Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Sem_T_tulo.jpg

tem sido isto a minha primeira época... continuo a testar umas coisinhas, vou ficar mais um anito aqui na Alemanha e dps quero ver se vou para o Marselha ou Real Sociedad! vou tentar jogar este save ate chegar o FM16 :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Defensive Mentality

Description: The team will sit deep in their own half, play it safe and only counterattack when clear opportunities open up.

Passing Ranges: Very Short for attack duty, Direct for defend duty, Standard Moderate for support duty

Defensive Line: Low

Tempo: Very Slow

Width: Much Narrower Attacking Build-Up

Offside Trap: No

Roaming Roles: Low Positional Fluidity

Counter Mentality

Description: The team will look to to break up attacks in their own half and play a more methodical, possession-oriented game unless there is a clear opportunity to counterattack with quick, direct play.

Passing Settings: Short for attack duty, Standard High for defend duty, Standard Moderate for support duty

Defensive Line: Medium-Low

Tempo: Slow

Width: Narrower Attacking Build-Up

Roaming Roles: Moderate Positional Fluidity

Standard Mentality

Description: The team will look to fight it out in the centre of the pitch and build up methodically from midfield.

Passing Settings: Standard Moderate for attack duty, Standard Low for defend duty, Standard Moderate for support duty

Defensive Line: Medium

Tempo: Standard

Width: Varied Attacking Build-Up

Control Mentality

Description: The team will look to dominate the centre of the pitch and launch quick and elaborate attacking plays from inside the opposition half.

Passing Settings: Standard High for attack duty, Short for defend duty, Standard Moderate for support duty

Defensive Line: Medium-High

Tempo: Fast

Width: Wider Attacking Build-Up

Attacking Mentality

Description: The team will look to press the opposition into their own third and overwhelm them with a relentless series of high tempo attacks.

Passing Settings: Direct for attack duty, Very Short for defend duty, Standard Moderate for support duty

Defensive Line: High

Tempo: Very Fast

Width: Much Wider Attacking Build-Up

Offside Trap: Yes

Roaming Roles: High Positional Fluidity

As you can see above, each team instruction has multiple settings or levels that are associated with a particular mentality setting by default. Secondary team instructions mainly operate by increasing or reducing these settings by one or two levels. For example, this means you can play Control with the approximate defensive line setting of Counter and the approximate Tempo setting of Attack.

Here are the various setting levels for each instruction:

Passing Range

- Simple

- Very Short

- Short

- Standard Low

- Standard Moderate

- Standard High

- Direct

- Very Direct

- Long

Defensive Line Settings

- Extremely Low

- Low

- Medium-Low

- Medium

- Medium-High

- High

- Extremely High

Tempo Settings

- Extremely Slow

- Very Slow

- Slow

- Standard

- Fast

- Very Fast

- Extremely Fast

Width

- Always Play Through Middle

- Much Narrower Attacking Build-Up

- Narrower Attacking Build-Up

- Varied Attacking Build-Up

- Wider Attacking Build-Up

- Much Wider Attacking Build-Up

- Always Play Down Flanks

Roaming

- No Roaming

- Low Positional Fluidity

- Moderate Positional Fluidity

- High Positional Fluidity

- Total Positional Fluidity

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que cheguei lá. Parece-me.

Passei a ter os centrais e médio defensivo a fazerem marcação ao homem, enquanto que depois tenho 2 em cada poste (1 lateral 1 médio com menos cabeceamento), 4 a fazerem marcação à zona (lateral mais forte defensivamente, médio, ala com boa capacidade fisica e avançado), depois um a vir atrás e a entrada da área o jogador com melhores capacidades individuais.

Até ver, 3 jogos de elevado grau de dificuldade (Benfica, Zenit, Porto), 2 vitórias 1 empate e zero golos sofridos de bola parada.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que cheguei lá. Parece-me.

