Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Melhoria... do quê ?

Melhorias neste caso em termos de instruções, funções, posições, mentalidade...

Compartilhar este post

Link para o post

Melhorias neste caso em termos de instruções, funções, posições, mentalidade...

Tenho aqui uns foguetes guardados para quando um dia o pessoal compreender que: 1) as ideias de jogo de um treinador são pessoais e únicas (com as devidas influências); 2) Não existem instruções, funções, posições, mentalidade ideais. Existe pegares nessa base de trabalho, observares os jogos e depois sim, haver questões concretas a melhorar de acordo com as TUAS ideias de jogo.... ando cansado de repetir o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Claramente não percebeste a pergunta mas deixa tar... Obg pela ajuda na mesma

Compartilhar este post

Link para o post

A ver se de uma vez por todas o pessoal entende os conceitos para poder depois apresentar problemas concretos para obter soluções concretas.

O sistema táctico do FM actual está divido em instruções primárias e secundárias: as primeiras incluem Mentalidade (ou o estilo de jogo que se pretende), Formação da Equipa (ou Construção do Jogo Ofensivo), Formação / Táctica (ou Posicionamento Defensivo, que é a vossa táctica que visualizam, SIM, o esquema táctico que visualizam diz ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE RESPEITO ao posicionamento defensivo) e Função / Tarefa dos jogadores (que serão ajustes aos anteriores); as instruções secundárias são as instruções à equipa, aos jogadores e ao adversário, bem como os movimentos preferidos de cada jogador. A Mentalidade, com o conjunto de instruções que são AUTOMATICAMENTE afectadas, é a base do modelo de jogo: mentalidades mais defensivas significa menos decisões de risco, isto é, os jogadores procuram MAIS circular a bola com lateralizações; mentalidades mais ofensivas significa mais decisões de risco, isto é, os jogadores têm mais urgência em colocar a bola na frente. Por exemplo, uma ideia de jogo com transições rápidas requer uma mentalidade ofensiva (não, não é a intensidade porque esta tem a ver com a forma como a bola é circulada e não com a direcção do passe). O mesmo se aplica às tarefas dos jogadores: tarefas de ataque com uma Mentalidade ofensiva indica aos jogadores para executarem passes mais longos e directos, esticar / verticalizar mais o jogo, enquanto as tarefas defensivas indicam aos jogadores para utilizarem um passe mais curto, logo menos arriscado; o oposto acontece com uma Mentalidade Defensiva na qual tarefas de ataque encurtam o passe e tarefas defensivas indicam maior verticalização. As tarefas de apoio remetem mais para a decisão do jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael dps de algum tempo a matutar com diversar tacticas, voltei ao meu favorito 4-3-3! Contra ataque e fluido! Tenho vindo aqui ao forum, vejo as duvidas do ppl e o que me é que as pessoas querem que o FM seja cada vez mais proximo da realidade, mas dps querem arranjar tacticas infaliveis!

Eu como tb nao sou mt adepto das mudanças tacticas, a nao ser numa situaçao extrema, tenho andado a trabalhar de outra maneira e quero ver se achas que assim sera possivel tirar resultados? Digo t que ate agora tenho gostado do que vejo

Ora a minha ideia passa por ter um modelo de jogo e consoante os movimentos favoritos dos jogadores, vai se criar diferentes movimentaçoes neste mesmo modelo!

Passo a explicar em termos defensivos nao mexo mt mas do meio campo para a frente tento smp ter 2 jogadores para cada posiçao e cada jogador tera diferentes movimentos favoritos. por exemplo os meus avançado, tenho que com movimento de correr com bola e explorar os flancos, ao estilo do Diego Costa e dps tenho outro rapido que tenta jogar no limite do fora de jogo....de acordo com o adversario jogo com um ou com outro, ou no decorrer do jogo mudo para criar outras dificuldades ao adversario!

Nos extremos tenho smp 2 com movimento de jogar encostado á linha outros 2 a cortar para dentro!

