Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Hmmm eu parei 1 bocado a posse, ando em 3-5-2 mas mais directo, não bico para a frente, simplesmente um futebol mais vertical.

Pois, contra equipas fortes (ou mesmo fracas, mas com menos eficácia), se eles quiserem e pressionarem mais alto, é muito complicado manter a bola, simplesmente porque a pressão alta, aliada a uma maior qualidade individual, diminuem a capacidade de circulação de bola e mesmo a basculação, uma vez que jogadores de grande qualidade quando "mal" pressionados, é meio caminho andado para a desgraça ! :D

Nesses campos só dá para ter uma posse mais avassaladora em certas alturas, se tivermos a perder, porque baixam as linhas e deixam-te jogar, mas mal marques um golo, empates ou dês a volta, volta a diminuir a posse, pelo menos é a impressão que me dava.

Mete aí o desenho do teu 3-4-3 à lá pep ! :D

O fim de semana foi de emoções mistas, eliminámos o Man United com nova vitória por 2-1 e estamos nas meias-finais da LC; mas, por outro lado, perdemos a invencibilidade no campeonato ao fim de 62 jogos... bah, estava com tantas ganas de bater os 150 do FM14

O que faço é alterar algumas funções e tarefas consoante o que interpreto que o jogo está a pedir.

T_cticas_Vista_Geral_Vista_Geral_3.png

Compartilhar este post

Link para o post

O fim de semana foi de emoções mistas, eliminámos o Man United com nova vitória por 2-1 e estamos nas meias-finais da LC; mas, por outro lado, perdemos a invencibilidade no campeonato ao fim de 62 jogos... bah, estava com tantas ganas de bater os 150 do FM14

O que faço é alterar algumas funções e tarefas consoante o que interpreto que o jogo está a pedir.

T_cticas_Vista_Geral_Vista_Geral_3.png

Boas Michael,

Reparei que jogas com altamente estruturado e depois tens activo o mais expressico e o deambular das posições.

Não é uma contradição??

Outra coisa.... essa tactica resulta a nível de posse??

É que eu uso praticamente a mesma coisa.

Só tenho um cjr apoiar e o jogador alvo apoiar e uso estruturado.

E a nível de posse não tem resultado grande coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Michael,

Reparei que jogas com altamente estruturado e depois tens activo o mais expressico e o deambular das posições.

Não é uma contradição??

Não estou a ver como possa ser uma contradição, mas se quiseres explicar a tua ideia... aliás, em geral, as contradições são automaticamente bloqueadas pelo FM.

Imagino que não treines movimentos preferidos aos jogadores... certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver como possa ser uma contradição, mas se quiseres explicar a tua ideia... aliás, em geral, as contradições são automaticamente bloqueadas pelo FM.

Imagino que não treines movimentos preferidos aos jogadores... certo ?

O que quero dizer é que ao escolheres o altamente estruturada estás a dizer aos jogadores para seguir à risca a táctica e oque tu queres. Com o deambular e o mais expressivo estás a dizer para eles pensarem por eles. É só uma opinião se resulta melhor.

E não, por acaso não dou muita atenção ao movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

O que quero dizer é que ao escolheres o altamente estruturada estás a dizer aos jogadores para seguir à risca a táctica e oque tu queres. Com o deambular e o mais expressivo estás a dizer para eles pensarem por eles. É só uma opinião se resulta melhor.

E não, por acaso não dou muita atenção ao movimentos preferidos.

Pois, mas aí é que estás enganado. Mais Expressivo não tem nada a ver com os jogadores deixarem de fazer o que lhes é pedido.

Então, é melhor dares :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas Michael,

Não é uma contradição??

Penso que a ideia do Michael seja dar mais liberdade aos jogadores dentro de uma rigidez extrema, aproveitando a qualidade de alguns para fazer a diferença e dar mais dinâmica de movimentos, mas com disciplina. Por acaso também uso isso na minha táctica de posse e pelas mesmas razões !!

Quanto aos movimentos preferidos, se não usas, devias começar a usar mesmo, mete os jogadores de menos risco a jogar curto e simples, que vês logo a posse a subir !!! :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que a ideia do Michael seja dar mais liberdade aos jogadores dentro de uma rigidez extrema, aproveitando a qualidade de alguns para fazer a diferença e dar mais dinâmica de movimentos, mas com disciplina. Por acaso também uso isso na minha táctica de posse e pelas mesmas razões !!

Quanto aos movimentos preferidos, se não usas, devias começar a usar mesmo, mete os jogadores de menos risco a jogar curto e simples, que vez logo a posse a subir !!! :)

Vou começar a fazer isso e ver no que dá.

É que fico um bocado chateado quando nas estatisticas vejo os meus dois construtores só com 60, 70 passes.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou começar a fazer isso e ver no que dá.

É que fico um bocado chateado quando nas estatisticas vejo os meus dois construtores só com 60, 70 passes.

É porque a tua equipa tem pouca bola, quanto mais bola tiver mais passes fazem.

