Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mr. White

[Liga dos Campeões] Bayern München 0-4 Real Madrid (RF)

Publicações recomendadas

Só que o Guardiola não foi contratado do "pé para a mão".

Tanto quanto se sabe, o Hoeness e o Rummenigge encontraram-se várias vezes com o Pep em NY para discutirem futebol e como a filosofia dele se enquadrava no Bayern e tenho quase a certeza que o Pep lhes disse o mesmo que disse à imprensa na pré-época:

"I have to adapt myself to one hundred percent to the players. The football belongs to neither the players nor the coach. The fans come to watch football. I have to adapt to the qualities of the players. The players in Barcelona are different than those in Bayern. The system does not matter. The players can move."

Acontece que mesmo tendo dito isto, isto não aconteceu e quem até agora achou que era possível transportar o que havia em Barcelona para Munique foi o Pep.

Ou o Pep decide finalmente se adaptar ou o plantel é praticamente todo reestruturado para encaixar na filosofia.

Se a escolha for a segunda opção, estamos mal.

Por essas palavras eu entendo que ele sempre planeou forçar o seu sistema ao plantel do Bayern. E foi isso que fez, com os resultados que se vêem. Por muito que todos soubessem da dificuldade em transportar o estilo do Barcelona, parece-me óbvio que a contratação do Guardiola foi exatamente para isso, senão havia outras hipóteses válidas e mais baratas, porventura. O que eu acho é que, depois do sucesso da época passada, pensou-se em Munique que a única forma de manter a toada seria pela mão do treinador mais bem-sucedido dos últimos anos. Da mesma forma, o Guardiola viu no Bayern a oportunidade ideal de provar a força da sua filosofia de jogo. Juntou-se a fome à vontade de comer e acabaram todos engasgados.

Ainda assim, o Guardiola tem todas as condições para ficar. Esta época está longe de ser um fracasso. Só fica aquém em comparação à anterior e ao investimento realizado. Para o ano tem de haver um ajustamento do Pep aos jogadores e à forma de estar germânica. Tem de haver respeito pelo legado do clube. Se isto acontecer, não só o Bayern limpa a face, como o Guardiola mostra que, de facto, é um predestinado.

Compartilhar este post

Link para o post

Por essas palavras eu entendo que ele sempre planeou forçar o seu sistema ao plantel do Bayern. E foi isso que fez, com os resultados que se vêem. Por muito que todos soubessem da dificuldade em transportar o estilo do Barcelona, parece-me óbvio que a contratação do Guardiola foi exatamente para isso, senão havia outras hipóteses válidas e mais baratas, porventura. O que eu acho é que, depois do sucesso da época passada, pensou-se em Munique que a única forma de manter a toada seria pela mão do treinador mais bem-sucedido dos últimos anos. Da mesma forma, o Guardiola viu no Bayern a oportunidade ideal de provar a força da sua filosofia de jogo. Juntou-se a fome à vontade de comer e acabaram todos engasgados.

Ainda assim, o Guardiola tem todas as condições para ficar. Esta época está longe de ser um fracasso. Só fica aquém em comparação à anterior e ao investimento realizado. Para o ano tem de haver um ajustamento do Pep aos jogadores e à forma de estar germânica. Tem de haver respeito pelo legado do clube. Se isto acontecer, não só o Bayern limpa a face, como o Guardiola mostra que, de facto, é um predestinado.

Eu sempre li ali e noutras declarações semelhantes que ele ia tentar encontrar um ponto de equilíbrio e eu já esperava que isso demorasse tempo e por isso mesmo sempre achei que pedir a CL este ano era estar a sonhar muito alto.

Sobre o ponto de vista do Bayern a mim parece-me claro (como também disseste) que o clube tinha de procurar um treinador de sucesso e com reputação elevada.

A equipa tinha conseguido a melhor época de sempre da história do futebol alemão e uma das melhores da história do futebol europeu e tinha perspectivas de criar uma dinastia e o sonho de ser a primeira a ganhar duas CL na Era Moderna. Para além disso todos sabem o quanto é dificil gerir um balneário de grandes egos que ainda por cima vieram de ganhar tudo.

Nestas condições e a garantir a manutenção da filosofia só havia mesmo o Klopp e esse era impossível.

Como tal só sobrava Ancelotti, Mourinho e Guardiola e o espanhol era o único que estava livre, sendo que o Bayern até é um clube que tem vários paralelos no Barça.

É um clube de identidade regional forte, com uma enorme aposta nas camadas jovens e com uma certa arrogância futebolística.

A grande questão aqui é no que o Guardiola disse que ia fazer.

Se ele tivesse chegado e afirmado que iria ser 100% fiel à sua filosofia, que iria remodelar o plantel para que ele se ajusta-se a si e tivesse tomado conta das contratações\vendas eu ia ficar lixado mas a culpa era acima de tudo da direcção que já tinha tido a má experiência do Van Gaal a quem se permitiu tudo e depois o clube viu fugir jogadores como o Khedira, Ozil, Neuer (que acabou por chegar depois de duas experiências falhadas na baliza), Lucio e Luca Toni porque o Van Gaal não os achava jogadores para o Bayern.

Mas ele chegou a Munique e disse o contrário.

E essa mentira é que me doí acima de tudo e se me doí a mim imagino a quem o contratou.

No fim disto tudo claro que o Guardiola continua a ter toda a confiança necessária para o cargo. Ganhou o campeonato, chegou às meias da CL e está na final da Taça. Mesmo que perca essa final o objectivo mínimo está conquistado.

É um trabalho a nível de resultados que é bastante positivo.

