Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Coloquei assim na tentativa de povoar mais o meio campo ...

Colocando por ex .. como "alas completos " não irá a defesa ficar mais frágil ?

O que aconselhas ?

Eu tenho tido bons resultados , consegui o vencer o playoff para a champions contra o zenit ... venci os 2 primeiros jogos no campeonato e vendi cara uma derrota contra o barça por 2-1 na 3ª jornada .. mas sinto que não estou a ter tanta bola como desejava ...

As únicas instruções que coloquei foi o Pivot a jogar curto e o F9 a segurar bola ...

PS : Experimentei jogar com 2 alas a apoiar e com os avançados interiores ... Consigo ter mais percentagem de posse , no entanto reparei que as alas ficam bastantes vulneráveis ,,

O Lokito tem toda a razão, ninguém está a dar largura ao teu jogo. Se a ideia é ter muita bola e pressionar muito ao adversário no seu meio-campo, acabas por "aquartelar" o adversário junto à sua área e sem largura perdes mais facilmente a bola, não há espaços e os jogadores podem optar pelo remate de longe. O que podes fazer é usar um ala invertido de um lado a apoiar um extremo e um ala a sobrepor um avançado interior, deste modo tens sempre alguém a alargar o teu jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Lokito tem toda a razão, ninguém está a dar largura ao teu jogo. Se a ideia é ter muita bola e pressionar muito ao adversário no seu meio-campo, acabas por "aquartelar" o adversário junto à sua área e sem largura perdes mais facilmente a bola, não há espaços e os jogadores podem optar pelo remate de longe. O que podes fazer é usar um ala invertido de um lado a apoiar um extremo e um ala a sobrepor um avançado interior, deste modo tens sempre alguém a alargar o teu jogo.

Vou testar essa ideia .

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

20h6kvb.png

Depois das mudanças , está mais próximo do que eu quero .

No meio campo estou a jogar com 2 mc , será que é a melhor opção ?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, ando a experimentar uma nova táctica de posse, as intruções à equipa são "emprestadas" do MichaelAndrews (Só alterei o pressionar muito mais para mais) :mrgreen: aqui está:

OvkrvBd.png?1

Primeiro jogo contra o Arouca dei uns 5-0 com uma posse de bola de 65% e 35 remates já não é mau, vamos ver no que isto vai dar :happy:

jR9do4c.png?1

Dicas serão bem vindas :biggrin:

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

A dica é observares os jogos atentamente porque nem sempre as coisas vão funcionar. Nos jogos europeus costumo mudar a mentalidade para contra-atacar (com as mesmas instruções), a equipa vai fechar melhor atrás e convidar o adversário a subir, mantendo a circulação de bola mas rapidamente sai em contra-ataque aproveitando muito bem os espaços.

Não uso Passe para o Espaço Vazio porque não quero que a equipa, em geral, procure esse tipo de passe, prefiro deixá-lo para os médios. (investir também nos movimentos preferidos)

Convém ter algum cuidado com esse organizador móvel por causa do espaço que abre à sua volta.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda agora perdi um jogo importante por 3-0 que me pos fora da CL ... em que dominei na posse mas tive poucas oportunidades ...

Não consigo perceber onde está a falha ...

Compartilhar este post

Link para o post

A dica é observares os jogos atentamente porque nem sempre as coisas vão funcionar. Nos jogos europeus costumo mudar a mentalidade para contra-atacar (com as mesmas instruções), a equipa vai fechar melhor atrás e convidar o adversário a subir, mantendo a circulação de bola mas rapidamente sai em contra-ataque aproveitando muito bem os espaços.

Não uso Passe para o Espaço Vazio porque não quero que a equipa, em geral, procure esse tipo de passe, prefiro deixá-lo para os médios. (investir também nos movimentos preferidos)

Convém ter algum cuidado com esse organizador móvel por causa do espaço que abre à sua volta.

Que dicas dás nas intruções específicas do jogador?

Compartilhar este post

Link para o post

pivô e organizadores avançados

Fiz essa alteração mas continuo com o msm problema ... a minha equipa só sabe jogar com os "grandes" .. contra equipas mais fracas ou do mesmo nivel .. cria cria cria oportunidades e não marco .

Compartilhar este post

Link para o post

que jogador ?

aos jogadores* xD

E não usas a mentalidade contra-atacar quando jogas com os rivais porto e sporting?

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Michael, já tenho acompanhado este tópico de outros FM´s e sempre gostei da maneira como abordas o jogo e "estudas" a melhor maneira de alcançar um futebol em posse, bonito e eficaz.

Agora que já tenho o jogo, vou começar um save no nosso grande PORTO! :celebracao:

A ideia passa por implementar um 4-3-3 que se desdobra em campo, por exemplo:

- 1 ala invertido do lado direito, com o avançado interior desse mesmo lado a ficar preferencialmente aberto no campo, nesse mesmo lado no meio campo "mora" um organizador móvel que irá ocupar os espaços em aberto e assim destabilizar a defesa contrária.

