Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

O Bielsa acaba contrato com o Marselha no final da época, certo? :)

Certo. Quer dizer, não sei se acaba, mas ele já disse que no final da época ia pensar na vida, por assim dizer. Como faz sempre, de resto.

Ainda assim, era preciso falar-lhe bem, e isso duvido que consigamos fazer. Não é por mais ou menos € que o Bielsa trabalha, é pelo projecto que lhe apresentam.

Compartilhar este post

Link para o post

só quero que seja um estrangeiro para acabar com as vacas sagradas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for um treinador sem grande experiência, prefiro manter o Marco. Só trocava por alguém com experiência a nível internacional, que fosse claramente superior ao MS.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que ainda é cedo para falar nisso. Resta saber que segunda volta vai ele fazer e qual será a evolução da equipa.

O substituto teria de ser alguém experiente e que conhecesse o futebol português e neste momento não vejo muitos com esse perfil... Não desgosto do Manuel Machado mas seria sempre um tiro no escuro.

Compartilhar este post

Link para o post

O Paco Jémez seria muito utópico?

Acho que não. Quer dizer, desde que a vontade seja investir bem num treinador.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que o Jemez é tão apreciado por aqui? Não faço mesmo ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que ainda é cedo para falar nisso. Resta saber que segunda volta vai ele fazer e qual será a evolução da equipa.

O substituto teria de ser alguém experiente e que conhecesse o futebol português e neste momento não vejo muitos com esse perfil... Não desgosto do Manuel Machado mas seria sempre um tiro no escuro.

Manuel Machado? Conseguiste escrever isso sério?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o Rayo joga um futebol muito acima dos recursos que tem.

E gosto do discurso, da mentalidade e da maneira de estar no futebol. Não sei se tens paciência para ler em espanhol, mas está aqui uma entrevista muito interessante que ele deu ao El País. Recomendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem sempre um plantel fraco e pratica um futebol de posse com boa qualidade. Estar em 12º com aqueles jogadores já é uma forma de ver que há ali qualidade. Já a época passada foi igual.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o Rayo joga um futebol muito acima dos recursos que tem.

E gosto do discurso, da mentalidade e da maneira de estar no futebol. Não sei se tens paciência para ler em espanhol, mas está aqui uma entrevista muito interessante que ele deu ao El País. Recomendo.

Tem sempre um plantel fraco e pratica um futebol de posse com boa qualidade. Estar em 12º com aqueles jogadores já é uma forma de ver que há ali qualidade. Já a época passada foi igual.

Obrigado!

Li essa entrevista e gostei das ideias dele. E o que está a fazer com o Rayo é realmente muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostava de ver o Paco Jemez aqui. Gosto muito da sua filosofia.

as vezes quando vejo os recursos que ele tem a disposição e jogam daquela forma, é só uma razão para acreditar no trabalho dele.

Editado por Jone Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Já responderam, mas, de forma resumida, porque é um treinador que, mesmo tendo o orçamento mais baixo da Liga e mesmo com jogadores de qualidade muito duvidosa (Abdoulaye lol), tem conseguido resultados muito razoáveis com o Rayo, ao mesmo tempo que a equipa pratica um futebol de muita qualidade. O Rayo joga como um grande clube, com vontade de assumir o jogo, com um bloco bem alto, com vontade de pressionar bem à frente e com vontade de ter a bola e saber o que fazer com ela. E não abdica dessa ideia de jogo, mesmo quando isso lhe custa um ou outro resultado.

Seria uma excelente opção. Duvido é que se esteja a pensar nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

O Paco Jémez seria muito utópico?

Se calhar, em Espanha gostam muito dele e não duvido que seja hipótese para os clubes de topo espanhóis se perderem o treinador. Mas é uma questão de apresentar um bom projeto, era uma ótima escolha. Também gosto muito do do Lyon, mas esse então deve ser quase impossível. Era para caçar quando estava no Reims, mas também não sei se o que ele fez lá, em termos de futebol jogado(os resultados foram ótimos) foi ao nível do que está a fazer em Lyon.

Ou então vai-se para a opção mais hipster, que é procurar novos Bielsas pela América do Sul :mrgreen: No outro dia falei sobre o Pablo Guede, do Palestino. Mas ainda não conheço suficientemente a sua equipa para tirar ilações mais definitivas.

De qualquer forma, deixo em spoiler umas informações que compilei e escrevi noutro lado sobre ele:

Bora lá animar isto!

