Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Viabilizam o governo e depois retiram-lhes o tapete daqui a um ou dois anos.

Para se arriscarem a perder umas legislativas antecipadas de forma categórica?

Compartilhar este post

Link para o post

Epá ja vi que contigo é como falar com uma parede rapaz...

É, tenho a mania de falar de factos, custa a perceber para quem não está habituado.

primeiro Roche e Novartis têm mais ou menos 90 M, Milhoes de Euros de Revenue (perto do PIB portugues)

isso, a wikipédia diz que sim e tu como não estás habituado a ir à procura de factos acreditas.

fonte: ROCHE

http://www.roche.com/media/store/releases/med-cor-2015-01-28.htm

fonte: NOVARTIS

https://www.novartis.com/investors/financial-data/annual-results#ui-id-1=1

Por acaso estava enganado em relação à Novartis, até é maior que a Roche. Mas somadas dão +- 105 mil M $USD. O Pib português continua a ser 227 mil $USD. Se bem me lembro o início da discussão foi que as farmaceuticas suiças valiam mais que Portugal inteiro, afinal não valem os 20% que eu dizia, mas sim 40%. Mas 40% continua a ser menos que 100%. Acho.

Segundo a Nokia é uma empresa de eletronica (large-scale telecommunications infrastructures, technology development and licensing.[6] Nokia is also a major contributor to the mobile telephony industry)

Eu sei o que a Nokia é. E também sei que disseste que industrias que produzam bens de alto valor acrescentado pagam mais. É verdade, mas aplica-se a empresas que produzem elas próprias, e não em outsourcing/TPS/contrato como é o caso de gigantes como a Nokia, Nike, 3M, etc.

Btw o exemplo da EDP foi so para fazer a escala, nada que ver com industria ou não

Ok, percebido.

agro-industria que representa 0.0% do nosso PIB, etc...

Eu gostava tanto de ser como tu e ir buscar números à cartola...

fonte 1

file:///C:/Users/Jo%C3%A3o/Downloads/Agro%20industria.pdf

7,6%

fonte 2

http://www.fipa.pt/documentos/Manifesto.pdf

7,6%

há mais 3 ou 4 se quiseres.

Empresas pequenas em nichos de mercado não é o que o pais necessita, bom e a EFACEC então é dos piores exemplos que podes dar, 1º porque estão falidos, 2º porque quiseram rivalizar numa area onde existem GE, Siemens, Phillips (mais uma empresa pequena da Holanda (4x a Galp)....

Sim, podia usar um exemplo melhor. Usei nos outros ramos.

Mas mais uma vez te digo, não queres levar em conta o que te digo,

fica descansado, não levo.

olha para a opinião dos analista (e como a deles é que conta, Portugal continua a ser um pais de baixa produção, com industrias menores e onde os salarios são uma m*rda...). Ao contrario dos serviços na realidade, porque basta olhares para os grandes empregadores na area dos serviços, bancos, seguradoras para veres a disparidade.

fontes?

O que tu defendes como não aumentar os salarios é o que faz com que este pais não passe da cepa torta. Se (no ridiculo) aumentassem os salarios para 2000 euros minimos por mês, obvio que haveria um aumento enorme do desemprego, estas industrias que temos deixariam de ser rentaveis (regra geral) e teriam que surgir empresas em que esses salarios fossem viaveis,. Mas o empresario portugues quer é pagar os 500 euros, ter a sua fabricazinha pequenina e comprar o ferrari....

Ah agora percebo a agressividade, os factos deturpados, o abuso de adjectivos :facepalm:

O que eu estou a defender é exactamente o contrário, que os pseudo-impactos negativos de aumentar o SMN são poucos e facilmente ultrapassáveis a curto prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

Para se arriscarem a perder umas legislativas antecipadas de forma categórica?

Depende do contexto em que Portugal se encontrar. Não acredito que o estado de graça da coligação vá durar muito mais tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do contexto em que Portugal se encontrar. Não acredito que o estado de graça da coligação vá durar muito mais tempo.