A expressividade não diz aos jogadores para deixarem de cumprir as instruções, apenas diz para cumprirem mais do que aquilo que lhes é instruído (isto mais aplicado à estrutura da equipa, mais estruturado ou mais fluido).

Compartilhar este post

Link para o post

Um massacre que morreu na praia ](*,) Ontem à noite levámos 5-1 em Barcelona, hoje a coisa corria pelo melhor até aos 79 minutos o Maicon ser expulso. Moral da história: nunca joguem uma meia-final quando estiverem a tombar a cabeça de sono. [-X

FC_Porto_Barcelona_Geral_Vista_Geral.png

Aspectos tácticos:

Tendo perdido a 1ª mão por 5-1, não tínhamos nada a perder, portanto, ao invés da habitual mentalidade contra-atacante que usamos na LC (as instruções são as mesmas), seguimos em frente com o Controlar. Com 2-0 ao intervalo, acreditou-se que era possível virar a eliminatória e ao 4-1-4-1 do Barcelona metemos uma marcação fortíssima nos laterais e o Jackson começou a baixar participando na transição e organização defensivas, impedindo a saída de bola por parte do Mascherano (MD). Conseguimos o 3-0 e depois foi a expulsão, o Barcelona mudou para um esquema de 3 centrais com 2 alas, 1 MD, 2 médios centro e uma dupla na frente Neymar / Messi. Mesmo com 10, a ideia foi arriscar tudo, ou se conseguia o 4-0 ou eles o 3-1, o Danilo e o Alex Sandro cuidaram dos alas, baixei o Ruben Neves para central, o Herrera para pivô e derivei o Quintero para a posição 10, o Danilo passou a ala completo, o Alex Sandro um ala a apoiar o Tello que fletiu para o meio para marcar um dos centrais.... nem 4-0, nem 3-1, ficou na mesma.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Michael , é possível recriar um estilo de jogo aproximado ao do Jurgen Klopp no Dortmund ?

Uma equipa com uma troca de bola bastante segura , a tal circulação mais horizontal , mas também conseguir encaixar contra ataques rapidíssimos quando houvesse oportunidade ?

Um mix de Vitor pereira , pep e Klopp ? :p

Compartilhar este post

Link para o post

Michael , é possível recriar um estilo de jogo aproximado ao do Jurgen Klopp no Dortmund ?

Uma equipa com uma troca de bola bastante segura , a tal circulação mais horizontal , mas também conseguir encaixar contra ataques rapidíssimos quando houvesse oportunidade ?

Um mix de Vitor pereira , pep e Klopp ? :p

É possível ter uma vaca com asas ou com penas ? :biggrin:

É possível recriar qualquer modelo, se pretendes o Dortmund do Klopp (esperemos que não este Dortmund actual :-) ), queres pressão e intensidade e não privilegiar a circulação de bola. Outra coisa diferente é a segunda pergunta (circulação mais horizontal e ataque rápido havendo espaço), o que é desde logo conseguido, em termos de FM, pela mentalidade Atacar (manutenção da posse de bola atrás com passe curto e ataque rápido à frente com passe directo, tudo automatizado pela mentalidade). O tal mix é uma questão de equilíbrio entre os dois modelos: Klopp / Mourinho são a antitese de Pep / VPereira.

Entretanto em Espinho falhámos a subida à II Liga, precisávamos vencer em Chaves e ficámos por um empate. Desilusão :facepalm: Estranhamente a Federação Espanhola aceitou a minha candidatura aos sub-23 para os Jogos Olímpicos.

Compartilhar este post

Link para o post

É possível ter uma vaca com asas ou com penas ? :biggrin:

É possível recriar qualquer modelo, se pretendes o Dortmund do Klopp (esperemos que não este Dortmund actual :-) ), queres pressão e intensidade e não privilegiar a circulação de bola. Outra coisa diferente é a segunda pergunta (circulação mais horizontal e ataque rápido havendo espaço), o que é desde logo conseguido, em termos de FM, pela mentalidade Atacar (manutenção da posse de bola atrás com passe curto e ataque rápido à frente com passe directo, tudo automatizado pela mentalidade). O tal mix é uma questão de equilíbrio entre os dois modelos: Klopp / Mourinho são a antitese de Pep / VPereira.

Entretanto em Espinho falhámos a subida à II Liga, precisávamos vencer em Chaves e ficámos por um empate. Desilusão :facepalm: Estranhamente a Federação Espanhola aceitou a minha candidatura aos sub-23 para os Jogos Olímpicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quero privilegiar na mesma a circulação.. Só que de forma mais rápida e aproveitando os contra ataques

Compartilhar este post

Link para o post

Quero privilegiar na mesma a circulação.. Só que de forma mais rápida e aproveitando os contra ataques

Se queres maior risco e urgência, com posse de bola pelos jogadores mais defensivos e um ritmo de jogo mais alto, a mentalidade Atacar proporciona isso mesmo. Se quiseres menos risco e urgência, com um ritmo de jogo mais baixo e colocação da bola mais directa nos jogadores mais ofensivos, a mentalidade contra-atacar proporciona isto mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando começar a trabalhar nesta nova táctica, vou dizendo coisas

👍

Compartilhar este post

Link para o post

Se queres maior risco e urgência, com posse de bola pelos jogadores mais defensivos e um ritmo de jogo mais alto, a mentalidade Atacar proporciona isso mesmo. Se quiseres menos risco e urgência, com um ritmo de jogo mais baixo e colocação da bola mais directa nos jogadores mais ofensivos, a mentalidade contra-atacar proporciona isto mesmo.

