Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Por que muda a hora?

Publicações recomendadas

O horário de Verão, que chega ao fim na madrugada deste domingo, dia 26, teve entre os seus principais impulsionadores Benjamin Franklin, então um cientista e inventor renomado que já tinha ganho um lugar na História como um dos pais fundadores dos EUA. Em 1784, Franklin defendeu num ensaio que a alteração da hora na Primavera (mais uma hora) permitiria uma poupança considerável nas velas, o principal meio de iluminação em todo o mundo antes da electricidade.

A ideia, de que Franklin não era o único defensor mas de que era um dos principais impulsionadores, só viria a ganhar força mais de 100 anos depois, em plena I Guerra Mundial. Para poupar combustível, escasso e racionado na altura – tal como muitos outros bens essenciais –, a Alemanha e a Áustria resolveram prolongar a luz do dia ao alterar a hora na Primavera.

Outros países adversários na contenda, entre os quais Portugal, seguir-lhes-iam o exemplo pouco depois. De resto, o nosso país só tinha ‘aderido’ ao fuso horário com a República, em 1911.

A moda ‘pegou’ e às 2h da manhã de domingo os relógios deixam o horário de Verão, atrasando-se uma hora. A União Europa segue de modo uniforme, alterando as horas no Verão e no Inverno em simultâneo. Aliás, hoje não podemos decidir sozinhos sobre a nossa hora.

Portugal (continental e Madeira, os Açores têm sempre uma hora a menos), alinhado com o chamado tempo universal, está no meridiano 0, o de Greenwich, partilha o mesmo horário com o Reino Unido e tem uma hora de diferença em relação ao horário da Europa Central. Se o quiséssemos alterar tínhamos que pedir autorização à autoridade competente da hora na UE.

Quem está livre destes constrangimentos é a Rússia, que deixou de mudar a hora em 2011 – o que até levou a festejos na Crimeia quando a antiga província ucraniana foi anexada por Moscovo.

Noutros continentes, a adopção da mudança de hora é desigual. Se, na época do primeiro conflito à escala mundial (1914-1918), a medida gerou vantagens económicas, hoje a sua utilidade é discutida. Um estudo norte-americano dos anos 70 limitava a poupança de electricidade a menos de 1% enquanto outro, mais recente, louvava as virtudes da hora de verão, pela extensão da luz durante o dia.

http://www.sol.pt/noticia/117263

Sabe porque muda a hora? Esta história tem barbas

Efficiency, Preparedeness and Conservation: The Daylight Savings Time Movement

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, é social?

Eu bem sabia que esta m*rda não só servia para chegar a casa da noite no Verão e já ser de dia... :vom:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das piores sensações que tenho, desde sempre, é a de sair da escola/universidade/trabalho e já ser de noite. Julgo que até há dias que já é noite às 6:00. Não sei porquê, mas não gosto mesmo nada...

Compartilhar este post

Link para o post

já discuti isso numa aula e acho que até chegamos à conclusão que em Portugal não faz muito sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das piores sensações que tenho, desde sempre, é a de sair da escola/universidade/trabalho e já ser de noite. Julgo que até há dias que já é noite às 6:00. Não sei porquê, mas não gosto mesmo nada...

odeio bastante isso

Compartilhar este post

Link para o post

"Quem está livre destes constrangimentos é a Rússia, que deixou de mudar a hora em 2011 – o que até levou a festejos na Crimeia quando a antiga província ucraniana foi anexada por Moscovo."

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Horário de Verão :heart:

Também não curto nada quando começa a escurecer por volta das 17h30

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adoro, mas não era o ano todo. Dias grandes no Verão/férias, dias pequenos no Inverno/altura do Natal. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Horário de Verão :heart:

Também não curto nada quando começa a escurecer por volta das 17h30

as vezes as 17.30 já está mesmo de noite

Compartilhar este post

Link para o post

um video muito porreiro sobre fusos horários, já agora:

Vejam a China, por exemplo :lol:

Editado por Stromp

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei que era para favorecer os horários de trabalho dito "comuns", para que nesta altura do ano não seja noite por volta das 8 da manhã, deixando as oscilações para o final da tarde/noite.

A única coisa que não gosto no Inverno é isto, são 17h30 e já está a escurecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do facto de se poder dormir mais, é a única coisa, tirando isso odeio o horario.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto do facto de se poder dormir mais, é a única coisa, tirando isso odeio o horario.

um dia lol

Compartilhar este post

Link para o post

um dia lol

não tem tempo nos outros dias todos de dormir mais

Compartilhar este post

Link para o post

um dia lol

Eu sou o tipo de pessoa que acorda todos os dias à mesma hora, mesmo sem despertador, o facto de o relogio atrasar uma hora vai-me dar a percepção de notes maiores durante algum tempo. Não é um dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Havia de ser lindo se não mudassem o horário. Andar a sair de casa de manhã e estar noite cerrada. lol

Compartilhar este post

Link para o post

Havia de ser lindo se não mudassem o horário. Andar a sair de casa de manhã e estar noite cerrada. lol

Era melhor do que as 17:00 já ser noite :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Que tem?

Compartilhar este post

Link para o post

No inverno, principalmente durante a altura do Natal, é muito bom. Adoro.

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim ficávamos sempre com o horário de verão, detesto quando chegam as 18h e já é de noite. Provavelmente de manhã o pessoal também ia para o trabalho/escola com o céu escurecido, mas trocava na hora.

Compartilhar este post

Link para o post

Por alguns comentários parece que se não houvesse a troca no Inverno as 20h ainda era dia :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...