Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

O que se denota desde logo é que não tens ninguém a dar verticalidade de movimentos, portanto ou treinas os movimentos preferidos de alguns jogadores (consoante a posição / função) para a dar à equipa, ou precisas de uma ou outra tarefa de ataque.

Tens é que ter cuidado com esse espaço do lado direito.

Também pensava isso, mas a verdade é que a nível defensivo a minha equipa tem estado simplesmente fenomenal ! Não noto qualquer tipo de descompensação por aquele espaço, porque o DLD fecha sempre para o meio, pelo menos até o CJR se juntar à linha defensiva e criar um bloco mais sólido !!

Encurtar linhas no DLD e o aproveitamento da descida do CJR, na transição defensiva ou basculação, fazendo uma linha defensiva mais coesa.

Uso o defesa daquele lado, porque queria ver como é que a equipa se portava exactamente como o Guardiola usava o 3-3-3-1. O problema é que não dá para emular com exactidão o desenho do 3-3-3-1, mas numa forma mais assimétrica e com as dinâmicas certas as coisas funcionam.

Com o LAHM na função Box 2 Box, tinha que cobrir mais o lado direito, por isso abri mais a defesa. No lado esquerdo estou a tentar dar aquela posição híbrida ao ALABA, com movimentos interiores e no processo defensivo uma cobertura aos centrais ou lado esquerdo. Já tentei usar o ALABA a médio defensivo, mas fica pouca gente na ala esquerda para defender e se arrastar um central para a ala, aquilo parece uma autoestrada.

Um dos golos sofridos foi de livre directo o outro uma falha do Neuer !! ;)

DTfd5PZ.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Também pensava isso, mas a verdade é que a nível defensivo a minha equipa tem estado simplesmente fenomenal ! Não noto qualquer tipo de descompensação por aquele espaço, porque o DLD fecha sempre para o meio, pelo menos até o CJR se juntar à linha defensiva e criar um bloco mais sólido !!

Encurtar linhas no DLD e o aproveitamento da descida do CJR, na transição defensiva ou basculação, fazendo uma linha defensiva mais coesa.

Uso o defesa daquele lado, porque queria ver como é que a equipa se portava exactamente como o Guardiola usava o 3-3-3-1. O problema é que não dá para emular com exactidão o desenho do 3-3-3-1, mas numa forma mais assimétrica e com as dinâmicas certas as coisas funcionam.

Com o LAHM na função Box 2 Box, tinha que cobrir mais o lado direito, por isso abri mais a defesa. No lado esquerdo estou a tentar dar aquela posição híbrida ao ALABA, com movimentos interiores e no processo defensivo uma cobertura aos centrais ou lado esquerdo. Já tentei usar o ALABA a médio defensivo, mas fica pouca gente na ala esquerda para defender e se arrastar um central para a ala, aquilo parece uma autoestrada.

Um dos golos sofridos foi de livre directo o outro uma falha do Neuer !! ;)

Não dá mesmo, quanto muito com movimentos preferidos. Por exemplo, nesse esquema de 3331, os habituais alas / laterais jogam ao lado da posição 6, mais interiores e depois movimentam-se por fora, portanto, terias que lhes dizer para Correr com Bola pelo flanco respectivo

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá mesmo, quanto muito com movimentos preferidos. Por exemplo, nesse esquema de 3331, os habituais alas / laterais jogam ao lado da posição 6, mais interiores e depois movimentam-se por fora, portanto, terias que lhes dizer para Correr com Bola pelo flanco respectivo

Sim, pensei em algo desse género e usei o ALA ESQ a MD e o MAA a MD, fechavam bem o meio campo, mas o problema era dar-lhes largura, como falaste com os movimentos preferidos, podia até funcionar, mas penso que mesmo assim muito limitado, então decidi subir o MD para MAA e emular a posição que o LAHM joga, dando-lhe largura nas instruções e alguma liberdade. O ALA ESQ é uma posição mais híbrida e com maior versatilidade, mas é muito complicado replicar exactamente o que o Bernat ou o Alaba fazem nesta posição, então preferi manter o gajo encostado à ala, mas com movimentos interiores (muitas vezes o jogador vai para dentro ou cobre o central esquerdo, mas também faz movimentos abertos, talvez os movimentos preferidos ajudem neste caso).

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que encontrei algo que funciona para mim.

