Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Eu sei que é o Candal, mas mesmo assim, LOL !!!

BRbxv6b.png

Não me lembro de fazer tantos passes como neste jogo. Incrível !

Gx5FHeg.png

NQm8jb5.png

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, estás a usar organizadores abertos ou médios ala? :biggrin:

Extremos, para darem profundidade e largura. :)

O que surpreende ainda mais são os 94% de eficácia :o

Sim, extremamente eficazes no passe, muito treininho de controlo de bola em cima deles. :D

Btw agora estou mesmo no 3-4-3, subi os médios mais defensivos. Devido a lesões, tinha que fazer adaptações muito mirabolantes, admito que estou a gostar. :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Que formação devo usar para praticar um futebol de posse eficaz ? (estou no benfica)

qualquer formação que promova triângulos entre os jogadores, 433 ou 4231 ou mesmo 4141 são as mais usuais, se te quiseres aventurar mais tens o 343, 3421, 3412 que são os esquemas que o Guardiola tem introduzido esta época no Bayern

Que papel dou aos extremos em 4231 ?

só tens extremos na equipa... ou tens 11 jogadores ?!

Extremos, para darem profundidade e largura. :)

Sim, extremamente eficazes no passe, muito treininho de controlo de bola em cima deles. :D

Btw agora estou mesmo no 3-4-3, subi os médios mais defensivos. Devido a lesões, tinha que fazer adaptações muito mirabolantes, admito que estou a gostar. :)

tenho vindo a achar que é capaz de ser a melhor opção: dão largura mas também aparecem muito pelos corredores interiores, pelo menos noto que neste FM os extremos aparecem muito por dentro.

Compartilhar este post

Link para o post

qualquer formação que promova triângulos entre os jogadores, 433 ou 4231 ou mesmo 4141 são as mais usuais, se te quiseres aventurar mais tens o 343, 3421, 3412 que são os esquemas que o Guardiola tem introduzido esta época no Bayern

tenho vindo a achar que é capaz de ser a melhor opção: dão largura mas também aparecem muito pelos corredores interiores, pelo menos noto que neste FM os extremos aparecem muito por dentro.

Sim nisso dos extremos também estou a reparar nisso, abrem mais quando em posse da bola, mediante os movimentos do F9 e dos médios mais interiores.

Neste momento estou a jogar assim !!!

FmP0K57.png

Mais um domínio absoluto. O que noto agora, é que a equipa remata menos à baliza ( pelo menos aqueles remates estúpidos) e estou a gostar muito disso.

pjmXqP8.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Sim nisso dos extremos também estou a reparar nisso, abrem mais quando em posse da bola, mediante os movimentos do F9 e dos médios mais interiores.

Neste momento estou a jogar assim !!!

Mais um domínio absoluto. O que noto agora, é que a equipa remata menos à baliza ( pelo menos aqueles remates estúpidos) e estou a gostar muito disso.

Deve haver aqui alguma merdice de telepatia que esse é o esquema que ando a testar no Porto, bem que estranhei quando disseste que estavas a usar extremos para dar largura porque isto já tinhas com os alas que utilizavas :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem sentido dificuldades em manter a posse contra equipa que joguem num 451 com os médios em linha?

Compartilhar este post

Link para o post

Deve haver aqui alguma merdice de telepatia que esse é o esquema que ando a testar no Porto, bem que estranhei quando disseste que estavas a usar extremos para dar largura porque isto já tinhas com os alas que utilizavas :biggrin:

Ahahah. Mesmo, vou mandar-te uma msg agora. Ouviste ? Heheh :mrgreen:

Fui subindo os bichos no terreno, no final da época, porque arrisquei surpreender os adversários que se iam fechar completamente ( eram equipas mais fracas) e correu muito bem.

Depois, nesta 2ª época, quando tive algumas lesões, subi também os MC e notei que a equipa continuou equilibrada, basta ter um bicho no meio da defesa que jogue bem com os pés. Os extremos estão a dar a mesma coisa que davam os alas, quero os gajos colados à linha a fazer o corredor, referi isso no post apenas como informação, até porque são mais ofensivos que os alas, btw ando a treinar os gajos para jogarem colados à linha. :)

Alguém tem sentido dificuldades em manter a posse contra equipa que joguem num 451 com os médios em linha?