Não vai durar, certamente, mas pode beneficiar do discurso da vitimização.

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas dessas não sabia, confesso (apenas que havia muitas fábricas na zona centro norte na área, mas nunca pensei que tivessem tanto peso). Mas de qualquer forma, moldes e plásticos e cerâmicas são matérias primas que não estão dependentes do consumo interno, mas de outras indústrias dependentes. A agro-indústria não é tão abrangente assim. O calçado tem o mesmo problema que o mobiliário, grande parte é para exportação e não está assim tão dependente do consumo interno. Um dos pontos que falei em cima, e que acho bastante importante, é a promoção da marca Portugal - até podemos ser fortes em algumas indústrias, mas não há uma clara preferência dos portugueses por produtos portugueses. Imagina uma família que num curto período de tempo, vê o seu rendimento aumentado substancialmente: para começar, visto estarmos num país em que a globalidade dos automóveis já tem uma certa idade, acho razoável presumir que a primeira decisão seria a de comprar um carro novo (nada a fazer aqui, são todos importados); a nível de vestuário, grande parte das lojas comerciais mais mainstream pertencem a grupos espanhóis ou americanos e estes produzem imenso na China (há excepções, por exemplo, a Massimo Dutti produz algumas peças cá); gadgets e tudo mais, é chinês; bens alimentares em que até somos algo competitivos, talvez sofresse uma melhoria, já que alguns produtos de marca branca não são produzidos cá; férias no estrangeiro a voltar a ser um habitué por cá; etc.

Isto é a minha opinião que, admito, poderá ser genérica e superficial. Mas continuo a achar muito difícil que apenas o aumento do rendimento das famílias sem outras medidas de fundo contribuam para a manutenção do excedente da balança comercial (apesar de contribuirem para o PIB Nacional, obviamente) :)

O que te parece, postas assim as coisas?

Falta estratégia, a agro-industria fez a marca Portugal Foods, os moldes uma coisa parecida, mas não me lembro de mais exemplos.

No textil há dois paradigmas contrários

- a massimo duti, zara e outras produzem as 1as séries cá, quando a qualidade tem que que ser top

- a portuguesa SACOOR produz quase quase tudo fora...

enfim...

O aumento dos rendimentos das familias é obrigatório, depois destes 4 anos. Dizer que os "Portugueses deram a volta à crise com o seu sacrifício" não chega. E o im+acto não é nenhum bicho papão.

EDIT: Depois de ler os teus posts que se seguiram, acho que já estou a compreender o porquê da nossa discórdia. Provavelmente já estás a assumir que um aumento do rendimento familiar transversal em Portugal levaria a uma mudança de posicionamento das empresas exportadoras (e não só), que aumentaria a nossa exposição às marcas portuguesas de melhor qualidade (e portanto, mais caras) e que daí aumentaria o consumo de produtos nacionais; enquanto isso, eu estava apenas a isolar o efeito do aumento do rendimento familiar e a não considerar a perspectiva das empresas. Talvez seja isso :biggrin:

Não, o que eu acho é que aumentar o consumo interno pode fazer crescer algumas empresas que ainda não exportam por falta de volume.

Há ainda duas coisas:

- a percentagem de produtos importados é maior nos produtos de gama alta. quem ganha 500 se passar para 600 continua a não os poder comprar

- não há país rico nenhum que seja autosuficiente em todos os bens de 1a necessidade, a chave é comprar batatas e couves com o dinheiro de vender sapatos caros e moldes

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, podes continuar a procura de links para justificares dizer que a Suiça tem menos industria que Portugal, quando apenas 2 empresas como dizes valem 40% do PIB portugues...

