Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Vou iniciar um novo save, no Guimarães e o meu objectivo é ter apenas jogadores portugueses, e ter um futebol baseado na posse de bola, que táticas me aconselham ?

Por acaso leste o título dos tópicos que andam aqui nesta secção ?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso leste o título dos tópicos que andam aqui nesta secção ?

pois André já estive a ver e cria eliminar o tópico, mas como sou novato nisto não sei como o elimino

Compartilhar este post

Link para o post

Modelo com aglomeração de jogadores no meio (Ex: 4-3-3, 4-2-3-1 ou mesmo modelos com 3 centrais).

Pressão alta ou muito alta, defesa em linha a jogar com armadilha do fora de jogo

Linhas juntas e compactas, evitar o espaço entre linhas, uma reação rápida à perda de bola, com os jogadores perto uns dos outros

Superioridade numérica no meio, formando várias linhas de passe e apoio constante

Intensidade alta na circulação de bola (muita circulação de bola), mas nada de meter os jogadores a segurar e a correr com a bola, misturada com passe curto, funções de apoio, muitas movimentações curtas, instruções individuais de posse e movimentos preferidos nos sítios certos.

Não esquecer a largura, que pode ser dada pelos EXTREMOS ou DEFESAS LATERAIS.

Compartilhar este post

Link para o post

Modelo com aglomeração de jogadores no meio (Ex: 4-3-3, 4-2-3-1 ou mesmo modelos com 3 centrais).

Pressão alta ou muito alta, defesa em linha a jogar com armadilha do fora de jogo

Linhas juntas e compactas, evitar o espaço entre linhas, uma reação rápida à perda de bola, com os jogadores perto uns dos outros

Superioridade numérica no meio, formando várias linhas de passe e apoio constante

Intensidade alta na circulação de bola (muita circulação de bola), mas nada de meter os jogadores a segurar e a correr com a bola, misturada com passe curto, funções de apoio, muitas movimentações curtas, instruções individuais de posse e movimentos preferidos nos sítios certos.

Muito obrigado pela dica, acho q vou optar pelos 3 centrais, Van Gaal style hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela dica, acho q vou optar pelos 3 centrais, Van Gaal style hehe

Dos que ele disse é claramente o mais dificil de criar, imo. Mas tenta, qualquer coisinha que precisas passa no tópico do Michael :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

lokito que instruções devo colocar em termos de passe?

Compartilhar este post

Link para o post

lokito que instruções devo colocar em termos de passe?

O passe já automaticamente definido pela mentalidade que definires e por algumas instruções à equipa, como por exemplo Manter a Posse e Passe Curto.

Compartilhar este post

Link para o post

O passe já automaticamente definido pela mentalidade que definires e por algumas instruções à equipa, como por exemplo Manter a Posse e Passe Curto.

Tenho aqui uma duvida, o passe para o espaço interfere com a manutenção da posse?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui uma duvida, o passe para o espaço interfere com a manutenção da posse?

O passe para o espaço vazio implica que definas funções aos jogadores que te dêem verticalidade. Se pensares que um modelo de jogo baseado no passe pressupõe uma organização ofensiva mais horizontal do que vertical, é natural que haja perda de posse.

Compartilhar este post

Link para o post

O passe para o espaço vazio implica que definas funções aos jogadores que te dêem verticalidade. Se pensares que um modelo de jogo baseado no passe pressupõe uma organização ofensiva mais horizontal do que vertical, é natural que haja perda de posse.

e a instrução levar bola até á area por exemplo, nao será benefico para a posse?

Compartilhar este post

Link para o post

e a instrução levar bola até á area por exemplo, nao será benefico para a posse?

Exacto, aliás basta ler descrição nas caixas de texto.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu ao colocar a instrução levar a bola até á area, a forma de jogar muda muito, não se torna objetivo?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu ao colocar a instrução levar a bola até á area, a forma de jogar muda muito, não se torna objetivo?

Não percebi a pergunta

Compartilhar este post

Link para o post

estava a perguntar se ao colocar a instrução levar a bola até á area, o nosso estilo de jogo não deixaria de ser objetivo?

Compartilhar este post

Link para o post

estava a perguntar se ao colocar a instrução levar a bola até á area, o nosso estilo de jogo não deixaria de ser objetivo?

Não, apenas diz aos jogadores para serem mais pacientes e procurarem espaços

Compartilhar este post

Link para o post

Não, apenas diz aos jogadores para serem mais pacientes e procurarem espaços

em termos de criação de oportunidades é melhor/aconselhas?

Compartilhar este post

Link para o post

em termos de criação de oportunidades é melhor/aconselhas?

Não há melhor ou pior, só há a maneira como pensas o futebol e como pretendes que a tua equipa jogue, portanto, começa pela base e define o teu estilo de jogo. A partir daí é atribuir instruções e funções e tarefas aos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Não há melhor ou pior, só há a maneira como pensas o futebol e como pretendes que a tua equipa jogue, portanto, começa pela base e define o teu estilo de jogo. A partir daí é atribuir instruções e funções e tarefas aos jogadores.

obrigado pelo esclarecimento Michael

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que anda o Jonasthern para eliminar isto ? :-)

É aqui que ponho a foto do Ronaldo a dizer "Calma, calma"? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento estou com algumas dificuldades em relação à finalização da minha equipa. Estou muito satisfeito com o meu modelo de jogo, costumo controlar o jogo e até bater-me taco a taco contra equipas mais fortes (Liverpool, Bayern, etc), mas a finalização é um grande problema, principalmente para o campeonato. Os meus últimos resultados são muito à base do 1-0, 2-0, 1-0, 2-1...muito golos de grande penalidade devido a essa falta de finalização (obrigado árbitros).

