Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Alexandre Lobo

Em Vila Real, é dia de dar o pito

Publicações recomendadas

É uma tradição com séculos de histórias e lendas e diz que, no dia de Santa Luzia, as mulheres de Vila Real dão o pito e em fevereiro, no dia de São Brás, os homens retribuem com a gancha.

O pito e a gancha são doces muito apreciados, que apimentam e aquecem as relações dos vila realenses, nestas duas festas cristãs, de Inverno.

A gancha é um doce feito à base de açúcar com a forma da bengala do São Brás. O pito é um doce regional feito à base de massa folhada com recheio de abóbora.

Para que a tradição não se perca, esta manhã, o Museu de Numismática, em Vila Real, realiza um atelier dirigido a 50 crianças, de vários infantários e do primeiro ciclo do concelho.

Os mais pequenos vão poder meter a mão na massa dos pitos e ficar a conhecer esta tradição única da sua terra.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=3585941&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Compartilhar este post

Link para o post

vinha agora colocar isso. Tenho a dizer que nesta temática, na zona do Porto também já se dá muito bem o pito. Gosto de ver que há tradições que não se perdem, parabéns às gente de Vila Real.

Compartilhar este post

Link para o post

É dia da minha namorada me dar o pito, sim. Depois tenho de lhe dar a gancha mas já não me lembro em que dia calha.

Compartilhar este post

Link para o post

É dia da minha namorada me dar o pito, sim. Depois tenho de lhe dar a gancha mas já não me lembro em que dia calha.

3 de Fevereiro

Compartilhar este post

Link para o post

vai ao como conquistar expor a situação, se não até 3 de fevereiro, ficas sem pito e não dás uso à gancha

Compartilhar este post

Link para o post

Meh, prefiro covilhetes. E as bolas de Berlim da Gomes. :heart:

Inb4, as gentes de Vila Real são peritas em sexo tântrico.

:prayer:

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

50 crianças a meter a mão no pito? Isto sim é o sonho americano! Pelo menos daquele americano de 6 anos cuja história nos é apresentada no tópico ao lado...

Compartilhar este post

Link para o post

Meh, prefiro covilhetes. E as bolas de Berlim da Gomes. :heart:

os bolos rei de chocolate :baba:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

eu sei a tua mae ja me avisou

:lol: :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...