Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Pois é esses aspectos que ainda não entendo, sou muito novato nisto, o que acha que devo alterar e melhorar ?

Quanto mais agressiva a mentalidade maior a largura, maior a intensidade (ritmo de jogo) e mais subida a linha defensiva. Nestas mentalidades mais agressivas é estabelecido um passe mais curto nos jogadores defensivos e um passe mais directo nos jogadores ofensivos.

A imagem que publicaste da tua táctica ou, se quiseres, a imagem que no FM visualizas quando estás nas Tácticas diz SEMPRE respeito à organização defensiva da equipa, ou seja, esse 4231 é o posicionamento que a equipa vai assumir quando está no processo de organização defensiva. Porém, o teu MC (aut) vai ter tendência para assumir um papel mais ofensivo por causa da Mentalidade, logo vai abrir mais espaços no meio-campo. Ora aqui, das duas uma: ou usas um lateral / ala menos ofensivo para equilibrar esse flanco; ou manténs a vocação ofensiva do lateral / ala, mas o médio tem que ser mais posicional tal como o CJ (d)

Compartilhar este post

Link para o post

Um então o ideal seria uma mentalidade menos agressiva, e talvez mais estruturada. Eu quero ter uma espécie de teia, talvez usar um médio recuperador de bolas defender e um cj recuado.

Compartilhar este post

Link para o post

Um então o ideal seria uma mentalidade menos agressiva, e talvez mais estruturada. Eu quero ter uma espécie de teia, talvez usar um médio recuperador de bolas defender e um cj recuado.

Tens que começar a querer coisas concretas e menos conceitos vagos :biggrin:

A prioridade de um MRB é precisamente o que diz na sua função de jogador, recuperar a bola ou mais no seu meio-campo ou em posições mais adiantadas. Como também é um jogador que vai abrir espaços na transição defensisa, de qualquer modo, vais sempre precisar de compensar a situação.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens que começar a querer coisas concretas e menos conceitos vagos :biggrin:

A prioridade de um MRB é precisamente o que diz na sua função de jogador, recuperar a bola ou mais no seu meio-campo ou em posições mais adiantadas. Como também é um jogador que vai abrir espaços na transição defensisa, de qualquer modo, vais sempre precisar de compensar a situação.

Certo Michael, o que eu quero é, equipa que domine o jogo posse de bola, um pouco à semelhança do tiki-taka, perdem a bola fazer de tudo para a recuperar, e na construção ofensiva terem sempre apoio os jogadores a formação dos chamados triângulos

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas no FM funcionam um bocadinho diferentes do que no futebol. Tens aqui na secção um tópico exclusivamente dedicado a esse modelo de jogo, com links para textos explicativos. No entanto, no FM a posse de bola é algo que depende muito mais da tua equipa ser ou não pressionada pelo adversário do que da capacidade dos teus jogadores em manterem a posse. Por outro lado, a posse de bola no FM é contabilizada de maneira diferente do que é no futebol (mesmo aqui, no futebol não há consenso sobre quando deve ser contabilizada a posse)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu já li algumas coisas no tópico que me ajudaram e muito, coloquei aqui para saber a vossa opinião quanto à minha tática e instruções

Compartilhar este post

Link para o post

Estou pela primeira vez a tentar criar um sistema para futebol direto no FM. A equipa até tem estado bastante bem ofensivamente mas sofre muitos golos e, sendo esse o meu objetivo principal com este sistema (solidez defensiva) não estou totalmente contente.

Contra-Atacar/Fluido

GR (D)

2 AlC (A)

2 DC (D)

Trinco (D)

2 MC- MRB(S) e MC(S)

MO (A)

AvR (S)

PL (A)

Instruções: Mais passe direto; passar para o espaço; cruzamentos lançados; enfrentar a defesa; explorar os flancos (nesta tenho bastantes duvidas porque não tenho extremos mas experimentei o explorar o meio e não correu lá muito bem porque continuei sem solidez defensiva e perdi a eficácia ofensiva); jogar mais fechado; pressionar mais alto; desarme agressivo; marcação apertada; defesa em linha; muito mais intensidade; ser mais expressivo

Jogo em 4-4-2 diamond. Se me pudessem ajudar agradecia.

Compartilhar este post

Link para o post

Basta fechares mais o meio-campo, o MC (s) está bem utilizado, mas pode fazer parceria com um MC (d) ou um CJR (d). Não esquecer que a mentalidade que usas já procura automaticamente explorar bastante os espaços, por isso não precisas de Explorar os Flancos, nem Explorar o Meio. Embora utilizes Pressionar Mais Alto, o efeito desta instrução é menor do que se usasses uma mentalidade ofensiva, portanto, a linha defensiva ainda será relativamente baixa, por isso, não é aconselhável usar Defesa em Linha (é uma instrução que se usa com linhas defensivas muito altas, o que não é o teu caso).

Compartilhar este post

Link para o post

Fechei o meio campo e tirei a defesa em linha e realmente estou muito melhor defensivamente. Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou satisfeito mas gosto sempre de experimentar tarefas novas. Já pensei em pôr lá um central com bola mas não sei se é isso que sugeres. O que sugerias?

Editado por FCPFORCE

Compartilhar este post

Link para o post

Estou satisfeito mas gosto sempre de experimentar tarefas novas. Já pensei em pôr lá um central com bola mas não sei se é isso que sugeres. O que sugerias?