A táctica é um 4-3-3 com 6 declarado que procura ter posse > 60% em todos os jogos. A minha frente de ataque é o Takashi Usami (avançado interior apoiar), Carlos Fierro (avançado completo atacar) e Andre Carrillo (extremo atacar), atrás é Adrien (médio area-a-area), João Mário (construtor de jogo avançado apoiar) e Stark como 6 (MRB apoiar), alas com Jonathan Silva (defesa lateral atacar) e Cedric (ala atacar).

Já pensei que será dos avançados de nenhum deles ser forte a finalizar, se bem que já estou a treiná-los na finalização de forma a melhorar a situação. Também pensei que poderia ser de jogar muito pelo meio, mas quando procuro jogar pelos flancos o resultado é mesmo. Já mudei o Carlos Fierro para ponta-de-lança fixo, e pouco muda.

Haverá alguma coisa que se possa fazer para mudar a finalização? Alguém com o mesmo problema?

Já agora, rematar em força/rematar em jeito. Quais os principais atributos para um render em função do outro. Assim de repente, diria que jogadores má técnica deveriam rematar em força e jogar com técnica > 15 deveriam rematar em jeito..

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento estou com algumas dificuldades em relação à finalização da minha equipa. Estou muito satisfeito com o meu modelo de jogo, costumo controlar o jogo e até bater-me taco a taco contra equipas mais fortes (Liverpool, Bayern, etc), mas a finalização é um grande problema, principalmente para o campeonato. Os meus últimos resultados são muito à base do 1-0, 2-0, 1-0, 2-1...muito golos de grande penalidade devido a essa falta de finalização (obrigado árbitros).

A táctica é um 4-3-3 com 6 declarado que procura ter posse > 60% em todos os jogos. A minha frente de ataque é o Takashi Usami (avançado interior apoiar), Carlos Fierro (avançado completo atacar) e Andre Carrillo (extremo atacar), atrás é Adrien (médio area-a-area), João Mário (construtor de jogo avançado apoiar) e Stark como 6 (MRB apoiar), alas com Jonathan Silva (defesa lateral atacar) e Cedric (ala atacar).

Já pensei que será dos avançados de nenhum deles ser forte a finalizar, se bem que já estou a treiná-los na finalização de forma a melhorar a situação. Também pensei que poderia ser de jogar muito pelo meio, mas quando procuro jogar pelos flancos o resultado é mesmo. Já mudei o Carlos Fierro para ponta-de-lança fixo, e pouco muda.

Haverá alguma coisa que se possa fazer para mudar a finalização? Alguém com o mesmo problema?

Já agora, rematar em força/rematar em jeito. Quais os principais atributos para um render em função do outro. Assim de repente, diria que jogadores má técnica deveriam rematar em força e jogar com técnica > 15 deveriam rematar em jeito..

Há várias questões a considerar, desde logo se a equipa está a conseguir criar oportunidades de golo, em segundo lugar deves ir à análise de cada jogo e perceber de onde estão a ser feitos os remates (é provável que estejam a tentar finalizar de ângulos mais apertados), em terceiro lugar há que lembrar que as taxas de concretização no futebol, mesmo das grandes equipas, são sempre muito, muito reduzidas, daí a também a importância de criar oportunidades. Considerando tudo isto, tens algumas hipóteses a experimentar: usar dois extremos a alimentar o avançado completo; mudar a tarefa do avançado interior para atacar e mudar a função do avançado completo para recuado, trequartista ou falso 9, eventualmente mudar-lhe apenas a tarefa para apoiar mas é capaz de não ser suficiente. Se optares por esta segunda possibilidade, convém ter jogadores mais posicionais no meio-campo e na formação da equipa darias mais fluidez.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas sugestões.

Fui verificar de onde estão a ser feitos os remates. A maioria dos remates é feito em posição frontal, tal como gosto. O problema é que muitos vão fora, e portanto só posso concluir que não estão a tomar a melhor decisão, ou que não estou a criar os espaços precisos para rematarem em melhores condições.

Vou experimentar diferentes funções para o Carlos Fierro e aumentar a fluidez, para já (tinha em Flexivel). Também tenho para mim que o problema poderá estar nele ou nas indicações que dou ao meu médio construtor.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a equipa está a criar oportunidades e estás a ganhar os jogos é simplesmente um caso de mau aproveitamento. Volto a destacar que no futebol as percentagens de concretização, mesmo entre grandes equipas e entre os melhores jogadores, são muito baixas (Ronaldo, Messi, cerca de 30%). De qualquer modo, podes sempre investir algum tempo no treino de movimentos preferidos. Outra coisa a fazer é alterares as funções dos jogadores durante os jogos, o que implica observá-los alargadamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal preciso de uma pequena ajuda.

Estou a tentar implementar um 4x2x3x1 que tinha no 14, mas as coisas não estão a correr tão bem.

A equipa pura e simplesmente não consegue criar oportunidades. O avançado está completamente fora-de-jogo, não participa na acção ofensiva da equipa e não consigo perceber o pq. Os meus alas, conseguem ser mais participativos na área que ele.

Algumas dicas?

2sa14zl.jpg

keanmw.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...