Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

É muito simples: tu é que sabes como é que queres a tua equipa a jogar, portanto, perguntar se as instruções devem ser mudadas é irrelevante. Deduzo que queiras ter a bola, com uma percentagem de posse bem alta pois estás a utilizar instruções nesse sentido. Não precisas de utilizar a instrução Mais Expressivo, porque já bastante liberdade criativa aos jogadores com a formação Muito Fluida. Também não precisas de usar Mais Intensidade, porque a mentalidade Controlar já tem uma intensidade alta (embora seja um pouco reduzida por utilizares a instrução Manter a Posse). De resto, a solução passa sempre pelo mesmo: ver os jogos pelo menos em Modo Alargado para perceberes o que está a correr mal e não ter receio de fazer alterações. Ganhas com mais facilidade a equipas fortes porque estas não jogam de forma compacta atrás da linha da bola e abrem espaços; com equipas pequenas fecham muito mais e depois surpreendem-te em contra-ataque.

Eu nos ultimos jogos retirei a pressao alta e a opçao de levar a bola até á area e os resultados melhoraram...

Compartilhar este post

Link para o post

O que resulta num jogo ou noutro, não quer dizer que resulte nos outros, daí a necessidade de os observar.

Eu sei... Por isso é que em alguns jogos a equipa sofre golos de maneira estupida, e depois a rematar vai tudo á figura...

Voltei a fazer alterações nas instruções, e a equipa melhorou ainda mais... Mas depois vem aqueles jogos em que adormecem...

Mas obrigado pelas dicas :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei... Por isso é que em alguns jogos a equipa sofre golos de maneira estupida, e depois a rematar vai tudo á figura...

Voltei a fazer alterações nas instruções, e a equipa melhorou ainda mais... Mas depois vem aqueles jogos em que adormecem...

Mas obrigado pelas dicas :grin:

Na Liga Portuguesa não necessitarás de grandes alterações, nos jogos mais complicados é que podes inclusivamente baixar a mentalidade. A equipa troca a bola mais atrás, convidando a outra a subir e a abrir espaços que poderás aproveitar pela verticalidade dada pelos teus extremos. O mesmo se aplica na Liga dos Campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael vê lá se me consegues ajudar num aspecto..

Neste momento estou a jogar, "em papel", 2143

GR - Def

DC - Def

DC - Def

Pivo

Ex - apoiar

cja - apoiar

cjr - apoiar

Ex - apoiar

AV Sombra - atac

N10 - atac

AV Sombra - atac

Isto para jogar em posse, está a correr bem, em jogo transforma-se num 343 literalmente, a equipa consegue atacar com muitos e consegue defender bem. Claro que quando jogo contra equipas que joguem pelas alas, tenho de alterar a forma da equipa defender senao vou levar muitos contra-ataques e bolas longas para os Ex que estao abertos nos flancos. Mas onde preciso de ajuda é no seguinte, tenho 2 avançados sombra para ambos abrirem nas alas para darem verticalidade e largura (de x e quando) à equipa, sendo que a largura tambem é dada pelos Ex. A questão é que noto que eles correm bastante com bola e são os principais que me originam a levar com contra-ataques, raramente passam a bola e querem fintar, fintar, fintar ...

Alternativa os avançados sombra, que descaiam nas alas e seja ofensivos mas que possa controlar o "fintar mais/menos" podes aconselhar ?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael vê lá se me consegues ajudar num aspecto..

Neste momento estou a jogar, "em papel", 2143

GR - Def

DC - Def

DC - Def

Pivo

Ex - apoiar

cja - apoiar

cjr - apoiar

Ex - apoiar

AV Sombra - atac

N10 - atac

AV Sombra - atac

Isto para jogar em posse, está a correr bem, em jogo transforma-se num 343 literalmente, a equipa consegue atacar com muitos e consegue defender bem. Claro que quando jogo contra equipas que joguem pelas alas, tenho de alterar a forma da equipa defender senao vou levar muitos contra-ataques e bolas longas para os Ex que estao abertos nos flancos. Mas onde preciso de ajuda é no seguinte, tenho 2 avançados sombra para ambos abrirem nas alas para darem verticalidade e largura (de x e quando) à equipa, sendo que a largura tambem é dada pelos Ex. A questão é que noto que eles correm bastante com bola e são os principais que me originam a levar com contra-ataques, raramente passam a bola e querem fintar, fintar, fintar ...

Alternativa os avançados sombra, que descaiam nas alas e seja ofensivos mas que possa controlar o "fintar mais/menos" podes aconselhar ?