No meio campo, o meu construtor de jogo, tenho uma opçao de um jogador para gerir jogo e mudar o flanco, outro para correr com bola e fazer passes a rasgar!

Tou naquela faze em como dizem mts treinador, o sistema é apenas um desenho que dps vai sendo alterado de acordo com as movimentaçoes dos jogadores!

é claro que ha as instrucçoes colectivas e individuais, mas a minha ideia passa em nao mexer nas colectivas e nas individuais mt pouco, tentando criar dificuldades ao adversario atraves das diferentes movimentaçaoes de cada jogador.

Fico limitado pq no jogo so posso fazer 3 substituiçoes, mas é aqui que temos que estar atentos ao que o nosso adjunto diz e ao que ocorre no jogo....por exemplo se a equipa adversaria sobe no terreno, o melhor é colocar o avançado que joga no limite do fora de jogo para aproveitar bolas nas costas da defesa! Se jogo com equipas mais fortes, uso extremos que joguem na linha para dps aparecerem nas costas da defesa!

Isto ta claro depende de pessoa para pessoa e da maneira com ve o jogo e como que por a equipa a jogar!

Aqui pego no exemplo do Guardiola de quem nao sou fã mas que me parece usar mt isto! O Bayern tem um conceito de jogo, um sistema, que ele pouco altera. o que ele faz mt é alterar os jogadores, para aproveitar as diferentes caracteristicas de cada um para criar diferentes problemas ao adversario!

Compartilhar este post

Link para o post

É uma excelente dinâmica, recorres a jogadores com características diferentes consoante o que o adversário requer ou de acordo com os momentos do jogo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Michael o que achas que posso ou devo mudar? http://imgur.com/RN5PQD4

Domino o jogo remato muito mas crio pouco perigo neste caso OP

Relativamente ao modelo de jogo não vou dizer nada. Quanto a tarefas e funções, nesse esquema sou mais apologista de dois médios com características mais defensivas e esticar o jogo em largura, com laterais ofensivos e extremos. Na posição 9, opto por um AvR (atacar) e, caso tenhas um jogador com essas características, podes fazer troca de jogadores na posição 10 e 9. Se não pretendes tanto a circulação de bola e mais as transições convém não dizer aos extremos para pararem o jogo, pois creio que pretendes uma transição ofensiva rápida, o que também pode ser potenciado com Antecipar Cruzamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Relativamente ao modelo de jogo não vou dizer nada. Quanto a tarefas e funções, nesse esquema sou mais apologista de dois médios com características mais defensivas e esticar o jogo em largura, com laterais ofensivos e extremos. Na posição 9, opto por um AvR (atacar) e, caso tenhas um jogador com essas características, podes fazer troca de jogadores na posição 10 e 9. Se não pretendes tanto a circulação de bola e mais as transições convém não dizer aos extremos para pararem o jogo, pois creio que pretendes uma transição ofensiva rápida, o que também pode ser potenciado com Antecipar Cruzamentos.

Nos medios achas que o melhor pode ser um Box-to-Box e manter o CRJ a defender? Na posição 10 qual achas que é a melhor funçao é que ainda não consegui colocar o meu MO a render

Compartilhar este post

Link para o post

Nos medios achas que o melhor pode ser um Box-to-Box e manter o CRJ a defender? Na posição 10 qual achas que é a melhor funçao é que ainda não consegui colocar o meu MO a render

Não existe "melhor" !!! Existe o que o treinador pretende do jogador, portanto, se o jogador cumprir com o que é pretendido significa que dá rendimento, certo ? Certo !!! Logo, a questão é o que pretendes dessa posição: a) queres um jogador menos vocacionado para o ataque e que dê mais presença ao meio-campo ? queres um jogador mais cerebral, que pense mais o jogo e o organize ? queres um jogador menos preocupado com a organização defensiva e que complemente a posição 9 ?

