Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Nada disso, acho que os conceitos já ficaram bem dissecados no tópico do FM14 e para debatermos ideias qualquer um pode abrir o tópico :compinchas: Tivemos, na altura, aquela pérola fantástica proporcionada pelo Lokito com a sua filosofia muito rígida que parece funcionar que nem ginjas. A mim faz-me confusão, utilizei um esquema com a mesma filosofia, gostei, mas faz-me confusão. Até porque se pensamos nisto da posse, pensamos automaticamente em Guardiola e o próprio no Bayern evoluiu de tal maneira, tornou o seu modelo de tal maneira fluido que já nem se pode dizer que há um esquema táctico: há uma ideia de jogo, há um conceito de jogo, há um modelo de jogo (como se quiser chamar), mas n esquemas tácticos que variam de acordo com o adversário e com os jogadores à disposição.

Também jogo em muito rígido :) mas não é por aí que se tem mais ou menos posse, já experimentei os dois também e em termos de percentagem de posse de bola a diferença era mínima.

Compartilhar este post

Link para o post

Também jogo em muito rígido :) mas não é por aí que se tem mais ou menos posse, já experimentei os dois também e em termos de percentagem de posse de bola a diferença era mínima.

Exacto, tive oportunidade de confirmar isso tanto pelas experiências que fiz, como pelo que me foi transmitido, acaba por ser irrelevante dado que a fluidez tem mais a ver com a questão de pretendermos que os jogadores façam o que lhes é pedido ou que façam mais do que lhes é pedido (erradamente pensava-se que com mais fluidez não faziam o que lhes é pedido)

Compartilhar este post

Link para o post

E aí managers, gostaria de algumas dicas

Estou jogando com o Milan, quero fazer meu time favorito voltar aos tempos de glória. Tenho como objetivo chegar à Champions na primeira temporada.

mSyyzU.png

5jehgX.png

Como quero um time que ataque com cautela e seja rapido no ultimo terço, a estratégia contra-ataque pareceu ideal. Tenho algumas duvidas/incertezas:

Do lado esquerdo,tenho o EL92 jogando de segundo atacante apoiar ( avançado interior em portugal,acredito eu) , então coloquei meu defesa esquerdo a fazer a função de ala atacar (até pq é o Armero). Para compensar as subidas do DE, deixei deixei do lado esquerdo meu armador recuado (defender) (idealmente usaria o De Jong como MC defender em minha cabeça,mas preciso de alguem pra fazer a saída de jogo e o Poli me parece mais um BtB, Montolivo que seria um armador está lesionado). O raciocínio até aqui está coerente?

Do lado direito,por conta da dupla De Sciglio e Menez, coloquei um lateral apoiar, pois,seguindo a dica do MichaelAndrews, um lateral apoia um Ponta/atacar (extremo em portugal). O objetivo do BtB seria o funcionamento do mesmo como um elemento supresa no ataque (aparecendo na areá adversária). Perdi-me em algum lugar?

Quanto ao atacante,pensei em deixá-lo sempre a apoiar e abrir espaços, podendo ser tanto como falso 9 (quando Torres) ou jogador alvo - apoiar (quando Pazzini)

Apenas fiz alguns amistosos para testar (nem mesmo salvei pois estou em testes) e as coisas nao correm muito bem,principalmente na defesa. Tenho sofrido muitos gols. Podem me dizer os erros mais visíveis?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

E aí managers, gostaria de algumas dicas

Estou jogando com o Milan, quero fazer meu time favorito voltar aos tempos de glória. Tenho como objetivo chegar à Champions na primeira temporada.

Como quero um time que ataque com cautela e seja rapido no ultimo terço, a estratégia contra-ataque pareceu ideal. Tenho algumas duvidas/incertezas:

Do lado esquerdo,tenho o EL92 jogando de segundo atacante apoiar ( avançado interior em portugal,acredito eu) , então coloquei meu defesa esquerdo a fazer a função de ala atacar (até pq é o Armero). Para compensar as subidas do DE, deixei deixei do lado esquerdo meu armador recuado (defender) (idealmente usaria o De Jong como MC defender em minha cabeça,mas preciso de alguem pra fazer a saída de jogo e o Poli me parece mais um BtB, Montolivo que seria um armador está lesionado). O raciocínio até aqui está coerente?

