Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Preciso aqui dumas dicas, no primeiro jogo espetei 4 secos no Sunderland, a equipa até jogou bem, não foi excelente mas foi uma boa exibicao, por tres vezes o avançado deles surgiu isolado para o meu redes e se tivesse apanhado um Falcao em vez dum Defoe certamente tinha comido tres golos...e agora neste jogo com o City empatei 1-1 e so tive 39% posse de bola e 8 remates. Fui massacrado o jogo todo. Não liguem ao onze inicial, não é esse. A ideia é ter uma forma de jogar à grande europeu, a posse nem é muito importante, é mais futebol atacante atrativo, com qualidade e eficacia

dg0HXLf.png

gLA513t.png

ps: nao postei instucoes individuais porque nao pus quase nenhuma, so coisas pontuais como rematar menos, mais passes de risco, etc

Editado por familia2

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens nenhum médio posicional que participe mais na organização defensiva da equipa, todos atacam ou abrem espaços no meio-campo. Recuperadores de Bola e Organizadores Móveis à frente dos centrais nunca é boa solução porque são jogadores que abrem muito espaço ou para pressionar e recuperar a bola, ou para deambular pelo campo como referência da organização ofensiva., portanto ou optas por um Pivô, Trinco, MD (d) ou CJR (d). O teu lado direito é uma mina para os adversários, o ala vai dar preferência ao ataque, o MC também ataca e o Raumdeuter não é propriamente um jogador que participe a defender.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens nenhum médio posicional que participe mais na organização defensiva da equipa, todos atacam ou abrem espaços no meio-campo. Recuperadores de Bola e Organizadores Móveis à frente dos centrais nunca é boa solução porque são jogadores que abrem muito espaço ou para pressionar e recuperar a bola, ou para deambular pelo campo como referência da organização ofensiva., portanto ou optas por um Pivô, Trinco, MD (d) ou CJR (d). O teu lado direito é uma mina para os adversários, o ala vai dar preferência ao ataque, o MC também ataca e o Raumdeuter não é propriamente um jogador que participe a defender.

Então vou mudar de organizador movel para CJR -D, o dd para ala-apoiar (ou defesa lateral-apoiar?) e o ramdeuter para avançado interior com marcacao apertada. Ao bold, então achas que mude a funcao do medio centro- atacar? O que recomendas?

ps: podes elucidar-me melhor em relacao a instrucao enfrentar defesa? não percebi muito bem a explicacao que dao la, tava a pensar exprimenta-la mas estou com receio que nao combine com as outras instrucoes

Editado por familia2

Compartilhar este post

Link para o post

Então vou mudar de organizador movel para CJR -D, o dd para ala-apoiar (ou defesa lateral-apoiar?) e o ramdeuter para avançado interior com marcacao apertada. Ao bold, então achas que mude a funcao do medio centro- atacar? O que recomendas?

ps: podes elucidar-me melhor em relacao a instrucao enfrentar defesa? não percebi muito bem a explicacao que dao la, tava a pensar exprimenta-la mas estou com receio que nao combine com as outras instrucoes

Ficas com um médio com tarefa defensiva à frente da defesa, um médio com tarefa de apoio (o CJA que já tens), portanto podes combinar com o MC (atacar); em todo o caso, podes experimentar trocar estes dois, o CJA atacar e o MC (apoiar).

Enfrentar Defesa é simplesmente dizer aos jogadores para optarem mais pelo drible em vez do passe.

Compartilhar este post

Link para o post

Há algum sistema que, consensualmente, garanta mais resultados ? Ando á rasca, já há uns tempos, para conseguir criar uma tática decente. Sai-me sempre tudo ao lado. Eu tenho as ideias bem definidas, mas o meu maior problema é não conseguir transportá-las para o jogo. Eu penso que até já tinha dito isto lá em cima, mas gostava de ter uma ajuda de modo a conseguir ter mais sucesso na vertente tática, porque, ou isto é muito complicado, ou então sou eu que não pesco nada disto.

Compartilhar este post

Link para o post

Há algum sistema que, consensualmente, garanta mais resultados ? Ando á rasca, já há uns tempos, para conseguir criar uma tática decente. Sai-me sempre tudo ao lado. Eu tenho as ideias bem definidas, mas o meu maior problema é não conseguir transportá-las para o jogo. Eu penso que até já tinha dito isto lá em cima, mas gostava de ter uma ajuda de modo a conseguir ter mais sucesso na vertente tática, porque, ou isto é muito complicado, ou então sou eu que não pesco nada disto.