Eu prefiro usar dois médios com tarefas defensivas porque fazem a basculação à vocação muito ofensiva dos laterais, se pretendes usar um médio mais móvel como um BtB, então o lateral do lado dele não convém que seja tão ofensivo. Tudo depende da ideia de jogo.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe "melhor" !!! Existe o que o treinador pretende do jogador, portanto, se o jogador cumprir com o que é pretendido significa que dá rendimento, certo ? Certo !!! Logo, a questão é o que pretendes dessa posição: a) queres um jogador menos vocacionado para o ataque e que dê mais presença ao meio-campo ? queres um jogador mais cerebral, que pense mais o jogo e o organize ? queres um jogador menos preocupado com a organização defensiva e que complemente a posição 9 ?

Eu prefiro usar dois médios com tarefas defensivas porque fazem a basculação à vocação muito ofensiva dos laterais, se pretendes usar um médio mais móvel como um BtB, então o lateral do lado dele não convém que seja tão ofensivo. Tudo depende da ideia de jogo.

OK obrigado por me fazeres entender :compinchas:

Editado por Thiagoac

Compartilhar este post

Link para o post

É uma excelente dinâmica, recorres a jogadores com características diferentes consoante o que o adversário requer ou de acordo com os momentos do jogo :)

É isso! sei que estou um bocado limitado pq so posso fazer 3 substituiçoes, por os relatorios do olheiros, sobre o adversario sao uma ferramenta bastante util!

Para quem nao gosta de mexer na tactica, ou para aquele pessoal que so quer uma tactica para ganhar tudo, penso que esta é a maneira mais simples para obter resultados, mas talvez seja tb a mais demorada, que temos que treinar os jogadores com os movimentos que pretendemos e isso leva o seu tempo!

Compartilhar este post

Link para o post

É isso! sei que estou um bocado limitado pq so posso fazer 3 substituiçoes, por os relatorios do olheiros, sobre o adversario sao uma ferramenta bastante util!

Para quem nao gosta de mexer na tactica, ou para aquele pessoal que so quer uma tactica para ganhar tudo, penso que esta é a maneira mais simples para obter resultados, mas talvez seja tb a mais demorada, que temos que treinar os jogadores com os movimentos que pretendemos e isso leva o seu tempo!

Eu sou mais de impor o meu modelo ao adversário :biggrin: com as nuances necessárias.

De qualquer modo, esse é um excelente exemplo de dinâmica que o FM nos exige e que se for mais aplicada, o pessoal melhor compreende que questões do estilo "qual a melhor forma de... ?" não faz sentido.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Nao sei se posso abrir o topico por aqui, mas como isto anda parado...pa ver ser mexe e como o Michael e Capo andam por aqui, a minha ideia era o ppl dar a sua opiniao sobre as tacticas e sistemas de jogo usados pelas equipas. E como o que ta na moda é o Sporting do JJ, gostaria que dessem o vosso parecer sobre o estilo e tactica adoptada pelo Sporting esta epoca!

Compartilhar este post

Link para o post

Anda mais parado porque já esta tudo com fome do FM16 :biggrin:

A minha posição já é conhecida: não há tácticas ideais, não há instruções ideais, não há combinações de jogadores ideais. Aproveito a oportunidades para pedir desculpa se feri a sensibilidade de alguém, mas sinceramente já cansa o mesmo de tipo de perguntas do tipo "qual a melhor forma de...?"

Passonov, quando dizes tácticas e sistemas de jogo usados pelas equipas referes-te a que equipas ? Nossas ? No futebol ?

Quanto ao Jesus, transportou consigo para o Sporting as ideias que introduziu no Benfica. Um 442 mais clássico ou com uma variação de baixar um dos médios (4132 com extremos), com laterais bastante ofensivos, dois médios que se complementam na medida em que um tem mais a preocupação de recuperar a bola e entregá-la jogável e o outro com mais liberdade de movimentos a funcionar como um BtB. Dois extremos que fogem ao clássico de encostar à linha e cruzar, com mobilidade fechando até bastante o corredor central (precisamente para criar espaços às subidas dos laterais), um avançado muito móvel e outro mais fixo. Isto depois implica algumas variações consoante as características dos jogadores disponíveis no plantel.

