Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Álguem me sabe dizer o que é a mentalidade normal? É que essa mentalidade de jogo nao existe no futebol e passo a explicar:

Uma equipa ou começa o jogo com a circulação de bola ate chegar ao golo e para isso já temos o "Controlar", ou joga normalmente ao ataque á procura do golo (normalmente contra equipas teoricamente inferiores ou do mesmo nivel) e para isso já temos a Mentalidade "Atacar", ou joga á defesa e contra-ataque (normalmente contra adversários teoricamente superiores) e para isso já temos o "Defender" e o "Contra-Ataque" e claro quando queremos urgentemente chegar ao golo temos o "Sobrecarregar".

Com isto quero dizer que a Mentalidade de Normal nao existe, pois temos que adotar sempre umas das Mentalidades referidas anteriormente.

Se estiver errado corrijam-me e digam-me o que acham disto, atenção que é só a minha opiniao, e também posso estar errado como é óbvio.

Cumps :compinchas:

Contra-ataque no futebol e mentalidade contra-atacar no fm são coisas diferentes.

Tal como escrevi , a mentalidade no fm diz apenas respeito à urgência ou risco da equipa em chegar ao golo, quanto mais elevada a mentalidade maiores os riscos que os jogadores vão assumir nas suas decisões. Quer isto dizer que podes perfeitamente jogar com um modelo de jogo baseado no passe / posse de bola com uma mentalidade Contra-Atacar ou podes jogar em contra-ataque (futebol) com uma mentalidade (FM) Atacar.

Mentalidade Normal apenas significa que os jogadores nem correm demasiados riscos, nem poucos, é 50-50.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

d41648ff1cab3a06ea3d89fd1b92b872.png

Mas o jogo foi lixado de ganhar!

Ao intervalo estava assim, e a perder 1-0:

5906d0adba6c401fac6b12cc75f033a5.png

Acabei por ganhar 1-2.

Compartilhar este post

Link para o post

T_cticas_Vista_Geral_Vista_Geral.jpg

T_cticas_Vista_Geral_Vista_Geral_2.jpg

Pessoal a equipa não é que jogue bem mas também não joga mal é irregular, tanto perde com um Wigan como ganha a um city, defensivamente acho que poderia estar melhor, em certos jogos mais dificeis altero para pressionar muito mais, mas gostava de saber se têm mais sugestões para melhorar a tática...

Já agora estes são os meus treinos:

Treino_Equipa.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal a equipa não é que jogue bem mas também não joga mal é irregular, tanto perde com um Wigan como ganha a um city, defensivamente acho que poderia estar melhor, em certos jogos mais dificeis altero para pressionar muito mais, mas gostava de saber se têm mais sugestões para melhorar a tática...

Já agora estes são os meus treinos:

Estás a afastar mais os jogadores e em simultâneo a aumentar o ritmo de jogo, se os jogadores estão mais distantes o risco do passe sair errado ou ser interceptado é maior e se juntamente com isto ainda mandas os jogadores executar mais depressa, é natural que o erro seja mais frequente. O organizador móvel é um vagabundo, abre-te imenso espaço no meio-campo, é melhor utilizado no meio-campo de 3 jogadores (3 MCs) ou com as devida cobertura do outro médio.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a afastar mais os jogadores e em simultâneo a aumentar o ritmo de jogo, se os jogadores estão mais distantes o risco do passe sair errado ou ser interceptado é maior e se juntamente com isto ainda mandas os jogadores executar mais depressa, é natural que o erro seja mais frequente. O organizador móvel é um vagabundo, abre-te imenso espaço no meio-campo, é melhor utilizado no meio-campo de 3 jogadores (3 MCs) ou com as devida cobertura do outro médio.

Então achas que devo alterar a função de organizador móvel para médio centro por exemplo a apoiar e assim já não tenho esse espaço livre e a equipa não falha tantos passes?

Compartilhar este post

Link para o post

Então achas que devo alterar a função de organizador móvel para médio centro por exemplo a apoiar e assim já não tenho esse espaço livre e a equipa não falha tantos passes?

Deves jogar com a equipa mais junta: se os jogadores estão mais perto podem jogar com mais intensidade, pois a menor distância diminui o risco de passe. Se jogam tão afastado é natural que mais facilmente fiquem sem a bola. E sim, precisas de um jogador que dê volume ao meio-campo, que conduza o jogo e faça a gestão do ritmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Era bom que fosse aos 90 minutos não era ? :biggrin: É só o intervalo

FC_Porto_Real_Madrid_Geral_Vista_Geral.png

A percentagem de posse tem mais a ver com o posicionamento da equipa adversária do que com a capacidade da nossa equipa. Neste caso, o Real Madrid vem nitidamente defender a vantagem de 2-1 da 1ª mão. Vamos ver o que nos reserva a segunda parte.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom, Michael! ;)

O Real equilibrou o jogo na 2ª parte como lhes competia, mudaram o 4141 para 433 e eu fiz um erro de julgamento, pois pensei que vindo o Real para a frente teria mais espaço para o contra-ataque, bem que me ia tramando. Valeram as palestras, sempre a massacrar os jogadores a encorajá-los e a pedir-lhes mais, o Quaresma e o Jose Angel resolveram e o James Rodríguez deu a ajudadinha de ser expulso.

FC_Porto_Real_Madrid_Geral_Vista_Geral_2.png

Há que ter sempre atenção às alterações que a AI faz durante os jogos, se confiam simplesmente na táctica podem ter (más) surpresas.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael , quando é que desvendas a tua menina ? :D

A questão não é desvendar a menina, é mesmo o pessoal sentar-se confortavelmente contando que a menina resolve tudo. Não resolve ! As conferências de imprensa têm impacto na postura dos jogadores, as palestras durante os jogos ainda mais e observar cuidadosamente as alterações tácticas que a AI faz é prioritário. Final da época actualizo o 1º post.

Compartilhar este post

Link para o post

Tás forte Michael. :)

Já não estás em 3-4-3 ?

3-4-3 com a dinâmica dada pelas funções e tarefas dos jogadores, no papel é um 23221

Compartilhar este post

Link para o post

Brilhantes ontem no Teatro dos Sonhos nos 4ºs final da Liga dos Campeões com uma vitória por 2-1 e muita sorte à mistura.... a posse, essa, é que nem vê-la (50/50), mas a mentalidade Contra-Atacar feriu de morte o Manchester :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm eu parei 1 bocado a posse, ando em 3-5-2 mas mais directo, não bico para a frente, simplesmente um futebol mais vertical.

Pois, contra equipas fortes (ou mesmo fracas, mas com menos eficácia), se eles quiserem e pressionarem mais alto, é muito complicado manter a bola, simplesmente porque a pressão alta, aliada a uma maior qualidade individual, diminuem a capacidade de circulação de bola e mesmo a basculação, uma vez que jogadores de grande qualidade quando "mal" pressionados, é meio caminho andado para a desgraça ! :D

Nesses campos só dá para ter uma posse mais avassaladora em certas alturas, se tivermos a perder, porque baixam as linhas e deixam-te jogar, mas mal marques um golo, empates ou dês a volta, volta a diminuir a posse, pelo menos é a impressão que me dava.

Mete aí o desenho do teu 3-4-3 à lá pep ! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...