Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Marcobaiao7 muito bom! :handclap:

que tactica estas a utilizar? o maximo que tive de posse foi 72% e ganhei so 2-0

bom trabalho

É uma minha, só atingi números como este ou próximos dele em 2 ou 3 jogos da pré época e 1 ou 2 da liga. Na maioria dos jogos nem aos 70% consigo chegar.

EDIT: Lokito, como vai isso? :biggrin:

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

É uma minha, só atingi números como este ou próximos dele em 2 ou 3 jogos da pré época e 1 ou 2 da liga. Na maioria dos jogos nem aos 70% consigo chegar.

EDIT: Lokito, como vai isso? :biggrin:

Tá tudo bro. ;)

Agora ando noutras andanças. Estou a curtir jogar com 2 avançandos, mas sempre futebol apoiado, embora mais vertical. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tá tudo bro. ;)

Agora ando noutras andanças. Estou a curtir jogar com 2 avançandos, mas sempre futebol apoiado, embora mais vertical. ;)

O bichinho do futebol apoiado, seja ele mais vertical ou não, não nos larga :biggrin:

Ainda só comecei a explorar isto a sério à duas semanitas mas já reparei que jogar com dois avançados é eficaz. Andas com o teu Sporting?

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

Treinas movimentos preferidos aos jogadores ?

Praticamente nenhumas, corro o risco de alguma desactivar os efeitos da mentalidade e das instruções à equipa, apenas digo ao AI para encurtar linhas e ao ala esquerdo para cortar para dentro e o F9 para conduzir para zonas abertas.

Que movimentos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Que movimentos ?

Está visto que não treinas :-) é uma questão de ires aos génios da táctica e do treino do fm2014 e ler o primeiro post do tópico com o mesmo título deste.

Compartilhar este post

Link para o post

O bichinho do futebol apoiado, seja ele mais vertical ou não, não nos larga :biggrin:

Ainda só comecei a explorar isto a sério à duas semanitas mas já reparei que jogar com dois avançados é eficaz. Andas com o teu Sporting?

Sim estou a gostar muito de jogar com 2 avançados, mas confesso que não consigo jogar futebol directo, já tentei e não fico mesmo nada agradado a ver a equipa a jogar.

Para já estou no Varzim a espalhar o terror. :p

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, a outra tática que aqui mostrei não me estava a agradar porque estava a sofrer muitos golos e se a ideia passa por jogar em posse, o objetivo passa por ter a bola durante a maior parte do tempo e tê-la longe da nossa baliza, através de uma pressão intensa.

Depois de ler e reler este tópico, algumas páginas do do FM 14 e principalmente os artigos que o Michael disponibilizou, acho que consegui chegar a algo muito próximo do modelo do Guardiola, com as devidas diferenças que o motor de jogo não nos deixa recriar.

JtofCp2.png

Primeiro e unico jogo até agora feito:

hqQwIZR.png

8ktTjQN.png

aWYYeUn.png

Compartilhar este post

Link para o post

Algo também a ponderar é ter um dos centrais com os movimentos corre pelo centro com a bola e corre frequentemente com a bola. A ideia é esse central iniciar a organização ofensiva da equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

Algo também a ponderar é ter um dos centrais com os movimentos corre pelo centro com a bola e corre frequentemente com a bola. A ideia é esse central iniciar a organização ofensiva da equipa.

Confesso que ainda não comecei a treinar os movimentos preferidos, vou tratar disso agora. Aqueles artigos que disponibilizaste tanto neste tópico como no do ano passado ajudam imenso, para quem perceber relativamente bem inglês aconselho mesmo a lerem.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que se treinam os movimentos preferidos neste FM?

Andei à procura e não encontrei, ou então passei os olhos e nem reparei.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que se treinam os movimentos preferidos neste FM?

Andei à procura e não encontrei, ou então passei os olhos e nem reparei.

Clicas no jogador que pretendes que seja treinado o movimento preferido. Passas o rato onde diz desenvolvimento e clicas em treino. Abaixo de onde diz ´Nova ação preferida´ podes escolher que tipo de movimento queres treinar e o preparador que queres que treine o jogador :compinchas:

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

Ahhh, eu bem que andava lá perto mas não tinha visto :lol:

Obrigado :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

MarcoBaiao7, e podes disponibilizar as instruções da tática? sff

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

MarcoBaiao7, e podes disponibilizar as instruções da tática? sff

Tenho usado assim mas durante os jogos vou mudando sempre alguma coisa conforme o jogo esteja a correr :-)

I8vqHoQ.png

Compartilhar este post

Link para o post

O Andrés disse me ao intervalo que mais valia ir-se embora porque não estava lá a fazer nada :biggrin:

nw4OTlb.png

Fora de brincadeiras, estes 76% provavelmente vão baixar bastante na 2ª parte porque já esgotei as substituições por terem havido 3 lesões :|

EDIT: Acabou, a posse baixou pouco, perto do final do jogo ainda se lesionou o Tello e fiquei a jogar com 10, eu até nem tenho tido grandes problemas com lesões, só neste jogo foram 4 :estrelas:

Para a segunda parte entrei com menos intensidade com a linha defensiva a pressionar mais alto apenas e fui segurando o jogo e guardando a bola para nós. Depois da lesão e já depois dos 85 min eles lá foram pela primeira vez e, com os meus jogadores já algo complacentes mandaram um cruzamento para a área e o PL deles só teve de encostar. Mas estou a gostar, que assim continue :)

bFhBGUG.png

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de uma época à procura de qualquer coisa que se conseguisse parecer ao que eu considero "bom futebol" e depois de muitas alterações e mutações , penso que cheguei finalmente a alguma coisa ...

