantesca de indicadores que estão muito melhores do que em 2011.

E, repito, até podemos argumentar que a coligação só atrasou isso e que podíamos estar hoje bem melhor do que o que estamos, mas negarmos que isto está melhor é só, como em tempos andou na moda aqui no burgo, desonestidade intelectual, seja lá o que isso for :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

"Há uma diferença entre a coligação que o PEV tem com o PCP e a coligação que o CDS tem com o PSD, que é nós fazermos parte do arco da governação".

essa frase por acaso tem a ver com tudo, uma coligação / partido que não ambiciona realmente ser poder pode fazer uma abordagem "ideia a ideia" sem nunca ser apanhado na incoerência (a menos que seja exagerado como o BE) porque nunca irá colocar nada em prática. Daí terem 2 records, o partido que mais projectos de lei levou à assembleia nos últimos 30 anos, e o partido que menos conseguiu colocar em prática (até menos que o PSN ou PRD).

btw, lembrei-me: quantos deputados teriam os verdes sem a coligação com o PCP?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, entre "crescer, crescendo" ou crescer decrescendo venha o diabo e escolha.

Um debate entre CDU e Coligação e o assunto é António Costa. Quando foi com o BE foi a Grécia e o Syriza, com o PS o Sócrates e o passado. Programa e medidas, para já, por parte da Coligação nem ouvir falar. Que tristeza.

O que é crescer decrescendo e como é que isso está a acontecer?

Programa e medidas existem, andas é a escolher mal os timings de audição e leitura.

Compartilhar este post

Link para o post

btw, lembrei-me: quantos deputados teriam os verdes sem a coligação com o PCP?

Isto é só opinião e não sei se há métodos para ver isso, mas o PEV nunca na vida colocaria um deputado na Assembleia da República se não estivesse coligado com o PCP. E não sei se o PCP chegaria a perder um deputado que fosse (relativamente à CDU) por não estar lado-a-lado com os Verdes. Posso estar enganado, mas 99% dos votos na CDU são votos no PCP, não são no PEV.

Compartilhar este post

Link para o post

Hey, porra! É que até se pode discutir se isso foi fruto das medidas da coligação ou se as medidas da coligação apenas atrasaram isso, mas tens uma catrefada gigantesca de indicadores que estão muito melhores do que em 2011.

E, repito, até podemos argumentar que a coligação só atrasou isso e que podíamos estar hoje bem melhor do que o que estamos, mas negarmos que isto está melhor é só, como em tempos andou na moda aqui no burgo, desonestidade intelectual, seja lá o que isso for :mrgreen:

podemos é argumentar que seguindo a mesma filosofia mas com bom senso e menos "fundamentalismos" ideológicos, o estrago feito até chegar aqui podia ter sido bem menor. É que eu sinto-me como o naufrago a quem salvaram da morte certa, mas que durante o salvamento partiram braços e pernas "just to prove a point". Fico grato, mas fdx, quando os apanhar a jeito cá vai disto...

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é que é a verdadeira mão cheia de nada. Concretamente o que é que está melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Não, é só estúpido mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Isso dos indicadores tem muito que se lhe diga. É como aquela história do Governo vir vangloriar-se com os "fantásticos" números da baixa da taxa de desemprego mas não ler a conjuntura onde existem menos postos de trabalho e uma maior emigração. Há as mais e variadas leituras possíveis e imaginárias.

Editado por Carmelo Anthony

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

:-|

Nem vou dizer que não, mas podes explicar-me então o que é que há a mais na coligação? É que fds pelo menos com o anterior governo do PS tiveste uma aposta na modernização das escolas e administração pública que tiveram efeitos positivos. Com a coligação o que é que está melhor hoje do que antes? Só se forem as exportações à pala do super-vendedor/vice que esteve 4 anos a vender produtos portugueses em feiras. Ou há mais alguma coisa de positivo?

Por causa dessa mentalidade é que fomos parar ao charco. "Ai ui, estamos falidos, mas temos melhores escolas, e autoestradas também!"

Há mais coisas positivas, a nível de regulamentação, flexibilidade no mercado de trabalho, juros da dívida, rating da dívida portuguesa, exportações, etc. Claro que dá sempre mais jeito olhar para os cortes e ver o impacto negativo que tiveram na sociedade, e eu compreendo esse ponto de vista, mas dizer que não houve nada positivo.

E desde que nos vimos livres da troika, as medidas de contenção (e não cortes) têm permitido evoluções positivas em todos os indicadores económicos. Juro que não consigo perceber o porquê do receio de que caso a PAF ganhe, que vamos voltar a 2011 e seja tudo cortado a direito de novo :lol:

Isso dos indicadores tem muito que se lhe diga. É como aquela história do Governo vir vangloriar-se com os "fantásticos" números da baixa da taxa de desemprego mas não ler a conjuntura onde existem menos postos de trabalho e uma maior emigração. Há as mais e variadas leituras possíveis e imaginárias.

