Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Também funciona no Espinho :-)

Ovarense_Espinho_Geral_Vista_Geral.png

Ficámos em 4º lugar nos jogos olímpicos com os sub-23 de Espanha, foi uma pena. Perdemos a meia-final contra a Alemanha por grandes penalidades, depois de termos estado a ganhar 3-0 e 5-2 (ficou 5-5), culpa inteiramente minha que inventei tanto após o 5-2 que estraguei tudo. No jogo do 3º e 4º lugar perdemos 3-2 contra a Argentina, mas marcámos 4 golos... 2 na baliza deles e 2 na nossa baliza :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Marco, a tua tática é bastante boa na defesa, mas marca--se poucos golos, não mudas a mentalidade quando jogas com equipas mais fracas ou assim?

Estou com média de golos marcados de 2,6 o que não considero mau. Uma tática que defenda bem e que marque 2, quase 3 golos por jogo acho que se torna uma tática consistente. Tenho ganho a maioria dos jogos por 2-0, 3-0 e esse resultado muitas vezes é feito logo na primeira parte para gerir na segunda. E não, não mudo de mentalidade. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com média de golos marcados de 2,6 o que não considero mau. Uma tática que defenda bem e que marque 2, quase 3 golos por jogo acho que se torna uma tática consistente. Tenho ganho a maioria dos jogos por 2-0, 3-0 e esse resultado muitas vezes é feito logo na primeira parte para gerir na segunda. E não, não mudo de mentalidade. :compinchas:

Nada mau, um bocadinho acima por aqui e uma boa média também golos sofridos. A minha distribuição de golos é mais ou menos igual em ambas as partes dos jogos, tenta ser mais persistente com as palestras durante os jogos, eu estou sempre a utilizá-las logo que estão disponíveis (de 12 em 12 minutos, mais ou menos).

Isto promete, até vai meter pena

Holanda_Liechtenstein_Campo_Completo.png

3-0 aos 4 minutos, estamos a perder fulgor :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Não usas instruções individuais(específicas) aos jogadores?

Compartilhar este post

Link para o post

boas malta....

MarcoBaiao 7 podes mostrar as indicacoes k das aos CJA fazem uma quantidade de passes

monstruosa. obrigado e bons jogos

Compartilhar este post

Link para o post

Qual das duas opções eu escolho quando coloco um tutor e quero que o jovem adquira o movimento de sair com a bola controlada?

Compartilhar este post

Link para o post

Não usas instruções individuais(específicas) aos jogadores?

Uso algumas mas procura não sobrecarregar os jogadores com isso. Dou as instruções à equipa e uma ou outra individual a alguns jogadores.

boas malta....

MarcoBaiao 7 podes mostrar as indicacoes k das aos CJA fazem uma quantidade de passes

monstruosa. obrigado e bons jogos

Uso apenas o ´fintar menos` nos dois. Mas convém ter a noção que não vai ser essa instrução a fazer a diferença se tudo o resto não estiver bem feito :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Podes dizes quais são as instruções individuais que dás aos jogadores?

Compartilhar este post

Link para o post

Uso apenas o ´fintar menos` nos dois. Mas convém ter a noção que não vai ser essa instrução a fazer a diferença se tudo o resto não estiver bem feito :compinchas:

obrigado marco, eu normalmente consigo ter uma posse entre os 60/65% nao me posso queixar mas os meus medios nunca atingem essa quantidade de passes por

isso fiquei curioso. :compinchas:

Editado por boim1987

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado marco, eu normalmente consigo ter uma posse entre os 60/65% nao me posso queixar mas os meus medios nunca atingem essa quantidade de passes por

poe passe curto tb e treina "passe tentar jogar simples" e "movimento vir buscar jogo sempre que possivel"

Compartilhar este post

Link para o post

poe passe curto tb e treina "passe tentar jogar simples" e "movimento vir buscar jogo sempre que possivel"

Passe curto não porque convém dar mais liberdade a alguns jogadores, até para de vez em quando eles darem mais verticalidade e acelerarem mais o nosso jogo e esses devem ser os que constroem o jogo mais à frente, no meu caso os dois CJA.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre às ordens, qualquer coisa pede :compinchas: se andas com números por volta do que desejas e com bons resultados não mexas em nada.

Os meus médios nem sempre fazem tantos passes. Costumam andar entre os 100-130 e lá de vez em quando é que chegam acima dos 130 :D

Podes dizes quais são as instruções individuais que dás aos jogadores?

Claro, desculpa lá só responder agora mas não consegui fazer isto antes :compinchas:

l1aivuZ.png

Gz0dthK.png

vQ3FjkN.png

DntBeut.png

V3vs2FK.png

oZsnzNr.png

uUT9qXE.png

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

já os tenho a treinar esses movimentos, mas obrigado leandrolol :compinchas:

MarcoBaiao7 para já estao ons só foi mesmo curiosidade bons jogos :compinchas:

Editado por boim1987

Compartilhar este post

Link para o post

Nem um remate fizeram à baliza :carinhoso: pena o resulta ter sido fraquinho.

gM7SYXu.png

Compartilhar este post

Link para o post

Nem um remate fizeram à baliza :carinhoso: pena o resulta ter sido fraquinho.

http://i.imgur.com/gM7SYXu.png

Eu cá prefiro ganhar 2-0 e o adversário pouco ou nenhum perigo criar do que ganhar 4-1, por exemplo, e sentir me pouco seguro no decorrer do jogo por causa do adversário criar oportunidades facilmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou de volta à posse e comecei a testar uma ideia nova !!!

