Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Vamos ver, acho que por agora é cedo para se perceber o que vai ser o Sporting. Nota-se desde logo a procura da pressão forte e um ritmo alto (com as variações implícitas motivadas pelos aspectos psicológicos / mentais dos jogadores que um treinador pouco controla, infelizmente e que também revela ainda algum desprezo por uma vertente do treino que acho a mais importante). Mas estes dois aspectos de ritmo e pressão têm acompanhado sempre o JJ, desde os tempos de Felgueiras, portanto, será algo a manter, transições rápidas em detrimento da circulação de bola também não estou a ver que mude, portanto, a alterar algo será mais uma adaptação às características dos jogadores do que uma mudança na ideia de jogo.

Quanto ao Benfica, ao nível das competências do treinador, essa indefinição é a própria do momento de transição que o clube vive, os jogadores não são máquinas para se carregar em ctrl+alt+del e fazer um reset às ideias com as quais viveram vários anos. Ao nível das competências directivas, a priori acho que houve no mínimo precipitação na avaliação do nível de maturidade dos activos do Seixal e o tal erro de avaliação (com muito dedo do JJ) nos que realmente tinham essa maturação. Tudo combinado, acho que o FC Porto este ano tem uma excelente oportunidade para limpar tudo a nível interno.

ter tem se o lopetegui acordar pa vida :mrgreen: a perder e nao mete dois avançados nao poe a equipa a atacar? troca um avançado por outro? é tudo troca por troca?? espero que ele continue assim muito tempo, ta a cometer exacatamente os mesmos erros que o ano passado, ele nao quer ganhar so quer ter bola lol a unica excepçao é que deixou de fazer aquela rotatividade maluca no plantel, de resto continua tudo igual , é o toma la da ca previsivel da quase tempo para o adversario ir beber um cafezinho e voltar que ele ainda anda no meio campo a trocar a bola lol os jogos do porto sao bons para os treinadores de bancada, aquilo é tao lento que da tempo para o pessoal dar opinioes e trocar ideias lol enfim eu aposto mais no sporting para campeao

Compartilhar este post

Link para o post

ter tem se o lopetegui acordar pa vida :mrgreen: a perder e nao mete dois avançados nao poe a equipa a atacar? troca um avançado por outro? é tudo troca por troca?? espero que ele continue assim muito tempo, ta a cometer exacatamente os mesmos erros que o ano passado, ele nao quer ganhar so quer ter bola lol a unica excepçao é que deixou de fazer aquela rotatividade maluca no plantel, de resto continua tudo igual , é o toma la da ca previsivel da quase tempo para o adversario ir beber um cafezinho e voltar que ele ainda anda no meio campo a trocar a bola lol os jogos do porto sao bons para os treinadores de bancada, aquilo é tao lento que da tempo para o pessoal dar opinioes e trocar ideias lol enfim eu aposto mais no sporting para campeao

Pois sim, aí há que dar a mão palmatória, estando empatando e fazendo a opção de avançado por avançado das três uma: ou confia que o avançado que entra, por ter características diferentes, é suficiente para vencer o jogo (o que não fará muito sentido, considerando que o jogador que entra chegou à equipa no final da pré-época e não tem rotinas com os colegas; ou é substituição para encher chouriços e simplesmente dar minutos de jogo, estando satisfeito com o empate; ou não tem um esquema alternativo, não aproveitou a pré-época para trabalhar numa opção. Qualquer uma das opções é má !!! Mais ainda quando no plantel tem um jogador com características de segundo avançado (Bueno... lesão ? mau desempenho nos treinos ? incompatibilizado com o treinador ? novo Adrián ?) e poderia assim trabalhar em algo com dois avançados para situações como a do jogo contra o Marítimo. Mas daqui a não querer ganhar é um bocado forçado da tua parte, eu pelo menos não sei de nenhum treinador que não queira ganhar, sei de treinadores que têm ideias diferentes de como ganhar que são tanto ou mais válidas consoante o rendimento (vitórias) da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois sim, aí há que dar a mão palmatória, estando empatando e fazendo a opção de avançado por avançado das três uma: ou confia que o avançado que entra, por ter características diferentes, é suficiente para vencer o jogo (o que não fará muito sentido, considerando que o jogador que entra chegou à equipa no final da pré-época e não tem rotinas com os colegas; ou é substituição para encher chouriços e simplesmente dar minutos de jogo, estando satisfeito com o empate; ou não tem um esquema alternativo, não aproveitou a pré-época para trabalhar numa opção. Qualquer uma das opções é má !!! Mais ainda quando no plantel tem um jogador com características de segundo avançado (Bueno... lesão ? mau desempenho nos treinos ? incompatibilizado com o treinador ? novo Adrián ?) e poderia assim trabalhar em algo com dois avançados para situações como a do jogo contra o Marítimo. Mas daqui a não querer ganhar é um bocado forçado da tua parte, eu pelo menos não sei de nenhum treinador que não queira ganhar, sei de treinadores que têm ideias diferentes de como ganhar que são tanto ou mais válidas consoante o rendimento (vitórias) da equipa.