Pois, é natural que eles corram muito com a bola, têm uma instrução automatizada de Fintar Mais :-)

Imagino que tenhas algo assim, com os movimentos representados pelas setas

abIFrInapN.png

Já estás a ver o que podes corrigir ? Estás a mandar os AS abrir nos flancos para o espaço dos extremos e o N.º 10 baixa para arrastar os centrais. Então e quem é que ocupa e aproveita esse espaço que o N.º 10 abre ? E para um modelo que privilegia o passe, a circulação de bola, teres 5 jogadores que recorrem sucessivamente à corrida em drible em detrimento do passe se calhar não é a melhor opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, é natural que eles corram muito com a bola, têm uma instrução automatizada de Fintar Mais :-)Imagino que tenhas algo assim, com os movimentos representados pelas setasabIFrInapN.pngJá estás a ver o que podes corrigir ? Estás a mandar os AS abrir nos flancos para o espaço dos extremos e o N.º 10 baixa para arrastar os centrais. Então e quem é que ocupa e aproveita esse espaço que o N.º 10 abre ? E para um modelo que privilegia o passe, a circulação de bola, teres 5 jogadores que recorrem sucessivamente à corrida em drible em detrimento do passe se calhar não é a melhor opção.

A estrutura é mesmo essa, enquanto tive a escrever o post a pedir ajuda/concelho resolvi ir ajustar os avançados sombra, alterei para Médios Ofensivos - atacar e agora crio mais oportunidades e aparecem muito mais em jogo agora, estou mesmo a gostar de como está a equipa agora :)

Compartilhar este post

Link para o post

A estrutura é mesmo essa, enquanto tive a escrever o post a pedir ajuda/concelho resolvi ir ajustar os avançados sombra, alterei para Médios Ofensivos - atacar e agora crio mais oportunidades e aparecem muito mais em jogo agora, estou mesmo a gostar de como está a equipa agora :)

Óptimo, agora podes trabalhar num esquema alternativo porque vais apanhar equipas que te vão explorar mais os flancos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal já tinha publicado aqui no outro dia, e a equipa continua inconsistente... Agora só tem feito péssimos jogos, apesar de ter mais bola e atacar, não marcam... e perdem a bola que é uma coisa maluca, o box-to-box nao rende, o CJA tambem nao, O PL tá uma porcaria, e o trinco de vez em quando é que joga...

Ando ás voltas com as instruçoes e nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal já tinha publicado aqui no outro dia, e a equipa continua inconsistente... Agora só tem feito péssimos jogos, apesar de ter mais bola e atacar, não marcam... e perdem a bola que é uma coisa maluca, o box-to-box nao rende, o CJA tambem nao, O PL tá uma porcaria, e o trinco de vez em quando é que joga...

Ando ás voltas com as instruçoes e nada...

Convém ser mais específico nos problemas

Compartilhar este post

Link para o post

Convém ser mais específico nos problemas

Por exemplo os Medios perdem muita bola, fazem muitos maus passes, o ponta de lança passa grande parte dos jogos ao lado, quase nem se ve...

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a percentagem de passes certos desses médios ? e dos outros sectores ? e no geral ?

A percentagem de passes no geral é de 81%, costumo ter sempre mais de 55% de posse de bola... o Adrien tem média de passe de 87%... A equipa faz muitos passes....

Compartilhar este post

Link para o post

E achas que um médio com 87% de passes acertados é fazer muitos maus passes ???? :estrelas:

Partilha aí uma imagem das estatísticas de um jogo e as estatísticas dos jogadores do mesmo jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

E achas que um médio com 87% de passes acertados é fazer muitos maus passes ???? :estrelas:

Partilha aí uma imagem das estatísticas de um jogo e as estatísticas dos jogadores do mesmo jogo.

dVuRCqa.png

aoL7q3v.png

Estao aqui as estatisticas de um jogo que perdi...

Compartilhar este post

Link para o post

a mim parece-me é que tu so estas quase preocupado em ter bola, so das instruções para segurar o jogo e ter bola, e depois como se diz quem nao marca sofre, se só te preocupas em ter bola e mal atacas acabas por sofrer um contra ataque pq a medida que vais trocando a bola o teu bloco vai subindo e o adversário apanha-te em contra ataque, se ja jogas curto e levar a bola ate a area e apartira da defesa pq é que ainda pedes para manter a posse? estas basicamente a dizer aos jogadores so para trocar a bola e esquecer a baliza adversaria, jogar assim é bom é quando ja tas a ganhar 2-0 para segurar o resultado ou manter o controle do jogo quando estas por cima, podes jogar curto mas com objectividade

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo exemplo, alguma coisa não está a bater certo com o que te queixas, porque só o André Martins se destacou um pouco mais com 14 passes falhados.