Do lado direito,por conta da dupla De Sciglio e Menez, coloquei um lateral apoiar, pois,seguindo a dica do MichaelAndrews, um lateral apoia um Ponta/atacar (extremo em portugal). O objetivo do BtB seria o funcionamento do mesmo como um elemento supresa no ataque (aparecendo na areá adversária). Perdi-me em algum lugar?

Quanto ao atacante,pensei em deixá-lo sempre a apoiar e abrir espaços, podendo ser tanto como falso 9 (quando Torres) ou jogador alvo - apoiar (quando Pazzini)

Apenas fiz alguns amistosos para testar (nem mesmo salvei pois estou em testes) e as coisas nao correm muito bem,principalmente na defesa. Tenho sofrido muitos gols. Podem me dizer os erros mais visíveis?

Abraço!

São dicas mesmo, apenas sugestões dentro de uma lógica, não são regras ou nada de obrigatório :wink: Eu nesse esquema acho sempre preferível optar pelos dois médios com tarefas defensivas, senão é uma auto-estrada para os adversários. Depois combinar bem o 10 com o 9; se o teu 9 baixa (como por exemplo o Falso 9), o 10 deve subir; se o teu 9 é mais um jogador de área, o 10 deve apoiar. Uma situação em que ambos têm tarefa de ataque é um Avançado Sombra com um Trequartista (não sei as designações brasileiras). E não devias ter o avançado interior a fazer diagonal para cima do teu 10.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, tive oportunidade de confirmar isso tanto pelas experiências que fiz, como pelo que me foi transmitido, acaba por ser irrelevante dado que a fluidez tem mais a ver com a questão de pretendermos que os jogadores façam o que lhes é pedido ou que façam mais do que lhes é pedido (erradamente pensava-se que com mais fluidez não faziam o que lhes é pedido)

Sim, também é a ideia que tenho, apesar de preferir sempre uma maior rigidez. A ideia que tenho é que a posse de bola neste ME, varia muito mediante eficiência ou não, da pressão adversária, algo que já foi dito pelo Michael. Principalmente quando estou a ganhar, a posse baixa de 68% para entre os 62 e 65 % (devido a uma maior pressão e também ao facto de jogar com uma equipa fraca, em que os jogadores são piores ou no máximo iguais ao adversário), mas muitas vezes noto quando estou a perder ou empatado, as equipas não pressionam tanto e chego a 70% ou mais !!

Compartilhar este post

Link para o post

Há algum item, em termos de treino, que permita melhorar a concentração de um jogador?

Compartilhar este post

Link para o post

O CJA devia estar do lado esquerdo. Tendo um AI na esquerda não faz sentido teres um CJA a MCE porque nestas condições o AI vai se meter no espaço que deve ser do CJA. Uma mentalidade atacante já envolve uma alta intensidade, eu deixava esses parâmetros da intensidade em branco e ia mexendo conforme o que precisas no decorrer de cada jogo (se queres guardar a bola, menos intensidade. Se achas que a equipa ainda assim está lenta, mais intensidade. Atenção que uma maior intensidade leva a um maior desgaste fisico). Depois em vez desse Organizador Móvel acho que era bom teres alguém mais fixo, talvez um CJR a apoiar para te organizar o jogo desde trás e dar-te mais segurança defensiva. Acho que devias mexer na linha defensiva, se queres posse e se queres uma equipa ofensiva convém pressionares alto. Não vou muito com o Médio Box-to-Box, abre muito espaço no meio campo, prefiro jogar com construtores, ter um meio campo sólido e compacto mas isso sou eu e há quem consiga coisas interessantes com um na equipa :biggrin:

querias dizer do lado direito :biggrin:

Ficaria melhor assim entao ?

