Lopezini Publicado 16 Janeiro 2025 (editado) Obrigado, @Koper. Para já, está tudo a correr bem, falta só ter o PPS para começar a receber a 100%. Já agora, uma questão em relação aos bancos: AIB ou BOI? Eu abri conta no AIB, pareceu-me melhor. Editado 16 Janeiro 2025 por Mocca Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 16 Janeiro 2025 Citação de Mocca, há 5 minutos: Obrigado, @Koper. Para já, está tudo a correr bem, falta só ter o PPS para começar a receber a 100%. Já agora, uma questão em relação aos bancos: AIB ou BOI? Eu abri conta no AIB, pareceu-me melhor. AIB é o melhor dos piores, mas nenhum é grande coisa. Eu tenho PTSB desde que estou por cá. Compartilhar este post Link para o post
Lopezini Publicado 17 Janeiro 2025 Pois, também é a ideia que tenho. Até estive para abrir no N26 ou no bunq, mas optei pelo AIB, @Koper. Compartilhar este post Link para o post
La Flame Publicado 29 Janeiro 2025 Já alguém teve de renovar a carta de condução estando a morar noutro país da UE ? Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Janeiro 2025 Citação de La Flame, há 4 horas: Já alguém teve de renovar a carta de condução estando a morar noutro país da UE ? yap, fui a Lisboa e renovei Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Janeiro 2025 (editado) Citação de La Flame, há 4 horas: Já alguém teve de renovar a carta de condução estando a morar noutro país da UE ? Acho que dá pra fazer pela net a renovação agora, pelo menos fiz isso à minha mãe à uns anos Editado 29 Janeiro 2025 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 30 Janeiro 2025 (editado) Citação de La Flame, há 19 horas: Já alguém teve de renovar a carta de condução estando a morar noutro país da UE ? Citação de Plagio o Original, há 14 horas: Acho que dá pra fazer pela net a renovação agora, pelo menos fiz isso à minha mãe à uns anos @La Flame Dá para mudar pela net, o problema é se já mudaste a residencia fiscal nas finanças para o país onde resides agora. Tentei fazer isso há cerca de 3 anos e nao me deixava (dava erro) por já ter morada de outro país, acabei por ter que revalidar no país onde resido (se bem que houve pessoas a sugerirem-me mudar a residencia para Portugal por uns dias no sistema e renovar mas preferi-me nao me meter nisso 😄) Editado 30 Janeiro 2025 por Keyser Compartilhar este post Link para o post
Lopezini Publicado 22 Abril 2025 Bem, algum tempo depois, aqui estou eu. Quatro meses. Às vezes, quatro meses parecem passar num piscar de olhos. Mas, dentro de mim, sinto que vivi uma vida inteira desde que deixei Portugal. A decisão de vir para a Irlanda com a minha namorada, mesmo sabendo que não estávamos mal em Portugal, foi uma das mais difíceis, e, ao mesmo tempo, uma das mais transformadoras. Ninguém, em nenhum momento, prepara-nos para o que é deixar tudo para trás. A família, os amigos, a rua onde crescemos, o aroma das coisas familiares, até o silêncio do nosso próprio quarto. Demos o passo, achávamos que estávamos preparados, mas só percebemos o peso da distância quando nos vimos sozinhos num lugar desconhecido, com um vazio a tomar conta de tudo, tentando entender quem somos agora, fora de tudo o que um dia foi nosso. A saudade não é apenas uma palavra bonita - é algo real, algo palpável, algo que se entranha no peito e faz com que sintas que há uma parte de ti que ficou para trás. Há dias em que ela bate como um soco no estômago. Não é só da comida que sentimos falta ou das paisagens que já não vemos. Não é apenas das conversas que não acontecem ou do café que não bebemos com os amigos. É daquilo que se foi, daquilo que parecia pequeno, mas que agora percebemos que era imenso. O abraço apertado da mãe, um jantar em família, as vozes dos amigos ao fundo, o calor da rua onde crescemos. E, claro, o conforto de ter quem amamos por perto. Mas depois, veio Cork. Cork tem sido um abraço inesperado, daqueles que não se pede, mas que se recebe. Quando chegámos, ambos carregávamos o medo de não pertencer. Carregávamos o peso da dúvida, da insegurança. E a cidade, com a sua calma e o seu jeito peculiar, respondeu. Não de forma imediata, mas foi como se, aos poucos, ela nos dissesse: “Fiquem. Aqui, há espaço para vocês.” E foi aí que começámos a perceber que, talvez, tivéssemos encontrado algo mais do que uma cidade. Encontrámos um lugar onde poderíamos crescer, recomeçar, ser mais nós mesmos. Eu sempre ouvi falar da chuva constante da Irlanda, do vento frio que corta. E sim, há muitos dias assim. Mas, de alguma forma, os dias de sol que surgem de surpresa fazem-nos ver as coisas de outra maneira. Nesses dias, o céu parece mais claro, e Cork, de alguma forma, transforma-se. A cidade brilha. E nós também. Caminhamos pelas ruas, sentimos o sol no rosto, e por