Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Pois é exactamente isso e ainda é uma "dark zone" para mim confesso. Há jogos que pode funcionar melhor como o cyrus disse contra equipas mais fortes, porque os jogadores preocupam-se mais em anular os adversários, mas dos testes que fiz, não consegui ainda chegar a nenhuma conclusão sinceramente, mas dá-me a impressão que desgastam muito mais a equipa.

O desgaste advém mais do Pressionar Muito Mais. Eu defino logo as instruções ao Adversário no menu da táctica, instruções posicionais, faço pressão aos jogadores do meio (para obrigá-los a ir para a periferia) e marcação apertada aos da periferia.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse buraco nos corredores interiores é um problema que decorre da utilização do pivô defensivo, os centrais abrem mais promovendo a subida dos laterais / alas, o que é óptimo para dar largura à organização ofensiva; porém, é preciso fazer alguma compensação no meio-campo para equilibrar a equipa na transição defensiva: o médio centro com uma tarefa de apoio pode ser uma boa opção mas abre-se novo dilema perante a fluidez que usas: mais fluida, o jogador vai participar mais no processo ofensivo; menos fluida o jogador vai concentrar-se apenas na sua tarefa. O mrb vai sempre abrir muito espaço, pois a sua missão é recuperar a bola. Daqui resulta que a causa do teu problema (dependendo da fluidez que usas) pode ser o espaço criado pelos médios que o adversário aproveita e não os centrais. Nestes, a tarefa de cobertura em ambos também não é recomendável, pois vão criar-te demasiado espaço para o meio-campo, melhor usar linha de fora de jogo e tarefa de defender nos centrais. Depois, interessa também saber que instruções ao adversário estás a usar. Alas Completos num esquema com dois centrais parece-me excessivo, desequilibra-te muito a equipa.

Instruções ao adversário que utilizo são "pressão sempre" nos centrais e médios centro e "levar para o pior pé" nos extremos e laterais.

Vou experimentar alterar o mrb para mc porque realmente acontece abrir-se esse espaço porque o pivô sobe uns metros no terreno para compensar a saída na pressão do mrb (uso um sistema fluído). O meu mc tem uma função mais de transporte e desequilíbrio do que propriamente de passe curto. Vou testar e deixo cá feedback daqui a uns jogos :)

Compartilhar este post

Link para o post

O desgaste advém mais do Pressionar Muito Mais. Eu defino logo as instruções ao Adversário no menu da táctica, instruções posicionais, faço pressão aos jogadores do meio (para obrigá-los a ir para a periferia) e marcação apertada aos da periferia.

Sim tens razão, então misturado com o Muito mais intensidade é que deve ser uma festa (muito Redbull no banco para os jogadores :D).

Por acaso, raramente uso o Pressionar muito mais, só mesmo em casos extremos. Vou começar a explorar mais as instruções ao adversário, embora até esteja satisfeito com a forma minha equipa pressiona, claro que há sempre aquelas paragens cerebrais, mas isso é devido em parte, à falta de qualidade.

Um exemplo de posse de bola e domínio absoluto do adversário, num jogo fora de casa e contra uma equipa mais forte !!!

IifDD0P.png

Como podem ver a equipa, mesmo a jogar num campo complicado, esteve sempre subida no terreno e com uma pressão muito alta.

j0QGcTW.png

Chegamos aos 700 passes, o que não é nada mau, olhando a todas as circunstâncias !

tGVohNr.png

No vídeo podem ver um exemplo da pressão alta logo na saída de bola do adversário, com superioridade numérica e aglomeração de jogadores, partindo logo para uma transição apoiada, mas com intensidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho. No meu não da para selecionar as 2 ao mesmo tempo

Põe os óculos, depois volta a olhar para o ecran :biggrin: as opções de pressão são independentes da linha defensiva

Compartilhar este post

Link para o post

Selecionando marcação cerrada, os jogadores vão marcar homem ou à zona?

Compartilhar este post

Link para o post

Selecionando marcação cerrada, os jogadores vão marcar homem ou à zona?

a marcação é sempre à zona, excepto quando é especificado um jogador para marcar.

Compartilhar este post

Link para o post

a marcação é sempre à zona, excepto quando é especificado um jogador para marcar.

