jay-jay okocha Publicado 17 Fevereiro 2014 Eish oh Barroso, ir do IPO ao S.João de metro é de mestre :lol: Quanto ao tópico, já me aconteceu o mesmo. No início das aulas (última semana de Setembro) comecei a necessitar andar de autocarro (Hospital Santos Silva - St. Ovídeo) + Metro (St Ovídeo - Hospital S.João) como era só uma semana não me compensava tirar passe, carreguei um andante com 10 viagens Z2 a pensar que era o necessário. Logo no 1º dia de aulas apanhei os picas no metro e eles disseram que não podia estar a viajar com aquele título, que tinha de ser Z3, eu expliquei que não foi por mal, caso contrário não tinha carregado logo com 10 viagens, ela disse que compreendia mas que me ia multar de qualquer forma (cabra). No entanto depois mandei um email para a Metro a expor a situação e até hoje ainda não recebi nada em casa. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Fevereiro 2014 (editado) Tu podes reclamar à vontade, mas o facto é que se foste apanhado numa zona que o teu passe não cobre, estavas ilegal. E o desconhecimento não é desculpa. Ainda assim, caso tirasses uma viagem Z2 (começando a viagem na zona C5, como referes) esse problema já não se colocaria, porque a C4, a N10 e a N11 ficam todas à volta da C5. O mais engraçado é que isso não assim tão linear é. Explicando: é possivel ir do Dragão até matosinhos com um Z2. Vocês pensam "wut, tas maluco. Mas não". Pelo menos, dava. Cada vez que vocês validam, conta uma zona. isto é, se vocês sairem na ultima estação (depois das Sete Bicas) e validarem, passam a contar apenas 1 zona desde ai, pelo que o Z2 dá. Tbh, o metro é a cena mais awesome de sempre. É complicado de crl usar. Teoricamente é muito bonito, mas por acaso acho que não podes fazer isso, porque se validaste na C1 essa viagem só é válida na C1 e nas que estão à volta, ou seja, C2, C6 e S8. Portanto ainda que valides depois na C2, esse título não é válido na C3. Editado 17 Fevereiro 2014 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 17 Fevereiro 2014 não conseguiste aldrabar a morada? um amigo meu foi multado em matosinhos, aldrabou a morada e já vai quase um ano e nada. meu rico cartão de residente em Espanha que ainda está em vigor <3 Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 17 Fevereiro 2014 Aqui na Holanda os comboios são caros pa crl. Já me apanharam 2 vezes sem bilhete. Quando me pedem a morada: España, coño 8-) Mas não me orgulho disso, sou um rapaz bem comportado :( Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 17 Fevereiro 2014 O que eu acho é que eles passam as multas, mandam para as moradas que derem, e se baterem na trave e voltarem para trás não estão para se chatear à procura da morada verdadeira para reenviar. O mesmo com as multas de trânsito/parquímetros que deixam no vidro do carro e que não são pagas, nunca chega nada a casa. A essas já lhes perdi a conta, mas já devem ser umas 5. Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 17 Fevereiro 2014 O que eu acho é que eles passam as multas, mandam para as moradas que derem, e se baterem na trave e voltarem para trás não estão para se chatear à procura da morada verdadeira para reenviar. O mesmo com as multas de trânsito/parquímetros que deixam no vidro do carro e que não são pagas, nunca chega nada a casa. A essas já lhes perdi a conta, mas já devem ser umas 5. Já tive duas e chegaram a casa..... 2 anos depois, mas chegaram. 25€ cada :( Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 17 Fevereiro 2014 O que eu acho é que eles passam as multas, mandam para as moradas que derem, e se baterem na trave e voltarem para trás não estão para se chatear à procura da morada verdadeira para reenviar. O mesmo com as multas de trânsito/parquímetros que deixam no vidro do carro e que não são pagas, nunca chega nada a casa. A essas já lhes perdi a conta, mas já devem ser umas 5. Fake. Já me chegou uma. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 17 Fevereiro 2014 outras incongruências: Ir do Aeroporto à Cordoaria no 601 é Z5. por causa de UMA paragem (Continente) Ir do Aeroporto à Cordoaria no 602 é Z5. por causa de DUAS paragens (PARQUE DA PRELADA ,S.RA DO PORTO) Isto para portadores de passe, que titulares normais é Z4... Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 17 Fevereiro 2014 .... Independentemente de tudo, que aconselham a fazer... e dado que muito provavelmente não vou poder escapar ao pagamento da dita.... pagar já a multa ou esperar que ela chegue pelo correio?! Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 17 Fevereiro 2014 Não pagues e espera que a Metro do Porto vá à falência. De qualquer modo fico descansado, já percebi que o o problema em orientar-me no metro do Porto não é só meu. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Fevereiro 2014 Creio que, como ele tinha bilhete, por muito que não fosse para aquela zona, a multa é menor. Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 17 Fevereiro 2014 Aquele mapa é metro + autocarros, penso eu :mrgreen: O metro do Porto é bastante fácil, tal como o de Lisboa. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 17 Fevereiro 2014 Não pagues e espera que a Metro do Porto vá à falência. De qualquer modo fico descansado, já percebi que o o problema em orientar-me no metro do Porto não é só meu. Eu já andei milhares de vezes e de cada vez que tenho de sair do Porto, vejo-me à nora. Um sistema de anéis, tipo Londres era tão mais simples. Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 17 Fevereiro 2014 Melhor cena de sempre: Ir de Ermesinde de comboio até Campanhã, e daí apanhar o metro até Sete Bicas -> Z3. Entrar no metro em Sete Bicas até Campanhã, e daí apanhar o comboio e sair em Ermesinde -> Z4. Transportes do Porto, what else. Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 17 Fevereiro 2014 Quando morava em Pedras Rubras, pagava mais para ir ao Porto (Z4) do que ir à Povoa de Varzim (Z3)... O que me irrita no meu caso é que via STCP é Z3 e via Metro é Z2 ... Isto pq o Padrão de Moreia fica na mesma Zona que o ISMAI... !!!! Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 17 Fevereiro 2014 é tão fácil. Digam que não têm convosco o cartão nem nada. Já devo ter uma colecção de multas de metro bem grande e nunca chegou nada a minha casa porque sem dados, tiveram de se reger pelo que eu dizia. da última vez era o António Da Quinta. E o Pica depois não pode chamar a policia? é que por lei és obrigado a andar com identificação Compartilhar este post Link para o post
Kermit the Frog Publicado 17 Fevereiro 2014 Pensava que era apenas eu que não entendia nada disto, mas eu estou apenas no Porto desde Setembro e estava habituado a Lisboa, que aquilo basicamente tem duas zonas (metro) e a Carris não tem limites de zonas. Ainda há dias, queria ir ali para zona de S. Mamede Infesta e ia com amigo meu que não tinha Andante, então comprou uma viagem Z2. Aquilo basicamente só se fazia uma paragem sem bilhete, dado que saímos logo na próxima. Isto com o bilhete dele, porque o meu Andante, andei "à pica" desde o Hospital da Prelada até ao fim da viagem. Eu sei que isto é puro desconhecimento, mas o sistema é muito complicado, com tanta zona. No entanto, os transportes públicos no Porto são mais completos do que em Lisboa. Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 17 Fevereiro 2014 Vais lá, fazes o teu choro, dizes que foi essa a informação que te deram e que estavas mesmo na ideia que era legal, senão não fazias. Um colega meu safou-se de uma multa dessas assim. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Fevereiro 2014 O sistema não é assim tão complicado, vá. As pessoas é que não fazem grande esforço por perceber. Compartilhar este post Link para o post
jay-jay okocha Publicado 17 Fevereiro 2014 Ya, o sistema percebe-se bem, é uma questão de hábito. Eu quando apanhei a multa foi mesmo porque achava mesmo que era z2. Não deixa de ser irónico, sempre andei á pala no metro desde miúdo (só metro, STCP já é mais difícil) e nunca fui apanhado, quando penso que estou a viajar conforme a lei sou multado :lol: De qualquer das formas agora tenho passe e não tenho de andar á pala, também não é nada que orgulhe ninguém. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 17 Fevereiro 2014 (editado) Eu já fui multado na CP de uma forma bem mais ridícula e paguei, pronto. Custa-me perceber o "orgulho" em andar nos transportes públicos sem pagar e em dar moradas falsas para as multas. Quer dizer, se for uma coisa mínima, tipo não pagar uma zona extra apenas por uma paragem, ainda vá, isso até eu já fiz. Agora viagens inteiras e afins... coiso. Editado 17 Fevereiro 2014 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Jody Bhengu Publicado 17 Fevereiro 2014 Não acho o sistema complicado por aí além, com o hábito torna-se fácil. É só ver a zona da paragem onde se vai sair naquela lista. Nunca fui multado mas já esteve perto de acontecer, a minha sorte foi a de um bacano uns lugares abaixo do meu não ter andante e o Pica ficou-se por ali até dar tempo para sair na paragem seguinte. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
KAralinda Publicado 17 Fevereiro 2014 (editado) Outra coisa que me irrita é que isto foi mais distracção minha que propriamente desinformação... nunca reparei que existem 6 paragens da zona N11 no meio do percurso maia - aeroporto do 604... tava com ideia que era praticamente igual à zonas correspondentes via metro... Mais... já tinha apanhado fiscais no 604... várias vezes... só que por acaso do destino foi sempre nas zonas "legais" do meu passe... Que pqp de azar.... Editado 17 Fevereiro 2014 por KAralinda Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 17 Fevereiro 2014 (editado) é tão fácil. Digam que não têm convosco o cartão nem nada. Já devo ter uma colecção de multas de metro bem grande e nunca chegou nada a minha casa porque sem dados, tiveram de se reger pelo que eu dizia. da última vez era o António Da Quinta. nunca me aconteceu ser caçado. mas um a vez no Metro de Lisboa houve uma fiscalização/rusga e um amigo meu que vinha comigo não tinha bilhete. E ele fez isso: "Não tenho documentos, chamo-me José Silva, moro na rua das flores, nº2...." E disse-me que ja tinha feito algumas vezes. é porque a a cena é esta. Um fiscal dos transportes, não tem autoridade para te pedir identificação. Só a polícia. E se os gajos não estiverem para chamar a polícia de propósito só por causa de um 'borlas' que caçaram, safas-te na boa. Editado 17 Fevereiro 2014 por IlidioMA Compartilhar este post Link para o post