Alexandre Lobo Publicado 13 Dezembro 2013 É uma tradição com séculos de histórias e lendas e diz que, no dia de Santa Luzia, as mulheres de Vila Real dão o pito e em fevereiro, no dia de São Brás, os homens retribuem com a gancha. O pito e a gancha são doces muito apreciados, que apimentam e aquecem as relações dos vila realenses, nestas duas festas cristãs, de Inverno. A gancha é um doce feito à base de açúcar com a forma da bengala do São Brás. O pito é um doce regional feito à base de massa folhada com recheio de abóbora. Para que a tradição não se perca, esta manhã, o Museu de Numismática, em Vila Real, realiza um atelier dirigido a 50 crianças, de vários infantários e do primeiro ciclo do concelho. Os mais pequenos vão poder meter a mão na massa dos pitos e ficar a conhecer esta tradição única da sua terra. http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=3585941&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook Compartilhar este post Link para o post
Sr.Sergio Publicado 13 Dezembro 2013 vinha agora colocar isso. Tenho a dizer que nesta temática, na zona do Porto também já se dá muito bem o pito. Gosto de ver que há tradições que não se perdem, parabéns às gente de Vila Real. Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 13 Dezembro 2013 É dia da minha namorada me dar o pito, sim. Depois tenho de lhe dar a gancha mas já não me lembro em que dia calha. Compartilhar este post Link para o post
Drope Publicado 13 Dezembro 2013 É dia da minha namorada me dar o pito, sim. Depois tenho de lhe dar a gancha mas já não me lembro em que dia calha. 3 de Fevereiro Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 13 Dezembro 2013 É dia da minha namorada me dar o pito, sim. Depois tenho de lhe dar a gancha mas já não me lembro em que dia calha. Eh eh eh. Compartilhar este post Link para o post
Sr.Sergio Publicado 13 Dezembro 2013 É dia da minha namorada me dar o pito, sim. Depois tenho de lhe dar a gancha mas já não me lembro em que dia calha. vai ao como conquistar expor a situação, se não até 3 de fevereiro, ficas sem pito e não dás uso à gancha Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 Dezembro 2013 (editado) Meh, prefiro covilhetes. E as bolas de Berlim da Gomes. :heart: Inb4, as gentes de Vila Real são peritas em sexo tântrico. É dia da minha namorada me dar o pito, sim. Depois tenho de lhe dar a gancha mas já não me lembro em que dia calha. :prayer: Editado 13 Dezembro 2013 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 13 Dezembro 2013 Costumo chamar-lhe gancho. E sim, já fui ao médico. Compartilhar este post Link para o post
Unclouded Publicado 13 Dezembro 2013 Fck you all, perverted minds! :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 13 Dezembro 2013 Os pitos que provei eram todos salgados. Compartilhar este post Link para o post
Helder Publicado 13 Dezembro 2013 No atelier já vão dar o pito à pequenada? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 13 Dezembro 2013 50 crianças a meter a mão no pito? Isto sim é o sonho americano! Pelo menos daquele americano de 6 anos cuja história nos é apresentada no tópico ao lado... Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 13 Dezembro 2013 Meh, prefiro covilhetes. E as bolas de Berlim da Gomes. :heart: os bolos rei de chocolate :baba: Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 13 Dezembro 2013 eu sei a tua mae ja me avisou Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 13 Dezembro 2013 (editado) Editado 13 Dezembro 2013 por Lip Pirlo Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 13 Dezembro 2013 eu sei a tua mae ja me avisou :lol: :prayer: Compartilhar este post Link para o post