Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sylvester

Morreu Eusébio

Publicações recomendadas

Neste momento tem? O impacto que ele proporcionou ao país até agora é semelhante? É isto que se está a falar, eu não sei o que se vai passar daqui a 20 anos, só sei que hoje não é possível fazer essa comparação.

então não se pode comparar alguém que ainda não acabou a sua história, com alguém que já a acabou.

Compartilhar este post

Link para o post

então não se pode comparar alguém que ainda não acabou a sua história, com alguém que já a acabou.

Qual é a lógica? Onde tens os termos de comparação? Como é que sabes o que vai acontecer daqui para a frente para dizer já que ele vai merecer um lugar no panteão? É que de momento não tem razão de ser, nem se pode comparar o impacto de um com o outro.

Não é assim que se fazem as coisas, mais que um futebolista excepcional e um homem condecorado, o Eusébio era um homem de excelência, uma pessoa de humildade extrema e uma personalidade reconhecida internacionalmente, isso não se conquista com Champions e títulos, isso nasce já com a pessoa e o Eusébio fez o que fez e e conseguiu conservar essas características humildes e excepcionais. Não me digas que é por o Mou poder vir a conquistar mais não sei quantas LC e não sei quantos títulos que ele merece já ir para o Panteão, estes assuntos não se "medem" assim.

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que esta discussão chegou a este nível? Tem noção do impacto que o Eusébio teve no mundo, e que passados 50 ainda toda a gente o reconhece como o Rei, e no dia da sua morte a homenagem foi global. Querem comparar o impacto que o Eusébio teve na nossa história com Mourinho e afins? Não me gozem, deem o devido valor a quem o merece.

Percebendo a tua lógica, eu acho que o Mourinho quando chegar a hora dele, vai ser tão ou mais relevante no desporto nacional como o Eusébio foi. Ele e o Ronaldo.

E a minha questão era mais numa de se um gajo só merece estar no panteão se for culto ou associado a alguma corrente "intelectualóide"...

Compartilhar este post

Link para o post

Percebendo a tua lógica, eu acho que o Mourinho quando chegar a hora dele, vai ser tão ou mais relevante no desporto nacional como o Eusébio foi. Ele e o Ronaldo.

E a minha questão era mais numa de se um gajo só merece estar no panteão se for culto ou associado a alguma corrente "intelectualóide"...

Do meu ponto de vista, não.

Acho que deveria ser um local onde deveriam estar as grandes figuras que de uma maneira engrandeceram o nosso país.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a lógica? Onde tens os termos de comparação? Como é que sabes o que vai acontecer daqui para a frente para dizer já que ele vai merecer um lugar no panteão? É que de momento não tem razão de ser, nem se pode comparar o impacto de um com o outro.

Não é assim que se fazem as coisas, mais que um futebolista excepcional e um homem condecorado, o Eusébio era um homem de excelência, uma pessoa de humildade extrema e uma personalidade reconhecida internacionalmente, isso não se conquista com Champions e títulos, isso nasce já com a pessoa e o Eusébio fez o que fez e e conseguiu conservar essas características humildes e excepcionais. Não me digas que é por o Mou poder vir a conquistar mais não sei quantas LC e não sei quantos títulos que ele merece já ir para o Panteão, estes assuntos não se "medem" assim.

Mas eu disse que já merecia? :lol: eu apenas disse que, se daqui a 20 anos o Mourinho continuar a fantástica caminhada que tem tido, pode ser alguém tão importante quanto o Eusébio é hoje. Agora, não acho que seja altura para comparações com alguém que já é o que é, e que já o foi nos últimos 50 anos. Eu não os comparei, apenas acho que o Mourinho pode lá chegar.

E o Mourinho, quer se queira quer não, é a maior figura do futebol português da actualidade, a par do Cristiano. Isso tem o seu peso.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que esta discussão chegou a este nível? Tem noção do impacto que o Eusébio teve no mundo, e que passados 50 ainda toda a gente o reconhece como o Rei, e no dia da sua morte a homenagem foi global. Querem comparar o impacto que o Eusébio teve na nossa história com Mourinho e afins? Não me gozem, deem o devido valor a quem o merece.