Com a mentalidade atacar e tu sabendo já o que pretendo que "formação de equipa" é mais aconselhável ?

Editado por Soul

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei assim na tentativa de povoar mais o meio campo ...

Colocando por ex .. como "alas completos " não irá a defesa ficar mais frágil ?

O que aconselhas ?

Eu tenho tido bons resultados , consegui o vencer o playoff para a champions contra o zenit ... venci os 2 primeiros jogos no campeonato e vendi cara uma derrota contra o barça por 2-1 na 3ª jornada .. mas sinto que não estou a ter tanta bola como desejava ...

As únicas instruções que coloquei foi o Pivot a jogar curto e o F9 a segurar bola ...

PS : Experimentei jogar com 2 alas a apoiar e com os avançados interiores ... Consigo ter mais percentagem de posse , no entanto reparei que as alas ficam bastantes vulneráveis ,,

Editado por Soul

Compartilhar este post

Link para o post

Coloquei assim na tentativa de povoar mais o meio campo ...

Colocando por ex .. como "alas completos " não irá a defesa ficar mais frágil ?

O que aconselhas ?

Eu tenho tido bons resultados , consegui o vencer o playoff para a champions contra o zenit ... venci os 2 primeiros jogos no campeonato e vendi cara uma derrota contra o barça por 2-1 na 3ª jornada .. mas sinto que não estou a ter tanta bola como desejava ...

As únicas instruções que coloquei foi o Pivot a jogar curto e o F9 a segurar bola ...

PS : Experimentei jogar com 2 alas a apoiar e com os avançados interiores ... Consigo ter mais percentagem de posse , no entanto reparei que as alas ficam bastantes vulneráveis ,,

Se está a funcionar, não mexas mais ! :)

Entendo a tua ideia de aglomeração de jogadores, mas a minha dúvida é, se mandas os ALAS e os EXTREMOS para dentro, quem é que te vai dar a largura na tua circulação de bola ? Ou melhor, quem é que te está a dar a largura nos jogos que já fizeste ?

Se queres ter mais posse, adiciona "passe curto" nas instruções individuais em todos os jogadores, treina o movimento preferido "joga curto e simples" em todos os jogadores, e na minha opinião, pelo menos num dos MC podes dar mais liberdade no passe por exemplo. O segurar a bola, não uso quando jogo em posse, pois eu quero ter a bola, mas com a bola a circular ( com ou sem intensidade), não quero que sejam os jogadores a correr com a bola !

Não te esqueças que uma basculação bem coordenada e pressionante, também ajuda muito a manter a posse, porque obviamente recuperas a bola rapidamente. :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Se está a funcionar, não mexas mais ! :)

Entendo a tua ideia de aglomeração de jogadores, mas a minha dúvida é, se mandas os ALAS e os EXTREMOS para dentro, quem é que te vai dar a largura na tua circulação de bola ? Ou melhor, quem é que te está a dar a largura nos jogos que já fizeste ?

Se queres ter mais posse, adiciona "passe curto" nas instruções individuais em todos os jogadores, treina o movimento preferido "joga curto e simples" em todos os jogadores, e na minha opinião, pelo menos num dos MC podes dar mais liberdade no passe por exemplo. O segurar a bola, não uso quando jogo em posse, pois eu quero ter a bola, mas com a bola a circular ( com ou sem intensidade), não quero que sejam os jogadores a correr com a bola !

Não te esqueças que uma basculação bem coordenada e pressionante, também ajuda muito a manter a posse, porque obviamente recuperas a bola rapidamente. :)

Pelo que tenho reparado , acabam por dar sempre largura a unica diferença é que os MC acabam sempre por dar prioridade a jogo vertical e os alas apenas em ultimo plano , estou a usar também a instrução chegar mais longe nos laterais ,,,

Compartilhar este post

Link para o post

se tiveres os laterais com opção auto eles sobem sem precisares usar ir mais longe

A ideia dos laterais invertidos é eles irem para dentro e fazer numero no meio campo .. O ir mais longe até já retirei ..

Compartilhar este post

Link para o post

tens ae minha tactica que usei em 3 epocas no scp e ganhei todo sempre com muita posse, eu não sei muito de fm mas essa me fez ganhar tudo, o esquema tactico é o mesmo que o michael usa link

tac.jpg

inst.jpg

jogo3.jpg

Editado por leandrolol

Compartilhar este post

Link para o post

A ideia é eu construir um sistema aproximado aquilo que eu gosto de ver ... mas obrigado na mesma ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...