Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Locais Abandonados

Publicações recomendadas

O das salésias foi inaugurado em 1928 e o relvado também acho que foi nesse ano (1937) :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Castelo de Palmeira, acho que é assim que é mais conhecido ;)

Aquilo já teve lá disco e tudo mas as maroscas de CGD, junta de freguesia de Palmeira e afins, deixou aquilo ao abandono que é mais bonito. E numa região com tanto potencial para turismo rural...

Vi isto ontem à noite no fb e pensei lá ir hoje mas não me apetecia ir curtir aquilo sozinho. Tou preguiçoso e vou até ao gym :mrgreen:

Castelo de Palmeira!? Nunca ouvi ninguém a dizer isso :o Vi que estava na wikipedia, mas nem meti aqui porque pensava que ninguém se referia como Castelo de Palmeira, em Braga :mrgreen:

Lá dentro nunca fui, só passei ao lado, na nacional...

Compartilhar este post

Link para o post

Como também tenho casa lá perto, tenho de defender isto. Tenho ideia de não estar totalmente abandonada, já que foi comprada há uns "poucos" anos (daí a parte da propriedade privada, dantes entravamos na boa :mrgreen: ) Aliás, quando foi comprada chegaram a pintar o muro da parte exterior, se não me engano. A casa é que nunca foi habitada, mas todos os animais/plantações são do mesmo dono, acho eu... Ele é que mete lá os campónios a trabalhar :mrgreen:

Ah, e tá a venda há mais de 1 ano

Também tens casa lá perto?! Queres ver que ainda somos da mesma família?! :o

Compartilhar este post

Link para o post

Mais logo deixo aqui um Palácio abandonado aqui ao lado da minha casa. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Castelo de Palmeira!? Nunca ouvi ninguém a dizer isso :o Vi que estava na wikipedia, mas nem meti aqui porque pensava que ninguém se referia como Castelo de Palmeira, em Braga :mrgreen:

Lá dentro nunca fui, só passei ao lado, na nacional...

Provavelmente lol

Eu andei a pesquisar e também me apareceu isso.

Sei que falavam da disco que havia lá e referiam-se À D Chica.

Seja como for, é bem lindo e tenho de ir lá passear um dia destes

Compartilhar este post

Link para o post

Também tens casa lá perto?! Queres ver que ainda somos da mesma família?! :o

Não eras tu que tinhas aqui um primo? Acho que foi ele que disse que sacou 30 e tal gajas numa noite :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Quinta da Graça (Cruz-Quebrada)

GktFyUU.jpg

IrmVZiS.jpg

DlhnjKW.jpg

A quinta da Graça pertence à Universidade de Motricidade Humana e é o que resta da sua defunta biblioteca. Foi vítima de um incêndio em 1993 que consumiu todo o seu interior, e desde então que aguarda um restauro...

Construída sobre o Convento dos Frades Gracianos, no século XVIII, a sua edificação é atribuída ao proprietário José Manuel Machado, armador marítimo. Esta marca de homem do mar está patente na muralha do lado Norte do edifício representando a proa de um navio.

O palácio, quinta e terrenos envolventes foram expropriados em meados da década de trinta do século passado, aquando da construção do Estádio Nacional.

Descrita pelo Padre Figueira nos Trabalhos Literários como «(...) Digna desse nome pela formosura do palácio, um dos mais ricos dos arredores de Lisboa, e beleza da quinta, de bons arvoredos, jardim, estufa, lagos, pomares, tudo tratado com exemplar esmero», na sequência de um violento incêndio em 1993 veio a ficar quase em situação de abandono.

390EyS9.jpg

Os jardins são o único elemento preservado deste conjunto arquitectónico. O seu tamanho em pouco se compara ao tamanho da casa e não tem lago ou peças de estatuária, apenas tem canteiros e buxos além de várias árvores, o que leva a pensar que seriam apenas uma breve parte deste espaço que se deveria expandir pelo vale do Jamor, onde hoje estão diversos campos de jogos e uma pista de canoagem...

rtgW7ov.jpg

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Não eras tu que tinhas aqui um primo? Acho que foi ele que disse que sacou 30 e tal gajas numa noite :lol:

Mais respeito a falar do meu irmão 8-)

E essa história não foi só numa noite :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao restaurante do Monsanto, já lá fui e "recomendo", porém, cuidado que provavelmente virá o exército e PSP

Editado por Ricardo™

Compartilhar este post

Link para o post

és da Cruz Quebrada? :compinchas:

Com muito orgulho! :biggrin:

Deves ser de lá perto presumo?

Compartilhar este post

Link para o post

Ruin%2527Art-1260.jpg

Uma Fábrica dos Moínhos abandonada.