O Lopetegui é um treinador mederoso, basta relembrar o jogo na Luz o ano passado! Com o Benfica de rasto e ele com tudo pa limpar o jogo teve medo e nao arrisca mais. Na Madeira foi igual, ja o ano passado com o Nacional tremeu e agora com o Maritimo de novo. E dps deixar sair o Quaresma e ficar com o Varela....minha santa!

Compartilhar este post

Link para o post

alguem me sabe dar uma ajuda como corrigir este tipo de situaçoes? lancamentos de bola parada do adversario em que esta quase sempre alguem sozinho na area e faz golol neste caso aparece o talisca sozinho, como posso corrigir isto?

yK7vmqX.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

alguem me sabe dar uma ajuda como corrigir este tipo de situaçoes? lancamentos de bola parada do adversario em que esta quase sempre alguem sozinho na area e faz golol neste caso aparece o talisca sozinho, como posso corrigir isto?

já sabes que não há opções para lançamentos laterais do adversário

Compartilhar este post

Link para o post

já sabes que não há opções para lançamentos laterais do adversário

pois mas é a unica maneira que ando a sofrer golos ou assim ou livres ou cantos, palhaçada e dei eu 20 euros por isto

Compartilhar este post

Link para o post

pois mas é a unica maneira que ando a sofrer golos ou assim ou livres ou cantos, palhaçada e dei eu 20 euros por isto

anormal seria não sofreres golos ao longo da época :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

marcação individual.

e eu sofro golo so da mesma maneira também, é irritante :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

é isso e teres 6 gajos na area mandares fazer marcaçao apertada e eles com 1 um unico homem cansado nervoso frutrado e o diabo a sete e fazem golo a mesma , mas isto cabe na cabeça de alguem? como é que um avançado sozinha na area consegue ter mais poder que 6 jogadores?? epa sinceramente

Compartilhar este post

Link para o post

uma coisa que ja vi que nao faz sentido nnhum também e as recepçoes de bola dos jogadores que por alguma razao rececionam a bola com uma força enorme e a bola vai para os quintos do crl. isto em jogadores com primeiro toque de 13 para cima

Compartilhar este post

Link para o post

é isso e teres 6 gajos na area mandares fazer marcaçao apertada e eles com 1 um unico homem cansado nervoso frutrado e o diabo a sete e fazem golo a mesma , mas isto cabe na cabeça de alguem? como é que um avançado sozinha na area consegue ter mais poder que 6 jogadores?? epa sinceramente

A marcação apertada não vai funcionar em situações de bola parada porque diz respeito a uma marcação quando o adversário entra no raio de acção do jogador de acordo com a sua posição. Nas bolas paradas, os jogadores estão fora da sua posição habitual, logo... Só funciona as instruções que são são dadas nos livres e cantos, lançamentos laterais (como estás careca de saber) não há instruções defensivas. E as únicas a serem aplicadas, são as mesmas para defender pontapés de canto. Resumindo: sofrer golos em lances de bola parada, todas as equipas sofrem; se estás a sofrer um número exagerado de golos desta forma, então convém reveres as instruções que dás.

uma coisa que ja vi que nao faz sentido nnhum também e as recepçoes de bola dos jogadores que por alguma razao rececionam a bola com uma força enorme e a bola vai para os quintos do crl. isto em jogadores com primeiro toque de 13 para cima