Se o impacto do Eusébio se medisse nesses termos, levava rape do Mourinho.

E do Ronaldo, diga-se.

Compartilhar este post

Link para o post

E do Ronaldo, diga-se.

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E do Ronaldo, diga-se.

A noção. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande análise.

As lutas pela memória de Eusébio

Nuno Domingos - 09/01/2014 - 16:43

Eusébio é, simultaneamente, o melhor jogador moçambicano de sempre e o melhor jogador português de sempre. A nacionalização de Eusébio, com a sua transladação para o Panteão Nacional, só poderá ser uma matéria tensa. O melhor será devolvê-lo à grande comunidade mundial dos adeptos do futebol e não transformá-lo, mais uma vez, em património nacional.

http://www.publico.pt/cultura/noticia/as-lutas-pela-memoria-de-eusebio-1619048

Compartilhar este post

Link para o post

homenagens e elogios à parte...

como é a história dele com a Flora, Simões e outros que se aproveitaram dele?

como é a história de ele ter andado pobre e esfomeado na década de 70 ou 80?

ele batia mesmo na mulher, feito bruto do século passado? E a Flora não o traiu com o Simões?

e é engraçado que anda tudo e todos de olho neste acontecimento enquanto há chumbos e confusão com o orçamento de Estado. É o que convém para às televisões para se aproveitarem.

e a história do Panteão é uma treta. Dá-se demasiada importância. Nem lá está o Aristides de Sousa Mendes, por exemplo.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

homenagens e elogios à parte...

como é a história dele com a Flora, Simões e outros que se aproveitaram dele?

como é a história de ele ter andado pobre e esfomeado na década de 70 ou 80?

ele batia mesmo na mulher, feito bruto do século passado? E a Flora não o traiu com o Simões?

e é engraçado que anda tudo e todos de olho neste acontecimento enquanto há chumbos e confusão com o orçamento de Estado. É o que convém para às televisões para se aproveitarem.

e a história do Panteão é uma treta. Dá-se demasiada importância. Nem lá está o Aristides de Sousa Mendes, por exemplo.

o Aristides de Sousa Mendes n foi movido para lá há uns anos atras?

Compartilhar este post

Link para o post

As personalidades sepultadas1 são:

Almeida Garrett, escritor (1799-1854)

Amália Rodrigues, fadista (1920-1999)

Aquilino Ribeiro, escritor (1885-1963)

Guerra Junqueiro, escritor (1850-1923)

Humberto Delgado, opositor ao Estado Novo (1906-1965)

João de Deus, escritor (1830-1896)

Manuel de Arriaga, presidente da República (1840-1917)

Óscar Carmona, presidente da República (1869-1951)

Sidónio Pais, presidente da República (1872-1918)

Teófilo Braga, presidente da República (1843-1924)

Compartilhar este post

Link para o post

E do Ronaldo, diga-se.

:lol:

A falta de noção.

Editado por Abraxas

Compartilhar este post

Link para o post

ele batia mesmo na mulher, feito bruto do século passado?

E não era só na dele. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Do meu ponto de vista, não.

Acho que deveria ser um local onde deveriam estar as grandes figuras que de uma maneira engrandeceram o nosso país.

E o Mourinho e o Ronaldo não teem feito isso?

O pessoal mais jovem conhece Portugal através desses 2, não é do Eusébio. De certa forma, são 2 grandes figuras portuguesas que divulgam o nosso país lá fora, especialmente o Ronaldo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como não está lá o Cunhal, nem o Saramago, nem uma data de outras personagens que mereciam, tal como o Eusébio, estar lá.

O que é uma treta é a sacralização que se faz do Panteão, onde parece que só podem estar escritores, e outros agentes das 7 artes performativas (além dos presidentes). É mais uma vez a desvalorização da expressão cultural do Futebol (mas isso já dei muito para esse peditório)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...