Penso que os resultados falam por si ..

Formação :

11v2qee.png

La Liga :

wlwqa9.png

Posse La Liga :

213hjc8.png

Liga Europa :

2hqymuw.png

Não tirei print mas em termos de bola parada fui a equipa com mais golos de canto (15) na la liga e na Liga europa (4)

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo em conta o plantel original do Benfica quais as melhores de combinações de papéis para os jogadores, de forma a que eu consiga ter posse e pressionar alto assim que se perde a bola?

A minha ideia é:

GR Líbero;

Alas - apoiar,

Def. Centrais - defender;

Trinco;

Médio area-a-area;

CJA - Atacar;

Av. Int - Atacar;

Av. Int - Apoiar;

Av. Completo - Apoiar.

Estou a pensar em jogar em Fluído - Atacar em casa e Fluído - Controlar, fora.

As minhas dúvidas prendem-se com o meio campo, pois sinto que a jogar com um Regista, falta-me cobertura defensiva.

No ataque, estava a pensar usar um F9 em conjunto com os avançados interiores, mas assim não vou ter muitos cruzamentos para o avançado finalizar.

Outra questão, eu digo aos avançados interiores para rematarem menos e passarem mais, no entanto reparo que mesmo assim rematam bastantes vezes. Será porque o avançado não se desmarca vezes suficientes, será que tenho de lhes limitar a mentalidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Tendo em conta o plantel original do Benfica quais as melhores de combinações de papéis para os jogadores, de forma a que eu consiga ter posse e pressionar alto assim que se perde a bola?

A minha ideia é:

GR Líbero;

Alas - apoiar,

Def. Centrais - defender;

Trinco;

Médio area-a-area;

CJA - Atacar;

Av. Int - Atacar;

Av. Int - Apoiar;

Av. Completo - Apoiar.

Estou a pensar em jogar em Fluído - Atacar em casa e Fluído - Controlar, fora.

As minhas dúvidas prendem-se com o meio campo, pois sinto que a jogar com um Regista, falta-me cobertura defensiva.

No ataque, estava a pensar usar um F9 em conjunto com os avançados interiores, mas assim não vou ter muitos cruzamentos para o avançado finalizar.

ístic

Outra questão, eu digo aos avançados interiores para rematarem menos e passarem mais, no entanto reparo que mesmo assim rematam bastantes vezes. Será porque o avançado não se desmarca vezes suficientes, será que tenho de lhes limitar a mentalidade?

Isso acontece-te porque tens os avançados interiores com tarefa de ataque, tornam-se mais individualistas do que com tarefa de apoio (aqui procuram mais o passe a desmarcar), mas mesmo assim não deixam de assistir o falso 9 ou outro. O Quintero, a época passada, com essa função, fez 20 assistências em 29 jogos. Além disso, essa questão dos remates tem mais a ver com falta de espaços para o passe / assistência, portanto, no final dos jogos vai à estatística da tua equipa e vê quantos passe-chave foram feitos.

Quanto aos papéis dos jogadores, é uma questão de olhares para os jogadores que tens à disposição e veres o que teu staff diz. Cada jogador tem 2 ou 3 funções mais adequadas, é um trabalho teu.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, usando um AI ap e um CJA at ele não vão ocupar o mesmo espaço?

NSilva o que eu tenho feito é quando uso um PL mais móvel como o Lima ou o Jonas meto os gajos a baixar e o AI a aparecerem nas costas. Se jogar com um PL com mais forte fisicamente como o Nelson meto o gajo como AC a apoiar e meto extremos a atacar e a fazer sobreposições. Os gajos vêm mas para dentro e ficam do lado do melhor pé para assistir o PL.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas.

Tenho de perder tempo a fazer uns testes para ver se acerto com o que pretendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, usando um AI ap e um CJA at ele não vão ocupar o mesmo espaço?

NSilva o que eu tenho feito é quando uso um PL mais móvel como o Lima ou o Jonas meto os gajos a baixar e o AI a aparecerem nas costas. Se jogar com um PL com mais forte fisicamente como o Nelson meto o gajo como AC a apoiar e meto extremos a atacar e a fazer sobreposições. Os gajos vêm mas para dentro e ficam do lado do melhor pé para assistir o PL.

Só que o CJA que uso do lado do AI tem a tarefa de apoio, não tem uma vocação tão ofensiva como com tarefa de ataque. E se a isto o treinarmos para baixar e vir buscar jogo, ainda melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, qual é a tua média de golos sofridos?

Compartilhar este post

Link para o post

Marco, a tua tática é bastante boa na defesa, mas marca--se poucos golos, não mudas a mentalidade quando jogas com equipas mais fracas ou assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...