Parti do desenho da tática do Lokito, pois sempre gostei de jogar com 3 centrais, e adaptei-a ao meu gosto até que obti isto:

abfhgDN.png

AbLpeGq.png

NhUgU6E.png

O futebol é delicioso, num toca e foge que lembra o Barça do Sr. Guardiola ou, pelo menos, o mais próximo de tal que consegui até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que encontrei algo que funciona para mim.

Parti do desenho da tática do Lokito, pois sempre gostei de jogar com 3 centrais, e adaptei-a ao meu gosto até que obti isto:

O futebol é delicioso, num toca e foge que lembra o Barça do Sr. Guardiola ou, pelo menos, o mais próximo de tal que consegui até agora.

Bastantes golos sofridos, têm sido de bola corrida ou bola parada?

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, qual é a mentalidade que usas na tática? Contra-atacar?

Compartilhar este post

Link para o post

Controlar ! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida, podemos usar nas instruções à equipa passe curto e no jogador passe curto ? não há nenhum conflito depois ? parece-me que se meter apenas num dos lados ( instruções à equipa ou ao jogador ) o jogador em campo tem rendimento do que colocar a instrução nos dois..

Consigo sempre chegar ao esquema táctico que quero mas depois peco sempre no rendimento da equipa.. Ou consigo resultados e a % é baixa ou consigo % alta e resultados aquém das expectativas..

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei a minha primeira época neste fm. Fui campeão com uns tantos pontos de avanço, fiquei pelo caminho na taça da liga nas meias finais (perdi nos penaltis contra o benfica), ganhei a taça de portugal e o mais entusiasmante (ou não, por a ter perdido) conseguimos chegar à final da champions, onde infelizmente perdemos com alguma infelicidade. Pelo caminho deixámos o Basileia, o Real Madrid e o Dortmund, até apanharmos uma fortissima Juventus que eliminou facilmente o Bayern nas meias-finais.

Na final da Champions estivemos a ganhar mas deixamo-nos empatar e fomos para o prolongamento com dois jogadores a menos (por lesão, já tinha esgotado as substituições) e sofremos o 2º e decisivo golo. Bom balanço, como foi a primeira época em que estive a explorar isto, já não foi mau :D

Já iniciei nova época, sacámos a supertaça ao nacional e vencemos fácil o gil na primeira jornada (o golo sofrido foi de bola parada, preciso de rever algo neste tipo de lances)

Supertaça:

bOTDNdR.png

1º jogo da liga

EyzoqYY.png

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida, podemos usar nas instruções à equipa passe curto e no jogador passe curto ? não há nenhum conflito depois ? parece-me que se meter apenas num dos lados ( instruções à equipa ou ao jogador ) o jogador em campo tem rendimento do que colocar a instrução nos dois..

Consigo sempre chegar ao esquema táctico que quero mas depois peco sempre no rendimento da equipa.. Ou consigo resultados e a % é baixa ou consigo % alta e resultados aquém das expectativas..

abraço

Podes, por isso é que a opção aparece disponível mas é um tanto ou quanto irrelevante. Há instruções à equipa que afectam o passe automaticamente, por exemplo, a mentalidade Atacar estipula desde logo passe curto aos jogadores defensivos e passe directo aos jogadores atacantes; Manter a Posse também define desde logo passe curto aos jogadores, portanto, conjugar determinadas instruções à equipa evita que se sobrecarregue os jogadores com mais instruções.

É porque algo não está bem no esquema (e / ou instruções) que concebeste, não vais ter sempre 70% de posse de bola, nem vais ganhar sempre por goleadas, nem sequer ganhar todos os jogos, mas convém sempre de início observar os jogos em modo alargado ou completo para perceberes o que está a correr mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Podes, por isso é que a opção aparece disponível mas é um tanto ou quanto irrelevante. Há instruções à equipa que afectam o passe automaticamente, por exemplo, a mentalidade Atacar estipula desde logo passe curto aos jogadores defensivos e passe directo aos jogadores atacantes; Manter a Posse também define desde logo passe curto aos jogadores, portanto, conjugar determinadas instruções à equipa evita que se sobrecarregue os jogadores com mais instruções.É porque algo não está bem no esquema (e / ou instruções) que concebeste, não vais ter sempre 70% de posse de bola, nem vais ganhar sempre por goleadas, nem sequer ganhar todos os jogos, mas convém sempre de início observar os jogos em modo alargado ou completo para perceberes o que está a correr mal.

Muito obrigado !

Vou deixar aqui o esquema táctico e estatísticas deste ultimo jogo, sem alterar ainda nada relativamente ao que me esclareces-te. Mas penso que algo ainda não está bem..