Sim é verdade, é a táctica que mais dores de cabeça me dá. Muita aglomeração de bichos no meio campo, não permitem tanto espaço para a circulação e dificulta a basculação.

O que costumo fazer é meter a equipa a explorar os flancos nesses casos e costuma correr bem !

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso nem é tanto a manutenção da posse, mas a criação de oportunidades.

Compartilhar este post

Link para o post

vYUOv75.png

Sugestões?, nao está a resultar :cadeirada:

Editado por MAFR35

Compartilhar este post

Link para o post

http://i.imgur.com/vYUOv75.png

Põe uma imagem com o esquema tático sem as instruções à frente sff senão é difícil ver todos os papéis/tarefas que dás aos jogadores :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

tem que ser tutorado

Então isso só se treina por tutor mais velho e não por movimentos preferidos? É que na diferentes categorias de movimentos preferidos não consegui encontrar a opção de "sair com a bola controlada".

Compartilhar este post

Link para o post

o que o lokito escreveu e jogar com mais apoios e menos tarefas ofensivas para evitar que a equipa se parta demasiado.

Respondido no grémio táctico, não vale a pena postar o mesmo em dois tópicos diferentes.

Então isso só se treina por tutor mais velho e não por movimentos preferidos? É que na diferentes categorias de movimentos preferidos não consegui encontrar a opção de "sair com a bola controlada".

é um movimento preferido na mesma, mas tem que haver um tutor, podes sempre optar por jogar curto e simples.

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, ao utilizares um Box-to-box não perdes defensivamente? Nem é muito utilizado em sistemas de posse :-k

Não ? Nunca ouviste falar num gajo que se chama pep guardiola ? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ele costuma usar...mas no FM é outra realidade.

O Lokito tem feito resultados espetaculares no Varzim, e ao usar a linha tão subida nem sei como consegue que os seus defesas não levem bolas nas costas, uma vez que nem são dos melhores.

Ou então usa uma mentalidade defensiva :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ele costuma usar...mas no FM é outra realidade.

O Lokito tem feito resultados espetaculares no Varzim, e ao usar a linha tão subida nem sei como consegue que os seus defesas não levem bolas nas costas, uma vez que nem são dos melhores.

Ou então usa uma mentalidade defensiva :biggrin:

Por acaso agora não estou a usar MAA´s, mas sim CJA´s, a ideia era ter os bichos a apoiar mais, mas ganhava numa coisa e perdia noutra, por isso vou mudando quando achar que é preciso ou então dou instruções para o mesmo efeito.

Já não tenho uma defesa assim tão fraca no Varzim. Não é a melhor, mas também não é a pior, gosto de ter sempre gajos RÁPIDOS e com BOM POSICIONAMENTO, é muito importante para jogar com a defesa subida, depois, treino Pos. Defensivo durante 90% da época, acho que dá para equilibrar bastante as coisas. Claro que sofro alguns golos, mas olha que até nem são muitas bolas nas costas, são mais falhas individuais de tentar sair a jogar, descompensações numa basculação mal feita ou bolas paradas. Em casa tenho o campo mais pequeno possível por causa disso, assim há menos espaço nas costas para explorar. :)

Não uso mentalidade Defensiva, agora até estou a usar Atacante, o mínimo que uso é Controlar e muito raramente Contenção, para aqueles minutos finais manhosos ! :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

CHOatm2.png

A jogar fora obtive 62% de posse de bola com mentalidade... Contra-Atacar. :celebracao:

Desconhecia resultados positivos com esta combinação, mas afinal estava enganado.

Esta foi a 3ª jornada do campeonato:

-Na primeira venci o Atlético Rafaela fora por 1-6. Equipa fraquita que aos 40 minutos já levava 4 batatas. Para ajudar à festa, ainda tiveram 2 jogadores expulsos quando o resultado já ia em goleada.

-Na segunda recebemos e vencemos o Tigre por 3-2. Jogo equilibrado em termos de oportunidades de golo, mas novamente a conseguirmos 60 e poucos porcento de posse de bola.