Não é por um jogador ter um atributo aceitável de primeiro toque que vão fazer sempre boas recepções de bola. Aplica-se o mesmo que se aplica na questão dos jogadores desperdiçarem muitas oportunidades: se o Ronaldo e o Messi têm uma taxa de concretização bastante abaixo dos 50%, faz sentido que jogadores menos dotados tenham uma taxa de concretização mais baixa... ah e já agora, convém que se treine o primeiro toque aos jogadores.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

sozinho em frente a baliza e chutou contra o gr, daqui a pouco vao la eles a minha baliza e entra logo de primeira

N4NAIsD.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

sozinho em frente a baliza e chutou contra o gr, daqui a pouco vao la eles a minha baliza e entra logo de primeira

quando vão à tua baliza têm mais espaço, com mais espaço têm mais tempo para decidir e finalizar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

quando vão à tua baliza têm mais espaço, com mais espaço têm mais tempo para decidir e finalizar melhor.

entao e pq é que a bola nao entra?? olha grande teoria eu quando vou a baliza deles tambem tenho espaço, outra acertou no poste, tou a contalas :cadeirada:

18qEhiq.jpg

cabeçou a figura

njvUMZ2.jpg

palmas para este senhor é o novo michel preudome defende bolas a queima roupa e tudo

m1Cc9k3.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira imagem é bem elucidativa, estão 13 jogadores dentro de um espaço reduzido e ainda mais um em cima da linha da grande área. Se isto para ti é ter espaço dentro da grande área, o que será quando uma equipa faz uma transição ofensiva e coloca uma bola nas tuas costas ?! Ou seja, tu queres ter pelo menos o mesmo índice de finalização (de preferência, até melhor) que o adversário quando fazes o adversário ficar compacto dentro da grande área, espaço ao qual ainda se juntam 5 jogadores teus e quando o adversário faz um contra-ataque nas tuas costas.... hummmm, certo.

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira imagem é bem elucidativa, estão 13 jogadores dentro de um espaço reduzido e ainda mais um em cima da linha da grande área. Se isto para ti é ter espaço dentro da grande área, o que será quando uma equipa faz uma transição ofensiva e coloca uma bola nas tuas costas ?! Ou seja, tu queres ter pelo menos o mesmo índice de finalização (de preferência, até melhor) que o adversário quando fazes o adversário ficar compacto dentro da grande área, espaço ao qual ainda se juntam 5 jogadores teus e quando o adversário faz um contra-ataque nas tuas costas.... hummmm, certo.

o que é que chamas ter espaço? isto?? quer dizer eu fartei-me de rematar o gr defendeu tudo este cara de crl faz um remate do meio da rua e faz golo, fdx p*ta que pariu isto, vou-me mas é deitar isto nao faz sentido nenhum!!!

eHsBP94.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, ok que muitas das vezes tens razão que a culpa é nossa. Quase sempre aliás. Mas há coisas que temos de dar a mão à palmatória, Contra equipas mais fracas especialmente, acontece que temos sempre de sofrer um golo da praxe. os nossos jogadores isolados raramente marcam. Os adversários, mesmo que tenham 1 de compostura e 8 de finalização finalizam com a classe de Ronaldo ou Messi...

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, ok que muitas das vezes tens razão que a culpa é nossa. Quase sempre aliás. Mas há coisas que temos de dar a mão à palmatória, Contra equipas mais fracas especialmente, acontece que temos sempre de sofrer um golo da praxe. os nossos jogadores isolados raramente marcam. Os adversários, mesmo que tenham 1 de compostura e 8 de finalização finalizam com a classe de Ronaldo ou Messi...

bold 1- ou seja, não há sequências de jogos sem sofrer golos, certo ? curiosamente, ainda há pouco tempo o Capone festejava uma sequência de 10 jogos sem sofrer golos

bold 2- ou seja, não há equipas treinadas por nós com uma média de golos marcados a rondar os 3 golos por jogo, certo ? curiosamente e a julgar pelos milhares de screenshots publicadas neste e noutros foruns, as equipas treinadas por nós acabam as épocas com mais de 100 golos marcados e isto só no campeonato que disputam.

