Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Acho que podes e deves usar um jogador que te dê mais presença na área, o Falso 9 é um jogador que cria / abre espaços para outros jogadores, como avançados interiores ou um médio ofensivo. No meio-campo podes combinar o MBB com um MC. De qualquer modo, privilegiar a posse de bola vai ser complicado com uma equipa dessas, os jogadores não têm nem a qualidade física, nem técnica para fazer circular a bola, mais facilmente erram passes e sujeitas-te a contra-ataques. E depois ter a bola nunca significou jogar com um ritmo de jogo baixinho :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com algumas dúvidas, mais presença na área poderia por um Ponta de Lança, mas queria um avançado trabalhasse em prol da equipa, se meter um avançado completo em função de apoiar parece-te mal? O MC meto em que função? Pois o MBB já tem uma função específica. Depois a ultima parte achas que o melhor é aumentar a intensidade? É que na minha opinião aí pode haver risco de perder a bola, quanto mais se circular.

Não ligues à equipa foi só um teste com um colega meu.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com algumas dúvidas, mais presença na área poderia por um Ponta de Lança, mas queria um avançado trabalhasse em prol da equipa, se meter um avançado completo em função de apoiar parece-te mal? O MC meto em que função? Pois o MBB já tem uma função específica. Depois a ultima parte achas que o melhor é aumentar a intensidade? É que na minha opinião aí pode haver risco de perder a bola, quanto mais se circular.

Não ligues à equipa foi só um teste com um colega meu.

Depende sempre do que pretendes e combinar as funções e tarefas dos jogadores com essa ideia. Queres usar dois extremos em apoio ? A prioridade deles será exactamente o que está descrito, ultrapassar o adversário, ir à linha e cruzar, portanto, é preciso quem esteja / apareça em zona de finalização. Podes criar assimetrias no esquema, combinando um extremo com um avançado interior (o primeiro fornece largura de jogo, o segundo arrasta o lateral através das diagonais) ou com um raumdeuter (difícil de ser marcado pela constante procura de espaços). O MC já é uma função :-) universalista, é certo, mas é função.

Perdes sempre a bola independentemente do ritmo de jogo, a questão é que dizes aos jogadores para darem prioridade à circulação e manutenção da bola e, portanto, com uma baixa intensidade será muito mais difícil cansar o adversário e criar espaços.

Compartilhar este post

Link para o post

Já entendi vou exprimentar, só ainda não sei qual a tarefa do Médio Centro, mas pelo que me estás a dar entender deve por automática que assim ele vai escolher consoante o momento do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal

como nao consigo perguntar isto noutro sitio, alguem me sabe explicar pq quando eu faço o download de uma tatica, depois de colocar na pasta graphics, ela nao me aparece no jogo????

Melhor dizendo, tacticas com o nome xxxxxx.tac funcionam, mas as xxxxxx.fmf nem sequer me aparecem.....

alguem me pode ajudar???

Compartilhar este post

Link para o post

Já entendi vou exprimentar, só ainda não sei qual a tarefa do Médio Centro, mas pelo que me estás a dar entender deve por automática que assim ele vai escolher consoante o momento do jogo.

O MC não escolhe nada, a sua tarefa altera-se automaticamente se a Mentalidade escolhida for mudada durante o jogo, isso sim. Com uma mentalidade mais "agressiva" (Controlar, Atacar, Sobrecarregar), participa mais na organização ofensiva, com uma mentalidade menos "agressiva" (Contenção, Defender, Contra-Atacar), participa mais na organização defensiva.

Boas pessoal

como nao consigo perguntar isto noutro sitio, alguem me sabe explicar pq quando eu faço o download de uma tatica, depois de colocar na pasta graphics, ela nao me aparece no jogo????

Melhor dizendo, tacticas com o nome xxxxxx.tac funcionam, mas as xxxxxx.fmf nem sequer me aparecem.....

alguem me pode ajudar???

