Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Ora isto não anda facil. Estou a tentar jogar em posse, e não tem sido facil mas o que mais me tem complicado a vida são sem duvida a falta de golos e a facildade com que os sofro.

A equipa como podem ver nas imagens a baixo cria varias oportunidades mas falha em demasia, então o Jackson é impressionante, jogando a Ponta de Lança como gosta tem 8 jogos e 1 golo

Jogo nesta disposição e com as seguintes instruções:

Convém dizeres qual a mentalidade e fluidez. Há um tópico específico para este tema, mas ok. Um dos princípios do modelo que pretendes é sobrepovoar o centro do campo para obrigar o adversário a encostar à periferia / linhas / laterais, espaços estes (corredores interiores) que são então aproveitados. Olhando para o teu esquema percebe-se logo a razão de não teres nem a posse, nem os resultados: não tens meio-campo. O mrb é altamente pressionante, deixa a posição para recuperar a bola, logo abre espaços. E este é o teu único jogador no meio-campo, o teu médio defensivo fica sem opções de passe (exceptuando os centrais e o lateral esquerdo) e o teu cja está lá bem à frente junto do PL, o que também faz com que retire espaço ao PL.

Quanto a instruções, se pretendes circulação de bola então não deves usar Enfrentar Defesa... o resto depende da mentalidade e fluidez que usas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora isto não anda facil. Estou a tentar jogar em posse, e não tem sido facil mas o que mais me tem complicado a vida são sem duvida a falta de golos e a facildade com que os sofro.

A equipa como podem ver nas imagens a baixo cria varias oportunidades mas falha em demasia, então o Jackson é impressionante, jogando a Ponta de Lança como gosta tem 8 jogos e 1 golo

Jogo nesta disposição e com as seguintes instruções:

O problema é que dás o meio campo ao adversário. Para jogares em posse convém criares igualdade ou até superioridade numérica no meio campo. O meio campo é o essencial para teres bola. Estás a jogar com muitas tarefas atacantes e poucas de apoio. Tens um MRB que sai muito da sua posição e um CJA a atacar (isto implica que ele vá aparecer mais vezes próximo da área do que no meio campo).

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a jogar em Controlar - Fluido.

Coloquei a equipa a jogar em 4-3-3 com um MDef um CJR e um CJA os dois primeiros a defender e o CJA a atacar

Ainda assim continuo a fazer cerca de 25 remates por jogo e não marco, acabei de empatar 0-0 contra o Moreirense depois das alterações

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a jogar em Controlar - Fluido.

Coloquei a equipa a jogar em 4-3-3 com um MDef um CJR e um CJA os dois primeiros a defender e o CJA a atacar

Ainda assim continuo a fazer cerca de 25 remates por jogo e não marco, acabei de empatar 0-0 contra o Moreirense depois das alterações

Deves baixar o CJA para o meio-campo e utilizando fluido podes usá-lo com tarefa de apoiar (treino de movimento preferido para chegar à frente sempre que possível), o CJR não precisa de defender também pode apoiar (movimento preferido para gerir o ritmo de jogo e baixar a vir buscar jogo). Também não precisas de usar Mais Expressivo, a fluidez que definiste já dá bastante liberdade aos jogadores. Em vez de os dois laterais a apoiar, podes usar alas invertidos ou combinar um ala com um lateral. Fundamental mesmo é colocar muitos jogadores no meio-campo (não em termos posicionais, mas através da dinâmica dada pelas funções e tarefas).

P.S. Aproveita para ler o tópico Tempestade Cerebral, tanto do FM15 como do FM14

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, tenho sofrido muitos golos com bolas entre os DC. Mentalidade Controlar/Muito Fluido.

ELdfMu5.png

bBhUuvk.png

O que achas?

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

Entre os centrais ? ou entre o central e o lateral ?

Entre os centrais. Estão sempre muito distanciados um do outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Baixa o médio centro para a posição 6

E já agora que função lhe darias? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

E já agora que função lhe darias? :compinchas:

Depende do que pretendes do jogador e dos jogadores que tens no plantel. Eu habituei-me a usar o pivô, mas isto sou eu que gosto de baixar o 6 e abrir os centrais e subir os alas. Olha para os jogadores que tens para fazer essa posição e vê qual as funções que melhor se adaptam.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que pretendes do jogador e dos jogadores que tens no plantel. Eu habituei-me a usar o pivô, mas isto sou eu que gosto de baixar o 6 e abrir os centrais e subir os alas. Olha para os jogadores que tens para fazer essa posição e vê qual as funções que melhor se adaptam.

:compinchas: Obrigado Michael

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca tive tantas dificuldades em criar uma táctica minimamente funcional como neste FM. Alguém me podia dar uma dicas?

