Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

Exacto. Eu costumo dar mais funções de DEFENDER em alguns / muitos jogadores, baixo a intensidade e mudo a mentalidade para CONTROLAR. Em certas alturas até baixo a defesa para PRESSIONAR ALTO ou por defeito, abaixo disso nunca. Quero descansar com bola, mas longe da minha baliza e manter o adversário sempre em sentido. Baixar muito as linhas, tentando circular a bola muito recuado, pode ser a "morte do artista". :)

A usar (no FC Porto e no Espinho) formação flexível com um Raumdeuter e um Extremo de Referência, por vezes troco este por um Av. Interior. O Extremo de Refª não provoca desequilíbrios por não driblar.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta mentalidade contra-atacar...

FC_Porto_Real_Madrid_Geral_Vista_Geral_3.png

boas michael, sempre vais partilhar a tática como fizeste para o fm 14?

bons saves :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

boas michael, sempre vais partilhar a tática como fizeste para o fm 14?

bons saves :compinchas:

Já tinha deixado umas imagens com as instruções à equipa, funções e tarefas dos jogadores; os movimentos preferidos estão no tópico com o mesmo título no FM2014, mas pronto, mais logo deixo cá um link para download.... ou amanhã, se a micas não me deixar jogar hoje.

A mentalidade contra-atacar NÃO significa que a equipa abdica dos seus princípios de jogo para jogar em contra-ataque. Tudo é igual, apenas a mentalidade é alterada, o que permite circular a bola mais atrás, onde há mais espaço, utiliza-se em simultâneo Mais Intensidade porque contra equipas de topo os jogadores são bons no desarme e o risco de perder a posse é maior. De resto, tem bastante impacto as palestras aos jogadores: neste jogo contra o Real Madrid (perdemos a 1ª mão em Madrid por 3-1), disse aos jogadores para se vingarem do último resultado (contra a indicação do adjunto que preferia que continuassem como no último jogo) e passei o tempo todo a encorajá-los do banco.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto quanto mais se lê acho que menos se percebe. O FM e um jogo excelente, mas acho que eles também complicam muito lá com essas cenas do defender, apoiar, atacar, ou das mentalidades, filosofias. Mas vocês tao a imaginar o Mourinho ou o Guardiola a dizer aos jogadores " vamos jogar em Controlar, com uma filosofia fluido, tu ai vais jogar como MRB e tu como CJR" ? Tantas funções só para a mesma posição torna-se confuso

Compartilhar este post

Link para o post

Isto quanto mais se lê acho que menos se percebe. O FM e um jogo excelente, mas acho que eles também complicam muito lá com essas cenas do defender, apoiar, atacar, ou das mentalidades, filosofias. Mas vocês tao a imaginar o Mourinho ou o Guardiola a dizer aos jogadores " vamos jogar em Controlar, com uma filosofia fluido, tu ai vais jogar como MRB e tu como CJR" ? Tantas funções só para a mesma posição torna-se confuso

Óbvio que não, Controlar ou seja lá o que for é apenas um rótulo, por isso é que cada mentalidade tem um texto descritivo e esse texto, sim, já podes imaginar um treinador a falar com os jogadores e dizer "quero que controlem o jogo, sejam pacientes, blablabla". O mesmo se aplica para a filosofia (actualmente formação da equipa) e para qualquer instrução. Não olhes para os rótulos, entende as explicações que são dadas em cada rótulo.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo o teu ponto de vista, mas como disse o Miguel, tens que ver as coisas de outra forma. No CONTROLAR já foi explicado. A filosofia fluída our rígida é a liberdade que o treinador dá aos jogadores. Por exemplo no caso do Guardiola, a nível defensivo tem uma postura ALTAMENTE ESTRUTURADA, onde quer que todos os jogadores façam exactamente o que ele pretende, depois na transição ofensiva, já dá mais alguma liberdade, mas sempre com mais disciplina principalmente no passe. O MRB e o CJR são apenas pré definições de certas instruções para os jogadores. Tu podes pegar num MC e dar instruções e mentalidade, de maneira a que fiquem parecidos ou iguais a um CJR. Basicamente é o mesmo que ele dizer ao XABI ALONSO para "pegar no jogo no meio dos centrais" e "arriscar mais ou menos no passe", no MRB é o mesmo que o treinador dizer ao jogador que quer que ele vá sempre atrás da bola, na reação à perda e com o intuito de a recuperar. O DBL com o PIQUÉ por exemplo, é o mesmo que teres um central normal, mas dizeres que queres que tente lançar passes mais verticais, sempre que existir o espaço. Como disse o Miguel, basta leres as definições de cada função e imaginares que é isso que estás a pedir aos jogadores.

