Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JonasThern

[FM2015] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Qt ao Vitinho, a ideia que tenho do FCP dele, é de uma posse de bola passiva, onde roda a bola á procura de algum deslize, em vez de trocar a bola com o objectivo de provocar erros na equipa adversaria! E qd me falas em qualidade....bem nao t esqueças que homem tinha Lucho, Fernando, Moutinho, Jackson....mas dps preferia usar as nulidades do Izmailov ou do Varela a usar o James que é um desiquilibrador!!! O Lotopegui, parece me que evoluio da ideia de jogo das selecçoes jovens de Espanha, que é uma posse passiva, para uma ideia de jogo com mt mais intensidade, ja tentando transiçoes rapidas, para aproveitar Tello e Quaresma! A ideia de jogo actuamente agrada me, o homem levou foi tempo a chegar la!

Compartilhar este post

Link para o post

uma linha defensiva alta não tem de pressionar, em vez de se colarem à baliza podem simplesmente fazer bloco alto. Imaginemos que, de facto, o adversário consegue meter uma bola nas costas da defesa. Se o Guarda Redes se mantiver na baliza, ele terá de progredir com bola, esta progressão com bola fará com que este, a não ser que seja um supra-sumo de velocidade e drible combinados, se atrase e o defesa tenha tempo de recuperar posição. Acho que quanto mais longe estiver o jogo, menor será a probabilidade de sofrer um golo

Infelizmente, não é assim tão simples :biggrin: e há tantos exemplos a ilustrá-lo

Michael eu sou grande adepto do Mourinho, mas nao gosto da evoluçao tactica que ele teve, isto mt á custa do futebol em Espanha! O Mourinho passou de um 4-3-3, no FCP e Chelsea ou um 4-4-2 losango, no FCP e Inter, onde as equipas jogavam a grande intensidade e mt pressionates, para um 4-2-3-1 mais espectante onde recua mt a linha defensiva e os dos medios defensivos e deixa dps 4 jogadores que defendem so posissionalmente para dps terem saidas rapidas!! Se no Real ainda compreendia pq a maior parte das equipas em Espanha joga em 4-2-3-1 e o que o Mourinho repara é que se joga em 4-3-3 apenas com um medio defensivo e com o Ozil neste triangulo, perder smp a luta do meio campo e para piorar a coisa tem o Ronaldo que nao defende! Para contraria isto ele mete um duplo pivot, dando total liberdade a Ozil e deixa o Ronaldo apenas para atacar! Agora no Chelsea ele faz o mesmo, mas aqui nao me parece que tenha necessidade ja que qq dos extremos que ele tinha tb defende e jogar em 4-3-3 em Inglaterra nunca perde o meio campo, pq mtas equipas jogam e 4-4-2 apenas com dois medios na zona central e qd jogam em 4-3-3 teem smp um tipico numero 10 que pouco ou nada defende!!

Hj qd vejo o Chelsea ou qd via o Real mtas vezes a equipa parece que esta dividida em dois blocos! Os jogadores que defendem e dps aqueles que atacam! Isto pq o Mourinho recua smp a linha defensiva que fica dps mt longe do avançados!

Em 4-2-3-1 pra mim nao ha melhor que o Kloop! Qual a maior diferença para Mourinho?? A mim parece me o posicionamento da linha defensiva! O Dortmundo joga num bloco medio\alto mt pressionate....e qd ganha a bola toda a equipa parece uma flecha a subir pra a transiçao rapido! O Mourinho usa um bloco medio\baixo e qd ganha a bola so saem para o contra ataque os 4 jogadores mais ofensivos, o duplo pivot e defesas nao sobem e tentam nunca desposicionar aquela zona defensiva!

De onde se retira que, traduzido para FM, a formação da equipa a utilizar é Fluida (precisamente dois blocos de mentalidades) ;-)

Compartilhar este post

Link para o post

Qt ao Vitinho, a ideia que tenho do FCP dele, é de uma posse de bola passiva, onde roda a bola á procura de algum deslize, em vez de trocar a bola com o objectivo de provocar erros na equipa adversaria! E qd me falas em qualidade....bem nao t esqueças que homem tinha Lucho, Fernando, Moutinho, Jackson....mas dps preferia usar as nulidades do Izmailov ou do Varela a usar o James que é um desiquilibrador!!! O Lotopegui, parece me que evoluio da ideia de jogo das selecçoes jovens de Espanha, que é uma posse passiva, para uma ideia de jogo com mt mais intensidade, ja tentando transiçoes rapidas, para aproveitar Tello e Quaresma! A ideia de jogo actuamente agrada me, o homem levou foi tempo a chegar la!