Eu não ando a procura de links porque tenho uma empresa para gerir e pouco tempo para andar aqui em procuras, mas se vires na wikipedia, estão lá as fontes ;)

Querias uma analise, toma lá: http://www.reuters.com/article/2013/04/01/us-portugal-economy-industry-idUSBRE93009U20130401

Agora diverte-te e continua a acreditar na grande e tecnologicamente avançada industria portuguesa :facepalm:

Btw, agro-industria e industria agro-alimentar são coisas muuuuuuito diferentes, sendo que no entanto não deixam de ser ambas de baixo valor acrescentado

Bem por acaso até encontrei esta perola da industria textil, onde dizem que o bom de Portugal é que o salario minimo é 485 euros e o pais é o 8º da UE onde os custos laborais são mais baixos. Viva a nossa industria...

http://www.portugalglobal.pt/en/biblioteca/documents/textileclothing.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Se chegarem a um entendimento, que formem Governo depressa.

Acho que algures neste mês temos que enviar um documento relacionado com o OE para Bruxelas.

Isto. O pessoal está aqui todo divertido com intrigas políticas, e esquece-se que enquanto isso andamos em gestão corrente e o tempo a apertar para tratar do Orçamento para o próximo ano, que por acaso até é essencial que seja bem feito, dado o aperto dos objectivos para o Tratado Orçamental. Que venha daí a Frente de Esquerda, também estou curioso. Pessoalmente acho que tem tudo para correr mal e daqui a um ou dois anos estarmos de calças na mão de novo, mas pior do que já esteve é complicado e sobrevivemos todos :biggrin:

Falta estratégia, a agro-industria fez a marca Portugal Foods, os moldes uma coisa parecida, mas não me lembro de mais exemplos.

No textil há dois paradigmas contrários

- a massimo duti, zara e outras produzem as 1as séries cá, quando a qualidade tem que que ser top

- a portuguesa SACOOR produz quase quase tudo fora...

enfim...

O aumento dos rendimentos das familias é obrigatório, depois destes 4 anos. Dizer que os "Portugueses deram a volta à crise com o seu sacrifício" não chega. E o im+acto não é nenhum bicho papão.

Não, o que eu acho é que aumentar o consumo interno pode fazer crescer algumas empresas que ainda não exportam por falta de volume.

Há ainda duas coisas:

- a percentagem de produtos importados é maior nos produtos de gama alta. quem ganha 500 se passar para 600 continua a não os poder comprar

- não há país rico nenhum que seja autosuficiente em todos os bens de 1a necessidade, a chave é comprar batatas e couves com o dinheiro de vender sapatos caros e moldes

Compreendido, obrigado pela tua paciência :biggrin:

Estado de graça, ai fdx :lol:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, Essa de repetires a cada post o "rapaz" é um must :mrgreen:

tenho pena é que continues a debitar coisas que não são verdade, e quando és apanhado é como se bebesses um copo de água, "no passa nada".

Rapaz, podes continuar a procura de links para justificares dizer que a Suiça tem menos industria que Portugal, quando apenas 2 empresas como dizes valem 40% do PIB portugues...

Não tinha ideia da Novartis, tens razão. A Suiça tem mais indústria que nós, de longe.

Em todo o caso, não invalida o que comecei por dizer: as capacidades e competitividade da indústria portuguesa estão acima do país.

Eu não ando a procura de links porque tenho uma empresa para gerir e pouco tempo para andar aqui em procuras, mas se vires na wikipedia, estão lá as fontes ;)

Curioso, eu não devo fazer nada e passo a vida na net a pesquisar sobre coisas que não preciso.

Querias uma analise, toma lá: http://www.reuters.com/article/2013/04/01/us-portugal-economy-industry-idUSBRE93009U20130401

Agora diverte-te e continua a acreditar na grande e tecnologicamente avançada industria portuguesa :facepalm:

Olha na tua fonte...

Manufacturing accounts for about 13.5 percent of national output. That is more than in Britain and the Netherlands

'tão mas... não dizias que a Holanda era um exemplo industrial? 8-) ir buscar fontes sem ler dá nisto... e este plano de reindustrialização da europa (que caso não saibas é a base do artigo) foi criado por 6 países, e liderado durante um período pelo ASS.

