Elvis Publicado 10 Janeiro 2014 este gajo é delicioso que sem noção Ou sou eu que não tenho noção, ou tu não percebeste o que eu quis dizer. Vou apontar para a segunda, sabendo a peça que és. Compartilhar este post Link para o post
Elvis Publicado 10 Janeiro 2014 (editado) Daqui por 50 anos logo se vê. Por isso mesmo é que o Eusébio foi e é muito mais importante. Mesmo sem o mediatismo que hoje existe, milhoes de pessoas conhecem, reconhecem o Eusébio e o que fez enquanto jogador há mais de meio seculo. Óbvio. A questão é que o Abraxas justificou isso simplesmente por dizer que muita gente por todo o globo, quando o Eusébio morreu, o reconheceu nessa hora. Isso, só por si, não mede a importância que o Eusébio teve, não sem olharmos, pelo menos, às condições de há 50 anos atrás. Tanto o Mourinho como o Ronaldo, actualmente, são bastante mais aclamados e odiados e por mais pessoas que aquilo que o Eusébio era, simplesmente pela massificação que o futebol teve, a facilidade de acesso à informação, etc. Não me parece difícil de prever que daqui a 50 anos, se morrerem, irão ter uma atenção muito maior que a dada ao Eusébio. Agora, têm ou vão ter um impacto maior no futebol e em especial neste país que o do Eusébio? Duvido muito. Editado 10 Janeiro 2014 por Elvis Compartilhar este post Link para o post
lifecooler Publicado 10 Janeiro 2014 Essas questões Peyroteo/Eusébio fazem-me crer que a maioria das pessoas pensam que se elogia o Eusébio baseado apenas em golos... Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 10 Janeiro 2014 (editado) Daqui por 50 anos logo se vê. Por isso mesmo é que o Eusébio foi e é muito mais importante. Mesmo sem o mediatismo que hoje existe, milhoes de pessoas conhecem, reconhecem o Eusébio e o que fez enquanto jogador há mais de meio seculo. E falando em relação ao panteão, faz-me muita confusao a discussao que se gerou. O que fez a Amália para merecer essa distinção a mais que o Eusébio? Era uma apoiante do regime fascista, não tinha talento nenhum para a escrita (poesia) ou para o discurso, a unica coisa que a distinguiu foi a voz. Mas até em zonas remotas do globo (e ha imensos testemunhos disso) existem pessoas que sabem quem foi o Eusébio, mas nao fazem ideia de quem foi a Amália. O Fado, apesar de ser um estilo maravilhoso e especial, por ser só nosso, é limitado enquanto o Futebol, para o mal e para o bem, é universal, e importante na sociedade global. Infelizmente não vi jogar o Eusébio, mas o meu pai, sim, e tenho vários outros testemunhos de pessoas que o viram, velhotas de 80 anos, que não percebem puto de bola, mas sabem perfeitamente quem foi o Eusébio e o que fez pelo País. Aristides, Saramago e Eusébio, seriam três personagens da nossa História que deveriam ter lugar reservado e de destaque no Panteão Nacional. Jesus Fucking Christ. :| Editado 10 Janeiro 2014 por fiasco Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado 10 Janeiro 2014 é mentira queres ver :laugh: Compartilhar este post Link para o post
awk Publicado 10 Janeiro 2014 Ainda não percebi porque é que desde o inicio deste tópico se fala do Peyroteo... Ando a tentar perceber a necessidade de afirmação que certos e determinados adeptos do Sporting deste fórum precisam de ter nos últimos tempos. Felizmente que é uma minoria, porque senão isto ia ser insuportável e de certeza que teria de andar menos por aqui para não me chatear e arranjar confusões parvas. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 10 Janeiro 2014 Não tem o mesmo impacto porque hoje em dia não temos necessidade para tal. Até à altura nós já tínhamos tido grandes nomes no futebol, mas nunca um Eusébio mundial. Nós passamos de uma mancha no mapa a um nome de referencia por causa dele, o país inteiro sentiu isso, independentemente do clube, cor, raça, etc. Nós estávamos pela primeira vez na boca do mundo em muitos anos e tudo graças a um jovem negro que abriu a pestana a muita gente, isto na altura era uma coisa impensável e de repente passamos a ter um herói mundial em Portugal. Agora já não é bem assim, nós já tivemos Eusébio, Figo, Ronaldo, etc. O impacto destas personalidades não é tão gritante porque hoje já não somos propriamente desconhecidos do mundo. E