Mas com marcação cerrada os jogadores não vão por vezes abandonar a sua zona posicional?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas com marcação cerrada os jogadores não vão por vezes abandonar a sua zona posicional?

estás a baralhar pressão com marcação.

porém, se especificares marcação h*h é claro que o teu jogador vai andar sempre em cima de quem marca.

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim, o que é que concretamente a instrução marcação cerrada faz? O jogador marca em cima quem entra na sua zona?

Danke

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim, o que é que concretamente a instrução marcação cerrada faz? O jogador marca em cima quem entra na sua zona?

Danke

Exacto

Compartilhar este post

Link para o post

As instruções ao adversário definidas por defeito aqui não funcionam... chego ao jogo e não está nada selecionado.

Compartilhar este post

Link para o post

As instruções ao adversário definidas por defeito aqui não funcionam... chego ao jogo e não está nada selecionado.

Quando chegas ao jogo, clicas onde diz mostrar posições.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael :)

967fd944c89b7e115e5b28dce595e830.png

Dos melhores que consegui até agora... :) Note-se que eu sou equipa que luta para não descer, recem promovida :D

Compartilhar este post

Link para o post

Claro... Só não criei ainda porque queria juntar alguma informação geral mas ainda não tive tempo e nunca tive muito sucesso também com transições rápidas

Compartilhar este post

Link para o post

Claro... Só não criei ainda porque queria juntar alguma informação geral mas ainda não tive tempo e nunca tive muito sucesso também com transições rápidas

Transições rápidas basta ir ao tópico da táctica do Capone

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu jogar assim:

Controlar / Fluído

Manter a Posse / Passe Curto / Jogar a partir da Defesa

Levar a Bola até à Área / Jogar mais Fechado / Linha Defensiva Avançada

Deambular das Posições / Pressionar Mais / Usar Defesa em Linha / Mais Intensidade

Nas instruções individuais, deixo todos os jogadores com Passe curto e Chutar menos

Instruções ao adversário, coloco pressão / levar para o pé fraco em todos os jogadores

São boas instruções ou algo entra em conflito ?

Peço aos preparadores para treinar os jogadores com: Jogar simples / Explorar espaços / Vir buscar a bola / Remate colocado

Compartilhar este post

Link para o post

Uma última palavra para o treino de movimentos preferidos. Não vou repeti-los exaustivamente, pois estão descritos no tópico do FM14, mas apenas acrescentar que para quem usar o Falso 9, o movimento Evita Remates de Longa Distância deve ser usado para atenuar o problema do jogador procurar consecutivamente remates quase do meio-campo; o movimento preferido Tenta Sair com a Bola Controlada é especialmente importante para que os jogadores deixem de simplesmente aliviar a bola quando pressionados e procurem sair em passe.

Não encontro essa opção de treino de movimento para tentar sair com a bola controlada, qual é no jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu jogar assim:

Controlar / Fluído

Manter a Posse / Passe Curto / Jogar a partir da Defesa

Levar a Bola até à Área / Jogar mais Fechado / Linha Defensiva Avançada

Deambular das Posições / Pressionar Mais / Usar Defesa em Linha / Mais Intensidade

Nas instruções individuais, deixo todos os jogadores com Passe curto e Chutar menos

Instruções ao adversário, coloco pressão / levar para o pé fraco em todos os jogadores

São boas instruções ou algo entra em conflito ?

Peço aos preparadores para treinar os jogadores com: Jogar simples / Explorar espaços / Vir buscar a bola / Remate colocado

Já estás a usar passe curto nas instruções e a própria mentalidade já implica passe curto

Não encontro essa opção de treino de movimento para tentar sair com a bola controlada, qual é no jogo?

tem que ser tutorado

Compartilhar este post

Link para o post

Que formação devo usar para praticar um futebol de posse eficaz ? (estou no benfica)

Compartilhar este post

Link para o post

Que formação devo usar para praticar um futebol de posse eficaz ? (estou no benfica)

Qualquer uma dá, com instruções bem aplicadas. Para o Benfica é aconselhável um 4-3-3, 4-2-3-1, penso :-p

Editado por MarcoBaiao7

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...