O que não pode voltar a suceder é ele insistir na mentira de x em x tempos vir dizer que é ele que se tem de adaptar e depois não cumprir.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Bayern jogar à Guardiola o onze no mínimo tem de ser parecido com isto:

guardi.png

(As setas ficaram na img não sei porquê...)

Se não a falta de criatividade f*de logo tudo...

E mesmo assim ali gajos que estragam...

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o que o Guardiola vai fazer na próxima época alguma empresa fala em vender dois jogadores entre Martinez, Bastian e Kroos e na intenção de ir buscar um central e dois médios (já contando com o Roode que deve ser adaptado a lateral direito).

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o que o Guardiola vai fazer na próxima época alguma empresa fala em vender dois jogadores entre Martinez, Bastian e Kroos e na intenção de ir buscar um central e dois médios (já contando com o Roode que deve ser adaptado a lateral direito).

Fala-se no Javi Martinez para o Barcelona.

Compartilhar este post

Link para o post

Para o Bayern jogar à Guardiola o onze no mínimo tem de ser parecido com isto:

(As setas ficaram na img não sei porquê...)

Se não a falta de criatividade f*de logo tudo...

E mesmo assim ali gajos que estragam...

Troco o Martinez pelo Kroos e ficas com a equipa que jogou junta durante os meses de Novembro-Fevereiro mais coisa menos coisa. Curiosamente foi a melhor fase do clube em todo o ano. Ter o espanhol e o Lahm nesse meio-campo é contra-producente, imo.

Editado por Kimi Raikkonen

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que não é. Transpondo aquilo para o Barça do Guardiola, o Lahm seria o Xavi e o Thiago seria o Iniesta.

Compartilhar este post

Link para o post

Lahm a fazer de Xavi? Não lhe reconheço inteligência suficiente para replicar o mesmo que o Xavi. E o Thiago para mim é o meio-termo entre o Iniesta e o Xavi.

Mas não me importava de ver esse meio-campo a ser testado. Quem ja testou laterais interiores testa isso tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

O Thiago não é um Iniesta, o Martinez um Busquets e muito menos o Lahm é um Xavi.

E cada vez tenho mais certezas que estar a querer fazer dos jogadores do Bayern à força jogadores do Barça só dá em asneira.

O Bayern é o Bayern. Para jogar com altos índices de posse o Guardiola não necessita de fotocopiar algo que nasceu de um trabalho de anos e anos, que começou nas camadas jovens do Barça e acho que isso ficou provado no ano passado em que a equipa foi a segunda na Europa com mais posse ao mesmo tempo que dominou completamente a arte do contra-ataque.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

O Thiago não é um Iniesta, o Martinez um Busquets e muito menos o Lahm é um Xavi.

E cada vez tenho mais certezas que estar a querer fazer dos jogadores do Bayern à força jogadores do Barça só dá em asneira.

O Bayern é o Bayern. Para jogar com altos índices de posse o Guardiola não necessita de fotocopiar algo que nasceu de um trabalho de anos e anos, que começou nas camadas jovens do Barça e acho que isso ficou provado no ano passado em que a equipa foi a segunda na Europa com mais posse ao mesmo tempo que dominou completamente a arte do contra-ataque.

Antes de mais, li o teu comentário anterior e percebo perfeitamente de onde vens. Para mim, que estou a analisar agora a época do Bayern, é fácil ler as entrelinhas. Para ti, que tinhas ilusões, ainda que ajustadas, de ter um Bayern com outro estilo sem perder qualidade, o golpe é mais duro. E estamos de acordo quanto ao Guardiola. É ele quem tem de se ajustar.

E subscrevo este teu comentário, também. O Baryern tem uma identidade que deve ser respeitada. Não foi por acaso que o treinador da época dourada da história do clube foi alemão. Tal como com o Barça. Cada macaco no seu galho.

Compartilhar este post

Link para o post

Lahm a fazer de Xavi? Não lhe reconheço inteligência suficiente para replicar o mesmo que o Xavi. E o Thiago para mim é o meio-termo entre o Iniesta e o Xavi.

Mas não me importava de ver esse meio-campo a ser testado. Quem ja testou laterais interiores testa isso tambem.

Mas ele tem-na. Pode é não ter a mesma visão de jogo e qualidade de passe.

Sem dúvida. Aliás, eu só me limitei a fazer uma comparação tendo por base aquele esquema, porque eu também acho que o Bayern é o Bayern e tem de ter um modelo de jogo único, que tenha em conta a sua identidade futebolística e o contexto onde esta se insere.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas ele tem-na. Pode é não ter a mesma visão de jogo e qualidade de passe.

A minha definição de "inteligência" estava a englobar esses dois aspectos importantes do Xavi, que duvido muito que o Lahm algum dia os irá ter.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vejo a qualidade de passe como uma vertente mental/psicológica, mas sim técnica. Agora, a visão para aplicar a essa qualidade de passe, isso acho que também não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha definição de "inteligência" estava a englobar esses dois aspectos importantes do Xavi, que duvido muito que o Lahm algum dia os irá ter.

A qualidade de passe é um aspecto técnico. Já a visão de jogo pode limitar a equipa na construção, sim. Mas há algo em que o Lahm está bem ao nível do Xavi, e em que é dos melhores do mundo: na capacidade de decisão. É raríssimo vê-lo decidir mal. Passam-se jogos e jogos sem que cometa uma única má decisão. E por aí, ele poderia perfeitamente fazer de "Xavi" ali.

Mas o melhor para o Bayern será concentrar-se nas suas mais-valias, e tentar arranjar uma forma de retirar o máximo rendimento delas, ao mesmo tempo que o Guardiola continua a tentar implementar e a aprimorar a sua ideia de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...