Nada mau para primeiro teste ! :D

hrXYm3J.png

bbsFtJV.png

B6JTjMG.png

Compartilhar este post

Link para o post

:estrelas: Da-se!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Táctica:

20h0lxy.png

Instruções:

6qinhg.png

Treino:

rmsfw6.png

Treinadores:

2629jwk.png

Estou com sérios problemas em construir a minha táctica de posse neste FM e decidi solicitar uma pequena ajuda para ver se chego a uma conclusão. O principal problema nesta táctica é o facto da equipa não dominadora frente a equipas bem mais fracas e a posse de bola não atinge a percentagem que pretendo. A nível de oportunidades, a equipa cria mas chega à área e começa a fazer passes ou remata de longe e a bola nem à baliza vai (cheguei a fazer 30 remates e só 6/7 é que foram na direcção da baliza). Não sei o problema será o papel que dou aos jogadores e as respectivas instruções (passe curto e encurtar linhas no caso dos laterais). Existe uma pequena alteração nas instruções da equipa a nível de intensidade (antes era mais intensidade e agora coloquei menos) mas os problemas mantêm-se.

Alguma sugestão para melhorar esta táctica?

Editado por Hugo®

Compartilhar este post

Link para o post

O que se denota desde logo é que não tens ninguém a dar verticalidade de movimentos, portanto ou treinas os movimentos preferidos de alguns jogadores (consoante a posição / função) para a dar à equipa, ou precisas de uma ou outra tarefa de ataque.

Tens é que ter cuidado com esse espaço do lado direito.

Compartilhar este post

Link para o post

O que se denota desde logo é que não tens ninguém a dar verticalidade de movimentos, portanto ou treinas os movimentos preferidos de alguns jogadores (consoante a posição / função) para a dar à equipa, ou precisas de uma ou outra tarefa de ataque.

Já tenho a treinar movimentos preferidos (vir buscar e, posteriormente, será o chegar à frente sempre que possível).

Essa verticalidade poderia ser dada pelo Organizador móvel porque estou a ponderar colocar novamente CJA Atacar mas depois não vai ocupar o espaço do AI direito? Também poderia colocar esse AI como Extremo atacar também para dar um pouco de largura.

Depois outra "falha" que noto é que o PD muitas ocupa os espaços dos médios quando estamos a construir, ficando eles atrás e deveria ser o contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho a treinar movimentos preferidos (vir buscar e, posteriormente, será o chegar à frente sempre que possível).

Essa verticalidade poderia ser dada pelo Organizador móvel porque estou a ponderar colocar novamente CJA Atacar mas depois não vai ocupar o espaço do AI direito? Também poderia colocar esse AI como Extremo atacar também para dar um pouco de largura.

Depois outra "falha" que noto é que o PD muitas ocupa os espaços dos médios quando estamos a construir, ficando eles atrás e deveria ser o contrário.

Foi por isso que alterei o papel do MD para trinco. Passou a ficar mais atrás e tenho mais segurança defensiva do que com o pivô defensivo, parece-me.

Jogo no mesmo sistema que tu, mas jogo com um Raumdeuter a extremo direito em vez de AI, médio centro direito como médio área-a-área e o médio centro esquerda como construtor de jogo avançado.

Apenas noto que os meus médios centros recuam mais do que eu queria, isto é, quando tenho a bola na defesa e parto para o ataque, o espaço entre o meu F9 e os meus médios centros é maior do que o que eu queria.

Nada que uns ajustes não resolvam.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende dos movimentos preferidos do jogador que faça a função de CJA, mas também podes utilizar um Extremo / Extremo de Referência / Raumdeuter do lado do CJA. O meu PD anda sempre perto dos centrais.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi por isso que alterei o papel do MD para trinco. Passou a ficar mais atrás e tenho mais segurança defensiva do que com o pivô defensivo, parece-me.

Jogo no mesmo sistema que tu, mas jogo com um Raumdeuter a extremo direito em vez de AI, médio centro direito como médio área-a-área e o médio centro esquerda como construtor de jogo avançado.

Apenas noto que os meus médios centros recuam mais do que eu queria, isto é, quando tenho a bola na defesa e parto para o ataque, o espaço entre o meu F9 e os meus médios centros é maior do que o que eu queria.

Nada que uns ajustes não resolvam.

Também já pensei nessa possibilidade mas o teu CJA não ocupa o espaço do teu Ramdeuter em construção? Ou não tens o CJA com tarefa de ataque?

Também me acontece isso e os avançados interiores também, apesar de terem tarefas de apoio.

E em termos de resultados tem corrido bem?

Depende dos movimentos preferidos do jogador que faça a função de CJA, mas também podes utilizar um Extremo / Extremo de Referência / Raumdeuter do lado do CJA. O meu PD anda sempre perto dos centrais.

Mesmo quando a bola ultrapassa a linha de meio-campo?

Compartilhar este post

Link para o post

Também já pensei nessa possibilidade mas o teu CJA não ocupa o espaço do teu Ramdeuter em construção? Ou não tens o CJA com tarefa de ataque?

Também me acontece isso e os avançados interiores também, apesar de terem tarefas de apoio.

Na minha táctica, quanto muito ocupa a posição do Av. Int.

O meu Raumdeuter está na posição de extremo direito e o meu CJA está na posição de médio centro esquerda. A médio centro direita tenho um médio area-a-area.

Quanto estiver em casa, se me lembrar, meto aqui um print da táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, a ideia do pivô é colocar-se entre os centrais, fazendo com que estes abram e os alas subam.

Tenho um cja com tarefa de ataque e outro com tarefa de apoio, do lado do primeiro uso um extremo mas mesmo que usasse o raumdeuter não ocupariam o mesmo espaço (depende também da formação que usas, estruturado ou fluido).

Tem corrido excelentemente :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...