(+)

-Transições ofensivas

-Circulação de bola

-Organização defensiva em ataque continuado do adversário

-Recuperação de bola e pressão sobre o portador da bola

(-)

-Transição defensiva (normal, tendo em conta que a barra de habituação à tática nem a meio vai, até porque tive uma pré-época pouco extensa)

-Bolas paradas (defensivas e ofensivas)

Neste momento a equipa joga em 4-4-2 narrow diamond com os laterais subidos na posição de ala.

Em construção :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

A jogar fora obtive 62% de posse de bola com mentalidade... Contra-Atacar. :celebracao:

Desconhecia resultados positivos com esta combinação, mas afinal estava enganado.

Esta foi a 3ª jornada do campeonato:

-Na primeira venci o Atlético Rafaela fora por 1-6. Equipa fraquita que aos 40 minutos já levava 4 batatas. Para ajudar à festa, ainda tiveram 2 jogadores expulsos quando o resultado já ia em goleada.

-Na segunda recebemos e vencemos o Tigre por 3-2. Jogo equilibrado em termos de oportunidades de golo, mas novamente a conseguirmos 60 e poucos porcento de posse de bola.

(+)

-Transições ofensivas

-Circulação de bola

-Organização defensiva em ataque continuado do adversário

-Recuperação de bola e pressão sobre o portador da bola

(-)

-Transição defensiva (normal, tendo em conta que a barra de habituação à tática nem a meio vai, até porque tive uma pré-época pouco extensa)

-Bolas paradas (defensivas e ofensivas)

Neste momento a equipa joga em 4-4-2 narrow diamond com os laterais subidos na posição de ala.

Em construção :smilie_cmpt:

Repara que não é a mentalidade que vai definir o estilo de jogo que pretendes. O estilo / modelo de jogo é simplesmente definido pelas instruções (equipa e jogadores) e funções e tarefas dos jogadores, a mentalidade indica a urgência da equipa em chegar ao golo ou o risco maior ou menor em fazê-lo, portanto, desde que as instruções, as funções e as tarefas tenham coerência com o modelo de jogo que se pretende, podes inclusivamente variar a mentalidade durante os jogos (não esquecendo que ao fazê-lo, há implicações automáticas na largura e na intensidade). No FM14 joguei muito tempo com a mentalidade Contra-Atacar e tinha muito mais posse e melhores resultados contra equipas de igual ou superior valia, viciei-me a jogar assim que nunca alterei para outra contra equipas mais fracas. Neste FM estou a usar Controlar e Contra-Atacar, mas só agora na 2ª época aperfeiçoei o esquema.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim. Faz sentido. Eu é que nunca tinha tentado, porque parecia-me demasiado estranho. E ainda por cima nem estou a jogar em 4-3-3 nem em 4-2-3-1 que as duas formações que melhor ocupam os espaços, se não estou em erro e que são mais utilizadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim. Faz sentido. Eu é que nunca tinha tentado, porque parecia-me demasiado estranho. E ainda por cima nem estou a jogar em 4-3-3 nem em 4-2-3-1 que as duas formações que melhor ocupam os espaços, se não estou em erro e que são mais utilizadas.

A mentalidade Contra-Atacar até pode ser a que está mais próxima do que o Barcelona fazia considerando a pressão alta e a regra dos 6 segundos, isto é, utilizando Pressionar Mais e Linha Defensiva Muito Mais Subida tens a pressão alta, mas fruto da mentalidade a equipa fecha muito melhor atrás.

Compartilhar este post

Link para o post

Álguem me sabe dizer o que é a mentalidade normal? É que essa mentalidade de jogo nao existe no futebol e passo a explicar:

Uma equipa ou começa o jogo com a circulação de bola ate chegar ao golo e para isso já temos o "Controlar", ou joga normalmente ao ataque á procura do golo (normalmente contra equipas teoricamente inferiores ou do mesmo nivel) e para isso já temos a Mentalidade "Atacar", ou joga á defesa e contra-ataque (normalmente contra adversários teoricamente superiores) e para isso já temos o "Defender" e o "Contra-Ataque" e claro quando queremos urgentemente chegar ao golo temos o "Sobrecarregar".

Com isto quero dizer que a Mentalidade de Normal nao existe, pois temos que adotar sempre umas das Mentalidades referidas anteriormente.

Se estiver errado corrijam-me e digam-me o que acham disto, atenção que é só a minha opiniao, e também posso estar errado como é óbvio.

Cumps :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...