Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Defender a equipa até defende bem o problema são os golos. Os pontas de lança não marcam mesmo nada

Por outro lado estás a dizer à equipa para ser paciente e trocar mais a bola, pode ser que o PL precise de ser mais alimentado com cruzamentos (antecipar cruzamentos)

Compartilhar este post

Link para o post

Defender a equipa até defende bem o problema são os golos. Os pontas de lança não marcam mesmo nada

Vou te contar algumas coisas que aprendi usando o 4-2-3-1 (inclusiva algumas foram ensinadas pelo Capone e pelo Michael)

1- Quando no 4-2-3-1 e nesse formato, tem espaço entre a linha defensiva e MCs, então use flexivel, fluido ou muito fluido ( na minha experiencia, quando mais fluida era a minha filosofia,menos gols marcava e menos sofria, mas pode ser uma coincidencia, teste até o time estar ao seu gosto.)

2- É provável que falte um 'runner' no seu meio campo. Você pode tentar dar ao Bruyne uma função em que ele esteja menos envolvido na construção em fases mais baixas do campo (onde você ja está bem servido) colocá-lo como um Meia-ofensivo (certifique-se de dar a instrução individual mais passes de risco) . Como não tem ninguem mais a atacar pelas pontas, na minha experiencia sempre funcionou usar um atacante sombra (não sei a designaçao exata em portugal) nesses casos, desde que você mande-o atacar espaços livres. Um extra é permiti-lo chutar de longe, porque ele sasbe fazer isso mto bem e com ambas as pernas (eu o treino no Milan).

3- Se não quiser mudar o De Bruyne, mude o MRB para MC a apoiar, ou BtB. Nesse caso, pode ponderar colocar um dos pontas a atacar.

Aprendi bastantes coisas que funcionam comigo, mas porque testo bastante. Veja o jogo do modo mais completo possivel e veja quais são as principais falhas, as que acontecem COM FREQUENCIA (não deixe um ou dois lances te irritarem hahaha)

Não são regras. Boa sorte.

Editado por Felipereis-el

Compartilhar este post

Link para o post

Por outro lado estás a dizer à equipa para ser paciente e trocar mais a bola, pode ser que o PL precise de ser mais alimentado com cruzamentos (antecipar cruzamentos)

Vou te contar algumas coisas que aprendi usando o 4-2-3-1 (inclusiva algumas foram ensinadas pelo Capone e pelo Michael)1- Quando no 4-2-3-1 e nesse formato, tem espaço entre a linha defensiva e MCs, então use flexivel, fluido ou muito fluido ( na minha experiencia, quando mais fluida era a minha filosofia,menos gols marcava e menos sofria, mas pode ser uma coincidencia, teste até o time estar ao seu gosto.)2- É provável que falte um 'runner' no seu meio campo. Você pode tentar dar ao Bruyne uma função em que ele esteja menos envolvido na construção em fases mais baixas do campo (onde você ja está bem servido) colocá-lo como um Meia-ofensivo (certifique-se de dar a instrução individual mais passes de risco) . Como não tem ninguem mais a atacar pelas pontas, na minha experiencia sempre funcionou usar um atacante sombra (não sei a designaçao exata em portugal) nesses casos, desde que você mande-o atacar espaços livres. Um extra é permiti-lo chutar de longe, porque ele sasbe fazer isso mto bem e com ambas as pernas (eu o treino no Milan).3- Se não quiser mudar o De Bruyne, mude o MRB para MC a apoiar, ou BtB. Nesse caso, pode ponderar colocar um dos pontas a atacar.Aprendi bastantes coisas que funcionam comigo, mas porque testo bastante. Veja o jogo do modo mais completo possivel e veja quais são as principais falhas, as que acontecem COM FREQUENCIA (não deixe um ou dois lances te irritarem hahaha)Não são regras. Boa sorte.

Obrigado aos dois. Vou fazer algumas alterações seguindo as vossas sugestões. Acabámos de ganhar a Supertaça frente ao Bayern. A ver se é desta que vencemos o campeonato. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado aos dois. Vou fazer algumas alterações seguindo as vossas sugestões. Acabámos de ganhar a Supertaça frente ao Bayern. A ver se é desta que vencemos o campeonato. :compinchas:

Num 4231 se deres mais liberdade ofensiva aos laterais, é fundamental equilibrar a equipa com dois médios mais posicionais para formarem o quarteto defensivo com os centrais. É assim que jogo e já o fiz em equipas tão distintas como o Mafra, o Marítimo e o Tottenham. Se quiseres que os laterais funcionem mais como apoio, então os dois médios já podem ter um pouco mais de liberdade. A terceira opção é os laterais simplesmente não passarem a linha do meio-campo e os médios podem assumir tarefas mais ofensivas.

Compartilhar este post

Link para o post

Num 4231 se deres mais liberdade ofensiva aos laterais, é fundamental equilibrar a equipa com dois médios mais posicionais para formarem o quarteto defensivo com os centrais. É assim que jogo e já o fiz em equipas tão distintas como o Mafra, o Marítimo e o Tottenham. Se quiseres que os laterais funcionem mais como apoio, então os dois médios já podem ter um pouco mais de liberdade. A terceira opção é os laterais simplesmente não passarem a linha do meio-campo e os médios podem assumir tarefas mais ofensivas.