Passei a ter os centrais e médio defensivo a fazerem marcação ao homem, enquanto que depois tenho 2 em cada poste (1 lateral 1 médio com menos cabeceamento), 4 a fazerem marcação à zona (lateral mais forte defensivamente, médio, ala com boa capacidade fisica e avançado), depois um a vir atrás e a entrada da área o jogador com melhores capacidades individuais.

Até ver, 3 jogos de elevado grau de dificuldade (Benfica, Zenit, Porto), 2 vitórias 1 empate e zero golos sofridos de bola parada.

Estás a querer ver um problema onde não existe.

Compartilhar este post

Link para o post

como assim?

Vê em tácticas a análise de golos, quantos sofreste no total e quantos sofreste a partir de cantos. E não há nenhumas instruções que impeçam sofrer golos de bolas paradas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês dão algum tipo de palestra durante o jogo quando o time de voces esta a ganhar?

Encorajar ou mostrar alguma garra / concentrar caso estejam desinteressados / complacentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a tentar fazer a tatica do JJ :twisted: ainda nao comecei com as instrucoes a equipa mas as funcoes sao estas (fi-las em funcao dos jogadores)

GR (JC)

DD - Ala Completo (Maxi)

DC (Luisao)

DC (Lisandro)

DE - Ala Completo (Eliseu)

MDefensivo - Organizador Movel (Enzo)

MDefensivo - Trinco (Fejsa/Samaris)

MOD - Extremo Apoiar (Salvio)

MAE- CJA Atacar (Gaitan)

PL - F9 (Talisca)

PL - Ponta de Lanca Atacar (Jonas/Nelson)

Ainda não fiz nenhum jogo, cheira-me que nao vai dar resultado mas vou tentar, pus o Enzo a MD para tentar suprimir algumas falhas defensivas que pudessem ocorrer mas reparei logo no fosso que fica entra o meio campo e os avançados :lol: vamos pa cima deles!

edit: muito fluido, atacante

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a tentar fazer a tatica do JJ :twisted: ainda nao comecei com as instrucoes a equipa mas as funcoes sao estas (fi-las em funcao dos jogadores)

GR (JC)

DD - Ala Completo (Maxi)

DC (Luisao)

DC (Lisandro)

DE - Ala Completo (Eliseu)

MDefensivo - Organizador Movel (Enzo)

MDefensivo - Trinco (Fejsa/Samaris)

MOD - Extremo Apoiar (Salvio)

MAE- CJA Atacar (Gaitan)

PL - F9 (Talisca)

PL - Ponta de Lanca Atacar (Jonas/Nelson)

Ainda não fiz nenhum jogo, cheira-me que nao vai dar resultado mas vou tentar, pus o Enzo a MD para tentar suprimir algumas falhas defensivas que pudessem ocorrer mas reparei logo no fosso que fica entra o meio campo e os avançados :lol: vamos pa cima deles!

edit: muito fluido, atacante

O Maxi e o Eliseu não são alas completos, são simplesmente laterais ofensivos que contribuem ainda mais para a organização ofensiva consoante a mentalidade e fluidez definidas. Alas completos é uma função mais adequada a esquemas com 3 centrais. O JJ é mais 4132 (os extremos nas posições md / me e não mad / mae)

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe me dizer pq as vezes não consigo por os jogador a treinar MP's ?

Por vezes a opção aparece a cinzento (indisponível), mas espera uns dias que já volta ao normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta, a minha táctica baseia-se em transições rápidas, jogo pelas alas, cruzamento para Slimani e ele mata de cabeça, pé ou o que der mais jeito :mrgreen: Eu uso o Slimani como função de Jogador Alvo. Acham que para ter uma referência na área seria melhor usá-lo assim como Jogador Alvo ou como Ponta de Lança Fixo? É muito mais fácil encontrar um bom Ponta de Lança Fixo do que um bom Jogador Alvo, mas penso que Jogador Alvo se adequa mais ao meu estilo de jogo ate porque nos extremos e nos laterais tenho a instrução "Cruzar para jogador de referência", outra dúvida que tenho é se a referência é independente do papel do avançado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Como fazem quando jogam com extremos e querem que quando a equipa perde a bola eles recuem para o meio campo?