t8qWcaX.png

Compartilhar este post

Link para o post

Michael vê-lá se abre um tópico para os amantes da posse :mrgreen:

Passei por aqui só para dizer que os meus centrais, contra o Braga, apenas tentaram durante 90 minutos 2 tentativas de desarme. É o que dá terem vindo à luz num 442. O meu meio campo aniquilou-os. Bastou por pressão nos mc's e marcação apertada naquele que desce para vir buscar jogo que eles eram obrigados a colocar a bola nos alas que apanhavam logo com os meus laterais em cima. :celebracao:

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Precisava de ajuda vossa, gostava fazer um sistema em 4-5-1 com extremos. onde a defesa não subisse muito mas um ataque criativo. Se conseguir ter alguma bola a trocar a partir meio campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Precisava de ajuda vossa, gostava fazer um sistema em 4-5-1 com extremos. onde a defesa não subisse muito mas um ataque criativo. Se conseguir ter alguma bola a trocar a partir meio campo.

Se queres ter bola convém teres uma defesa subida para uma pressão mais eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quando o tópico para os amante da posse de bola, Michael? :celebracao:

Comecei este FM15 como acabei do 14, como um 352 muito semelhante ao actual Bayern do mestre Pep! Para já tenho médias de 60% de posse de bola. :happy:

Compartilhar este post

Link para o post

Sofro muitos golos de remates do meio da rua, como posso contrariar isso? :confuso:

Pressiona mais esses jogadores, podes definir este tipo de coisa nas instruções ao adversário (este fm está bastante potenciado para golos de meia distância, tanto funciona para as equipa IA como para a tua)

Para quando o tópico para os amante da posse de bola, Michael? :celebracao:

Comecei este FM15 como acabei do 14, como um 352 muito semelhante ao actual Bayern do mestre Pep! Para já tenho médias de 60% de posse de bola. :happy:

Amanhã abro um tópico, sem grandes considerações porque não vale a pena estar a repetir o que está no tópico do fm14, portanto basta alinhavar uns princípios fundamentais.

Compartilhar este post

Link para o post

Que instruções dão nos cantos defensivos? Estou farto de os sofrer.

Desde logo depende um pouco da qualidade dos jogadores que tens. Depois é de evitar fazer marcações ao h*h. Eu uso os laterais nos postes e um central na pequena área, os restantes vem tudo atrás ficando apenas um dos extremos no limite da área.

Compartilhar este post

Link para o post

A nível palestras durante o jogo alguém me consegue explicar algumas ?

Explicar o quê ??? se os jogadores estão desinteressados ou complacentes dizes para se concentrarem ou mostrarem garra; se estão calmos ou compostos encorajas. A palestra colectiva está disponível, mais ou menos, de 15 em minutos, portanto é usá-las sempre que possível.

Compartilhar este post

Link para o post

A nível palestras durante o jogo alguém me consegue explicar algumas ?

Complacencia/ Desinteresse- Concentrar, Mostrar garra, Pedir mais

Nervosismo- Acalmar

Assim de repente e sem ter o jogo aberto é mais ou menos isto. Depois podes sempre ir pedindo mais mesmo que ninguém mostre sinais de complacencia/desinteresse

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo em 4-2-3-1 e o meu CJA muitas vezes ocupa o espaço do PLC, que instruções devo dar para que não ocupem essas mesmas posições? Alguma sugestão?

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo em 4-2-3-1 e o meu CJA muitas vezes ocupa o espaço do PLC, que instruções devo dar para que não ocupem essas mesmas posições? Alguma sugestão?

mudar a tarefa de atacar para apoiar e / ou mudar a estrutura da equipa para uma menor fluidez (flexível, estruturada ou altamente estruturada), não utilizar a instrução ao jogador Chegar Mais à Frente.

Compartilhar este post

Link para o post

mudar a tarefa de atacar para apoiar e / ou mudar a estrutura da equipa para uma menor fluidez (flexível, estruturada ou altamente estruturada), não utilizar a instrução ao jogador Chegar Mais à Frente.

Vou tentar Michael, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...