Sim há, qualquer um com lógica e coerência. Sei que é chato estar sempre a repetir o mesmo, mas realmente não há mais nada além disto. "Posta" as imagens da táctica, apresenta as tuas ideias, elenca os problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim há, qualquer um com lógica e coerência. Sei que é chato estar sempre a repetir o mesmo, mas realmente não há mais nada além disto. "Posta" as imagens da táctica, apresenta as tuas ideias, elenca os problemas.

Eu vou enumerar aqui as minhas dificuldades, visto não ter possibilidade de abrir o jogo neste momento.

• Meter a equipa a defender bem
  • Definir os papéis dos médios

E é, principalmente, isto. Depois, na mentalidade da equipa, eu gosto da opção "Contenção" porque é aquela que garante mais consistência defensiva, mas depois, mesmo com umas instruções mais ofensivas, não consigo fazer com que a equipa renda no processo ofensivo. Por outro lado, na opção "Sobrecarregar", é precisamente o contrário e, mesmo dando instruções individuais a todos os jogadores para rematarem menos e segurarem a bola, só os vejo a fazer precisamente o contrário, o que é parvo.

Mas, como enumerei em cima acho que aquelas são as principais dificuldades que eu tenho.

Eu não tenho um sistema definido para todas as equipas, crio um de acordo com o tipo de plantel que encontro em cada clube. Por exemplo, no Porto, uso o tradicional 4x3x3, algo assim:

GR

DD-DC-DC-DE

MDC

MC-MC

EXT-PL-EXT

Mas sempre com algumas variantes. Por vezes testo os laterais numa posição mais avançada; Um dos médios centros mais adiantado para jogar mais perto do PL; Usar os extremos como avançados interiores porque não gosto de os ver apenas a correr pela linha e a despejar bolas parvas na área.

Eu gosto de jogar, tendo a bola a maior parte do tempo, e gostava de criar algo do género do sistema em que o Bayern do Guardiola joga, na vida real. Pressão rápida e eficiente, trocas de bola rápidas e no meio campo ofensivo, mas tenho sempre dificuldades em jogar a "Explorar o Meio", que é uma das instruções que eu gostava de explorar melhor também.

Gosto também de usar o meu ponta de lança com o papel de "Falso 9", pois vai de encontro á filosofia que referi em cima, mas é a tal questão de que abusam sempre dos remates de longe, mesmo tendo colegas em boas zonas do terreno e em condições de receber um passe.

Obrigado pela ajuda, desde já, Michael.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem meter-me na conversa, mas caso opte por colocar um pivot defensivo na posição "6", na instrução individual devo colocar "pressionar mais", o que aumenta o risco de desposicionamento, ou "pressionar menos"?

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem meter-me na conversa, mas caso opte por colocar um pivot defensivo na posição "6", na instrução individual devo colocar "pressionar mais", o que aumenta o risco de desposicionamento, ou "pressionar menos"?

Deves colocar o que pretendes que o jogador faça: se queres que pressione mais, usas essa instrução; se queres que pressione menos, usas a outra. É sempre uma questão do que pretendes dos teus jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

De momento, não coloquei nenhuma dessas opções. Os dois outros médios já estão com "pressionar mais", penso que se colocasse este iria causar alguma desorganização na equipa.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, é assim estou com o Arsenal e gostava de jogar numa formação parecida a esta, o problema é que nao consigo por a equipa a jogar, a equipa joga mal, nao cria oportunidades..

o problema é que eu nao percebo muito disto...

RMBjfIm.png

z7S3caI.png

o que acham que pode estar a falhar?

Editado por bapg14

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael, defensivamente está bastante melhor (perdi com o TOttenham mas tinha tido um dia de descanso e foi o Flamini pa central xD), já gosto mais da forma da equipa jogar, não está perfeito ainda tenho que corrigir o Sanchez com uns movimentos preferidos e o ozil, espetei 4-0 no Liverpool :compinchas:

5-1 no CHelsea :prayer:

Editado por familia2

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, como estamos numa de postar saves com o Arsenal nestas últimas páginas, deixo aqui o meu contributo também.

Fiz duas épocas com o FCPorto onde fiz um campeonato sem derrotas e na segunda época voltei a ganhar o campeonato e ainda juntei a Champions League.

Quando Wenger foi despedido abordaram-me e aceitei a proposta do Arsenal e estou agora a começar a temporada. Fiz algumas contratações para ter opções para todas as posições e mantenho a tática que usei desde a primeira época no FCP tendo apenas ajustado algumas coisas.