Óbvio que não, Controlar ou seja lá o que for é apenas um rótulo, por isso é que cada mentalidade tem um texto descritivo e esse texto, sim, já podes imaginar um treinador a falar com os jogadores e dizer "quero que controlem o jogo, sejam pacientes, blablabla". O mesmo se aplica para a filosofia (actualmente formação da equipa) e para qualquer instrução. Não olhes para os rótulos, entende as explicações que são dadas em cada rótulo.

Exacto. Eu até acho que até poderia ter mais soluções tácticas, principalmente a nível de movimentação e mentalidades.

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Boas pessoal, ando a criar uma tática nova, a posse é boa, já os remates... algumas dicas??

TJFhvYq.png

Neste jogo não foi muita posse, além disso fui fazendo algumas alterações e era contra um tubarão, tive mais posse na primeira parte, na segunda começei com as alterações xD

6yQ63bN.png

EDIT: Esqueçi-me de mencionar que os golos sofridos foram de bola parada, já não é assim tão grave xD

Editado por TheGod10

Compartilhar este post

Link para o post

tive aqui a ler novamente o tópico do ano passado

CONCLUSÕES

TÁCTICA MICHAELANDREWS: Clique aqui

TÁCTICA LOKITO: Clique aqui Link actualizado

MOVIMENTOS PREFERIDOS A TREINAR NOS JOGADORES:

Todos os jogadores:

joga curto e simples, marcação apertada, não faz carrinhos, baixa para vir buscar jogo (excepto centrais e alas / laterais)

Centrais: não faz passes a rasgar (convém ter na equipa jogadores com movimento: fica sempre atrás e tenta sair com a bola controlada para serem tutores dos mais novos e passarem-lhes estes movimentos)

laterais / alas: corre com a bola pela esquerda / direita, sobe sempre que possível

regista: gere o ritmo de jogo, não faz passes a rasgar

CJA (meio-campo): tenta desmarcar colegas, gere o ritmo de jogo

CJA (posição 10): tenta desmarcar colegas, sobe sempre que possível, alternar de flancos, remata colocado

Interiores: corta para dentro, explora espaços, faz tabelinhas, sobe sempre que possível, remata colocado

F9: explora espaços, faz tabelinhas, remata colocado

vocês pedem a algum preparador em específico cada movimento ou pode-se pedir a qualquer um?

Compartilhar este post

Link para o post

tive aqui a ler novamente o tópico do ano passado

CONCLUSÕES

TÁCTICA MICHAELANDREWS: Clique aqui

TÁCTICA LOKITO: Clique aqui Link actualizado

MOVIMENTOS PREFERIDOS A TREINAR NOS JOGADORES:

Todos os jogadores:

joga curto e simples, marcação apertada, não faz carrinhos, baixa para vir buscar jogo (excepto centrais e alas / laterais)

Centrais: não faz passes a rasgar (convém ter na equipa jogadores com movimento: fica sempre atrás e tenta sair com a bola controlada para serem tutores dos mais novos e passarem-lhes estes movimentos)

laterais / alas: corre com a bola pela esquerda / direita, sobe sempre que possível

regista: gere o ritmo de jogo, não faz passes a rasgar

CJA (meio-campo): tenta desmarcar colegas, gere o ritmo de jogo

CJA (posição 10): tenta desmarcar colegas, sobe sempre que possível, alternar de flancos, remata colocado

Interiores: corta para dentro, explora espaços, faz tabelinhas, sobe sempre que possível, remata colocado

F9: explora espaços, faz tabelinhas, remata colocado

vocês pedem a algum preparador em específico cada movimento ou pode-se pedir a qualquer um?

Podes pedir a qualquer um, eu costumo pedir a preparadores defensivos que tratem de movimentos defensivos e assim por diante.

Boas pessoal, ando a criar uma tática nova, a posse é boa, já os remates... algumas dicas??

Neste jogo não foi muita posse, além disso fui fazendo algumas alterações e era contra um tubarão, tive mais posse na primeira parte, na segunda começei com as alterações xD

EDIT: Esqueçi-me de mencionar que os golos sofridos foram de bola parada, já não é assim tão grave xD

Nunca vais ter muita posse com essas funções e tarefas atribuídas aos jogadores: demasiados "dribladores" e tens um grande buraco no meio-campo.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar 3 links para o que tenho usado nestas 3 épocas e meia:

a original: Clique aqui requer alguns cuidados devido a um número elevado de tarefas de ataque, em termos de percentagem de posse vai ser mais baixa.

uma segunda versão que eleva a percentagem de posse mas é menos ofensiva, Clique aqui

e a terceira versão que é que actualmente estou a usar (ainda com dúvidas quanto às funções a atribuir aos dois extremos) Clique aqui

Frequentemente mudo a mentalidade de Controlar para Contra-Atacar.