Basta colocar a táctica (.fmf) na pasta e clicar em Tácticas Arquivadas, se não funcionar, clicas em gerir tácticas e importar.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma táctica com base no modelo de Guardiola ontem é que vinha a calhar. Pressão asfixiante aos portadores da bola e finalizações frias.

Fenomenal!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma táctica com base no modelo de Guardiola ontem é que vinha a calhar. Pressão asfixiante aos portadores da bola e finalizações frias.

Fenomenal!

4-4-2

Compartilhar este post

Link para o post

Um 4-4-2 muito bem trabalhado. Então a pressão foi de loucos. No fm certamente não basta por os jogadores todos a pressionar e jogar com muita intensidade, digo eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Um 4-4-2 muito bem trabalhado. Então a pressão foi de loucos. No fm certamente não basta por os jogadores todos a pressionar e jogar com muita intensidade, digo eu.

No FM não há nada que possas fazer para reproduzir os esquemas do Guardiola porque:

a) os jogadores no FM não respondem à pressão sobre o adversário como num jogo de futebol;

b) a pressão no FM não distingue as várias formas de pressão que existem num futebol;

c) o Guardiola muda frequentemente o esquema táctico, sem que a equipa entre em perda porque as ideias de jogo prevalecem;

O 442 foi clássico, duas linhas de quatro jogadores e dois avançados, foi a resposta aos problemas que o FCPorto colocou na 1ª mão ao fechar os espaços interiores com os laterais, com a colocação de dois jogadores abertos em cada flanco (Rafinha / Lahm e Bernat / Goetze), como os laterais do FCPorto encostavam mais aos centrais, ficavam apenas o Quaresma e o Brahimi contra aquelas duplas. O 1-0 é ilustrativo desta situação: o Reyes fecha por dentro, o Quaresma sai ao encontro do Goetze e depois já não consegue acompanhar a subida do Bernat.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, gostava que me ajudassem a criar uma tática de posse, e que seja acima de tudo forte defensivamente, a questão é que percebo pouco disso, e sempre que tento criar alguma e equipa não se encontra :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, gostava que me ajudassem a criar uma tática de posse, e que seja acima de tudo forte defensivamente, a questão é que percebo pouco disso, e sempre que tento criar alguma e equipa não se encontra :facepalm:

Há um tópico já criado para esse tema. Entretanto, já te dedicaste a algumas leituras ?

Compartilhar este post

Link para o post

Há um tópico já criado para esse tema. Entretanto, já te dedicaste a algumas leituras ?

Por acaso também tenho esse problema, seja na posse, seja em outro modelo qualquer. No outro tópico falaste nos patch. Quer dizer que táticas do patch anterior poderão não funcionar neste?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso também tenho esse problema, seja na posse, seja em outro modelo qualquer. No outro tópico falaste nos patch. Quer dizer que táticas do patch anterior poderão não funcionar neste?

Claro, se com um novo patch há correcções no motor do jogo isso vai ter influência no desempenho das tácticas. Foi o que aconteceu quando foi lançado o 15.3

Compartilhar este post

Link para o post

Onde posso encontrar?

Compartilhar este post

Link para o post

No FM não há nada que possas fazer para reproduzir os esquemas do Guardiola porque:

a) os jogadores no FM não respondem à pressão sobre o adversário como num jogo de futebol;

b) a pressão no FM não distingue as várias formas de pressão que existem num futebol;

c) o Guardiola muda frequentemente o esquema táctico, sem que a equipa entre em perda porque as ideias de jogo prevalecem;

O 442 foi clássico, duas linhas de quatro jogadores e dois avançados, foi a resposta aos problemas que o FCPorto colocou na 1ª mão ao fechar os espaços interiores com os laterais, com a colocação de dois jogadores abertos em cada flanco (Rafinha / Lahm e Bernat / Goetze), como os laterais do FCPorto encostavam mais aos centrais, ficavam apenas o Quaresma e o Brahimi contra aquelas duplas. O 1-0 é ilustrativo desta situação: o Reyes fecha por dentro, o Quaresma sai ao encontro do Goetze e depois já não consegue acompanhar a subida do Bernat.