Há uns tempos, dei de caras com um canal do vimeo com vídeos muito interessantes e que aproveito, desde já, para aconselhar. Entre muitos outros, um deles deu-me a conhecer o futebol de uma pequena equipa chilena, fundada pelos imigrantes palestinos no chile, de nome Palestino. Ora, esse vídeo impressionou-me pelas boas ideias ofensivas que o Palestino mostrou:

Por isso, procurei pesquisar sobre quem mete as equipas a jogar à bola coletivamente e que, curiosamente, é o que se discute aqui :mrgreen:. O treinador da equipa é o argentino Pablo Guede, sendo que li esta entrevista e, juntando ao que vi no tal vídeo, fiquei agradado.

Por isso, tentei ver os dois jogos da eliminatória com o Nacional de Montevideo, do Uruguai. Embora não os tenha visto com tanta atenção como desejaria, deu para tirar algumas ideias. Em primeiro lugar, é, claramente, uma equipa com uma mentalidade de ataque e que procura sempre ter a bola com qualidade. Uma coisa é um treinador dizer isso, outra é ver uma equipa dele, claramente inferior em termos individuais ao adversário, a ganhar por golos fora na 2ª mão e a escassos minutos do fim, a sair apoiado com passes do guarda redes para um jogador que se apressara a dar apoio na zona ao pé da bandeirola de canto; e ver 5 jogadores a atacar aos dois minutos de compensação desse mesmo jogo. Dizer coisas bonitas é fácil, ter coragem de aplicar essas boas ideias nos momentos em que todos diriam que é utopia é que já não é para todos. Mas é para ele.

Ofensivamente as ideias pareceram-me óptimas, só notei dois problemas, se bem que um deles me pareceu muito mais individual que coletivo. O primeiro foi ver, no início 1ª mão, as tentativas de construção curta do Palestino completamente anuladas pelo adversário, com os defesas todos bloqueados por marcação individual. A bola ficava no guarda-redes, ia aos defesas e voltava, não havia ligação aos restantes setores. Passado meia-hora foi resolvido, com uma maior descida dos médios a auxiliar a 1ª fase de construção, que, por tudo o que vi deles, me parece mais regra do que excepção. O segundo, o tal mais individual(logo não tanto responsabilidade dele), foi a falta de criatividade dos jogadores de ataque. Os médios mais defensivos até conseguiam descobrir boas soluções e fazer a bola chegar em boas condições aos jogadores de ataque, mas, aí chegada a bola, as ideias eram poucas. E eram-no porque os jogadores, mesmo tendo as soluções coletivas todas lá, não tinham a inteligência para as ver com a velocidade exigida, optando antes por soluções menos interessantes/criativas. Mais do que o que os jogadores descobrem, quando vejo um modelo de jogo de uma equipa quando ataca, interessa-me ver quantas e de que qualidade(mais no corredor central ou apenas no lateral) soluções possíveis tem o portador de bola, quantos apoios tem ao seu redor. E aí pareceu-me francamente bom. Pena que os jogadores, ainda que tentassem entrar pelo corredor central algumas vezes, não o fizessem com a frequência que eu e, pelo que me parece, o treinador desejaria.

Defensivamente não tenho uma opinião tão consolidada, não me pareceu ver grandes referências individuais e a reação à perda pareceu-me ter alguma qualidade, mas também vi a equipa defender muitas vezes com poucos, o que, sendo também consequência do arrojo a atacar, também pode ser atenuado(com maior ajuda dos atacantes, por exemplo). É algo que conseguirei perceber melhor vendo mais jogos, até porque os tais vídeos mostram muito mais o momento ofensivo do que o defensivo.

Vou tentar continuar a seguí-los, especialmente na Libertadores(conseguiram a qualificação nos dois jogos com o Nacional, 1-0 em casa e 2-1 fora, passaram pelos golos fora), mas as ideias deste Pablo Guede são claramente prometedoras.

2005072.jpg

Mais videos: aqui; aqui e aqui

Mais entrevistas e artigos: aqui e aqui

Editado por AndreSCP7

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho dois bilhetes para o Sporting - Gil no email, ambos para o sector B28. Aos interessados respondam com um número (por exemplo: 1ºcomentário responde com 1, 2º com 2 e etc.) Hoje às 22h sorteio os dois bilhetes.

Editado por spaceman

Compartilhar este post

Link para o post

2

Não sei se o sorteio é para dar os 2 de uma vez, mas se for, só precisava de 1

Editado por del9y

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...