DaCHkKS.png

5EyAgk1.png

RPcPlZb.png

vurlnQK.png

uFdNUtb.png

Se for necessário posso fazer upload das instruções equipa/jogadores para uma melhor analise.

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado !

Vou deixar aqui o esquema táctico e estatísticas deste ultimo jogo, sem alterar ainda nada relativamente ao que me esclareces-te. Mas penso que algo ainda não está bem..

Se for necessário posso fazer upload das instruções equipa/jogadores para uma melhor analise.

abraço

Há sempre qualquer coisa que não vai estar bem por um simples motivo: do outro lado está outra equipa :-) Por isso é que fundamental não ficar sentado à espera da goleada e ser dinâmico no "banco", seja através das palestras, seja alterando a mentalidade, intensidade, ou mesmo funções e tarefas dos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Bastantes golos sofridos, têm sido de bola corrida ou bola parada?

No 1-8 sofri de contra-ataque, mas o resultado já estava em 0-7 e a equipa estava desconcentrada. Não gostei, mas compreende-se...

Os restantes foram de remates de longe, o Maka parece não ter muita sorte com esses :p

Compartilhar este post

Link para o post

E sem mexer nas instruções, a mentalidade contra-atacar também é fantástica.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho jogado assim:

Instruções

instrucoes_zps3a771074.jpg

Equipa

equipa_zps13d191af.jpg

Editado por NSilva

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm, a mentalidade "Atacar", por si só é suficiente?

E quando jogo fora (começo o jogo com "Controlar")?

Uso "Mais Intensidade", pois fico com a ideia de que se mastiga bastante o jogo se não a usar

Editado por NSilva

Compartilhar este post

Link para o post

Hmm, a mentalidade "Atacar", por si só é suficiente?

E quando jogo fora (começo o jogo com "Controlar")?

Uso "Mais Intensidade", pois fico com a ideia de que se mastiga bastante o jogo se não a usar

A mentalidade automaticamente define a intensidade, quanto mais ofensiva a mentalidade, maior a intensidade. Porém, como usas Manter a Posse de Bola, a intensidade baixa um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a tentar construir um 4-3-3 fiável mas até agora tem corrido mal :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a tentar construir um 4-3-3 fiável mas até agora tem corrido mal :estrelas:

Sem referires problemas específicos e imagens, isso não serve de muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Mexi bastante no modelo e agora ando assim.

Vou alternando entre este e o outro 4-2-3-1 Assimétrico "malaiko". :mrgreen:

NOjiNd5.png

Organizadores Móveis, de certa forma fazem algumas coisas que identifico no sistema 3-3-3-1 do Guardiola.

Jogadores no centro, muito juntos, mas na transição ofensiva, abrem e procura os flancos, com ou sem bola. Já vi várias vezes o LAHM e o ALABA a fazerem arrancadas com a bola pelas faixas. Assim já gosto mais. :D

Raumedeuter é mais vertical, mas simula bem o que os movimentos do ROBBEN, SHAQIRI ou mesmo do MULLER.

N10 com o GOTZE, como um peixe na água ( neste caso está o MULLER devido a lesão do GOTZE)

CJA com o RIBERY mais móvel e capaz de aparecer em várias zonas do terreno, arrancar com bola ou dar mais verticalidade.

PANCADA NO DORTMUND

UaRfEq4.png

Compartilhar este post

Link para o post

Mexi bastante no modelo e agora ando assim.

Vou alternando entre este e o outro 4-2-3-1 Assimétrico "malaiko". :mrgreen:

Organizadores Móveis, de certa forma fazem algumas coisas que identifico no sistema 3-3-3-1 do Guardiola.

Jogadores no centro, muito juntos, mas na transição ofensiva, abrem e procura os flancos, com ou sem bola. Já vi várias vezes o LAHM e o ALABA a fazerem arrancadas com a bola pelas faixas. Assim já gosto mais. :D

Raumedeuter é mais vertical, mas simula bem o que os movimentos do ROBBEN, SHAQIRI ou mesmo do MULLER.

N10 com o GOTZE, como um peixe na água ( neste caso está o MULLER devido a lesão do GOTZE)

CJA com o RIBERY mais móvel e capaz de aparecer em várias zonas do terreno, arrancar com bola ou dar mais verticalidade.

PANCADA NO DORTMUND

:handclap: excelente

eu continuo no meu 433 transformado em 343, a utilizar no FC Porto, no Sp. Espinho, na selecção da Holanda e nos sub-23 de Espanha

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...