Situada na Póvoa de Santa Iria, mesmo ao lado da estação dos comboios.

Compartilhar este post

Link para o post

LV :compinchas:

eh lá então temos de combinar uma futebolada lá no Jamor :mrgreen: :compinchas:

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Perdigas, meu boi, lê isto

"... Sem tomar partido de uns ou de outros confesso que também eu durante anos me inclinei para a primeira opção, o mítico Estádio do Lima, como consequência natural da dezenas de histórias em redor da lendária catedral que fui recolhendo dos afortunados que conviveram com o desaparecido recinto portuense. Vasculhando a(s) história(s) do futebol em Portugal pude perceber mais tarde que nem o Lima nem as Salésias são detentores do orgulho de terem sido os primeiros a exibir um manto verde nos seus campos de batalha.

Mas mesmo não vencendo este particular braço de ferro que opõe o Lima às Salésias, ou vice-versa, bem se poderá dizer que os nortenhos ficam a ganhar no “total da eliminatória” já que foi no Porto que por volta de 1906 se viria a estender o primeiro tapete verde sobre um retângulo de jogo em Portugal. A “obra” nasceu pela mão do FC Porto, ou melhor, pela ambição desmedida de José Monteiro da Costa, um aristocrata portuense dos inícios do século XX que precisamente em 1906 ressuscitou – depois de um período de inatividade de 12 anos – aquele que é hoje em dia o maior clube da urbe tripeira, e um dos maiores de Portugal... e do Mundo. Estatuto este (bem) real nos dias de hoje mas que naquele início de século não era mais do que um sonho de Monteiro da Costa, que sabendo da existência de uns terrenos alugados pela Companhia Hortícola Portuense para viveiro de plantas na Rua da Rainha – a qual com a proclamação da República em 1910 passou a denominar-se de Rua Antero de Quental – que não estavam a ser totalmente utilizados pela citada empresa não sossegou enquanto não fez daquela a primeira casa do seu clube.

Arrendado então o pequeno terreno cujas medidas rondavam os 50x30 metros Monteiro da Costa logo tratou de retratar naquele humilde palco as cenas do belo jogo por quem morreu de amores aquando da sua passagem tempos antes por Inglaterra. Desenhado no terreno um retângulo de jogo, erguidos meia dúzias de paus transformados posteriormente em balizas, ai estava edificada a primeira casa do FC Porto, o Campo da Rua da Rainha. De forma um pouco tosca e desogarnizada a bola (re)começava a saltitar na Cidade Invicta por iniciativa do grupo de Monteiro da Costa.

Tempos mais tarde sabendo da intenção da Companhia Hortícola Portuense em transferir todos os seus viveiros para outra zona da cidade o principal impulsionador do Football Club do Porto puxou mais uma vez dos seus galões de diplomata para arrendar o restante espaço deixado vago e assim ampliar a casa do clube, que deixava de habitar numa pequena “caixa de fósforos” para passar a ocupar aquilo o que na época já poderia ser considerado como um razoável parque de jogos... por um aluguer anual de 1200 reis. De pronto foram iniciadas as obras para a ampliação do complexo. Balneários, um bufete, um amplo vestiário, um ginásio, courts de ténis, um espaço para a prática do cricket, entre outras mordomias, foram então edificados. Ah, e o retângulo de jogos, esse passou a deter as medidas regulamentares oficiais de um verdadeiro campo de “football”. E para ser um verdadeiro campo de futebol tinha de haver relva, tal como Monteiro da Costa viu em Inglaterra, onde os recintos destinados à prática do belo jogo eram na época já quase todos relvados! E uma vez mais a vontade deste homem foi cumprida, o retângulo do Campo da Rua da Rainha vestiu-se de verde, o primeiro a fazê-lo em Portugal. "

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, Punk. Obrigado pela partilha!

Mas isso era um campo, o Lima foi o primeiro estádio digno desse nome. :mrgreen: Não fazia ideia da existência desse campo, a minha família esteve sempre ligada ao Académico Futebol Clube e a história que me venderam foi sempre esta. Mas nunca me dei ao trabalho de aprofundar conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest trz

e precisas de chamar boi ao rapaz ?? :-| :-|

é uma maneira querida de chamar o perdigas. Ele gosta!

Compartilhar este post

Link para o post

Vi isto ontem à noite no fb e pensei lá ir hoje mas não me apetecia ir curtir aquilo sozinho. Tou preguiçoso e vou até ao gym :mrgreen:

Se vais a Palmeira vai mas é ver as brasileiras :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

e precisas de chamar boi ao rapaz ?? :-| :-|

Não me quero meter no meio de nada, calma!

Ele sabe que é só amor! Chamar boi, é uma forma de carinho nortenho :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...