atenção eu estou a referir apenas personalidades do futebol mas podia muito bem começar a introduzir aqui outros nomes, por exemplo, da cultura literária, fado, etc. Daí eu compreender o introdução da Amália e do Pandemonium (desculpa se escrevi mal ) ter referido o Raul Solnado e não me ter admirado nada. Não é uma questão de projeção internacional, mas de alegria de toda uma nação numa altura deprimente e negra da nossa história. A história esquece-se, a projeção desaparece, mas a felicidade guarda-se e a esperança procura-se. O Eusébio foi importante pela alegria e esperança que transmitiu. O Mourinho e o Ronaldo são importantes porque continuam a levar o nosso nome aos 4 cantos do mundo. A diferença está em que sem projeção qualquer um vive... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 10 Janeiro 2014 (editado) Já leram a crónica do Pulido Valente? :mrgreen: Só vejo mortos a voar. Para quem não tiver lido: http://www.publico.pt/portugal/noticia/eusebio-e-o-panteao-1619037 Editado 10 Janeiro 2014 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 10 Janeiro 2014 As personalidades sepultadas1 são: Almeida Garrett, escritor (1799-1854) Amália Rodrigues, fadista (1920-1999) Aquilino Ribeiro, escritor (1885-1963) Guerra Junqueiro, escritor (1850-1923) Humberto Delgado, opositor ao Estado Novo (1906-1965) João de Deus, escritor (1830-1896) Manuel de Arriaga, presidente da República (1840-1917) Óscar Carmona, presidente da República (1869-1951) Sidónio Pais, presidente da República (1872-1918) Teófilo Braga, presidente da República (1843-1924) Não fazia ideia que só lá estavam estes. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 10 Janeiro 2014 Santa Cruz de Coimbra também tem honras de Panteão Nacional, portanto podem-se juntar D. Afonso Henriques e D. Sancho I a essa lista. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 10 Janeiro 2014 (editado) Não é uma questão de projeção internacional, mas de alegria de toda uma nação numa altura deprimente e negra da nossa história. A história esquece-se, a projeção desaparece, mas a felicidade guarda-se e a esperança procura-se. O Eusébio foi importante pela alegria e esperança que transmitiu. O Mourinho e o Ronaldo são importantes porque continuam a levar o nosso nome aos 4 cantos do mundo. A diferença está em que sem projeção qualquer um vive... Talvez me tenha feito entender mal mas sim a ideia é essa, sim. A questão do Ronaldo e do Mourinho é que por muito que eles ganhem nunca irão ter um impacto tão grande na nossa sociedade como naquela altura, porque simplesmente a mediatização e a projeção que eles têm e o facto de jogarem lá fora já não os torna tão ligados a nós como o Eusébio, que alem simbolo nacional e de herói que foi ele aqui na altura e sempre aqui, e as o amor e carinho que ele dizia ter por nós via-se de uma forma humilde, honesta e nós alem de sentirmos orgulho nele sentíamos também o carinho dele pelo povo, por Portugal e pelo Benfica. Editado 10 Janeiro 2014 por Abraxas Compartilhar este post Link para o post
Guest fiasco Publicado 10 Janeiro 2014 é mentira queres ver :laugh: Primeiro de tudo, é. Segundo esse tipo de "argumento" é o que inunda este tópico por parte de alguns adeptos encarnados. (e aqui o Badjoras ainda se indigna com os Sportinguistas lol) Se for preciso mais gente conhece o Ronaldo que o Eusébio, e então? Se calhar mais gente conhece o Ronaldo, e Eusébio que o Camões, e então? Se calhar mais gente conhece o Toni Carreira, que o Aristides de Sousa Mendes, e então? Se calhar mais gente conhece o Figo, que o Almeida Garret, e então? Achas que é esse o Argumento? A Amália era pró-fascista não sabia fazer mais nada do que cantar, o Eusébio era um boneco (no sentido em que não era o gajo mais inteligente do bairro dele e também andava ao sabor do Estado Novo) e não sabia fazer mais nada do que jogar soberbamente bem. E digo o mesmo de Peyroteos, Carlos Lopes, Joaquim Agostinho, Rosas Motas e afins. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Janeiro 2014 Já leram a crónica do Pulido Valente? :mrgreen: Só vejo mortos a voar. Para quem não tiver lido: http://www.publico.pt/portugal/noticia/eusebio-e-o-panteao-1619037 :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