A ideia de jogo será mais próxima do Mourinho, na medida em que não interessa tanto ter a bola mas interessa mais o que se faz com a bola. Ter a bola é um aspecto importante no processo de transição defensiva, ou seja, procurar recuperá-la rapidamente, depois a circulação é colocada em segundo plano perante a transição. Do primeiro parágrafo que escrevi também se retira que é uma ideia muito próxima da ideia de jogo do Diego Simeone, lá está, com a equipa muito pressionante (transição) e compacta (organização) a defender, enquanto ofensivamente os extremos juntam-se mais aos médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois Michael. Depois de tanto tempo a jogar, há pessoal que ainda não entendeu isso. O futebol não é assim tão linear e no FM é igual. Há uma táctica base, uma ideia de jogo, que com o passar dos jogos se vai moldando à equipa e atributos dos jogadores. Atenção Passonov que não te estou a criticar. :)

Por acaso no meu save do EMEM, nesta altura estou no Sporting. Curiosamente estou a usar um modelo baseado no JJ e que comigo tem funcionado maravilhosamente bem, replicando muito bem a ideia do chiclas. :)

screenshot_250.png

screenshot_249.png

screenshot_251.png

Com este modelo, tenho massacrado os adversários. Uso muito o Pressionar muito mais, Linha defensiva muito mais avançada e Muito mais intensidade, quando preciso de mais pressão e rapidez no jogo, neste caso tem funcionado sempre muito bem. A equipa joga um futebol misto, com passe curto, mas tentando sempre explorar os espaços quando eles existem. Os laterais são ofensivos, ainda que no meu modelo esteja em ATACAR só o direito. O lateral esquerdo vai mais em apoio, mas aparece sempre lá na frente.

Um CJ que recua para o meio dos centrais e funciona mais como tampão, mas subindo sempre com o bloco e um MC a funcionar como um B2B (como o Michael disse), embora tenha chegado à conclusão que a função de MC com algumas instruções, encaixava mais naquilo que eu queria para aquela função. Os extremos usei uma ideia mais "mista". Um AV. INT. de um lado e um EXTREMO do outro e que dão bastante dinâmica ao jogo, ou diferentes movimentações de ambos os lados, tanto no jogo interior como exterior. Gosto muito da dinâmica criada por estas duas funções. Na frente estou a usar 2 avançados móveis. Um AV. SOMBRA que funciona como ligação ao meio campo quando recua, mas sempre com olho na baliza e um AC, mais fixo, mas sempre com mobilidade. O que mais me agrada é a pressão que a minha equipa consegue fazer, há jogos em que os adversários têm uma enorme dificuldade em saírem do seu meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu no FC Porto procuro sempre o modelo de passe / circulação de bola, mas utilizo um segundo treinador geralmente a começar desempregado para pegar numa equipa fraca / média e aqui sim utilizo um modelo mais de transições e alta intensidade.

T_cticas_Vista_Geral_Vista_Geral_2.png

Serviu para o Marítimo e serviu para o Man. City

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opiniao o jj começou com 442 losango fechado com di maria e ramirez sendo que qualquer um dos dois tambem podia jogar nas alas e usava um 10 o aimar e como tal tinha que subir muito os laterais para conseguir profundidade e amplitude, a ideia dele era povoar o centro do terreno e usar os laterais para abrir o jogo, sum modelo em que ate os avançados ajudam a defender mas com toda a equipa a ter um estilo de jogo ultra mega ofensivo

depois passou a usar extremos ( medios alas ) mas menteve a ideia de povoar o meio, pedindo aos extremos que aparecerem-se dentro e os laterais subiam ou os extremos abriam e os laterais apareciam dentro, isto acontecia muitas vezes dai o maxi pereira e o fabio coentrao terem marcado tantos golos