Jogo num 4-3-3 com extremos (atacar) e não consigo fazer com que recuem para o meio campo quando perco a bola

Compartilhar este post

Link para o post

Como fazem quando jogam com extremos e querem que quando a equipa perde a bola eles recuem para o meio campo?

Jogo num 4-3-3 com extremos (atacar) e não consigo fazer com que recuem para o meio campo quando perco a bola

Baixas os extremos da posição de médio ofensivo direito / esquerdo para médio direito / esquerdo.

Alternativas:

a) extremos a fazer marcação h*h aos extremos adversários (não aconselhável porque os laterais adversários passam a poder atacar à vontade)

b) tácticas com mais fluidez e tarefas de apoio fazem com que os jogadores mais ofensivos participem mais a defender

Boas malta, a minha táctica baseia-se em transições rápidas, jogo pelas alas, cruzamento para Slimani e ele mata de cabeça, pé ou o que der mais jeito :mrgreen: Eu uso o Slimani como função de Jogador Alvo. Acham que para ter uma referência na área seria melhor usá-lo assim como Jogador Alvo ou como Ponta de Lança Fixo? É muito mais fácil encontrar um bom Ponta de Lança Fixo do que um bom Jogador Alvo, mas penso que Jogador Alvo se adequa mais ao meu estilo de jogo ate porque nos extremos e nos laterais tenho a instrução "Cruzar para jogador de referência", outra dúvida que tenho é se a referência é independente do papel do avançado :compinchas:

A referência será o jogador que faz a posição 9, independentemente da sua função

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as opções que colocam quanto estão a perderem e querem ganhar e o contrario ?

Compartilhar este post

Link para o post

Quais as opções que colocam quanto estão a perderem e querem ganhar e o contrario ?

Depende de como a outra equipa se posiciona: pode ter marcado uma transição rápida e depois colocar-se à retranca; pode ter marcado e continuar a pressionar-te para marcar o segundo golo... enfim, há uma variedade de opções, portanto nada como veres o jogo para perceberes o que se está a passar.

O contrário de "estar a perder e querer ganhar" seria qualquer coisa como estar a ganhar e querer perder. Não me estou a ver a ganhar um jogo e a querer perdê-lo :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

The shape is how you want to be when defending.

The roles define how the players react

The duties determine how far from their original position they'll stray

The individual instructions are for refining roles to give you something the role doesn't allow or for getting a player to behave a certain way

The TI's are extremes and can be used to create a particular style. Or use them as tools to try and turn a game around

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de mentalidade devo assumir para uma equipa que tenha como principios a posse e circulação segura na defesa e, por outro lado, um ataque vertiginoso a partir dos jogadores mais criativos? assumi o 4-2-3-1 para o sistema que melhor se adequa a este modelo de jogo, mas não ha mentalidade que me agrade... pois nao consigo definir 2 tipos de intensidade :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Que tipo de mentalidade devo assumir para uma equipa que tenha como principios a posse e circulação segura na defesa e, por outro lado, um ataque vertiginoso a partir dos jogadores mais criativos? assumi o 4-2-3-1 para o sistema que melhor se adequa a este modelo de jogo, mas não ha mentalidade que me agrade... pois nao consigo definir 2 tipos de intensidade :estrelas:

Não percebo o que queres dizer com isso do "ataque vertiginoso" e também não percebo a parte de não conseguires 2 tipos de intensidade.

O modelo / estilo de jogo é definido pelas instruções, funções e tarefas dos jogadores, a mentalidade apenas afecta a maior urgência em chegar ao golo, pelo que é possível praticar qualquer modelo com qualquer mentalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo o que queres dizer com isso do "ataque vertiginoso" e também não percebo a parte de não conseguires 2 tipos de intensidade.