BDani Publicado 10 Janeiro 2014 Ainda não percebi porque é que desde o inicio deste tópico se fala do Peyroteo... Ando a tentar perceber a necessidade de afirmação que certos e determinados adeptos do Sporting deste fórum precisam de ter nos últimos tempos. Felizmente que é uma minoria, porque senão isto ia ser insuportável e de certeza que teria de andar menos por aqui para não me chatear e arranjar confusões parvas. Não concordo que seja essa pequena amostra que a frase demonstra e já acho insuportável. Ocorrem-me mais depressa 5 users que andem "metidos nisso" do que 5 users que possa dizer que sempre foram impecáveis nesse aspecto (existem 5?). De resto, tudo verdade. Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 10 Janeiro 2014 Pensei que iam fazer uma coisa maior.. assim parece que estão a enjaulá-lo... E se antes pelo chão a area coberta pelos cachecois era muito maior que essa, como é que vão fazer??? todos ao molhinho?? E será que não dava para terem guardado as flores enquanto montavam a estrutura?? lol Compartilhar este post Link para o post
awk Publicado 10 Janeiro 2014 (editado) Nada disso, indigno-me com uma minoria que por vezes anda por aqui, ligados ao Sporting, que num curto espaço de tempo apareceram com uma crescente necessidade de se fazerem sentir "eu estou aqui também!". Não são "os sportinguistas" do fórum, são uma pequena parcela, que normalmente até são ignorados e ridicularizados pelos outros próprios Sportinguistas. Só so destaquei porque andam cada vez mais "activos", para não dizer outra coisa. Mas não interessa nada disso, foi um desabafo. Ignorar essa gente e seguir, porque felizmente existe malta sportinguista como o tu próprio, sas, jone, arv, doom etc (perdoem-me os restantes que não referenciei, mas eles sabem quem são), que vale a pena falar e gosto sempre de ler o que dizem Obviamente que depois tb leio outras coisas que não me agradam de malta do meu clube... Não concordo que seja essa pequena amostra que a frase demonstra e já acho insuportável. Ocorrem-me mais depressa 5 users que andem "metidos nisso" do que 5 users que possa dizer que sempre foram impecáveis nesse aspecto (existem 5?). De resto, tudo verdade. Pelo menos aqueles que referenciei podemos discordar em algumas coisas mas gosto sempre de discutir com eles o que for. Editado 10 Janeiro 2014 por Badjoras Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 10 Janeiro 2014 (editado) Vejo-vos um pouco, aliás demasiado, preocupados com essas coisas e confesso que, por vezes, também me salta a tampa. Possivelmente, se acontecesse algo a uma figura mítica do SCP, alguns benfiquistas aqui do CMPT (e não só) iriam fazer o mesmo. Editado 10 Janeiro 2014 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 10 Janeiro 2014 Não concordo que seja essa pequena amostra que a frase demonstra e já acho insuportável. Ocorrem-me mais depressa 5 users que andem "metidos nisso" do que 5 users que possa dizer que sempre foram impecáveis nesse aspecto (existem 5?). De resto, tudo verdade. normal, uma coisa incomoda-te, a outra não te provoca reacção nenhuma Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Janeiro 2014 Era giro os super dragões trazerem a pantera do boavista e meterem ali :lolada: Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 10 Janeiro 2014 E será que não dava para terem guardado as flores enquanto montavam a estrutura?? lol Estão a regar Compartilhar este post Link para o post
awk Publicado 10 Janeiro 2014 (editado) Vejo-vos um pouco, aliás demasiado, preocupados com essas coisas e confesso que, por vezes, também me salta a tampa. Possivelmente, se acontecesse algo a uma figura mítica do SCP, alguns benfiquistas aqui do CMPT (e não só) iriam fazer o mesmo. Infelizmente tens razão. Mas confesso que é uma coisa que me tem irritado solenemente, e que me faz muita vez não visitar este ou aquele tópico porque já sei que me vou passar e dizer umas coisas que depois não vão cair bem. E isso é triste. Às vezes não sei se estou no mural do fb ou no cmpt sinceramente... O nivel de comentários é por vezes semelhante. Editado 10 Janeiro 2014 por Badjoras Compartilhar este post Link para o post