Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Automático está directamente relacionado com a Mentalidade da Equipa, logo se aquela for mais ofensiva, a tarefa será de ataque, se for mais defensiva, será defesa. Imagino que a mentalidade estipulada seja mais ofensiva, portanto, na prática, a tarefa dos laterais será de ataque. O Chegar Mais Longe é apenas a antiga instrução de Correr de Fundo, é uma instrução sem bola e que diz ao jogador para dar verticalidade à sua posição muito mais cedo. Pode ou não ser bom, depende dos equilíbrios que o sistema tem, certo que pretendes o lateral a dar largura com as subidas a contornar o avançado interior, mas também não convém retirar linhas de passe aos centrais. Daí a instrução de procurar sobreposições.

Obrigado, eu nao tenho a opçao procura sobreposição e a equipa tem dado resultados

Compartilhar este post

Link para o post

o que tem uma coisa a ver com outra ?

Era so para saber e criar uma tatica do mesmo genero que se usa na liga ingles na realidade

Compartilhar este post

Link para o post

Era so para saber e criar uma tatica do mesmo genero que se usa na liga ingles na realidade

Usar o modelo de jogo x ou y é irrelevante, em termos de FM, quanto à liga onde se joga.

Compartilhar este post

Link para o post

Usar o modelo de jogo x ou y é irrelevante, em termos de FM, quanto à liga onde se joga.

sim eu sei, mas eu gostava de experimentar um modelo de jogo semelhante ao da maioria das equipas da liga inglesa

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu sei, mas eu gostava de experimentar um modelo de jogo semelhante ao da maioria das equipas da liga inglesa

Os modelos de jogo são bastante variáveis, há equipas que jogam com um bloco mais baixo, outras com o bloco mais alto, com mais intensidade de jogo, com menos, com diferentes tipos de pressão. Mais comum será o esquema táctico, muitas equipas jogam em 4231, mas esquema táctico e modelo de jogo são coisas muito diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Os modelos de jogo são bastante variáveis, há equipas que jogam com um bloco mais baixo, outras com o bloco mais alto, com mais intensidade de jogo, com menos, com diferentes tipos de pressão. Mais comum será o esquema táctico, muitas equipas jogam em 4231, mas esquema táctico e modelo de jogo são coisas muito diferentes.

Obrigado, eu vou alternado os dois modelo (posse e mais direto), mais uma coisa voçe podia me dar uma dica sobre as instruções para jogar um jogar num futebol mais direto? e jogar num 4231 em que jogo para manter a posse é melhor jogar rm controlar, atacar ou contra atacar?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, eu vou alternado os dois modelo (posse e mais direto), mais uma coisa voçe podia me dar uma dica sobre as instruções para jogar um jogar num futebol mais direto? e jogar num 4231 em que jogo para manter a posse é melhor jogar rm controlar, atacar ou contra atacar?

Futebol mais directo precisa de jogadores que dêem mais verticalidade, através de tarefas de ataque. Mas é sempre necessário equilibrar bem as tarefas para não criar demasiado espaço entre sectores. O normal é que essa verticalidade seja proporcionada pelos jogadores nas alas, pelos extremos. Se leres os textos que cada instrução faculta, percebes o quais se adequam melhor ao que pretendes, tais como passe mais directo. De qualquer modo, a própria Mentalidade já automatiza alguns aspectos: mentalidades ofensivas definem um passe mais curto nos jogadores defensivos e um passe directo nos jogadores ofensivos; mentalidades defensivas, definem um passe directo nos jogadores defensivos e passe curto nos jogadores ofensivos.

De resto, a questão de "melhor para... " é sempre subjectiva, o importante é teres critério e definires um modelo de jogo, a partir daí já se pode falar na criação de funções e tarefas dos jogadores mais adequadas ao modelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol mais directo precisa de jogadores que dêem mais verticalidade, através de tarefas de ataque. Mas é sempre necessário equilibrar bem as tarefas para não criar demasiado espaço entre sectores. O normal é que essa verticalidade seja proporcionada pelos jogadores nas alas, pelos extremos. Se leres os textos que cada instrução faculta, percebes o quais se adequam melhor ao que pretendes, tais como passe mais directo. De qualquer modo, a própria Mentalidade já automatiza alguns aspectos: mentalidades ofensivas definem um passe mais curto nos jogadores defensivos e um passe directo nos jogadores ofensivos; mentalidades defensivas, definem um passe directo nos jogadores defensivos e passe curto nos jogadores ofensivos.

De resto, a questão de "melhor para... " é sempre subjectiva, o importante é teres critério e definires um modelo de jogo, a partir daí já se pode falar na criação de funções e tarefas dos jogadores mais adequadas ao modelo.

Muito Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem pode dar me uma ajudinha?

Estou no liverpool e criei a seguinte tatica

NqG6KmA.png

1rzIvsb.png

a tatica tem dados bons resultados mas queria uma tatica mais consistente, quero uma tatica que pressiona mal perca a bola, alterne entre passes diretos e curtos mas sempre em posse, tambem que crie muitas oportunidades e que nao peque muito na defesa

Aceito todas as sugestões

Compartilhar este post

Link para o post

A alternância nos passes é proporcionada pela Mentalidade, sendo ofensiva os jogadores defensivos têm um passe curto definido e os jogadores ofensivos um passe directo.

