Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red Prince

Saúde

Publicações recomendadas

granda boneco, enganei-me

obrigado!

Editado por Jimpo

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, amigos. A ver se me conseguem ajudar:

Vai fazer 3 meses que comecei a fazer diálise e sempre que faço os tratamentos, tenho que desinfectar as mãos com uma daquelas soluções azuis que existem nos hospitais. O problema é que me fizeram isto às mãos:

6f45c098bdf6195bbd57b60d599aca99.jpg

ff6ce70be469effa3068b3287bf1a14b.jpg

Já me receitaram Cilestoderme mas só me tira a comichão durante umas horas, nada mais.

Já alguém teve o mesmo problema? Como resolveram (se resolveram)? Thanks!

Compartilhar este post

Link para o post

O que te receitaram é mesmo para isso, aliviar... Talvez acrescentando um anti-histamínico local, mas tendo em conta a tua condição de saúde e tudo o que lhe está inerente, o melhor mesmo é perguntares ao teu médico, porque como sabes acumulas tudo o que aplicas no corpo, embora seja em quantidades ínfimas na pele. Se fizeres hemodiálise fora de casa podes perguntar na instituição.

Compartilhar este post

Link para o post

Novidades? Só vi agora a tua mensagem...

Já passou Red. Em vez da pomada, pus Optrex e passado umas horas já tava fino. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, amigos. A ver se me conseguem ajudar:

Vai fazer 3 meses que comecei a fazer diálise e sempre que faço os tratamentos, tenho que desinfectar as mãos com uma daquelas soluções azuis que existem nos hospitais. O problema é que me fizeram isto às mãos:

6f45c098bdf6195bbd57b60d599aca99.jpg

ff6ce70be469effa3068b3287bf1a14b.jpg

Já me receitaram Cilestoderme mas só me tira a comichão durante umas horas, nada mais.

Já alguém teve o mesmo problema? Como resolveram (se resolveram)? Thanks!

Como não se ajudar viu só dizer bolas tens mãos de velho.

Compartilhar este post

Link para o post

O que te receitaram é mesmo para isso, aliviar... Talvez acrescentando um anti-histamínico local, mas tendo em conta a tua condição de saúde e tudo o que lhe está inerente, o melhor mesmo é perguntares ao teu médico, porque como sabes acumulas tudo o que aplicas no corpo, embora seja em quantidades ínfimas na pele. Se fizeres hemodiálise fora de casa podes perguntar na instituição.

:fixe:

faço em casa e só vou à consulta em Outubro. entretanto vou remendando com agua quente e a pomada. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fui à dermatologista. Mostrei-lhe as mãos, expliquei-lhe que isto era devido à diálise e que era obrigatório usar o desinfectante. Responde-me ela:

"então pare de usar!"

"mas então como é que vou desinfectar as mãos para o tratamento? é que é obrigatório"

"use luvas."

" e se for alérgico ao latex?"

"nah. se for, peça ajuda à sua mãe"

f*da-se :lol: mas lá me receitou duas pomadas para esta treta.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de um mês sem beber álcool/refrigerantes e sem comer marisco, continuo com o ácido úrico muito alto. Não me dói nada mas estou a ficar preocupado. O que aconselham? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de um mês sem beber álcool/refrigerantes e sem comer marisco, continuo com o ácido úrico muito alto. Não me dói nada mas estou a ficar preocupado. O que aconselham? :confuso:

Fizeste análises por algum motivo em particular? Quanto é "muito alto"? Se não apresentas sintomatologia nenhuma o melhor a fazer é teres calma e esperares pela consulta de seguimento. São só análises, análises não se tratam, tratam-se doenças. Se foram pedidas por algum motivo em particular, o ideal é serem verificadas por quem te segue em consulta...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem lá fui buscar as minhas análises. Normalmente faço-as todos os ano porque o meu pai é diabético e tem o colesterol alto, por isso é sempre bom andar em cima.

Tenho alguns valores um pouco descontrolados em relação aos de referência.

Red Prince, peço que me elucides acerca dos mesmos e se vale a pena ficar preocupado:

Eritrócitos - 4,09 x 10^6/ul (recomendado é 4.50-5.90)

Hemoglobina - 11,8 g/dL (recomendado é 13-17.5)

Hematócrito - 35,8% (recomendado 42-52)

HGM - 28.8 pg (está perto do mínimo recomendado 28-33)

CMHG - 33 g/dL (recomendado 33-36)

RDW - 14.6% (recomendado <14,9)

Velocidade de Sedimentação 9mm (recomendado <10)

Beta-Globuliina 0,61g/dL (recomendado 0.70-1.10)

Gama-Globulinas 0,79 g/dL (recomendado 0.80-1.60)

Colesterol Total (soro) 186 mg/dL (recomendado <190, mas 186 já é considerado alto, certo?)