Btw, agro-industria e industria agro-alimentar são coisas muuuuuuito diferentes, sendo que no entanto não deixam de ser ambas de baixo valor acrescentado

por favor explica essa diferença e esse muuuito! e nos caso da agro-industria, eu disse aqui reconheço, produzimos 95% das vezes para marcas estrangeiras. Curioso agarrareste a este exemplo e deixares os outros...

Bem por acaso até encontrei esta perola da industria textil, onde dizem que o bom de Portugal é que o salario minimo é 485 euros e o pais é o 8º da UE onde os custos laborais são mais baixos. Viva a nossa industria...

http://www.portugalglobal.pt/en/biblioteca/documents/textileclothing.pdf

descobriste que a textil é exactamente o exemplo da industria antiquada, ultrapassada e condenada? epá, fantástico, ninguém sabia. só te falta descobrires porque falei no calçado e não nos texteis.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não vai dar em nada, mas só por poder assistir em directo ao desespero de comentadores pagos e voluntários já está a valer muito a pena. Só espero que dure mais umas semanas que não tarda já há-de haver gente a comparar o hipotético governo de esquerda com a chegada a Portugal de terríveis jihadistas.

Tal e qual... :lol:

A aflição de muita gente e os argumentos que se utilizam, ignorando completamente o funcionamento da nossa democracia são excelentes... E depois aquela malta a dizer que se o BE for governo que emigra... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Tal e qual... :lol:

A aflição de muita gente e os argumentos que se utilizam, ignorando completamente o funcionamento da nossa democracia são excelentes... E depois aquela malta a dizer que se o BE for governo que emigra... :mrgreen:

BE sobe ao governo e instantaneamente baixa o desemprego e abre postos de trabalho. Que grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

E depois aquela malta a dizer que se o BE for governo que emigra... :mrgreen:

Catarina Martins ao poder!

---

2 • Responder•Partilhar ›

Imagem

Joana Abreu • há 8 horas

Ahhh!!! Ahh!!! Ah!!! A ANEDOTA DO ANO!!! Ahhh!!! Ahh!!! Ah!!!

PS+Bloco de Esquerda+PCP No Poder!!!

Corram aos Bancos Levantar o Dinheiro porque Logo já é Tarde!!!

Daqui a 3 Meses, Depois destes Destruírem Totalmente o País, Temos a Troika e 80% de Passos!!!

Vão Ver o que é Sofrimento a Sério!!!

<3

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

BE sobe ao governo e instantaneamente baixa o desemprego e abre postos de trabalho. Que grandes.

funcionou com os últimos... 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, Essa de repetires a cada post o "rapaz" é um must :mrgreen:

tenho pena é que continues a debitar coisas que não são verdade, e quando és apanhado é como se bebesses um copo de água, "no passa nada".

Não tinha ideia da Novartis, tens razão. A Suiça tem mais indústria que nós, de longe.

Em todo o caso, não invalida o que comecei por dizer: as capacidades e competitividade da indústria portuguesa estão acima do país.

Curioso, eu não devo fazer nada e passo a vida na net a pesquisar sobre coisas que não preciso.

Olha na tua fonte...

Manufacturing accounts for about 13.5 percent of national output. That is more than in Britain and the Netherlands

'tão mas... não dizias que a Holanda era um exemplo industrial? 8-) ir buscar fontes sem ler dá nisto... e este plano de reindustrialização da europa (que caso não saibas é a base do artigo) foi criado por 6 países, e liderado durante um período pelo ASS.

por favor explica essa diferença e esse muuuito! e nos caso da agro-industria, eu disse aqui reconheço, produzimos 95% das vezes para marcas estrangeiras. Curioso agarrareste a este exemplo e deixares os outros...

descobriste que a textil é exactamente o exemplo da industria antiquada, ultrapassada e condenada? epá, fantástico, ninguém sabia. só te falta descobrires porque falei no calçado e não nos texteis.