Deixo portanto aqui alguns prints:

instruções

gHlESa.png

5gfZip.jpg

suplentes

BZig9u.jpg

p.s.: Não liguem ao facto de o Miguel Rodrigues estar no Arsenal :larilas:

Editado por mister_coach

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, é assim estou com o Arsenal e gostava de jogar numa formação parecida a esta, o problema é que nao consigo por a equipa a jogar, a equipa joga mal, nao cria oportunidades..

o problema é que eu nao percebo muito disto...

o que acham que pode estar a falhar?

Para já nada como um bocadinho de leitura para ajudar a peceber mais "disto", Guide to Football Manager. Depois, se já dizes à equipa para ter uma mentalidade bastante ofensiva para que a sobrecarregas com mais 6 jogadores ofensivos ??? Já aqui o mistercoach, usa a mesma mentalidade mas equilibra a equipa com bastantes apoios.

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal estou aqui a criar um 4-5-1 e queria uma opiniao vossa sobre isto eu queria uma tatica mais ou menos ofensiva mas estou com muitas duvidas se isto ira funcionar aceito sugestoes

tatica

gQO74jD.png

instruçoes

uWYaSZj.png

Compartilhar este post

Link para o post

Para já nada como um bocadinho de leitura para ajudar a peceber mais "disto", Guide to Football Manager. Depois, se já dizes à equipa para ter uma mentalidade bastante ofensiva para que a sobrecarregas com mais 6 jogadores ofensivos ??? Já aqui o mistercoach, usa a mesma mentalidade mas equilibra a equipa com bastantes apoios.

Como assim? Coloquei os laterias a apoiar, o problema é que nao sei se com uma mentalidade ofensiva, devia andar com instruções como passes mais curtos, passar para o espaço..

E instruções ao jogador também nao estou a ver o que possa dar a cada um

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim? Coloquei os laterias a apoiar, o problema é que nao sei se com uma mentalidade ofensiva, devia andar com instruções como passes mais curtos, passar para o espaço..

E instruções ao jogador também nao estou a ver o que possa dar a cada um

Como assim... o quê ? tinhas os laterais com tarefa de ataque, dois extremos, um nº 10 e um PL, são 6 no total. A mentalidade ofensiva automaticamente define passe curto nos jogadores defensivos e passe directo nos jogadores ofensivos. Não é necessário dar instruções aos jogadores, salvo um outro detalhe que pretendas de determinado jogador.

boas pessoal estou aqui a criar um 4-5-1 e queria uma opiniao vossa sobre isto eu queria uma tatica mais ou menos ofensiva mas estou com muitas duvidas se isto ira funcionar aceito sugestoes

tatica

gQO74jD.png

instruçoes

uWYaSZj.png

Faz uns jogos, observa e depois já podes apresentar situações concretas para melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

e0AMhLp.png

E52FB9i.png

malta decidi começar no penafiel , quero montar uma estrategia de linhas baixas , com saidas rapidas no contra-ataque , saiu isto , gostava que dessem opinioes sobre o esquema e sobre as instruçoes/mentalidade

Compartilhar este post

Link para o post

malta decidi começar no penafiel , quero montar uma estrategia de linhas baixas , com saidas rapidas no contra-ataque , saiu isto , gostava que dessem opinioes sobre o esquema e sobre as instruçoes/mentalidade

Faz jogos para depois apresentares problemas concretos.

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê a mentalidade contra atacar se a tática em si é de contra atacar? Aconselho-te a mentalidade defender ou contenção, é a teu critério sendo esta última talvez a melhor, para uma equipa como a do Penafiel.

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê a mentalidade contra atacar se a tática em si é de contra atacar? Aconselho-te a mentalidade defender ou contenção, é a teu critério sendo esta última talvez a melhor, para uma equipa como a do Penafiel.

Instruções coerentes com a mentalidade, algumas instruções podem no entanto ser dispensáveis devido aos automatismos da Mentalidade

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal num sistema de 4-4-2 clássico como o do JJ no Benfica que indicação dão ao médio que faz o papel do Samaris, ou seja, que venha atrás buscar o jogo e começar a construção mas que não sobe muito e fica sempre a fazer compensações? Já tentei de tudo e fica sempre um buraco entre a defesa e o meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal num sistema de 4-4-2 clássico como o do JJ no Benfica que indicação dão ao médio que faz o papel do Samaris, ou seja, que venha atrás buscar o jogo e começar a construção mas que não sobe muito e fica sempre a fazer compensações? Já tentei de tudo e fica sempre um buraco entre a defesa e o meio campo.

Para já, o JJ não usa um 442 clássico (aliás, hoje em dia ninguém usa) mas sim um 4132 e este 1 pode ser um CJR (d) que pretendes para o Samaris.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...