Colesterol HDL (soro) 78 mg/dL

Indice aterogénico 2.38 (baixou de 3.13 relativamente às ultimas analises)

Triglicéridos 40 (recomendado 40-160)

O colesterol é que não há meio de baixar. Mesmo tendo cuidado com o que como e fazendo exercício físico todos os dias, não faço ideia do porquê de andar sempre naqueles valores.

Não sei se fará alguma diferença, mas na noite antes de ir realizar as análises fiz um trail de 13km (1h22m). Não sei se influencia alguns dos valores que pus aí...

Compartilhar este post

Link para o post

O colesterol está alto por causa do "bom" colesterol, que é o HDL que está alto, ou seja, é bom.

Tens anemia, mas é impossível entender isso se não houver uma conversa com o doente, um contexto. Por exemplo, se estiveres na adolescência há um consumo de ferro grande e o jovem tende a ter uma anemia que é "normal" se não consumir ferro em quantidades suficientes... Um vegetariano, por exemplo, tende a ter falta de ferro também. Uma alteração genética que se chama talassémia é o defeito genético mais comum do mundo, muitas pessoas não fazem ideia que o possuem (na sua forma mais ligeira - traço talassémico) e dão análises que podem ser parecidas com as tuas, sem terem importância nenhuma clínica. Só vendo com o teu médico. Mas se te sentes bem e se não te sentes de todo doente (deduzo pelo que dizes, relativamente ao exercício...) não vale a pena ficares preocupado, quando fores à consulta mostrar as análises ele é a melhor pessoa para te orientar na situação.

E não se esqueçam que os valores analíticos seguem uma distribuição normal, logo pela definição há sempre um conjunto de pessoas que são "normais" e ficam fora da distribuição normal :)

Aliás, neste momento pelo menos eu fui incutido para ter cuidado com os exames de rotina/pedir por pedir/check ups e coisas do género. Os exames servem para ser complementares à clínica, para ajudarem a diagnosticar uma doença, não são rastreios (a não ser nas situações específicas de rastreios como o papanicolau ou a mamografia ou a pesquisa de sangue oculto nas fezes, por exemplo) e muitas vezes podem criar mais problemas do que os que poderiam vir a resolver, nomeadamente ao gerar preocupação e stress sendo que na grande maioria dos casos acaba por se concluir que são situações variantes do normal, ou erros dos exames, ou situações totalmente benignas...

Mas não deixes de expor a situação a quem te segue, obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais obrigado. :compinchas:

Adolescente já não sou, tenho 24. Doente não me sinto, antes pelo contrário. Nunca me senti tão saudável.

Faço exercício todos os dias, aproximadamente uma hora de corrida e não me sinto cansado (que pelo que li é um dos sintomas da anemia).

Mas pronto, com a explicação que deste já me sinto mais descansado. Agora é esperar para ver o que a médica de família diz das análises. É a primeira vez que lhe vou mostrar exames, visto que o meu antigo médico de família reformou-se e veio esta para substituí-lo, ver se ela não se põe a inventar :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Fizeste análises por algum motivo em particular? Quanto é "muito alto"? Se não apresentas sintomatologia nenhuma o melhor a fazer é teres calma e esperares pela consulta de seguimento. São só análises, análises não se tratam, tratam-se doenças. Se foram pedidas por algum motivo em particular, o ideal é serem verificadas por quem te segue em consulta...

0,8 acima do recomendado. Se calhar exagerei...Mas foi a analista que disse que estava muito alto

Editado por Simeone

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais obrigado. :compinchas:

Adolescente já não sou, tenho 24. Doente não me sinto, antes pelo contrário. Nunca me senti tão saudável.

Faço exercício todos os dias, aproximadamente uma hora de corrida e não me sinto cansado (que pelo que li é um dos sintomas da anemia).

Mas pronto, com a explicação que deste já me sinto mais descansado. Agora é esperar para ver o que a médica de família diz das análises. É a primeira vez que lhe vou mostrar exames, visto que o meu antigo médico de família reformou-se e veio esta para substituí-lo, ver se ela não se põe a inventar :lol:

Se for novinha, vai-te dizer o que o Red disse. Vai-te perguntar porque fizeste as análises. Se não há queixas, com 24 anos, não é recomendado fazer essas análises de rotina.