Se gostas de fazer download de tácticas plug 'n play e ficares comodamente instalado à espera das goleadas, poupa o tempo não faças download.

Compartilhar este post

Link para o post

agora aconteceu uma coisa. pedi aos preparadores para 2 jogadores treinarem "joga curto e simples" e não tem essa opção nem em treino de movimento, nem de passe e os jogadores ainda não têm esse movimento, como é que costumas fazer?

Compartilhar este post

Link para o post

agora aconteceu uma coisa. pedi aos preparadores para 2 jogadores treinarem "joga curto e simples" e não tem essa opção nem em treino de movimento, nem de passe e os jogadores ainda não têm esse movimento, como é que costumas fazer?

A opção só existe nos movimentos de passe. Viste bem ??? é que nunca me aconteceu uma dessas :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

A opção só existe nos movimentos de passe. Viste bem ??? é que nunca me aconteceu uma dessas :confuso:

sim, experimentei no treino de movimento porque podia às vezes tar nesse, mas não.

eu tou a iniciar novo save no Bayern e tava nessa parte de por os gajos a treinar esses movimentos, o Boateng e o Badstuber não tou a conseguir por os gajos a treinar isso e também fui ver e ainda não tinham o movimento. tentei depois com o Benatia e o Dante e dá :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente é bug, também já me aconteceu. Avança um dia e já deve aparecer a opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente é bug, também já me aconteceu. Avança um dia e já deve aparecer a opção.

obrigado :)

agora também tem acontecido outra que já era normal nos FM's anteriores. os 1ºs até aceitavam treinar o movimento, mas agora quando tento fazer a todos o preparador diz sempre " não creio que o.... seja capaz de fazer isso" :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado :)

agora também tem acontecido outra que já era normal nos FM's anteriores. os 1ºs até aceitavam treinar o movimento, mas agora quando tento fazer a todos o preparador diz sempre " não creio que o.... seja capaz de fazer isso" :facepalm:

Não interessa o que o preparador diz, treina e pronto.

sim, experimentei no treino de movimento porque podia às vezes tar nesse, mas não.

eu tou a iniciar novo save no Bayern e tava nessa parte de por os gajos a treinar esses movimentos, o Boateng e o Badstuber não tou a conseguir por os gajos a treinar isso e também fui ver e ainda não tinham o movimento. tentei depois com o Benatia e o Dante e dá :confuso:

É que ainda por cima "joga curto e simples" é daqueles que aparece em todos, "corta para dentro", por exemplo, não aparece em alguns (quando são extremos puros).

Compartilhar este post

Link para o post

Ah. :) Para ser sincero, passou para plano B, estava a funcionar bem até, mas decidi ir por outro caminho. Implementei um 4-2-3-1, com um futebol com muito maior intensidade e com dinâmicas diferentes, mas o conceito é parecido, futebol apoiado, baseado no Bayern do Jupp Heynckes. Por vezes utilizo o 4-1-3-2, mas muito raramente. :)

Se importa de mandar-me o 4-1-3-2, para dar uma olhada ?

Compartilhar este post

Link para o post

Continua aquilo. Vou experimentar avançar um dia como o Klanurth disse

Olha que quando falas com o preparador não diz lá para treinar jogar curto e simples

Compartilhar este post

Link para o post

Olha que quando falas com o preparador não diz lá para treinar jogar curto e simples

Nop. Talvez metade da equipa tinha essa opção quando pedi ao preparador, os outros não e podia ser por já terem esse movimento mas não tava la

Compartilhar este post

Link para o post

Nop. Talvez metade da equipa tinha essa opção quando pedi ao preparador, os outros não e podia ser por já terem esse movimento mas não tava la

Não percebeste :-) a frase é que é diferente quando falas com o preparador, algo do género para o jogador jogar simples, será até logo a primeira na lista dos movimentos de passe.

Compartilhar este post

Link para o post

O que reparei e que as vezes diz "...jogar curto e simples" e doutras diz só "jogar simples", não e por ai. Noutros simplesmente não aparece nem uma coisa nem outra. Mas depois meto ai um print screen.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...