Achas que o Guardiola joga num 4-4-2??? Nao me parece! Parece me sim um 4-3-3 que na fase final se desdobra num 4-4-2!

Compartilhar este post

Link para o post

Não e 433?

Neuer

Rafinha Benatia Boateng Bernat

Xabi Alonso

Lahm Thiago

Muller Lewandowski Gotze

Compartilhar este post

Link para o post

Joguei em 4-4-2, houve tabelas evidentes entre Muller e Lewandowski que mostraram exactamente isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Achas que o Guardiola joga num 4-4-2??? Nao me parece! Parece me sim um 4-3-3 que na fase final se desdobra num 4-4-2!

Eu não disse que o Bayern joga em 442, o que eu disse é que no jogo contra o FC Porto, em Munique, a opção recaiu num 442, com os laterais bastante ofensivos e Goetze e Lahm bem abertos, tal como extremos.

Não e 433?

Neuer

Rafinha Benatia Boateng Bernat

Xabi Alonso

Lahm Thiago

Muller Lewandowski Gotze

Só foi 433 em Barcelona e durante algum tempo, porque começou a adquirir uma dinâmica de 343. No Bayern, na época passada, alternou um 4231 - que vinha do Heynckes - com um 4141 (que também pode ter uma dinâmica de 433); esta época tem alternado muito mais entre vários esquemas tácticos: 343, 3331, 334, 3421, 3412

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não disse que o Bayern joga em 442, o que eu disse é que no jogo contra o FC Porto, em Munique, a opção recaiu num 442, com os laterais bastante ofensivos e Goetze e Lahm bem abertos, tal como extremos.

Só foi 433 em Barcelona e durante algum tempo, porque começou a adquirir uma dinâmica de 343. No Bayern, na época passada, alternou um 4231 - que vinha do Heynckes - com um 4141 (que também pode ter uma dinâmica de 433); esta época tem alternado muito mais entre vários esquemas tácticos: 343, 3331, 334, 3421, 3412

Como disse o Michael e bem as equipas do Guardiola usam os mais variados esquemas, nao havendo grandes oscilaçoes pq os principios de jogo sao smp os mesmos! Parece me é que a base é o 4-3-3, mas mm assim qd varia para uma defesa a 3 as equipas do Guardiola espoem se mt....mas no Bayern com Boateng, Benatia e Batstuber a coisa era capaz de ir la!

Compartilhar este post

Link para o post

E faltou dizer que no FM os jogadores não reproduzem o que se passa no Bayern, talvez no FM16 já tenhamos um Central box-to-box e um médio defensivo que faça o respectivo corredor, esquerdo ou direito

Compartilhar este post

Link para o post

Michael ao que me parece pelo que tenho andado a tentar e a exprimentar este patch "benificia" equipas que joguem com dois avançados! Da me ideia que os centrais se desposicionam mt e mm nos meus centrais nao usando a opçao de marcaçao apertada, estes saiem da posiçao para marcar o avançado que tem a bola, abrindo um buraco onde normalmente aparece o outro avançado a finalizar!

A soluçao que arranjei ate agora foi a minha tactica com 3 centrais e la na frente com dois avançados facturo mt mais!

Parece me mt dificil aplicar uma tactica de posse, mas isto como tb ja disse aqui atras depende dos campeonatos onde estamos! Eu tou na Escocia onde o futebol directo abunda!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael ao que me parece pelo que tenho andado a tentar e a exprimentar este patch "benificia" equipas que joguem com dois avançados! Da me ideia que os centrais se desposicionam mt e mm nos meus centrais nao usando a opçao de marcaçao apertada, estes saiem da posiçao para marcar o avançado que tem a bola, abrindo um buraco onde normalmente aparece o outro avançado a finalizar!

A soluçao que arranjei ate agora foi a minha tactica com 3 centrais e la na frente com dois avançados facturo mt mais!

Parece me mt dificil aplicar uma tactica de posse, mas isto como tb ja disse aqui atras depende dos campeonatos onde estamos! Eu tou na Escocia onde o futebol directo abunda!

bingo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...