- Do outro lado, exactamente o oposto. Um ala que irá atacar e jogar colado à linha e o avançado interior desse mesmo lado a jogar mais pelo centro do terreno. Para ajudar neste sistema um médio centro capaz de trazer mais segurança ao meio campo, tanto dando apoio ao lateral (a defender e a atacar) como aparecendo sempre como linha de passe para os seus colegas mais próximos.

Ou seja neste momento tenho isto:

Formação

Instruções

Já coloquei também instruções aos jogadores, mas com isto já consegues ver se isto é uma ideia com pés e cabeça ou apenas uma otupia... :carinhoso:

De referir que as opções de maior ou menor intensidade, explorar os flancos ou o centro e jogar mais aberto ou fechado, são opções que gosto de alterar durante os jogos e consoante o adversário ou até não mexer nas mesmas.

Para já isto está tudo em esboço, mas quero ver se consigo chegar a algum lado com isto. Portanto nada melhor que recorrer à ajuda/dicas dos melhores :smilie_cmpt::p

Ahh e Lokito, se estiveres a ler, parabens pela tua táctica de 3 defesas, os gajos estão loucos com isso :handclap:xD

Editado por MrLip90

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz essa alteração mas continuo com o msm problema ... a minha equipa só sabe jogar com os "grandes" .. contra equipas mais fracas ou do mesmo nivel .. cria cria cria oportunidades e não marco .

Treinas movimentos preferidos aos jogadores ?

aos jogadores* xD

E não usas a mentalidade contra-atacar quando jogas com os rivais porto e sporting?

Praticamente nenhumas, corro o risco de alguma desactivar os efeitos da mentalidade e das instruções à equipa, apenas digo ao AI para encurtar linhas e ao ala esquerdo para cortar para dentro e o F9 para conduzir para zonas abertas.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Michael, já tenho acompanhado este tópico de outros FM´s e sempre gostei da maneira como abordas o jogo e "estudas" a melhor maneira de alcançar um futebol em posse, bonito e eficaz.

Agora que já tenho o jogo, vou começar um save no nosso grande PORTO! :celebracao:

A ideia passa por implementar um 4-3-3 que se desdobra em campo, por exemplo:

- 1 ala invertido do lado direito, com o avançado interior desse mesmo lado a ficar preferencialmente aberto no campo, nesse mesmo lado no meio campo "mora" um organizador móvel que irá ocupar os espaços em aberto e assim destabilizar a defesa contrária.

- Do outro lado, exactamente o oposto. Um ala que irá atacar e jogar colado à linha e o avançado interior desse mesmo lado a jogar mais pelo centro do terreno. Para ajudar neste sistema um médio centro capaz de trazer mais segurança ao meio campo, tanto dando apoio ao lateral (a defender e a atacar) como aparecendo sempre como linha de passe para os seus colegas mais próximos.

Ou seja neste momento tenho isto:

Formação

Instruções

Já coloquei também instruções aos jogadores, mas com isto já consegues ver se isto é uma ideia com pés e cabeça ou apenas uma otupia... :carinhoso:

De referir que as opções de maior ou menor intensidade, explorar os flancos ou o centro e jogar mais aberto ou fechado, são opções que gosto de alterar durante os jogos e consoante o adversário ou até não mexer nas mesmas.

Para já isto está tudo em esboço, mas quero ver se consigo chegar a algum lado com isto. Portanto nada melhor que recorrer à ajuda/dicas dos melhores :smilie_cmpt::p

Ahh e Lokito, se estiveres a ler, parabens pela tua táctica de 3 defesas, os gajos estão loucos com isso :handclap:xD

Porquê dois jogadores no mesmo flanco a cortar para dentro ????

O ala completo só te vai problemas defensivos: dado que usas Fluido, um ala a apoiar e a chegar mais à frente já vai ser suficientemente ofensivo. O médio defensivo a apoiar vai descurar muito a tua defesa, ficas com os centrais isolados.

Compartilhar este post

Link para o post

E o que pões nas instruções ao adversário? Isso anda a fazer-me dores de cabeça... :confuso:

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

O resultado foi muito mau mas a quantidade de passes dos meus medios é assustadora!

oeYVd3A.png

EDIT: é o primeiro jogo da pré época :)

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

O resultado foi muito mau mas a quantidade de passes dos meus medios é assustadora!

EDIT: é o primeiro jogo da pré época :)

O melhor é trocares os passes pelos resultados :-) Jogos de pré-época devem ser contra equipas muito fracas para aumentar a moral dos jogadores. Se isso foi contra uma muito fraca, tens aí algumas coisas a rever.

Quase a acabar a pré-época da 3ª temporada (2ª no Espinho).

Torreense_Espinho_Geral_Vista_Geral.png

Não tenho mãos para tanto trabalho no mesmo save: estou com o FC Porto e com o Espinho, mas com o treinador do Espinho candidatei-me aos sub-23 de Espanha e aceitaram-me, portanto, estamos a disputar os Jogos Olímpicos; no FC Porto foi convidado pela selecção holandesa.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, e se for uma mescla de muitos passes com bons resultados? :biggrin:

HzB2c0o.png

Fz1dgcR.png

Compartilhar este post

Link para o post

Marcobaiao7 muito bom! :handclap:

que tactica estas a utilizar? o maximo que tive de posse foi 72% e ganhei so 2-0

bom trabalho

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...