no inicio os medios alas nao ajudavam muito a defender e ate os avançados so um deles fazia esse papel o cardozo era mais fixo, mas o jj cedo percebeu que assim ia ganhar muitos jogos por 5--0 mas quando as equipa conseguissem passar a sua primeira linha de pressao aquilo ia ser um auto estrada entao começou a trabalhar os medios alas para defender mais e os avançados começou por optar por dois mais moveis que fizessem tambem esse papel

conclusao a equipa atacar era um rolo compressor e a defender fechava os espaços todos, estava perfeito, isto foi tudo muito bonito enquanto nao lhe manjaram o sistema e o modelo de jogo, agora neste momento é um treinador gasto e sem ideias, a unica coisa em que continua a ser forte é na recuperaçao de bola e parecendo que nao na liga portuguesa faz muita diferença

em relaçao ao benfica aquilo esta zeros, do pior ninguem pressionar, ninguem corre, nao tem intensidade e espero que o treinador va de vela bem depressa, nao muito a acrescentar o sistema de jogo era o 442 do jesus sendo que agora nao esta com o modelo tao vertical e mais de posse de bola :ANAL:

em relaçao ao porto tudo na mesma é o 433 de encher chouriços muita troca de bola e atacar que é bom ta quieto,

PS: NAO POSSO ADIANTAR MUITO MAIS PQ DEIXEI DE VER A LIGA PORTUGUESA, SE QUISEREM FALAR SOBRE O EVERTON VS MAN CITY DE HOJE ESSE VI

Compartilhar este post

Link para o post

Na vossa opinião quais os conjuntos de instruções mais eficazes para alcançar uma grande pressão e reação a perda? a minha equipa pressiona super mal...

Editado por MAFR35

Compartilhar este post

Link para o post

Na vossa opinião quais os conjuntos de instruções mais eficazes para alcançar uma grande pressão e reação a perda? a minha equipa pressiona super mal...

Pressionar Mais / Muito Mais, Marcação Apertada, as funções e tarefas dos jogadores juntamente com a formação da equipa (fluidez) também têm a sua influência, dado que há funções e tarefas mais apropriadas do que outras.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha era mesmo esta Michael o pessoal expor a sual leitura do que na vida e no jogo(FM)! Qt á ideia de do JJ no Sporting, nao concordo tanto que seja igual á que tinha no Benfica...em minha opiniao o JJ smp usou um extremo que dava verticalidade ao jogo( Di Maria, Savio), jogadores que mtas vezes procuravam a linha de fundo, no Sporting com Carrillo e Ruiz tem dois jogadores a procurar o meio, nao sao jogadores de roturas o que mtas vezes trava o jogo do Sporting. Basta relembrar o jogo com CSKA, qd o JJ poe o Gelson parece que o futebol da equipa ganha outra intensidade! Outra coisa que me da ideia que o JJ mudou foi o posicionamento da linha defensiva. No Benfica a equipa recolhia toda, fazendo smp pressao mas baixando linhas, tentando ganhar a bola e sair em transiçoes rapidas. No Sporting a linha defensiva esta bem subida, mtas vezes no momento de perda de bola, pressiona perto do meio campo, tal como aconteceu no golo do CSKA!

O Benfica, neste momento tudo é indifiniçao! A equipa nao tem modelo de jogo, nao tem uma ideia, um fio condutor e enquanto o Rui Vitoria, nao decidir qual o caminho que quer seguir as coisas vao continuar mazinhas!

O FCP tem o problema de ter perdido jogadores de topo que nao foram substituidos á altura! O plantel em quantidade e qualidade é melhor do nosso campeonato, ja que tem mtas soluçoes. mas perdeu o topo da qualidade da epoca passada. Os craques sairam e foram substituidos por bons jogadores. A juntar a isto tem um treinador que no inicio da epoca parece que anda smp perdido! Na defesa nao me parece que ele possa mexer mt e com a saida o Alexsandro ficou com dois DE que juntos nao fazem um! No meio campo o Ruben Neves que é o medio com melhor qualidade de passe e visao de jogo, fica de fora. O Danilo e o Imbula sao mt semelhantes e o Herrera nao consegue transportar jogo! Falta ali um numero dez, talvez o Evandro ou puxando o Brahimi para o meio. Na frente o Tello se nao tiver lesoes é desiquilibrador nato, mas se puxar o Brahimi para o meio sobra o Varela que é uma nodoa, o Abubakar para mim é dos jogadores com maior margem de progressao no nosso campeonato, mas é um jogador de bola no espaço, e nao de bola no pé