Não usando defesa em linha, podes utilizar uma combinação bloquear / cobrir ou, se não quiseres ser tão atrevido, defender / cobrir. O defesa com bola encaixa em qualquer tarefa, apenas vai procurar fazer mais passes longos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que isto não é o tópico da posse de bola mas achas que nesse estilo de jogo a dupla bloquear/cobrir funcionaria? Ou não tem muita influência?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que isto não é o tópico da posse de bola mas achas que nesse estilo de jogo a dupla bloquear/cobrir funcionaria? Ou não tem muita influência?

Também pode funcionar, vais ter um defesa que vai procurar dar mais cobertura, como um líbero e um outro que será mais pressionante e, como tal, deixará mais a sua posição para efectuar essa pressão. Logo, necessitas que a posição 6 compense mais o espaço que esse central abre. Repara que o Barcelona, tanto com o Guardiola ou com Enrique não é grande apologista da defesa em linha, faz mais este tipo de compensações.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe algum problema para que seja necessário mudar alguma coisa ?

Foi uma tatica que criei para o inicio da segunda época e queria saber opiniões

Queria uma tatica com muito controlo no jogo, muita posse e muitos golos

Editado por zuskomano90

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma tatica que criei para o inicio da segunda época e queria saber opiniões

Queria uma tatica com muito controlo no jogo, muita posse e muitos golos

Faz uns jogos de pré-temporada, observa os jogos para saberes o que está mal em concreto. Para problemas concretos, soluções concretas :)

A rever os três do meio-campo, um OM com um CJA vão ser dois jogos ofensivos também impulsionados pela Mentalidade, portanto podes sempre testar um OM com um CJ (ap.). Depois, também a rever, a ausência de tarefas ofensivas, não é obrigatório usá-las claro, mas podes sentir falta de quem te dê verticalidade ao jogo.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta, gostava de uma opinião acerca de um modelo que tenho vindo a implementar na minha Oliveirense. Vou para a 3ª época, nas duas primeiras fiquei em 5º e 4º lugar respetivamente. Tenho vindo a implementar um modelo bastante ofensivo, de pressão alta e de controlo de bola. Nas duas primeiras épocas sentia que a equipa acabava por se desequilibrar demais e consenti bastantes golos por causa disso.

Agora para a 3ª época dei uns retoques após visualizar os jogos completos na pré-época e estou a ter resultados muito positivos. Além disso, e é o que mais prazer me dá enquanto jogo, é a equipa jogar um futebol bastante dinâmico e agradável, o que torna o save motivante.

As linhas gerais do modelo são:

- 4x5x1 em organização defensiva, com os extremos a baixarem e a ajudarem os homens do meio campo:

- em organização defensiva, transforma-se num 3x4x3 com o trinco a baixar na zona central e os laterais bastante subidos;

- passe curto, de preferência a sair a jogar desde trás;

- grande envolvimento dos laterais e os extremos a procurarem zonas interiores frequentemente, abrindo espaço para a entrada dos defesas;

- pressão alta, com uma defesa subida, o que torna difícil às outras equipas jogarem dentro do meu bloco, pois a equipa defende muito junta deixando pouco espaço entre linhas.

Para já o que estou a tentar melhorar é o controlo do jogo após ter uma vantagem confortável, ou seja, por vezes estou a ganhar 2 ou 3 a zero, e a equipa continua a pressionar e os laterais a subirem bastante. Normalmente mudo a mentalidade dos laterais e também um pouco a mentalidade da equipa, bem como retiro a pressão e diminuo a intensidade. No entanto sinto que ainda falta aqui qualquer coisa.

Outro aspeto que pretendo trabalhar é a função dos extremos. Por vezes eles transportam e bem a bola para dentro, e a situação está a pedir uma tabela com o ponta de lança e raramente acontece. Também pode ser devido à falta de qualidade individual que tenho.

Para já o sistema em organização defensiva é este:

bDQ9hbe.jpg

Instruções:

WCt7e3J.jpg

Calendário 2016/2017

GugOwUH.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Imagino que por mentalidade dos laterais refiras-te a mudar a tarefa :) o que podes fazer é alterar as tarefas e funções aos médios. Geralmente o pivô defensivo é mais aconselhável contra esquemas com dois avançados, precisamente por ter características de terceiros central, portanto, contra esquemas de 1 avançado podes recorrer a um trinco, a um MD ou a um CJ (d). E para os médios podes optar por alternativas mais posicionais, MC (ap.) deve tratar do assunto. Nos extremos é uma questão de treinares o movimento preferido para fazerem tabelas.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, a tatica que estava a testar, a minha primeira tatica que estava a criar por isso nao tenho muito experencia nem percebo muito bem, fiquei sem ela, quer dizer fiquei sem nada no pc porque o meu pc teve de ser formatado, secalhar vou começar um novo jogo mas para ir jogando porque estou a espera que saia um update das transferencias todas e isso

Compartilhar este post

Link para o post

Supostamente numa tática com várias tarefas atacantes deve-se por uma mentalidade menos ofensiva, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Supostamente numa tática com várias tarefas atacantes deve-se por uma mentalidade menos ofensiva, certo?

Deves é procurar um equilíbrio nas tarefas, como por exemplo, 3 defensivas, 4 de apoio, 3 de ataque. A linha defensiva pode perfeitamente contemplar uma ou duas tarefas de ataque, o meio-campo com 3 médios pode conter cada uma das tarefas (esquemas com dois médios, convém não usar tarefa atacante) e o ataque pode ter uma tarefa de apoio. Deste modo garantes um esquema táctico equilibrado, simétrico ou assimétrico, com ou sem sobreposições.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...