um momento, esquecemos a saudade, esquecemos as preocupações. Sentimos que, mesmo distantes, estamos conectados à vida, estamos presentes. E isso, quando partilhado, faz com que a distância não pese tanto. Os irlandeses têm sido, de longe, uma das maiores surpresas. São genuínos, calorosos, sempre dispostos a ajudar, o que faz com que a ideia de sermos “estrangeiros” se dissipe. Nunca nos sentimos isolados aqui. Sentimo-nos parte de algo, mesmo que esse algo fosse novo e diferente. O simples fato de sentir que não somos invisíveis tem feito toda a diferença. Torna o peso de tudo mais leve, mais suportável. Mas o que tem realmente tocado o nosso coração são as pessoas que entraram na nossa vida, portugueses que por cá vivem, mas não só. Não são só amigos. São algo mais. São como almas que cruzaram o nosso caminho num momento certo, pessoas com as mesmas inquietações, com os mesmos medos, com os mesmos sonhos. Com elas, partilhamos muito mais do que momentos de lazer. Partilhamos a nossa essência, a nossa verdade. Criámos laços fortes, profundos, que talvez não fossem possíveis noutra fase da vida. Tornaram-se a nossa família longe da família. E agora, quando olhamos para trás, vemos o quão longe chegámos. Sentimos um orgulho imenso, mas não aquele orgulho vazio, sem razão. É o orgulho de quem luta, de quem tem medo, mas não deixa que o medo defina a sua história. Orgulho de cada pequeno passo que damos, de cada dia difícil que superámos, de cada conquista que parecia impossível até ontem. Em tão pouco tempo, conseguimos cargos que nos dão um orgulho ainda maior. O reconhecimento pelo nosso trabalho foi imediato e o crescimento tem sido vertiginoso. Algo que, em Portugal, poderia demorar anos, aqui aconteceu rapidamente. E financeiramente, o que encontramos aqui é simplesmente surreal. Estamos a construir uma nova vida. E sim, ainda há saudade. Ela ainda vive aqui, ao nosso lado, nos dias mais silenciosos. Mas agora, ao lado dela, mora algo novo e poderoso: a certeza de que fizemos a escolha certa. Que, por mais doloroso que tenha sido deixar tudo para trás, o que encontramos aqui valeu cada sacrifício. 28 Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 22 Abril 2025 Um dia sou capaz de fazer algo semelhante a ti, mudar-me para a Irlanda com a minha namorada. Ja estou ha 6 anos na Holanda e sempre com saudades de Portugal, mas não tenho vontade de voltar permanentemente. Apenas vontade de mudar de ares. Bom saber que vos está a correr bem. Também tenho uma amiga portuguesa a viver aí, casada com um irlandês creio. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 23 Abril 2025 Como alguém em Inglaterra desde 2018, não aconselho muito. Salários e cultura profissional são melhores por aqui, mas acho que a tal sociedade de braços abertos é cada vez mais estranha e agora até mesmo para termos visitas é uma chatice porque é preciso passaporte e o visto digital também. Uma treta do crl que só existe pelo delírio do brexit. 1 Compartilhar este post Link para o post
Robe Publicado 23 Abril 2025 Citação de Sandes., há 7 minutos: Como alguém em Inglaterra desde 2018, não aconselho muito. Salários e cultura profissional são melhores por aqui, mas acho que a tal sociedade de braços abertos é cada vez mais estranha e agora até mesmo para termos visitas é uma chatice porque é preciso passaporte e o visto digital também. Uma treta do crl que só existe pelo delírio do brexit. Estás em que cidade ao certo? (por curiosidade) Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 23 Abril 2025 Citação de Robe, Agora: Estás em que cidade ao certo? (por curiosidade) Manchester Compartilhar este post Link para o post
dragomir Publicado 23 Abril 2025 A Irlanda não faz parte do UK, não se aplicam essas regras. Sendo a Irlanda um país emigrante por tradição, também sinto que há mais essa abertura para quem vem de fora. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 23 Abril 2025 Citação de dragomir, há 12 minutos: A Irlanda não faz parte do UK, não se aplicam essas regras. Sendo a Irlanda um país emigrante por tradição, também sinto que há mais essa abertura para quem vem de fora. Eu sei bem que não faz parte, não estava a dizer nesse sentido. Só tava a partilhar a minha experiência. Quanto à cultura mais aberta da Irlanda, nada a apontar. Até o ódio aos ingleses compreendo 2 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 23 Abril 2025 O irlandeses e a Irlanda são incríveis. Fui ver Metallica ao Slane Castle e a vibe dessa mala é de um outro nível, então quando tocaram Whiskey in the Jar que é uma música tradicional irlandesa foi a loucura. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado 23 Abril 2025 Citação de Sandes., há 7 horas: Como alguém em Inglaterra desde 2018, não aconselho muito. Salários e cultura profissional são melhores por aqui, mas acho que a tal sociedade de braços abertos é cada vez mais estranha e agora até mesmo para termos visitas é uma chatice porque é preciso passaporte e o visto digital também. Uma treta do crl que só existe pelo delírio do brexit. Eu até andei ha ver (ha um ano ou dois), se me casar com a minha namorada se facilita alguma coisa para eu me mudar para o UK com ela (ela é inglesa). Mas mesmo tendo um visto de parceiro não é assim tão diferente de ser apenas imigrante 😂 brexit é tão m*rda f*da-se 1 Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 23 Abril 2025 Citação de Dominator, há 52 minutos: Eu até andei ha ver (ha um ano ou dois), se me casar com a minha namorada se facilita alguma coisa para eu me mudar para o UK com ela (ela é inglesa). Mas mesmo tendo um visto de parceiro não é assim tão diferente de ser apenas imigrante 😂 brexit é tão m*rda f*da-se Romântico! 2 Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado Abril 29 (editado) Alguém daqui a viver na Suiça? Edit: @Philanda cá contar um bocadinho como está a vida aí na Suiça. Editado Maio 4 por Fajo Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado Maio 4 Citação de Fajo, Em 29/04/2026 at 01:26: Alguém daqui a viver na Suiça? Edit: @Philanda cá contar um bocadinho como está a vida aí na Suiça. Boas. Eu vivo no cantão de Bern, parte alemã. Pah, a vida “cá” é num sentido funcional e económico muito superior a Portugal obviamente. É um país muito seguro; que quase tudo corre como tem de correr mas tens bastantes burocracias. Não é uma sociedade muito aberta, para fazeres amigos suíços só trabalhando com eles, são tipo alemães mas mais self aware e nao tão quadrados. o custo de vida é muito mais equilibrado do que em Portugal, só mesmo carne e peixe custam bem mais do que aqui, até uma caixa de super bock custa só para aí mais cinco euros que cá. as coisas menos boas, o clima e a comida comparando a Portugal são uma m*rda. Eu e a minha namorada cozinhamos comida “portuguesa” em casa mas não é a mesma coisa, mas a gastronomia Suíça é uma m*rda mesmo. Pão, queijo e pouco mais. O clima também perde muito para nós, o verão e primavera são okay, mas o outono e inverno para mim são horríveis. Depois lá está; não há aquela cultura de ir para uma esplanada beber finos ao sol como aqui. em geral claro que vale a pena, mas se fosse rico em Portugal não ia para lá de todo 😂😂 1 Compartilhar este post Link para o post
Dominator Publicado Maio 4 Citação de Phil, há 3 horas: em geral claro que vale a pena, mas se fosse rico em Portugal não ia para lá de todo 😂😂 Um clássico. Isto aplica -se a vários países acho eu. Vivo nos Países Baixos e sinto o mesmo Compartilhar este post Link para o post
pedropb13 Publicado Maio 4 Aqui na Áustria sinto o contrário. Devia ter vindo ainda mais cedo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Caokrodilo Publicado Maio 4 Citação de Phil, há 4 horas: Boas. Eu vivo no cantão de Bern, parte alemã. Pah, a vida “cá” é num sentido funcional e económico muito superior a Portugal obviamente. É um país muito seguro; que quase tudo corre como tem de correr mas tens bastantes burocracias. Não é uma sociedade muito aberta, para fazeres amigos suíços só trabalhando com eles, são tipo alemães mas mais self aware e nao tão quadrados. o custo de vida é muito mais equilibrado do que em Portugal, só mesmo carne e peixe custam bem mais do que aqui, até uma caixa de super bock custa só para aí mais cinco euros que cá. as coisas menos boas, o clima e a comida comparando a Portugal são uma m*rda. Eu e a minha namorada cozinhamos comida “portuguesa” em casa mas não é a mesma coisa, mas a gastronomia Suíça é uma m*rda mesmo. Pão, queijo e pouco mais. O clima também perde muito para nós, o verão e primavera são okay, mas o outono e inverno para mim são horríveis. Depois lá está; não há aquela cultura de ir para uma esplanada beber finos ao sol como aqui. em geral claro que vale a pena, mas se fosse rico em Portugal não ia para lá de todo 😂😂 Vais respeitar Fondue e Raclette se faz favor, é vida. Compartilhar este post Link para o post
Mesut Ozil Publicado Maio 4 Citação de Caokrodilo, há 1 minuto: Vais respeitar Fondue e Raclette se faz favor, é vida. Raclette está no grupo dos queijos. Compartilhar este post Link para o post
Caokrodilo Publicado Maio 4 Citação de Mesut Ozil, há 20 minutos: Raclette está no grupo dos queijos. Eu sei. Mas valem mais que um "pão queijo e pouco mais" 😎 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado Maio 4 (editado) Vocês conseguiram trabalhar na vossa área? Ou tiveram de se reinventar? Editado Maio 4 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post