Compartilhar este post

Link para o post

bold 1- ou seja, não há sequências de jogos sem sofrer golos, certo ? curiosamente, ainda há pouco tempo o Capone festejava uma sequência de 10 jogos sem sofrer golos

bold 2- ou seja, não há equipas treinadas por nós com uma média de golos marcados a rondar os 3 golos por jogo, certo ? curiosamente e a julgar pelos milhares de screenshots publicadas neste e noutros foruns, as equipas treinadas por nós acabam as épocas com mais de 100 golos marcados e isto só no campeonato que disputam.

Há, eu já tive séries sem sofrer golos bastante prolongadas. A questão é que tinha de utilizar 4 ou 5 jogadores com a tarefa de defender a jogar contra um Sacavanense da vida, para não sofrer golos.

A questão não é essa. Os automatismos definidos pela mentalidade têm interferência direta na qualidade de finalização da equipa. E é isso que estou a criticar. O rácio de golos do meu PL isolado com mentalidade contra atacante é muito superior em relação à mentalidade controlar, por exemplo. Eu sei que depende de como o adversário joga e não sei quê, mas em situações semelhantes como bolas nas costas da defesa, a diferença é grande demais para ser apenas uma coincidência.

Compartilhar este post

Link para o post

Há, eu já tive séries sem sofrer golos bastante prolongadas. A questão é que tinha de utilizar 4 ou 5 jogadores com a tarefa de defender a jogar contra um Sacavanense da vida, para não sofrer golos.

A questão não é essa. Os automatismos definidos pela mentalidade têm interferência direta na qualidade de finalização da equipa. E é isso que estou a criticar. O rácio de golos do meu PL isolado com mentalidade contra atacante é muito superior em relação à mentalidade controlar, por exemplo. Eu sei que depende de como o adversário joga e não sei quê, mas em situações semelhantes como bolas nas costas da defesa, a diferença é grande demais para ser apenas uma coincidência.

E no entanto há tantos exemplos que demonstram o contrário :biggrin: , isto é, tácticas que são simplesmente equilibradas no contexto das tarefas dos jogadores e com relativa facilidade fazem sequências de jogos em branco. De qualquer modo e para rematar a questão, tens a ideia da média de golos sofridos nos principais campeonatos ??? Por exemplo, na época passada, o Real Madrid teve uma média superior a 1 golo sofrido por jogo.

Quando o FM14 foi lançado houve grande celeuma na altura pelo exagero de golos marcados e sofridos. Ora bem, estatisticamente a situação não andava muito longe da realidade da EPL mas, por outro lado, não tinha nada a ver com a realidade portuguesa. Apresentei no forum da SI estatísticas de várias épocas com a média de golos sofridos pelas equipas portuguesas e lá corrigiram a situação. De qualquer modo, e dando também resposta à questão dos golos marcados, estatisticamente, a realidade do FM está muito próxima da realidade do futebol no que respeita a golos marcados e sofridos nos principais campeonatos europeus. O que está distante da realidade é a ideia do pessoal quanto a estas médias :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Já que falam nisso dos golos marcados e sofridos? Sabem quantos marca e sofre o Bayern em cada campeonato? E que também tenho notado que apesar de dominar a Liga alemã tenho sofrido muitos golos. Mais que algumas equipas abaixo. Consigo passar sempre os 100 golos marcados mas os sofridos anda sempre nos 40 ou perto disso. Acho que são muitos golos sofridos, mas tem dado para ganhar confortavelmente até

Compartilhar este post

Link para o post

Já que falam nisso dos golos marcados e sofridos? Sabem quantos marca e sofre o Bayern em cada campeonato? E que também tenho notado que apesar de dominar a Liga alemã tenho sofrido muitos golos. Mais que algumas equipas abaixo. Consigo passar sempre os 100 golos marcados mas os sofridos anda sempre nos 40 ou perto disso. Acho que são muitos golos sofridos, mas tem dado para ganhar confortavelmente até

2014-15 - 18 golos sofridos

2013-14 - 23

2012-13 - 18

2011-12 - 22

2010-11 - 40

Somando as últimas 5 épocas, dividindo por 5 dá uma média de 24,2 golos sofridos. Talvez seja uma questão de fazeres algum ajuste que te dê mais segurança defensiva, por uma vezes uma simples alteração de uma tarefa de um jogador é suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

E no entanto há tantos exemplos que demonstram o contrário :biggrin: , isto é, tácticas que são simplesmente equilibradas no contexto das tarefas dos jogadores e com relativa facilidade fazem sequências de jogos em branco. De qualquer modo e para rematar a questão, tens a ideia da média de golos sofridos nos principais campeonatos ??? Por exemplo, na época passada, o Real Madrid teve uma média superior a 1 golo sofrido por jogo.