Para contrariar o Jaime Pacheco, acho que um jogador quando entra numa equipa precisa de algum tempo de adaptação que pode ser maior ou menor consoante a sua capacidade para se integrar no novo grupo. E julgo que funcionará da mesma maneira com os treinadores: o VP vinha de um percurso nos escalões jovens do FC Porto e depois no CNS e Santa Clara e, subitamente, é integrado como n.º 2 numa estrutura como a do FC Porto e passa bruscamente a n.º 1. Isto aliado ao facto de ser uma pessoa inibida, causa dificuldades na relação com os jogadores, tanto mais em privado nas sessões de treino, como nas conferências de imprensa que os jogadores também observam e "bebem" das mensagens e postura do treinador. E o VP demorou toda uma 1.ª época a atenuar estas dificuldades, sendo notória alguma evolução na 2.ª época, daí a minha curiosidade sobre como teria evoluído numa 3.ª época.

P.S. Queres um punetazo ?! :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

De onde se retira que, traduzido para FM, a formação da equipa a utilizar é Fluida (precisamente dois blocos de mentalidades) ;-)

Axas mesmo!?? Nao sera uma formaçao estruturada com dois blocos! Onde teras jogadres basicamente defensivo e noutro jogadores basicamente ofensivos!?

Eu digo isto pq repara, tu nas formaçoes do Mourinho tens poucos jogadores que digas que enxem o campo ou fazem um corredor completo! Tanto no Real como no Chelsea os centrais, basicamente defendem, nao se deposicionam nem tentam sair com bola! Os dois laterais tens smp um que so defende, pouco ou nda sobe (Ivanovic e Arbeloa), o outro lateral sobe mais, apoia o meio campo mas raramente chega á linha de fundo, por isso o Marcelo mtas vezes ficava de fora! No meio campo tens um medio defensivo puro (Matic e Xabi Alonso) sao o equilibrio da equipa e um recuperador de bolas caso do Khedira ou box to box caso do Ramires, mesmo assim pouco se aventuram! Dps tens o outro bloco que pouco trabalha para a recuperaçao da bola, defendem apenas o espaço e teem tarefas quase exclusivas de ataque, no Real tinhas ( CR7. Ozil. di Maria e higuain) no Chelsea tens fabregas, willian, Hazard e Diego Costa!

Penso que no Chelsea ele teve uma pequena evoluçao no 4-2-3-1 que é qd recua o Fabregas para o lado do Matic e coloca o Oscar e ai ja ia para uma formaçao mais po flexivel!!

Compartilhar este post

Link para o post
Axas mesmo!?? Nao sera uma formaçao estruturada com dois blocos!

Mencionei Fluido porque é o que dois blocos (de mentalidades) significa no FM :wink:

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Mencionei Fluido porque é o que dois blocos (de mentalidades) significa no FM :wink:

Sim!! Isso concordo ctg! Mas dps para transportar a ideia de jogo do Mourinho para o FM.....

Compartilhar este post

Link para o post

Sim!! Isso concordo ctg! Mas dps para transportar a ideia de jogo do Mourinho para o FM.....

Aí estarás mais habilitado do que eu, deixei de acompanhar a liga inglesa quando passou a ser transmitida pela btv :-( Só vi o jogo contra o PSG e aqui parece-me que cometeu suicídio, o Mourinho a que me habituei tem um plano A e B.... e C, não confia num resultado e fica à espera que acabe o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí estarás mais habilitado do que eu, deixei de acompanhar a liga inglesa quando passou a ser transmitida pela btv :-( Só vi o jogo contra o PSG e aqui parece-me que cometeu suicídio, o Mourinho a que me habituei tem um plano A e B.... e C, não confia num resultado e fica à espera que acabe o jogo.

Eu tb nao vejo mt liga inglesa!! Vejo os jogos do Chelsea na net! Com o PSG parece me que o Mourinho perdeu tacticamente para o Blanc, ja que nunca encontrou maneira para travar o meio campo do PSG! 1o pela maneira como o Chelsea se expoe ao espaço entre linhas, devido á equipa jogar em dois blocos e este espaço era smp e bem ocupado por dois medios centros do PSG ficando smp um nas costas a manter o equilibrio! 2o e mt sinceramente esta equipa do Chelsea ainda nao é uma equipa tipo "Mourinho"! Falta lhe um medio Box to Box possante que corra todo o campo, como teve o Maniche, o Lampard ou Thiago Motta, dai a equipa partir se mt....O Ramirez corre mt, mas tb deixa a equipa por vezes mt desiquilibrada, deixando apenas o Matic para os equilibrios! Da actualidade penso que o Matuidi ou o Pogba entravam que nem uma luva nas ideias de Mourinho!