Procura criar assimetrias com um lateral mais ofensivo a sobrepor o extremo e o outro lateral a apoiar o extremo ou, em alternativa, utiliza um jogador que procure mais espaços ou fazer diagonais enquanto do outro flanco obtens a largura fornecida pelo extremo. Não pode ser o teu BtB (Walyson) a ter mais remates, portanto, ou canalizas mais o jogo para o teu PL ou dás mais protagonismo e assumir de riscos aos extremos.

E dizeres a todos os jogadores para controlarem o jogo não sei se será o melhor, talvez focarem-se um pouco mais na sua função seja preferível.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo exemplo, alguma coisa não está a bater certo com o que te queixas, porque só o André Martins se destacou um pouco mais com 14 passes falhados.

Procura criar assimetrias com um lateral mais ofensivo a sobrepor o extremo e o outro lateral a apoiar o extremo ou, em alternativa, utiliza um jogador que procure mais espaços ou fazer diagonais enquanto do outro flanco obtens a largura fornecida pelo extremo. Não pode ser o teu BtB (Walyson) a ter mais remates, portanto, ou canalizas mais o jogo para o teu PL ou dás mais protagonismo e assumir de riscos aos extremos.

E dizeres a todos os jogadores para controlarem o jogo não sei se será o melhor, talvez focarem-se um pouco mais na sua função seja preferível.

O que quero mesmo é o ponta de lança começar a render, porque os extremos até marcam golos...

a mim parece-me é que tu so estas quase preocupado em ter bola, so das instruções para segurar o jogo e ter bola, e depois como se diz quem nao marca sofre, se só te preocupas em ter bola e mal atacas acabas por sofrer um contra ataque pq a medida que vais trocando a bola o teu bloco vai subindo e o adversário apanha-te em contra ataque, se ja jogas curto e levar a bola ate a area e apartira da defesa pq é que ainda pedes para manter a posse? estas basicamente a dizer aos jogadores so para trocar a bola e esquecer a baliza adversaria, jogar assim é bom é quando ja tas a ganhar 2-0 para segurar o resultado ou manter o controle do jogo quando estas por cima, podes jogar curto mas com objectividade

ou seja posso retirar a instrução manter a posse de bola... e que instruçoes devo de dar aos medios?

Compartilhar este post

Link para o post

O que quero mesmo é o ponta de lança começar a render, porque os extremos até marcam golos...

ou seja posso retirar a instrução manter a posse de bola... e que instruçoes devo de dar aos medios?

Não tens instruções ideais, além disso a tua combinação no meio-campo está bem construída, cada jogador tem a sua tarefa (defender / apoiar / atacar), por isso disse que seria melhor utilizares uma formação que potenciasse mais as suas tarefas, por exemplo, Flexível.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tens instruções ideais, além disso a tua combinação no meio-campo está bem construída, cada jogador tem a sua tarefa (defender / apoiar / atacar), por isso disse que seria melhor utilizares uma formação que potenciasse mais as suas tarefas, por exemplo, Flexível.

Estou a peceber.... Eu nas instruçoes ao Trinco coloquei so "Marcação Apertada", no box to box coloquei "Pressionar mais e fintar menos" e no CJA coloquei "Pressionar mais, mais passes diretos, conduzir para zonas abertas e segurar bola" devo de alterar alguma coisa? e nos defesas devo colocar pressionar menos? para nao sofrer tantos contra ataques?

Compartilhar este post

Link para o post

Sofres contra-ataques eventualmente porque a equipa troca a bola com demasiado ritmo, compacta o adversário num espaço reduzido e acaba por perdê-la. Além disso, o teu CJA está a derivar para os flancos e abre espaço que o adversário aproveita.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, estou com dúvidas de que funções usar no trio da frente.

6FQwBZ4.png

Compartilhar este post

Link para o post

E o que queres que façam eles ? de certeza que é só nos da frente ? é que mais de metade da equipa ataca, não achas exagerado ?

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

E o que queres que façam eles ? de certeza que é só nos da frente ? é que mais de metade da equipa ataca, não achas exagerado ?

Aceito sugestões :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Então mas não posso ser eu a dizer o que tu queres que eles façam, não é ?!

De qualquer modo, considera que estás a dizer a toda a equipa para ser mais atacante (mentalidade combinada com o muito fluido, isto é, este define apenas um conjunto de mentalidades e o primeiro é uma mentalidade de ataque). Em segundo lugar, isso que estás a ver é o posicionamento defensivo da equipa. É assim que queres que a equipa se posicione quando defende ? Por fim, considerando também o 1º ponto, parece-me que tens demasiadas tarefas de ataque, se queres um CJA na posição 10 faria mais sentido uma tarefa de apoio aos avançados o que também vai permitir um meio-campo mais numeroso, o MC pode ter um papel também de apoio ou então recorres a um BtB, no ataque podes combinar um PL com um F9 ou com um Av. Recuado a apoiar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...