São exames complementares de diagnóstico, não formas de "rastreio" para a seguir procurar a doença.

Mas percebo que as pessoas estejam habituadas a isso e lhe transmita maior segurança.

Agora no geral e pelo contacto que vou tendo, é incrivel ver pessoas com excesso de peso, com colesterol, diabetes e tensões elevadas a não cortarem na comida não-saudável, no sal, no tabaco, a não fazerem exercício, até a não tomarem a medicação mas depois querem fazer analises todas os anos, e RX a tudo, ecografias, etc. Em vez de quererem prevenir a doença, querem é procura-la. Mas obviamente que a maioria das pessoas foram habituadas a isso, e não tem conhecimento suficiente. Há que procurar mudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for novinha, vai-te dizer o que o Red disse. Vai-te perguntar porque fizeste as análises. Se não há queixas, com 24 anos, não é recomendado fazer essas análises de rotina.

São exames complementares de diagnóstico, não formas de "rastreio" para a seguir procurar a doença.

Mas percebo que as pessoas estejam habituadas a isso e lhe transmita maior segurança.

Foi ela que as passou :lol: Ela é estrangeira, não sei se colombiana ou venezuelana, qualquer coisa dessas e já deve andar perto dos 50.

Tenho amigos que estão nas áreas da medicina e também já me tinham falado que há cada vez menos esse hábito de pedir os exames apenas por pedir. Mas no meu caso, tendo o meu pai colesterol e triglicéridos muitos altos e sendo diabético, devo fazer análises 1x por ano, ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho amigos que estão nas áreas da medicina e também já me tinham falado que há cada vez menos esse hábito de pedir os exames apenas por pedir. Mas no meu caso, tendo o meu pai colesterol e triglicéridos muitos altos e sendo diabético, devo fazer análises 1x por ano, ou não?

Não te posso garantir que as guidelines digam que não, mas quase de certeza que não tem essa indicação. Senão voltamos ao mesmo: se cerca de 50% dos adultos têm colesterol e triglicerídeos altos, metade dos jovens também iriam ter que fazer sempre análises? É um exagero. Indivíduos obesos e/ou com sintomatologia, claro que sim. Agora individuos jovens, saudaveis, sem qualquer queixa é para continuar sempre em frente.

Óbvio que analisando individualmente, não há grande problema em fazer análises (tirando o facto do nervosismo que pode associar a um "mau resultado" ou a procura desnecessária de doença).

Compartilhar este post

Link para o post

O Harrison fala no capítulo de aterosclerose em os adultos aos 20 anos de idade fazerem ficha lipídica e repetirem de 5 em 5 anos. Creio que não fale em hemogramas "de repetição", porque a ficha lipídica é um "rastreio" para uma doença silenciosa (a aterosclerose)...

(de notar que estamos a falar de bibliografia americana e de na prática clínica em Portugal isto ser menos consensual, por dois motivos - os americanos cada vez mais tentam através dos tribunais indemnizações e os médicos lá usam cada vez mais exames complementares de forma abusiva para se precaverem e, também ligado a isso, o facto de os médicos formados lá descurarem cada vez mais a semiologia e o conhecimento médicos propriamente dito, estando permanentemente reféns de exames e mais exames...)

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não sabia que se começava tão cedo. Mas é de 5 em 5 anos, ok.

Já não me esqueço disso para o Harrison 2016 :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso desde que me lembro que faço análises todos os Verões, já é quase um pontapé de saída das férias. Estou a ser estúpido?

Compartilhar este post

Link para o post

Qual acham ser o melhor seguro de saúde feito individualmente?

Quando comecei a trabalhar perdi a ADSE por parte da minha mãe. Nos últimos 2 anos tive Medis por parte da entidade laboral. No mês passado mudei de emprego e pelo menos este ano não terei seguro.

Fez-me pensar se não fará sentido fazer um seguro de saúde em termos individuais, até porque conseguirei melhores preços agora que sou novo e ativo do que quando for mais velho, e se não tiver em termo individual estarei sempre dependente da entidade laboral...

Compartilhar este post

Link para o post

sSKcxoV.jpg

O meu dedo ficou assim de um dia para o outro. Meio inchado e vermelho na zona do inchaço. Não me lembro de ter batido com o dedo em lado nenhum nem de ter feito esforços com ele. Simplesmente apareceu assim :lol:

Já dura desde Terça-Feira, já coloquei gelo e não passou. Mais logo vou à farmácia mas se alguém tivesse outra dica era engraçado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...