Ja no Real ele tentou fazer isso com o Modric e com o Sahin! Mas ao Modric falta lhe rotatividade e o Sahin teve mtas lesoes!

Dps tens outro problema neste Chelsea que penso com o Cuadrado ficara bem melhor....faltam extremos explosivos....Hazard, Oscar e Willian sao jogadores de bola no pé, e nao jogadores de procurar espaços! Mesmo assim continuo a achar a venda do Schurrle uma ma opçao, mas teve que ser devido ao Fair Play financeiro!

Desconfio que na proxima epoca o Chelsea ira buscar medio Box to Box e precisa de uma alternativa ao Diego Costa!!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tb nao vejo mt liga inglesa!! Vejo os jogos do Chelsea na net! Com o PSG parece me que o Mourinho perdeu tacticamente para o Blanc, ja que nunca encontrou maneira para travar o meio campo do PSG! 1o pela maneira como o Chelsea se expoe ao espaço entre linhas, devido á equipa jogar em dois blocos e este espaço era smp e bem ocupado por dois medios centros do PSG ficando smp um nas costas a manter o equilibrio! 2o e mt sinceramente esta equipa do Chelsea ainda nao é uma equipa tipo "Mourinho"! Falta lhe um medio Box to Box possante que corra todo o campo, como teve o Maniche, o Lampard ou Thiago Motta, dai a equipa partir se mt....O Ramirez corre mt, mas tb deixa a equipa por vezes mt desiquilibrada, deixando apenas o Matic para os equilibrios! Da actualidade penso que o Matuidi ou o Pogba entravam que nem uma luva nas ideias de Mourinho!

Ja no Real ele tentou fazer isso com o Modric e com o Sahin! Mas ao Modric falta lhe rotatividade e o Sahin teve mtas lesoes!

Dps tens outro problema neste Chelsea que penso com o Cuadrado ficara bem melhor....faltam extremos explosivos....Hazard, Oscar e Willian sao jogadores de bola no pé, e nao jogadores de procurar espaços! Mesmo assim continuo a achar a venda do Schurrle uma ma opçao, mas teve que ser devido ao Fair Play financeiro!

Desconfio que na proxima epoca o Chelsea ira buscar medio Box to Box e precisa de uma alternativa ao Diego Costa!!

Pessoalmente dou grande preponderância ao trabalho / treino mental dos jogadores, considero um aspecto tão ou mais importante que os aspectos técnicos, tácticos e físicos. Posso não ter os jogadores mais dotados nestas áreas, mas preciso sempre que sejam inteligentes ou tenham margem para evoluir a sua inteligência em campo: um jogador que decide melhor, é um jogador que joga melhor. E acho que foi precisamente neste aspecto que o Mourinho sucumbiu perante o PSG, mais do que questões tácticas. O que realmente é estranho, porque o "Mouras" é guru na parte mental e motivacional dos jogadores e o que se viu nesse jogo não foi uma equipa mentalmente preparada para eliminar o PSG, simplesmente à espera que o jogo chegasse ao fim.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoalmente dou grande preponderância ao trabalho / treino mental dos jogadores, considero um aspecto tão ou mais importante que os aspectos técnicos, tácticos e físicos. Posso não ter os jogadores mais dotados nestas áreas, mas preciso sempre que sejam inteligentes ou tenham margem para evoluir a sua inteligência em campo: um jogador que decide melhor, é um jogador que joga melhor. E acho que foi precisamente neste aspecto que o Mourinho sucumbiu perante o PSG, mais do que questões tácticas. O que realmente é estranho, porque o "Mouras" é guru na parte mental e motivacional dos jogadores e o que se viu nesse jogo não foi uma equipa mentalmente preparada para eliminar o PSG, simplesmente à espera que o jogo chegasse ao fim.

Concordo em tudo!! E pelo que leio do Mourinho esta epoca, parece me que a parte mental da equipa foi trabalhada para ganhar o campeonato! O resto seria um extra!

Repara que uma equipa como Chelsea, seria smp um favorito a ganhar a Champions! A equipa é eliminada num jogo em que joga 0 e vem com a vantagem do resultado fora...tendo jogado grande parte do jogo com mais um e dps disto a equipa nao abana nem um pouco psicologicamente! Continua focada num campeonato, mesmo jogando mal ou bem ganha e vai aumentando a vantagem pontual!!

