Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Pessoal, que instruções dão aos vossos jogadores nas bolas paradas ofensivas e defensivas? Cantos, livres, lançamentos, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, que instruções dão aos vossos jogadores nas bolas paradas ofensivas e defensivas? Cantos, livres, lançamentos, etc.

Nos cantos ofensivos gosto de marcar canto curto para manter a circulação da bola, como convém ter atenção aos contra-ataques mantenho os laterais atrás, o médio defensivo na posição original e mais um médio à espera no limite da área. Nos livres também privilegio o toque curto. Cantos defensivos laterais nos seus respectivos postes, um jogador a fazer marcação na zona da pequena área e o resto com marcação zonal (vir atrás) excepto o PL (fica à frente) e outro jogador no limite da área. Nos livres, 4 jogadores na barreira e o resto em marcação zonal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu quero a largura sem bola, não com bola...

Ou não estás a saber o que queres, ou não te sabes explicar: queixas-te das bolas metidas pelo adversário entre o central e o lateral e, ao mesmo tempo, queres largura sem bola (o que obviamente também implica mais espaço entre o lateral e o central)

Compartilhar este post

Link para o post

Ou não estás a saber o que queres, ou não te sabes explicar: queixas-te das bolas metidas pelo adversário entre o central e o lateral e, ao mesmo tempo, queres largura sem bola (o que obviamente também implica mais espaço entre o lateral e o central)

Daí ter optado por recuar a linha defensiva...

Compartilhar este post

Link para o post

Daí ter optado por recuar a linha defensiva...

Companheiro, recuar a linha defensiva não tem muito a ver com encurtar o espaço entre o lateral e o central.... mas pronto, se estás satisfeito é o mais importante.

Compartilhar este post

Link para o post

boas, preciso aqui duma ajudinha. Tenho tentado fazer uma tatica para o meu Everton mas não estou a conseguir atinar com isto. Só não uso esta tática na UCL e contra os gigantes ingleses (às vezes arrisco, dependendo da forma deles), nessas ocasiões customo optar por um 4-3-3.

Ao que interessa. Nesta tática continuo a sofrer demasiado defensivamente, ou seja, aind agora fiz um jogo contra o Hull City e mesmo tendo ganho eles tiveram 3 oportunidades flagrantes, o jogo teria sido diferente se eles fossem eficazes. É sempre 'aquela' questão de os meus defesas parecem um béqs acéfalos e parece que têm medo de tirar a bola ao adversário ou simplesmente há buracos (normal visto que jogo em atacante, queria tentar reduzir isto, uma equipa tipo Hull City ter tanto caudal ofensivo contra mim não é bom). Queria ver se usava esta tactica tbm contra os grandes mas antes tenho de corrigir o defensivo.

Depois, o medio centro-atacar aparece pouco em jogo, nao sei se é da instrucao conduzir para zonas abertas que faz com que ele 'derive' um bocado da posição dele do meio campo mas incomoda-me que as vezes o CJR a sair a jogar nao tenha linha de passe e 1) ou sai futebol direto, que quase nunca da em nada, ou 2) o CJR erra o passe e la vai o adversario todo contente pa baliza.

MQdLnju.png

SwZTsYQ.png

deixo em spoiler as instrucoes aos jogadores

Xx1rcnj.jpg

SCxppI4.jpg

0cnM48S.jpg

VdCfk4b.jpg

UxeiH6O.jpg

rxLNOfs.jpg

CX1rFL5.jpg

ZHXJXru.jpg

bKdXrjS.jpg

I4GQae8.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que deves pensar um pouco melhor no que pretendes da equipa e se o que pretendes está a ser bem traduzido pelas instruções que estás a dar à equipa e pelas funções e tarefas que estás a dar aos jogadores. Em primeiro lugar, pensa nos automatismos que dás à equipa em virtude da Mentalidade que usas e se vale a pena usares algumas dessas instruções.

