Mayday Publicado 25 Outubro 2014 (editado) O horário de Verão, que chega ao fim na madrugada deste domingo, dia 26, teve entre os seus principais impulsionadores Benjamin Franklin, então um cientista e inventor renomado que já tinha ganho um lugar na História como um dos pais fundadores dos EUA. Em 1784, Franklin defendeu num ensaio que a alteração da hora na Primavera (mais uma hora) permitiria uma poupança considerável nas velas, o principal meio de iluminação em todo o mundo antes da electricidade. A ideia, de que Franklin não era o único defensor mas de que era um dos principais impulsionadores, só viria a ganhar força mais de 100 anos depois, em plena I Guerra Mundial. Para poupar combustível, escasso e racionado na altura – tal como muitos outros bens essenciais –, a Alemanha e a Áustria resolveram prolongar a luz do dia ao alterar a hora na Primavera. Outros países adversários na contenda, entre os quais Portugal, seguir-lhes-iam o exemplo pouco depois. De resto, o nosso país só tinha ‘aderido’ ao fuso horário com a República, em 1911. A moda ‘pegou’ e às 2h da manhã de domingo os relógios deixam o horário de Verão, atrasando-se uma hora. A União Europa segue de modo uniforme, alterando as horas no Verão e no Inverno em simultâneo. Aliás, hoje não podemos decidir sozinhos sobre a nossa hora. Portugal (continental e Madeira, os Açores têm sempre uma hora a menos), alinhado com o chamado tempo universal, está no meridiano 0, o de Greenwich, partilha o mesmo horário com o Reino Unido e tem uma hora de diferença em relação ao horário da Europa Central. Se o quiséssemos alterar tínhamos que pedir autorização à autoridade competente da hora na UE. Quem está livre destes constrangimentos é a Rússia, que deixou de mudar a hora em 2011 – o que até levou a festejos na Crimeia quando a antiga província ucraniana foi anexada por Moscovo. Noutros continentes, a adopção da mudança de hora é desigual. Se, na época do primeiro conflito à escala mundial (1914-1918), a medida gerou vantagens económicas, hoje a sua utilidade é discutida. Um estudo norte-americano dos anos 70 limitava a poupança de electricidade a menos de 1% enquanto outro, mais recente, louvava as virtudes da hora de verão, pela extensão da luz durante o dia. http://www.sol.pt/noticia/117263 Sabe porque muda a hora? Esta história tem barbas Efficiency, Preparedeness and Conservation: The Daylight Savings Time Movement Editado 26 Outubro 2014 por Mayday Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 25 Outubro 2014 Ou seja, é social? Eu bem sabia que esta m*rda não só servia para chegar a casa da noite no Verão e já ser de dia... :vom: Compartilhar este post Link para o post
Jone Sampaoli Publicado 25 Outubro 2014 Uma das piores sensações que tenho, desde sempre, é a de sair da escola/universidade/trabalho e já ser de noite. Julgo que até há dias que já é noite às 6:00. Não sei porquê, mas não gosto mesmo nada... Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 25 Outubro 2014 já discuti isso numa aula e acho que até chegamos à conclusão que em Portugal não faz muito sentido. Compartilhar este post Link para o post
lordbifana Publicado 25 Outubro 2014 Uma das piores sensações que tenho, desde sempre, é a de sair da escola/universidade/trabalho e já ser de noite. Julgo que até há dias que já é noite às 6:00. Não sei porquê, mas não gosto mesmo nada... odeio bastante isso Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 25 Outubro 2014 fico sempre deprimido nesta altura do ano Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 25 Outubro 2014 "Quem está livre destes constrangimentos é a Rússia, que deixou de mudar a hora em 2011 – o que até levou a festejos na Crimeia quando a antiga província ucraniana foi anexada por Moscovo." :lol: Compartilhar este post Link para o post
Guest Dpitz Publicado 25 Outubro 2014 Horário de Verão :heart: Também não curto nada quando começa a escurecer por volta das 17h30 Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 25 Outubro 2014 Quando maior a noite maior é a festa! Já não gosto de vocês. #morcego Compartilhar este post Link para o post
Bumblefoot Publicado 25 Outubro 2014 Eu adoro, mas não era o ano todo. Dias grandes no Verão/férias, dias pequenos no Inverno/altura do Natal. :heart: Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 25 Outubro 2014 Horário de Verão :heart: Também não curto nada quando começa a escurecer por volta das 17h30 as vezes as 17.30 já está mesmo de noite Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 25 Outubro 2014 (editado) um video muito porreiro sobre fusos horários, já agora: Vejam a China, por exemplo :lol: Editado 25 Outubro 2014 por Stromp Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 25 Outubro 2014 Eu pensei que era para favorecer os horários de trabalho dito "comuns", para que nesta altura do ano não seja noite por volta das 8 da manhã, deixando as oscilações para o final da tarde/noite. A única coisa que não gosto no Inverno é isto, são 17h30 e já está a escurecer. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 25 Outubro 2014 Gosto do facto de se poder dormir mais, é a única coisa, tirando isso odeio o horario. Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 25 Outubro 2014 Gosto do facto de se poder dormir mais, é a única coisa, tirando isso odeio o horario. um dia lol Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 25 Outubro 2014 um dia lol não tem tempo nos outros dias todos de dormir mais Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 25 Outubro 2014 um dia lol Eu sou o tipo de pessoa que acorda todos os dias à mesma hora, mesmo sem despertador, o facto de o relogio atrasar uma hora vai-me dar a percepção de notes maiores durante algum tempo. Não é um dia. Compartilhar este post Link para o post
45roma Publicado 25 Outubro 2014 Havia de ser lindo se não mudassem o horário. Andar a sair de casa de manhã e estar noite cerrada. lol Compartilhar este post Link para o post
Fábiomaiato15 Publicado 25 Outubro 2014 Havia de ser lindo se não mudassem o horário. Andar a sair de casa de manhã e estar noite cerrada. lol Era melhor do que as 17:00 já ser noite :-| Compartilhar este post Link para o post
Dutch Publicado 25 Outubro 2014 Havia de ser lindo se não mudassem o horário. Andar a sair de casa de manhã e estar noite cerrada. lol Que tem? Compartilhar este post Link para o post
leugim Publicado 25 Outubro 2014 No inverno, principalmente durante a altura do Natal, é muito bom. Adoro. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 25 Outubro 2014 Por mim ficávamos sempre com o horário de verão, detesto quando chegam as 18h e já é de noite. Provavelmente de manhã o pessoal também ia para o trabalho/escola com o céu escurecido, mas trocava na hora. Compartilhar este post Link para o post
del9y Publicado 25 Outubro 2014 Por alguns comentários parece que se não houvesse a troca no Inverno as 20h ainda era dia :funny: Compartilhar este post Link para o post