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, tenho andado a tentar desenvolver um 4-2-3-1 em posse baseado no do bayern, mas noto que a equipa é bastante fraca na defesa, o que devo alterar?

SXJuSDF.png

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar depende do tipo de problemas que tens e isto só tu podes perceber quais são se observares os jogos (a equipa ser fraca a defender é um punhado de nada, completamente vago), Em segundo lugar, não se sabe qual a mentalidade e formação da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Em primeiro lugar depende do tipo de problemas que tens e isto só tu podes perceber quais são se observares os jogos (a equipa ser fraca a defender é um punhado de nada, completamente vago), Em segundo lugar, não se sabe qual a mentalidade e formação da equipa.

Controlar, altamente estruturado

Compartilhar este post

Link para o post

Para um esquema que não tem nenhum jogador na posição 6, estás demasiado permeável na defesa, só tens um médio de posição o que é francamente pouco. Não te esqueças que essa imagem que vês diz SEMPRE respeito à organização defensiva da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Para um esquema que não tem nenhum jogador na posição 6, estás demasiado permeável na defesa, só tens um médio de posição o que é francamente pouco. Não te esqueças que essa imagem que vês diz SEMPRE respeito à organização defensiva da equipa.

Então é melhor pôr o Cjr na posição 6, ou tb será melhor mudar a função para trinco? Tb reparo que não tenho mmuita posse de bola, será melhor Meter o AI a apoiar?

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Então é melhor pôr o Cjr na posição 6, ou tb será melhor mudar a função para trinco? Tb reparo que não tenho mmuita posse de bola, será melhor Meter o AI a apoiar?

Não é melhor, nem pior, tanto podes jogar num 4231 profundo (dois jogadores na posição 6), como no 4231 com dois médios, como só com um jogador na posição 6 (neste caso, seria um 433). O que tem mesmo que ser melhor, é o equilíbrio de tarefas defensivas, de apoio e de ataque e é para encontrar este equilíbrio que servem os jogos de pré-temporada, observar os jogos e perceber o que a equipa está a fazer bem e mal e ir afinando alguma instrução e algum jogador.

Agora, se pretendes um 4231 com dois médios é fundamental que estes sejam mais de cobertura e de posição, como se fossem dois trincos a jogar no meio-campo do que qualquer outra coisa. Isto partindo do princípio que pretendes os dois laterais / alas a envolver-se no ataque. Se quiseres optar por um ala / lateral menos agressivo ofensivamente, então o médio do seu lado já poderá ser um pouco mais ofensivo (precisamente o oposto do que tens, isto é, o teu MBB está ladeado por um ala que só se preocupa em atacar). Quanto à posse de bola, obviamente que não a vais ter porque a equipa abre demasiados espaços.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugestões de melhoria/opiniões se possível

WBJZsrX.png

Editado por MAFR35

Compartilhar este post

Link para o post

Façam e observem os jogos, coloquem problemas concretos

Falta de oportunidades de golo

Compartilhar este post

Link para o post

Falta de oportunidades de golo

É daqueles problemas que só podem ser resolvidos por ti, vendo os jogos para perceberes o que causa essa situação. Para começar, mudava essa CJA para apoiar.

Sugestões de melhoria/opiniões se possível

Melhorar o quê ? Não se sabe qual é o problema. Não me parece que funcione ao dizeres a todos os jogadores para atacarem, não conheço nenhuma equipa que funcione dessa maneira.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

É daqueles problemas que só podem ser resolvidos por ti, vendo os jogos para perceberes o que causa essa situação. Para começar, mudava essa CJA para apoiar.

Melhorar o quê ? Não se sabe qual é o problema. Não me parece que funcione ao dizeres a todos os jogadores para atacarem, não conheço nenhuma equipa que funcione dessa maneira.

Mas eu nao tenho isso tenho funções de apoio também e de defender

Editado por MAFR35

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu nao tenho isso tenho funções de apoio também e de defender

Ele refere-se à mentalidade

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu nem quero tudo a atacar nem tudo a defender, portanto sugestões?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu nem quero tudo a atacar nem tudo a defender, portanto sugestões?

Então se não queres tudo a atacar porque escolheste que todos ataquem ?

Ele refere-se à mentalidade

Nope, refiro-me à fluidez. Muito fluido determina um conjunto de mentalidades, isto é, faz com que os jogadores tenham todos a mesma mentalidade. Ora, se a mentalidade é Atacar, muito fluido diz aos jogadores que todos devem atacar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...