Depois, qual a lógica de dizer ao MC (atacar) para assumir o jogo em zonas mais abertas onde já estão precisamente um Ala e um Avançado Interior ? Já agora, já reparaste que todo o teu lado direito só ataca ? quem defende ? quem apoia ?

Compartilhar este post

Link para o post

boas, preciso aqui duma ajudinha. Tenho tentado fazer uma tatica para o meu Everton mas não estou a conseguir atinar com isto. Só não uso esta tática na UCL e contra os gigantes ingleses (às vezes arrisco, dependendo da forma deles), nessas ocasiões customo optar por um 4-3-3.

Ao que interessa. Nesta tática continuo a sofrer demasiado defensivamente, ou seja, aind agora fiz um jogo contra o Hull City e mesmo tendo ganho eles tiveram 3 oportunidades flagrantes, o jogo teria sido diferente se eles fossem eficazes. É sempre 'aquela' questão de os meus defesas parecem um béqs acéfalos e parece que têm medo de tirar a bola ao adversário ou simplesmente há buracos (normal visto que jogo em atacante, queria tentar reduzir isto, uma equipa tipo Hull City ter tanto caudal ofensivo contra mim não é bom). Queria ver se usava esta tactica tbm contra os grandes mas antes tenho de corrigir o defensivo.

Depois, o medio centro-atacar aparece pouco em jogo, nao sei se é da instrucao conduzir para zonas abertas que faz com que ele 'derive' um bocado da posição dele do meio campo mas incomoda-me que as vezes o CJR a sair a jogar nao tenha linha de passe e 1) ou sai futebol direto, que quase nunca da em nada, ou 2) o CJR erra o passe e la vai o adversario todo contente pa baliza.

deixo em spoiler as instrucoes aos jogadores

exprimenta tirar o jogar aberto ja que a estrategia atacar por defeito ja joga aberto, assim estas a jogar bastante aberto o que nao é bom ainda para mais se estas a utilizar passas curtos e exprimenta tambem tirar o mais expressivo...pq ao dares fluidez e numa estrategia de ataque a equipa ja tem bastante liberdade creativa nao precisas dar-lhes mais...e secalhar o demabular da posiçao tambem seria melhor escolheres por sectores em vez de ser na equipa toda, ou seja seleciocionares no jogador que pretendes que se mova da posiçao

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

exprimenta tirar o jogar aberto ja que a estrategia atacar por defeito ja joga aberto, assim estas a jogar bastante aberto o que nao é bom ainda para mais se estas a utilizar passas curtos e exprimenta tambem tirar o mais expressivo...pq ao dares fluidez e numa estrategia de ataque a equipa ja tem bastante liberdade creativa nao precisas dar-lhes mais...e secalhar o demabular da posiçao tambem seria melhor escolheres por sectores em vez de ser na equipa toda, ou seja seleciocionares no jogador que pretendes que se mova da posiçao

Ao dar fluidez a equipa tem sempre mais liberdade criativa, independentemente da mentalidade :)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, estou na 3ª época no save (1ª no Arsenal).

Eu inicialmente comecei com um sistema mais posse, mas não estava a aproveitar bem o Giroud.

Então aos poucos fui tentando transformar num sistema de ataque rápido, mas que conseguissem servir o avançado. Se é que me fiz entender :mrgreen:

vuTS9sP.png?1

9PScfCx.png?1

A ideia é que a equipa saia rápido para o ataque, mas que depois tenha capacidade para servir o ponta de lança. Queria tirar partido da altura e da capacidade goleadora do Giroud para fazer a diferença.

Mas ao mesmo tempo não queria limitar a equipa só a jogar em cruzamentos para ele. Por isso é que os extremos têm instruções diferentes, aproveitando a velocidade de Walcott/Gervinho e do outro lado a qualidade técnica de Alexis/Bernard.

Se precisarem de mais ss's é só dizer.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas são a instruções atuais, eu acho que quando mais tenho mexido, menos a equipa tem jogado.

Mas sim o principal problema é mesmo o Giroud, porque de resto a equipa safa-se bem.