Compartilhar este post

Link para o post

A minha era mesmo esta Michael o pessoal expor a sual leitura do que na vida e no jogo(FM)! Qt á ideia de do JJ no Sporting, nao concordo tanto que seja igual á que tinha no Benfica...em minha opiniao o JJ smp usou um extremo que dava verticalidade ao jogo( Di Maria, Savio), jogadores que mtas vezes procuravam a linha de fundo, no Sporting com Carrillo e Ruiz tem dois jogadores a procurar o meio, nao sao jogadores de roturas o que mtas vezes trava o jogo do Sporting. Basta relembrar o jogo com CSKA, qd o JJ poe o Gelson parece que o futebol da equipa ganha outra intensidade! Outra coisa que me da ideia que o JJ mudou foi o posicionamento da linha defensiva. No Benfica a equipa recolhia toda, fazendo smp pressao mas baixando linhas, tentando ganhar a bola e sair em transiçoes rapidas. No Sporting a linha defensiva esta bem subida, mtas vezes no momento de perda de bola, pressiona perto do meio campo, tal como aconteceu no golo do CSKA!

O Benfica, neste momento tudo é indifiniçao! A equipa nao tem modelo de jogo, nao tem uma ideia, um fio condutor e enquanto o Rui Vitoria, nao decidir qual o caminho que quer seguir as coisas vao continuar mazinhas!

O FCP tem o problema de ter perdido jogadores de topo que nao foram substituidos á altura! O plantel em quantidade e qualidade é melhor do nosso campeonato, ja que tem mtas soluçoes. mas perdeu o topo da qualidade da epoca passada. Os craques sairam e foram substituidos por bons jogadores. A juntar a isto tem um treinador que no inicio da epoca parece que anda smp perdido! Na defesa nao me parece que ele possa mexer mt e com a saida o Alexsandro ficou com dois DE que juntos nao fazem um! No meio campo o Ruben Neves que é o medio com melhor qualidade de passe e visao de jogo, fica de fora. O Danilo e o Imbula sao mt semelhantes e o Herrera nao consegue transportar jogo! Falta ali um numero dez, talvez o Evandro ou puxando o Brahimi para o meio. Na frente o Tello se nao tiver lesoes é desiquilibrador nato, mas se puxar o Brahimi para o meio sobra o Varela que é uma nodoa, o Abubakar para mim é dos jogadores com maior margem de progressao no nosso campeonato, mas é um jogador de bola no espaço, e nao de bola no pé

Isso é diferente, trata-se de nuances tácticas e / ou estratégicas devido às características dos jogadores, é um pouco como no FM usares um avançado interior em vez de um extremo. A ideia de jogo altera-se ? Nem por isso, o conceito como pensas o jogo é idêntico mas apesar de o ser não é imutável e adapta-se aos jogadores que tens no plantel.

Quanto ao Benfica, não consigo concordar de todo. O Rui Vitória é um bom estratega e um filósofo do futebol, entendeu como outros entendem que o futebol assenta em muito em outras áreas do conhecimento e saber, tais como Liderança, Estratégia, Recursos Humanos, Psicologia, Sociologia, etc, etc, e teve a oportunidade de dissertar sobre isto mesmo no livro que apresentou recentemente, portanto, parece-me redutor circunscrever o Benfica a não ter uma ideia de jogo :) O problema do Benfica é o que vários clubes já passaram quando mantêm a mesma ideia de jogo durante muito tempo (e 6 anos no futebol é muito tempo), a fase de transição é sempre complexa e penosa (algo que o RV deveria ter equacionado antes de aceitar o cargo, certamente que o fez mas obviamente acreditou que era competente para ultrapassar a transição), logo acresce que uma nova ideia demora a ser introduzida e compreendida pelos executantes da bola. Por outro lado, acho que o Benfica quer ou quis dar um passo maior que a perna, isto é, os formandos do Seixal ainda não estão preparados para integrar a equipa, nem técnica, nem táctica, nem mentalmente, e em simultâneo, os que eventualmente estariam preparados foi o clube que se desfez deles, como por exemplo André Gomes, Cavaleiro, Bernardo Silva.