Mais uma vez, houve maior criação de emprego em Portugal do que destruição desde que saímos do programa de ajustamento. Podes ir consultar os números do INE ;)

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é só opinião e não sei se há métodos para ver isso, mas o PEV nunca na vida colocaria um deputado na Assembleia da República se não estivesse coligado com o PCP. E não sei se o PCP chegaria a perder um deputado que fosse (relativamente à CDU) por não estar lado-a-lado com os Verdes. Posso estar enganado, mas 99% dos votos na CDU são votos no PCP, não são no PEV.

Tendo a concordar mas a Heloísa era capaz de conseguir ser eleita por Lisboa.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho piada a quem diz que isto está melhor e depois não sabe dizer o quê concretamente. Isto só vem provar que o Portas e o Coelho estão a fazer bem o seu trabalho. Disseram-no tantas vezes que as pessoas já acreditam nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem não tem hábito nestas andanças esteve bem. Levou o trabalho feito e os argumentos para tentar "destruir" a imagem do Portas e da governação da coligação relembrando alguns momentos caricatos e situações mediáticas e negativas dos últimos 4 anos.

Mas foi debater com a velha raposa manhosa que tentou colá-los à Grécia e ao Syriza, à calamidade da saída do Euro e de repente lembrava-se de António Costa e do PS e trazia-os à conversa. Aliás abriu o debate com isso.

Eu destaco estas duas frases que não tem nada a ver com nada: "Está a confundir emigração temporária com emigração permanente" e "Há uma diferença entre a coligação que o PEV tem com o PCP e a coligação que o CDS tem com o PSD, que é nós fazermos parte do arco da governação".

Ele aí disse que para os números da emigração entram não só aquelas pessoas que emigraram de vez, como as pessoas que vão de erasmus, que participam no programa "Inov Contacto", que trabalham numa empresa em Portugal, mas que vão fazer um projeto para o estrangeiro dentro dessa empresa...

Compartilhar este post

Link para o post

basicamente esta melhor mas eles estão a exagerar nas leituras. por ignorar isso (a negação é sempre mais fácil) é que o costa vai perder isto, por não ter outros argumentos, mas eles nunca mas nunca vao conseguir a maioria. como diz o Barreto "o bom senso e pragmatismo dos Portugueses". acho que o seguro conseguia pelo menos ganhar nas calmas.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é crescer decrescendo e como é que isso está a acontecer?

Programa e medidas existem, andas é a escolher mal os timings de audição e leitura.

Vi todos os debates e entrevistas em TV e rádio e tento acompanhar ao máximo a imprensa escrita. Tanto dos partidos com representação parlamentar como os outros que estão a concorrer.

Tenta outra vez no próximo clone.

Compartilhar este post

Link para o post

e de repente lembrava-se de António Costa e do PS e trazia-os à conversa. Aliás abriu o debate com isso.

Quem abriu o debate com isso foi o jornalista que questionou o Paulo Portas sobre isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa bastante chata é que se calhar vais avaliar isso com base nos teus estudos macronãoseiquê e em números.

Aqui na vida da ralé está tudo mal e pior. Não é uma coisa abstracta de números e percentagens é mesmo no viver do dia a dia, na vida da família e dos amigos. Eu sei que este argumento caiu em desuso e já não serve para nada desde o tempo do Charles Dickens.

E até podemos estar melhor do que estávamos mas isso não é necessariamente bom. Para alguns...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Acho piada a quem diz que isto está melhor e depois não sabe dizer o quê concretamente. Isto só vem provar que o Portas e o Coelho estão a fazer bem o seu trabalho. Disseram-no tantas vezes que as pessoas já acreditam nisso.

Eu também acho piada quando insinuam que o pessoal não se informa e apenas segue opinião alheia, quando acontece precisamente o contrário. https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=225011950&PUBLICACOESmodo=2 Dá uma vista de olhos, se não quiseres ler, podes só ver as imagens, no fundo, vai dar ao mesmo ;)

E se tiveres um interesse adicional em reduzir o nível de baboseiras e tiveres aí uns 12 euros para dispensar, investe nisto: https://www.gradiva.pt/?q=C/BOOKSSHOW/7845. Tens aí uma boa síntese de todas as medidas que foram implementadas para aumentar a competitividade da economia durante o mandato do ASP, e que por ser um ministro low-profile e as medidas serem sobretudo de fundo e sem grande projecção mediática, podem ter passado despercebidas. Todavia, alguns dos frutos que vamos começando a colher, têm a origem nessas medidas. Muito boa leitura, mesmo para quem não é da área :fixe:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...