Estás a afunilar muito o jogo, os avançados interiores vão fazer diagonais para o espaço do avançado completo e do CJA. A situação piora precisamente pela utilização do CJA, uma vez que os teus jogadores vão procurá-lo para organizar o jogo. Devias dar mais largura ao teu jogo com extremos e os laterais em apoio ao ataque. Se queres pressionar logo o adversário na tua transição defensiva, devias subir a linha defensiva em vez de recuá-la passando também a fazer mais sentido a utilização do GR líbero.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia estou alguma dúvidas em relação à táctica criada, eu cria ter um avançado que criasse várias oportunidades de golo para os extremos assim como ele que marcasse.

Depois estou com dúvidas na linha defensiva e no pressionar, é errado ter as duas ao mesmo tempo? Sinto às vezes a equipa um pouco perdida sem bola. Não sei se estou fazer a melhor conjugação de posições. Se me poderem dar uma ajuda agradeço.

Já agora podem ajudar-me nas bolas paradas defensivas?

2e3c2n6.jpg

2vt4a46.jpg

Editado por albertini4

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que estás um pouco perdido no que estás a fazer, o melhor é começares pelo princípio e definires como queres a equipa a jogar. Começas pela base, Mentalidade e Formação de Equipa, com noção do que significam as várias opções, de seguida defines funções e tarefas dos jogadores e, por fim, caso seja necessário, instruções à equipa, jogadores e adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou um pouco perdido porque a equipa parece que faz grandes jogos depois jogos muito maus. O objectivo é ter uma defesa coesa, daí ter um trinco e os laterais só sobem se não correrem riscos. Daí meter o fluído/controlar. O problema acho está é no meio campo

Compartilhar este post

Link para o post

Estou um pouco perdido porque a equipa parece que faz grandes jogos depois jogos muito maus. O objectivo é ter uma defesa coesa, daí ter um trinco e os laterais só sobem se não correrem riscos. Daí meter o fluído/controlar. O problema acho está é no meio campo

Hás de explicar o que tem a ver controlar / fluido com os laterais subirem só se não correrem riscos.

Além disso, o objectivo de um extremo em apoio não é marcar golos, é proporcioná-los, portanto, se queres extremos a marcar golos seria melhor optar por um Raumdeuter ou Avançado Interior (atacar) ou Extremo (Atacar).

Compartilhar este post

Link para o post

Hás de explicar o que tem a ver controlar / fluido com os laterais subirem só se não correrem riscos.

Expliquei-me mal. A função que meti nos laterais acho que é mais correcta pois eles é que tem de ter capacidade para saber as fases dos jogos, ainda por cima são laterais com atributos razoáveis. Depois meti fluído porque os elementos ofensivos é que devem ser responsáveis pelo ataque e os da defesa não

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, como eu disse, estás muito perdido. Se pretendes que os elementos ofensivos sejam apenas responsáveis pelo processo ofensivo, então nunca deverias optar por Fluido mas sim por Estruturado.

Compartilhar este post

Link para o post

Além disso, o objectivo de um extremo em apoio não é marcar golos, é proporcioná-los, portanto, se queres extremos a marcar golos seria melhor optar por um Raumdeuter ou Avançado Interior (atacar) ou Extremo (Atacar).

Mas assim o extremo vai ajudar a defender quando não tiver bola?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas assim o extremo vai ajudar a defender quando não tiver bola?

Tu próprio acabaste de dizer que queres que os extremos sejam responsáveis pela fase de ataque. Então em que ficamos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, como eu disse, estás muito perdido. Se pretendes que os elementos ofensivos sejam apenas responsáveis pelo processo ofensivo, então nunca deverias optar por Fluido mas sim por Estruturado.

Ok obrigado.

Tu próprio acabaste de dizer que queres que os extremos sejam responsáveis pela fase de ataque. Então em que ficamos ?

Eu quero que eles com bola sejam ofensivos mas sem bola que ajudem na defesa. Tentar fazer um extremo venha atrás sempre do lateral para não haver espaços naquele lado.

Compartilhar este post

Link para o post

ou seja queres tudo, que os extremos façam golos, sejam responsáveis apenas pelo processo ofensivo e que venham atrás junto do lateral para defender. É isto ?

Compartilhar este post

Link para o post

ou seja queres tudo, que os extremos façam golos, sejam responsáveis apenas pelo processo ofensivo e que venham atrás junto do lateral para defender. É isto ?

Sim. Se não marcarem golos que façam assistências.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Se não marcarem golos que façam assistências.

Mesmo melhor começares pelo tal início que escrevi mais atrás, porque senão andas a querer coisas contraditórias.

Compartilhar este post

Link para o post

A alternância nos passes é proporcionada pela Mentalidade, sendo ofensiva os jogadores defensivos têm um passe curto definido e os jogadores ofensivos um passe directo.

Estás a afunilar muito o jogo, os avançados interiores vão fazer diagonais para o espaço do avançado completo e do CJA. A situação piora precisamente pela utilização do CJA, uma vez que os teus jogadores vão procurá-lo para organizar o jogo. Devias dar mais largura ao teu jogo com extremos e os laterais em apoio ao ataque. Se queres pressionar logo o adversário na tua transição defensiva, devias subir a linha defensiva em vez de recuá-la passando também a fazer mais sentido a utilização do GR líbero.

Ja alterei algumas coisas, coloquei a opçao de jogar aberto para dar a largura ao jogo mas nos laterais utilizei a instruçao encurtar as linhas, voce acha que fiz bem ou vais dar mal essa combinaçao?

Se achar que devo mudar alguma tarefa de alguma posiçao pode dizer

boVapDv.png

yoLYMZN.png

Nao se devo mudar a tarefa do avançado ou nao (indeciso em N10, Ponta de Lança Fixo ou avançado completo)

Editado por zuskomano90

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...