Inicialmente até o pus como jogador alvo e num dos jogos o Walcott deu-lhe 3 golos, mas depois disso a coisa tem sido um bocado fraca.

Embora o Giroud não esteja com um mau rendimento 10 jogos 7 golos (algo assim, não tenho o FM aberto).

Editado por Lourenço

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver como 7 golos em 10 jogos seja sub-rendimento num ponta de lança :biggrin: Se a equipa está a ganhar face à base de trabalho que criaste, não haverá muito a mexer. O que podes fazer é observar melhor o que se passa em cada jogo e fazer alterações pontuais para tentar resolver os problemas que cada adversário coloca. Obviamente que não precisas de gravar estas alterações, senão perderias a base.

Deves ter atenção a esse meio-campo, dado que o MRB vai abrir espaço entre os centrais e os médios e o CJA (atacar) vai procurar zonas mais avançadas, portanto um trinco ou um MD (d) pode garantir-te um meio-campo mais pujante, dada a sua natureza de "holding miedfielder" (não sei dizer isto em português). O CJA (ap.) pode perfeitamente ser um MC (ap.) e o CJA (a) pode ser um BtB. Isto evita que os jogadores procurem os teus organizadores de jogo no meio, até porque o que pretendes é explorar os flancos. O Ala (ap.) pode ser um DL (ap.). Mais Intensidade e Pressionar Mais Alto é um pouco irrelevante porque a mentalidade da equipa já estipula uma linha defensiva bastante subida e um ritmo de jogo alto.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, eu sei que não está a render assim tão mal :mrgreen: mas para o que a equipa produz, acho que poderia tirar mais rendimento.

Não ganho todos os jogos, mas é como disse, acho que quanto mais tenho mexido menos a equipa tem jogado. Poderei ter de observar melhor a cada jogo e fazer alterações pontuais.

Por acaso o médio recuperador de bolas já tinha pensado mudar a instrução. Tenho notado em certos jogos a defesa um pouco frágil.

Realmente até faz algum sentido ter jogadores no meio campo que não sejam tão construtivos, porque a ideia é mesmo utilizar os flancos. Se calhar um dos erros poderá estar aí, vou testar da forma que disseste.

Quanto ao Ala (apoiar) passar para DL (apoiar), qual é o motivo concreto? Dar alguma consistência defensiva?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, eu sei que não está a render assim tão mal :mrgreen: mas para o que a equipa produz, acho que poderia tirar mais rendimento.

Não ganho todos os jogos, mas é como disse, acho que quanto mais tenho mexido menos a equipa tem jogado. Poderei ter de observar melhor a cada jogo e fazer alterações pontuais.

Por acaso o médio recuperador de bolas já tinha pensado mudar a instrução. Tenho notado em certos jogos a defesa um pouco frágil.

Realmente até faz algum sentido ter jogadores no meio campo que não sejam tão construtivos, porque a ideia é mesmo utilizar os flancos. Se calhar um dos erros poderá estar aí, vou testar da forma que disseste.

Quanto ao Ala (apoiar) passar para DL (apoiar), qual é o motivo concreto? Dar alguma consistência defensiva?

Não se sabe o que é isso da equipa produzir e o tirar mais rendimento. Cria oportunidades de golo ? Rendimento de quem ? Do Colectivo ? De algum jogador ?

O DL vai dar mais consistência, mas dado que pedes aos jogadores para ultrapassarem as suas tarefas e considerando a Mentalidade, acabas por puxar o DL para ser mais participativo no ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim a equipa até cria algumas boas oportunidades de golo, mas nem sempre são bem aproveitadas.

Quanto ao melhor rendimento seria do Giroud, porque olhando para os atributos dele, acho que pode render mais do que tem rendido.

Certo. Vou experimentar então ao passá-lo para DL.

E obrigado pela ajuda, Michael ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim a equipa até cria algumas boas oportunidades de golo, mas nem sempre são bem aproveitadas.

Quanto ao melhor rendimento seria do Giroud, porque olhando para os atributos dele, acho que pode render mais do que tem rendido.