O FC Porto tem quantidade (número de opções) mas está deficitário de qualidade: o Danilo parece-me bem compensado pelo Maxi, já o Cissokho acho complicado repetir-se o milagre (tenha sido dedo do treinador da altura e / ou o jogador estar nas nuvens acreditando piamente que era melhor do que realmente é, aquele negócio de há uns anos só foi possível porque certamente quem o comprou andava a fumar coisas engraçadas). Esta semana vai ter que servir para arranjar um lateral esquerdo, um médio organizador / criativo e um extremo, portanto não alinho na propaganda da imprensa do alto calibre do plantel, tenho gostado bastante do Aboubakar e terá ainda mais impacto se for bem fornecido pela equipa, o Osvaldo é daqueles flops que o FC Porto de vez em quando arranja, portanto seria bom que a alternância fosse com o Bueno.

Voltando ao início, acho que se resume um pouco a "ter a bola" ou "não ter a bola", a partir de cada uma destas permissas há então um vasto número de ramificações. E sendo a questão primordial no futebol, também pode ser no FM, e será a partir daqui que os quatro momentos da equipa se devem colocar: transição e organização ofensiva e transição e organização defensiva. E sim, os quatro momentos estão contemplados no FM e são tanto mais visíveis quanto mais o pessoal deixar de olhar para o esquema táctico como a única coisa que existe na vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael nao discurdando de ti, continuo a achar que o JJ no Sporting quer implementar outro de tipo de futebol, mas ter a certeza disso, teria que ver o que o JJ fazia sem o Carrillo e o Ruiz! O JJ ao longo dos 6 anos de Benfica, mantendo o mesmo modelo foi dando novas nuances tacticas de acordo com os jogadores que tinha ao dispor. Basta ver o Benfica com Javi e dps com Matic a defesa com o Garay e sem Garay.....o homem pode ter mts defeitos, mas como treinador, pra mim é dos melhores que ha!

O FCP concordo em absoluto ctg!

Ja o Benfica, como nunca fui fa do Rui Vitoria, talvez por isso olhe pra ali e pouco ou nada veja! é que qd vejo a equipa do Benfica parece que vejo um monte de indifiniçoes! A equipa nao sabe quando e onde pressionar, a defesa continua a recuar e os dois medios tentam pressionar com os avançados....da me ideia que o Rui Vitoria ainda nao sabe por onde ha de ir. Se segue o que foi feito e vai colocando ideias suas, ou se rompe radicalmente com o passado! E aqui o Benfica parece me que errou, posso estar enganado, mas o Benfica ve sair um treinador com um futebol ofensivo, agressivo e vai buscar em minha opiniao o oposto! é como começar do zero....ja pa nao falar na ma estruturaçao do plantel!

Em Portugal fala se mt em formaçao, mas relembremos a equipa campea do mundo em Riade e Lisboa....que me lembre assim de repente, Jorge Costa andou emprestado ao Maritimo, o Rui Costa no Fafe, Joao Pinto fez inicio de carreira no Boavista...que me lembre so Figo pegou de estaca qd passou a senior! O salto para senior é enorme e o jogador precisa de competiçao para crescer,.....mas nao de 2a liga! O melhor exemplo pra mim é o Joao Mario que teve meia epoca no meu Vitoria e foi o suficiente para explodir!

Em minha opiniao o lançamento do N. Semedo é um enorme risco..ou o Rui Vitoria assume o risco e nao tira o miudo, tal como fez o Paulo Bento com o Patricio, ou entao arrisca se a perder um bom jogador.