O modelo / estilo de jogo é definido pelas instruções, funções e tarefas dos jogadores, a mentalidade apenas afecta a maior urgência em chegar ao golo, pelo que é possível praticar qualquer modelo com qualquer mentalidade.

eu sei isso.

o que eu queria dizer era que gostava de conseguir ter uma intensidade mais baixa quando com bola na defesa, e quando esta chegasse aos criativos, uma intensidade mais elevada.

ora eu consigo fazer isso na defesa com "controlar" e ritmo baixo, e consigo fazer isso no ataque com "atacar" e ritmo elevado. mas nao encontro maneira de conseguir aplicar ambas...

Compartilhar este post

Link para o post

eu a testar um possível bug do jogo e o bug confirma-se, mas tirem as vossas dúvidas estive a testar a ver o jogo completo 3 jogos ate ao intervalo, verifiquei que tinha em ambos mais de 65 de posse depois mudo para jogadas chave a 2 parte toda e verifiquei que a posse baixou consideravelmente para 55 e verifiquei que a outra equipa que, não tinha feito nenhum remate acabou por conseguir fazer 10 na 2 parte, e pensei para mim se calhar na 2 parte os jogadores ficaram cansados e permitiram espaços que deu ao origem aos remates, e então para ver se era verdade, fiz o seguinte testei a 1 parte em lances chave e o adversário conseguiu rematar 6 vezes e posse andou nos 55 e mudei na segunda para jogo completo e eles na segunda parte, não conseguiram 1 único remate e acabei o jogo com 70 de posse, e então pergunto-vos o cansaço não os afectou, ou será um bug do jogo?

Editado por TuNiNhUBeNfIcA

Compartilhar este post

Link para o post

eu sei isso.

o que eu queria dizer era que gostava de conseguir ter uma intensidade mais baixa quando com bola na defesa, e quando esta chegasse aos criativos, uma intensidade mais elevada.

ora eu consigo fazer isso na defesa com "controlar" e ritmo baixo, e consigo fazer isso no ataque com "atacar" e ritmo elevado. mas nao encontro maneira de conseguir aplicar ambas...

Basta a usar a mentalidade Atacar, se te deres ao trabalho de ler o que lá está escrito é precisamente o que procuras: manutenção da posse de bola pelos jogadores mais defensivos e aceleração do jogo pelos jogadores mais ofensivos através de passe directo (automático devido à mentalidade)

Compartilhar este post

Link para o post

eu a testar um possível bug do jogo e o bug confirma-se, mas tirem as vossas dúvidasestive a testar a ver o jogo completo 3 jogos ate ao intervalo, verifiquei que tinha em ambos mais de 65 de posse depois mudo para jogadas chave a 2 parte toda e verifiquei que a posse baixou consideravelmente para 55 e verifiquei que a outra equipa que, não tinha feito nenhum remate acabou por conseguir fazer 10 na 2 parte, e pensei para mim se calhar na 2 parte os jogadores ficaram cansados e permitiram espaços que deu ao origem aos remates, e então para ver se era verdade, fiz o seguinte testei a 1 parte em lances chave e o adversário conseguiu rematar 6 vezes e posse andou nos 55 e mudei na segunda para jogo completo e eles na segunda parte, não conseguiram 1 único remate e acabei o jogo com 70 de posse, e então pergunto-vos o cansaço não os afectou, ou será um bug do jogo?

A maneira como se visualiza os jogos não tem nada a ver. O que acontece e na verdade é muito simples, é que essa maior posse de bola deveu-se à equipa adversária jogar mais encolhida e na segunda parte pressionou-te mais e na altura em que o fez, ficaste simplesmente a olhar para o jogo e não fizeste alterações para contrariar a pressão do adversário. O mesmo na segunda situação seguinte: na primeira parte foste mais pressionado, na segunda o adversário recuou as linhas e tiveste mais posse.

As questões de posse de bola passam basicamente por as equipas adversárias pressionarem mais ou pressionarem menos: se pressionam menos, tens mais posse de bola; se pressionam mais, é normal que tenhas menos posse. O truque é saber contrariar a pressão deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...