Tu és burro ou então não percebes...se queres ir por numeros toma lá que eu não te responderei a mais nenhum comentario porque estás a tentar justificar ou maquilhar algo que está a vista de todos: Portugal é um pais parco em produção e a pouca que tem é de baixa produção de riqueza

https://www.quandl.com/collections/economics/industrial-production-by-country

Ora Portugal tem 44.48 Billion USD de Produção. Agora vamos comparar com os paises com a nossa dimensão na UE (ou seja um territorio mais ou menos pequeno e população a rondar os 10 Milhoes): Austria 113.07; Belgica 99.99, Dinamarca 63.11 (um pais que tem metade da nossa população); Finlandia 61.24 (igual à DK em população); Grecia 19.71; Hungria 36.64; Irlanda 65.76; Noruega 138.83; Suecia 116.43; Suiça 145.75; Bulgaria 13.23; Rep. Checa 72.86; Romenia 70.65.

Ou seja consegues ter mais produção que as reconhecidas Grecia, Hungria e Bulgaria....de resto até a Romenia tem mais produção que Portugal (também de m*rda que não vale nada mas tem)

Mas vamos mais longe e comparamos com outros grandes paises com industria das nossas dimensoes...Bielorussia 87.78; Israel 43.54 (com 75% da população portuguesa); Chile 89.04... é como dizes os numeros não mentem

Quanto a essa achega da % da Holanda e Reino Unido, mais razão me dás. Assim contas de merceiro, dividindo o output de produção pela população total (isto ainda para te ajudar porque se fosse por trabalhadores no sector industrial a diferença ainda seria maior), Holanda 9.47 B USD por Milhão de habitantes, UK 6.71 B USD por Milhão de habitantes, Portugal 4.8 B USD por Milhão de habitantes. Mais uma vez grande industria portuguesa de criação de valor...

As Percentagens querem dizer pouco sem outra informação auxiliar, a Guine Equatorial é pais do mundo onde a industria representa a maior fatia do PIB, quase 90%...Guine Equatorial esse paraiso da produção

E como digo, não queres perceber não percebas, mas eu não vou gastar mais teclas para responder aos teus delirios....

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento está a ocorrer um debate no prós e contras (RTP1) sobre o novo Governo. Isto é capaz de ter potencial.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não se enquadra bem aqui, mas só para dizer entrevistei o Francisco Simões, um dos escultores mais famosos e consagrados de Portugal e o autor do Parque dos Poetas em Oeiras. Isto tudo para dizer que mesmo não sendo eu Comunista, fico pasmado e interessado na forma como ele fala e expões os seus ideais, fantástico.

Compartilhar este post

Link para o post

A malta do PS anda toda cagada com toda esta convergência entre o partido e a CDU/BE, a piada que me dá. Um partido que devia ser, no mínimo, de centro-esquerda, está empestado de gente que estava bem era no PSD.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu hoje li no FB (onde havia de ser) que o BE e a CDU têm de se manter no seu lugar que é o de oposição :mrgreen: subscrevo, esta situação é mais uma das que faz muita gente sair da toca.

Compartilhar este post

Link para o post

A malta do PS anda toda cagada com toda esta convergência entre o partido e a CDU/BE, a piada que me dá. Um partido que devia ser, no mínimo, de centro-esquerda, está empestado de gente que estava bem era no PSD.

E ainda vemos personagens como o Vital Moreira a dizer que é brincar com o fogo trazer a CDU e o BE para o governo, a falta de noção. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que me aconselham a ler sobre as diversas ideologias políticas? Nunca me interessei muito por política e confesso que os meus conhecimentos são um pouco básicos e gostava de ler algo que abordasse um pouco de tudo (ou pelo menos as ideologias/correntes mais importantes) e desse para ficar com uma ideia dos traços gerais de cada uma delas. Já tentei pesquisar individualmente na net mas não encontrei nada de jeito.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...