Sinceramente a melhor palavra para descrever o Benfica neste momento é indifiniçao! 1o era a aposta na cantera, mas dps de uma pre epoca fraquinha, lanca se no mercado a contratar sem criterio....ta confuso por aquelas bandas!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael nao discurdando de ti, continuo a achar que o JJ no Sporting quer implementar outro de tipo de futebol, mas ter a certeza disso, teria que ver o que o JJ fazia sem o Carrillo e o Ruiz! O JJ ao longo dos 6 anos de Benfica, mantendo o mesmo modelo foi dando novas nuances tacticas de acordo com os jogadores que tinha ao dispor. Basta ver o Benfica com Javi e dps com Matic a defesa com o Garay e sem Garay.....o homem pode ter mts defeitos, mas como treinador, pra mim é dos melhores que ha!

O FCP concordo em absoluto ctg!

Ja o Benfica, como nunca fui fa do Rui Vitoria, talvez por isso olhe pra ali e pouco ou nada veja! é que qd vejo a equipa do Benfica parece que vejo um monte de indifiniçoes! A equipa nao sabe quando e onde pressionar, a defesa continua a recuar e os dois medios tentam pressionar com os avançados....da me ideia que o Rui Vitoria ainda nao sabe por onde ha de ir. Se segue o que foi feito e vai colocando ideias suas, ou se rompe radicalmente com o passado! E aqui o Benfica parece me que errou, posso estar enganado, mas o Benfica ve sair um treinador com um futebol ofensivo, agressivo e vai buscar em minha opiniao o oposto! é como começar do zero....ja pa nao falar na ma estruturaçao do plantel!

Em Portugal fala se mt em formaçao, mas relembremos a equipa campea do mundo em Riade e Lisboa....que me lembre assim de repente, Jorge Costa andou emprestado ao Maritimo, o Rui Costa no Fafe, Joao Pinto fez inicio de carreira no Boavista...que me lembre so Figo pegou de estaca qd passou a senior! O salto para senior é enorme e o jogador precisa de competiçao para crescer,.....mas nao de 2a liga! O melhor exemplo pra mim é o Joao Mario que teve meia epoca no meu Vitoria e foi o suficiente para explodir!

Em minha opiniao o lançamento do N. Semedo é um enorme risco..ou o Rui Vitoria assume o risco e nao tira o miudo, tal como fez o Paulo Bento com o Patricio, ou entao arrisca se a perder um bom jogador.

Sinceramente a melhor palavra para descrever o Benfica neste momento é indifiniçao! 1o era a aposta na cantera, mas dps de uma pre epoca fraquinha, lanca se no mercado a contratar sem criterio....ta confuso por aquelas bandas!

Vamos ver, acho que por agora é cedo para se perceber o que vai ser o Sporting. Nota-se desde logo a procura da pressão forte e um ritmo alto (com as variações implícitas motivadas pelos aspectos psicológicos / mentais dos jogadores que um treinador pouco controla, infelizmente e que também revela ainda algum desprezo por uma vertente do treino que acho a mais importante). Mas estes dois aspectos de ritmo e pressão têm acompanhado sempre o JJ, desde os tempos de Felgueiras, portanto, será algo a manter, transições rápidas em detrimento da circulação de bola também não estou a ver que mude, portanto, a alterar algo será mais uma adaptação às características dos jogadores do que uma mudança na ideia de jogo.

Quanto ao Benfica, ao nível das competências do treinador, essa indefinição é a própria do momento de transição que o clube vive, os jogadores não são máquinas para se carregar em ctrl+alt+del e fazer um reset às ideias com as quais viveram vários anos. Ao nível das competências directivas, a priori acho que houve no mínimo precipitação na avaliação do nível de maturidade dos activos do Seixal e o tal erro de avaliação (com muito dedo do JJ) nos que realmente tinham essa maturação. Tudo combinado, acho que o FC Porto este ano tem uma excelente oportunidade para limpar tudo a nível interno.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...