Quando o FM14 foi lançado houve grande celeuma na altura pelo exagero de golos marcados e sofridos. Ora bem, estatisticamente a situação não andava muito longe da realidade da EPL mas, por outro lado, não tinha nada a ver com a realidade portuguesa. Apresentei no forum da SI estatísticas de várias épocas com a média de golos sofridos pelas equipas portuguesas e lá corrigiram a situação. De qualquer modo, e dando também resposta à questão dos golos marcados, estatisticamente, a realidade do FM está muito próxima da realidade do futebol no que respeita a golos marcados e sofridos nos principais campeonatos europeus. O que está distante da realidade é a ideia do pessoal quanto a estas médias :biggrin:

Tenho, mas, no entanto, hás de reparar que estás praticamente perfeito no jogo. A equipa adversária nunca sai para o contra ataque porque os teus defesas se antecipam facilmente. E aí, estás a ganhar 4-0, há uma bola metida nas tuas costas e o defesa não sprinta... o adversario, com 6 de velocidade ganha lhe a bola e com 6 de finalização manda um saco. Enquanto que os meus jogadores apareceram 6 ou 7 vezes isolados e não marcaram... O conjunto de instruções+mentalidade+fluidez+equipa adversária, faz com que os jogadores tenham automatismos que vão ou não resultar no jogo. No entanto a qualidade individual dos jogadores não deveria ser afetada. Tal como referi no último post, o rácio de concretização dos jogadores em certas mentalidades é superior a outras. Mas o rácio de concretização deveria depender da qualidade individual dos jogadores...

Compartilhar este post

Link para o post

pessoal testem estas combinaçoes garanto que vao gostar:

passe directo

levar a bola ate a area

jogar apartir da defesa

procurar sobreposiçoes

mais intensidade

a equipa ao contrario do que a primeira vista parece ira praticar um futebol de posse mas objectivo com a ideia de chegar a baliza rapidamente e sem oposiçao e de forme apoiada, eu passo a explicar

o passe directo diz-nos que a bola tem urgencia em chegar na frente ou seja o jogo é mais vertical os passes sao efectuados com ideia a chegar mais depressa ao ultimo terço, isto por sua vez implica o chamado pontape para a frente mas nao é isso que se pretende entao é ai que entra o casamento com as outras instruçoes ao pedir para jogar pela defesa os defesas iram transitar em posse ou seja a particularidade do passe pa frente termina aqui agora temos que nos preocupar com a fase de contruçao é aqui que entra o levar a bola ate area e o procurar sobreposiçoes isto vai fazer com que a equipa queira segurar a bola e procurar o espaço a procura da melhor oportunidade como tal isso diminuira os chamados pontapes para a frente, com um sistema de passe curto a equipa iria fazer aquele jogo masticado que acabaria por perder a bola mas com o passe directo a equipa segura e passe segura e passa mas com velocidade e com objectivo de chegar a baliza ja para nao falar com os sectores se juntam mais para a subida dos defesas que dao mais amplitude e mais profundidade criando mais dinamica na equipa e criando mais linhas de passe sendo que que te o avançado parece recuar mais para dar mais linhas de passe , aliado a tudo isso vem a maior intensidade para que a equipa ao segurar tem urgencia em fazer rapidamente uma sobreposiçao e largar logo a bola para la

vejam aqui nest jogo tive o dominio absoluto e eles fecharan-se bem, acredito que contra uma equipa que dispute jogo por jogo comigo que conseguirei uam vantagem mais dilatada

G2rdwnq.jpg

exprimentem e digam-me algo

ah outra coisa a estrategia é atacar fluido mas ainda estou disposto a exprimentar tudo isso com controlar fluido mas usando o passar para espaço tenho ideia que conseguirei bastantes passes em profundidade mas para ja testem da maneira que falei em cima e dem o vosso feedback

Edit: esquecime de referir que estou usar funçoes na frente que priorizam a posse de bola nao sei ate que ponto isso tambem possa ter influenciado a estretategia, nomeadamente organizadores de jogo

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...