Na minha opinião isso depende muito da mentalidade também porque se optares por uma mentalidade de controlo podes usar perfeitamente médios com mais liberdade, eu já joguei ao ataque sem médio posicional e não tive qualquer tipo de problemas e jogava em 4x4x2

Editado por bluebird

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente, EU acho fundamental em um esquema com 2 médios usar pelo menos um a defender, independente da fluidez e da mentalidade dos laterais. Os centrais ficam muito expostos, existe um espaço imenso entre as duas linhas... E quando a oposição usa 2 atacantes é só lamentos. Se você conseguiu equilibrar as coisas sem um médio posicional, parabens, sua equipe deve ter ficado mais letal ofensivamente.

Michael

Tenho percebido que quando uso um avançado interior em apoio, ele não ocupa exatamente a mesma posição do PL... Diferente da função de ataque.

Por vezes até abre espaços para assistencias e continua permitindo a subida do ala.

Percebes a mesma coisa? Talvez seja por conta das minhas instruções.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente, EU acho fundamental em um esquema com 2 médios usar pelo menos um a defender, independente da fluidez e da mentalidade dos laterais. Os centrais ficam muito expostos, existe um espaço imenso entre as duas linhas... E quando a oposição usa 2 atacantes é só lamentos. Se você conseguiu equilibrar as coisas sem um médio posicional, parabens, sua equipe deve ter ficado mais letal ofensivamente.

Michael

Tenho percebido que quando uso um avançado interior em apoio, ele não ocupa exatamente a mesma posição do PL... Diferente da função de ataque.

Por vezes até abre espaços para assistencias e continua permitindo a subida do ala.

Com mentalidade controlar ou normal não necessitas de médio posicional para nada até porque os laterais apenas sobe 1 de cada vez, dependendo do lado por onde conduz o ataque se é que me faço entender

Compartilhar este post

Link para o post

Com mentalidade controlar ou normal não necessitas de médio posicional para nada até porque os laterais apenas sobe 1 de cada vez, dependendo do lado por onde conduz o ataque se é que me faço entender

Desenvolve lá esse raciocínio do Controlar e Normal, porque não Atacar já que é uma mentalidade apenas um pouco mais ofensiva que Controlar ?

Michael

O AI em tarefa de ataque também não ocupa a mesma posição do PL :), o que acontece é que em tarefa de apoio procura explorar mais espaços e fazer mais assistências, e em ataque procura "romper" mais a defesa do adversário em progressão com bola.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Desenvolve lá esse raciocínio do Controlar e Normal, porque não Atacar já que é uma mentalidade apenas um pouco mais ofensiva que Controlar ?

Se ele quer jogar em atacar a história é outra, aí convém ter um médio mais posicional, agora com mentalidades menos ofensivas os laterais sobem há vez, toda gente sabe isso

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele quer jogar em atacar a história é outra, aí convém ter um médio mais posicional, agora com mentalidades menos ofensivas os laterais sobem há vez, toda gente sabe isso

Mas Controlar é uma mentalidade ofensiva, daí me ter baralhado o raciocínio.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas Controlar é uma mentalidade ofensiva, daí me ter baralhado o raciocínio.

Essa mentalidade pode ser tão ofensiva como a atacante, depende de muita coisa

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso mesmo companheiro :)

:biggrin: , agora há que saber equilibrar uma equipa dependendo do modelo estratégia e fluidez

Compartilhar este post

Link para o post

:biggrin: , agora há que saber equilibrar uma equipa dependendo do modelo estratégia e fluidez

O segredo de qualquer táctica seja qual for a mentalidade e fluidez :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

O segredo de qualquer táctica seja qual for a mentalidade e fluidez :handclap:

Michael mas isso já não é para todos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas porque teimam na mesma visão das coisas :biggrin:

Mas é que é mesmo :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero que o meu médio ofensivo apareça sem bola em diagonal nas costas dos laterais adversários, qual é a melhor função ou movimento preferido para isso acontecer? acontece me que eles fazem pouco destes movimentos de rotura, apenas o fazem nas costas dos centrais

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quero que o meu médio ofensivo apareça sem bola em diagonal nas costas dos laterais adversários, qual é a melhor função ou movimento preferido para isso acontecer? acontece me que eles fazem pouco destes movimentos de rotura, apenas o fazem nas costas dos centrais

O que tu queres é que o médio ofensivo ataque o espaço entre o lateral e o central adversários, logo a instrução será Jogar pelos Flancos.

Compartilhar este post

Link para o post

O que tu queres é que o médio ofensivo ataque o espaço entre o lateral e o central adversários, logo a instrução será Jogar pelos Flancos.

Compartilhar este post

Link para o post

oh caneco, estava carregadinho dele... e de gajas boas (a maria não pode ler esta parte)

Então mas tu tens sempre solução aqui para a malta :)

Vocês como e que costumam fazer durante os jogos? Fazem ajustes durante o jogo ou tem as 3 táticas?

Compartilhar este post

Link para o post

Então mas tu tens sempre solução aqui para a malta :)

Vocês como e que costumam fazer durante os jogos? Fazem ajustes durante o jogo ou tem as 3 táticas?

Pelo menos duas sim, mas só muito raramente uso ambas durante um jogo, gosto mais de retocar a que uso num jogo caso seja necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é daquelas perguntas que deves responder precisamente pela observação dos jogos, as pré-épocas servem para isso :) E antes dessa pergunta, deves perguntar-te como queres que a equipa jogue.

Pelo que se pode observar:

- queres que a equipa jogue a toda a largura, com um ritmo de jogo altíssimo e ao primeiro toque;

- queres que a equipa muito rapidamente coloque a bola nos avançados; no entanto, também queres que os avançados (extremos) parem o jogo e esperem pelos laterais;

- queres que todos os jogadores participem mais no jogo além do que lhes é definido pela função e tarefa;

É isto que queres ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...