PuOpbg5.png

CiT4vQh.png

Instruções aos jogadores:

GR: Distribuir ao organizador de jogo, passes mais curto, bater livres curtos;

Laterais: Passe mais curto, rematar menos, cruzar para a referência;

Centrais: Passe mais curto;

MD: Passe mais curto, fintar menos;

M. área a área: Rematar menos, passes mais curto, chegar ainda mais longe, fintar menos;

Construtor avançado: Mais passes directos;

MO: Deambular da posição, Passes mais curto;

PL: Passes mais curtos, menos passes de risco;

Obrigado desde já.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que nunca tive tantas dificuldades em criar uma táctica minimamente funcional como neste FM. Alguém me podia dar uma dicas?

http://i.imgur.com/PuOpbg5.png

http://i.imgur.com/CiT4vQh.png

M. área a área: Rematar menos, passes mais curto, chegar ainda mais longe, fintar menos;

Obrigado desde já.

Normalmente as táticas com 3 centrais não são fáceis de criar. Se a ideia é criares uma tática minimamente funcional acho que devias começar por um esquema mais simples :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado desde já.

O que significa "tantas dificuldades" ???

Compartilhar este post

Link para o post

O que significa "tantas dificuldades" ???

O que quis dizer foi que até agora, as tácticas que tentei criar ou que criei não deram grande resultado, ou deram penas contra equipas mais fracas.

Compartilhar este post

Link para o post

O que quis dizer foi que até agora, as tácticas que tentei criar ou que criei não deram grande resultado, ou deram penas contra equipas mais fracas.

Isso não diz muito, se tiveres problemas concretos também pode haver soluções concretas.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não diz muito, se tiveres problemas concretos também pode haver soluções concretas.

Claro, o meu problema neste momento é que a equipa remata pouco:

OA3kmil.png

Jogo num losango atacante e peço para jogar mais pelos flancos. Outra coisa que reparo é que a equipa, principalmente os centrais, jogam muito directo no jogador alvo (jogo com passe mais curto).

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, o meu problema neste momento é que a equipa remata pouco:

OA3kmil.png

Jogo num losango atacante e peço para jogar mais pelos flancos. Outra coisa que reparo é que a equipa, principalmente os centrais, jogam muito directo no jogador alvo (jogo com passe mais curto).

Se o problema se resume a isso retira a instrução Levar a Bola até à Área.

O jogar directo pode ser por o teu jogador estar a ser pressionado

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a vossa opinião em relação ao motor de jogo deste FM'15? Comecei há pouco com o Benfica mas tenho tido dificuldades em atinar com a táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o problema se resume a isso retira a instrução Levar a Bola até à Área.

O jogar directo pode ser por o teu jogador estar a ser pressionado

Ok, obrigado. Sobre o jogo directo, algumas vezes têm linhas de passe mas, insistem no jogo directo. Pus a instrução manter posse de bola para tentar contrariar isso.

Já agora, sofro muito golos de cruzamento (percebo que jogo num losango), mas há alguma maneira de reduzir o número de golos sofridos através de cruzamentos. Outra é os golos sofridos de canto ao primeiro poste...

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, obrigado. Sobre o jogo directo, algumas vezes têm linhas de passe mas, insistem no jogo directo. Pus a instrução manter posse de bola para tentar contrariar isso.

Já agora, sofro muito golos de cruzamento (percebo que jogo num losango), mas há alguma maneira de reduzir o número de golos sofridos através de cruzamentos. Outra é os golos sofridos de canto ao primeiro poste...

:compinchas:

A ideia no FM é recriar o futebol, como tal, é natural que os jogadores por vezes decidam mal a todos os níveis... principalmente quando têm maus atributos mentais.

O que é muitos golos ????

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia no FM é recriar o futebol, como tal, é natural que os jogadores por vezes decidam mal a todos os níveis... principalmente quando têm maus atributos mentais.

O que é muitos golos ????

A maioria dos golos são sofridos através de cruzamentos para a área ou de bola parada.

Compartilhar este post

Link para o post

A maioria dos golos são sofridos através de cruzamentos para a área ou de bola parada.

Nos cantos: dois na pequena área, um jogador em cada poste, se possivel um extremo no limite da área e os restantes a vir atrás.

Nos livres: 4 na barreira, preferencialmente os mais altos, e o resto a vir atrás.

Tenho usado assim nas bolas paradas defensivas e até agora apenas 1 golo sofrido de canto em 12 jogos, o que é bom.

Os golos de cruzamento devem surgir por causa de jogares sem extremos e aliado a isso tens os laterais a atacar e por isso ficas um bocado desprotegido nessa zona. Muda para apoiar e vê se isso melhora.

Compartilhar este post

Link para o post

No menu de tácticas tens a análise dos teus golos marcados e sofridos, confirma quantos golos sofreste de canto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...