Certo. Vou experimentar então ao passá-lo para DL.

E obrigado pela ajuda, Michael ;)

Obviamente que não são bem aproveitadas, nem nunca serão. E nem sequer tem nada a ver com algum problema táctico ou estratégico, tem a ver única e exclusivamente com a realidade do futebol. Qual é que achas que é a taxa de conversão de oportunidades de um Messi ou de um Ronaldo ? Indo assim, logo ao topo.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu sei, mas não me quero aproveitar todas as oportunidades que crio, porque isso é impossível :mrgreen:

Porque como dizes bem, é a realidade do futebol.

Não faço a minima por acaso, mas é obvio que não marcam todas as oportunidades que têm.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu sei, mas não me quero aproveitar todas as oportunidades que crio, porque isso é impossível :mrgreen:

Porque como dizes bem, é a realidade do futebol.

Não faço a minima por acaso, mas é obvio que não marcam todas as oportunidades que têm.

Nem sequer marcam metade e estamos a falar dos dois melhores do mundo :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

desculpem la michael e capone esqueci-me completamente de vir aqui agradecer e dar feedback. Tive melhores resultados quando mudei o ala para defesa lateral-atacar e coloquei marcacao apertada no extremo direito e tirei o jogar mais aberto, agr ja se defende mto melhor por estes lados. Ofensivamente a equipa ataca quase na perfeicao como eu quero, a defender ainda aparecem alguns jogos em que vacilo mas o que produzo ofensivamente chega para compensar, ate agora limpei tudo com o City duas epocas seguidas (bazei do everton pouco depois de ter postado screenshot)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas noites, estou a experimentar um modelo 4x2x3x1 com extremos (os dois jogam como avançados interiores), podiam me dizer qual e a melhor funçao para os meus defesas laterais passarem nas costas dos extremos para causar o desequilibro, por exemplo a bola esta no corredor direito e quero que o meu defesa esquerdo suba para cruzar

Compartilhar este post

Link para o post

Boas noites, estou a experimentar um modelo 4x2x3x1 com extremos (os dois jogam como avançados interiores), podiam me dizer qual e a melhor funçao para os meus defesas laterais passarem nas costas dos extremos para causar o desequilibro, por exemplo a bola esta no corredor direito e quero que o meu defesa esquerdo suba para cruzar

avançados interiores com uma tarefa mais baixa que os laterais, os primeiros em apoio e os segundos a atacar; outra alternativa, no caso de terem a mesma tarefa, é usar a instrução procurar sobreposições.

Compartilhar este post

Link para o post

avançados interiores com uma tarefa mais baixa que os laterais, os primeiros em apoio e os segundos a atacar; outra alternativa, no caso de terem a mesma tarefa, é usar a instrução procurar sobreposições.

Tenho os avançados interiores a atacar e os meus defesa direito e esquerdo como Defesa Lateral em Automatica, nao sei se ia resultar se nas tarefas coloca-se a opçao de chegar ainda mais longe ou falar com eles sobre os movimentos preferidos

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho os avançados interiores a atacar e os meus defesa direito e esquerdo como Defesa Lateral em Automatica, nao sei se ia resultar se nas tarefas coloca-se a opçao de chegar ainda mais longe ou falar com eles sobre os movimentos preferidos

Automático está directamente relacionado com a Mentalidade da Equipa, logo se aquela for mais ofensiva, a tarefa será de ataque, se for mais defensiva, será defesa. Imagino que a mentalidade estipulada seja mais ofensiva, portanto, na prática, a tarefa dos laterais será de ataque. O Chegar Mais Longe é apenas a antiga instrução de Correr de Fundo, é uma instrução sem bola e que diz ao jogador para dar verticalidade à sua posição muito mais cedo. Pode ou não ser bom, depende dos equilíbrios que o sistema tem, certo que pretendes o lateral a dar largura com as subidas a contornar o avançado interior, mas também não convém retirar linhas de passe aos centrais. Daí a instrução de procurar sobreposições.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...