Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2015] Tempestade Cerebal para um modelo de jogo em posse

Publicações recomendadas

:lol:

Não sei se sabes mas isto é um tópico para debater ideias e para ajudar, não é só para vires cá gabar-te dos bons resultados que estás a ter.

Nem mais 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta da posse de bola :mrgreen:

Sempre acompanhei este tópico mas nunca comentei aqui , decidi começar um save no Barcelona e jogar com uma táctica criada por mim baseada na posse de bola.

Estou em fase de " teste " e apesar de ter sido contra uma equipa bastante inferior fiquei satisfeito com a exibição da equipa .

Montcada_Barcelona_Campo_Dividido.png

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta da posse de bola :mrgreen:

Sempre acompanhei este tópico mas nunca comentei aqui , decidi começar um save no Barcelona e jogar com uma táctica criada por mim baseada na posse de bola.

Estou em fase de " teste " e apesar de ter sido contra uma equipa bastante inferior fiquei satisfeito com a exibição da equipa .

Montcada_Barcelona_Campo_Dividido.png

Essa equipa é da 3ª divisão, não? :mrgreen:

No entanto 14 - 0 não é todos os dias... Pelo que vejo parece uma boa tática, quando jogares contra equipas mais fortes é que tens de mostrar as SS dos jogos xD

Compartilhar este post

Link para o post

Essa equipa é da 3ª divisão, não? :mrgreen:

No entanto 14 - 0 não é todos os dias... Pelo que vejo parece uma boa tática, quando jogares contra equipas mais fortes é que tens de mostrar as SS dos jogos xD

Eu costumo sempre começar contra equipas mais fracas e vou subindo a fasquia, depois vou mostrando os resultados contra equipas do mesmo nível :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho vindo a desenvolver um sistema tactico com um modelo baseado na posse. tirei algumas ideias de alguns posts de varios utilizadores e apos algumas experiencias cheguei a este modelo que vou apresentar.

Tento ter o maximo possivel de posse de bola mas ainda assim procuro alguma objectividade no trio ofensivo. A minha ideia passa por ter o controlo do jogo tendo mais bola e jogando no meio campo adversario, com linhas subidas e com uma pressao alta procurando ter uma boa reaccao a perca de bola. No ataque gosto de alguma objectividade sendo que os 3 jogadores da frente apesar de terem que obeceder ao modelo de jogo procuram afincadamente o golo. Esta e a nossa ideia e claro que existe algumas lacunas no sistema tactico. Por isso gostava de ouvir opinioes se mudariam algo pois tenho vindo a fazer varias experiencias e ate agora este e o melhor modelo que consegui. Estou na primeira epoca com o grande Belenenses e a passagem da jornada 23 estou em 1 lugar com 2 pontos de avanco do segundo e 10 pontos do 3. O que ate agora da garantias de ser pelo menos um sistema tactico que esta a superar as expectativas.

http://imageshack.com/a/img631/7742/l8FoA7.png

http://imageshack.com/a/img540/3213/Nv9R6i.png

http://imageshack.com/a/img538/841/ivz7aF.png

http://imageshack.com/a/img673/5046/VXd5ka.png

http://imageshack.com/a/img661/558/XqQK0H.png

Gostava de ouvir algum feedback. As maiores duvidas passam pelas instrucoes que dou aos jogadores. Ainda nao cheguei a conclusao qual sera a melhor funcao para os alas, durante algum tempo usei ala completo. No meio campo os 2 construtores trouxeram alguma coesao a equipa mas ainda nao estou certo que sera a melhor funcao para o meio campo. E nao estou completamente satisfeito com o avancado mas o falso 9 tem sido a funcao mais regular. Michael gostava de ouvir a tua opiniao... Obrigado

Uma dúvida: para quê o muito menos intensidade? Para tentares desmontar a defensiva adversária tens de fazer uma circulação de bola rápida no último terço. Não me parece que seja com a instrução muito menos intensidade aliada à estratégia controlar que vais conseguir fazer isso.

Quanto às instruções, se a ideia é que os AI ataquem a linha defensiva adversária penso que o F9 é mais aconselhável para puxar os centrais com ele, arrastá-los e assim abrir espaços para os AI explorarem.

Uma ultima pergunta: nunca notaste um grande espaço a ser explorado pela equipa adversária entre os centrais e os CJA?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida: para quê o muito menos intensidade? Para tentares desmontar a defensiva adversária tens de fazer uma circulação de bola rápida no último terço. Não me parece que seja com a instrução muito menos intensidade aliada à estratégia controlar que vais conseguir fazer isso.

Quanto às instruções, se a ideia é que os AI ataquem a linha defensiva adversária penso que o F9 é mais aconselhável para puxar os centrais com ele, arrastá-los e assim abrir espaços para os AI explorarem.

Uma ultima pergunta: nunca notaste um grande espaço a ser explorado pela equipa adversária entre os centrais e os CJA?

Utilizo o muito menos intensidade porque foi a melhor maneira que encontrei de ter uma boa posse de bola jogando com um futebol mais paciente e apoiado. A circulacao de bola rapida fazia me perder muitas bolas no meio campo desta forma sinto que a equipa nao perde a bola em zonas proibidas tao facilmente e a transicao tem mais qualidade tentando descobrir os espacos adversarios isto tudo juntamente com a a mentalidade controlar. Utilizei o atacante como teste mas sofria muitos golos e o controlar trouxe me mais coesao e mais regularidade de resultados.

O f9 faz isso na perfeicao e realmente os meus AI fazem muitos golos mas nao consigo corrigir o problema do F9 muitas vezes rematar de longe sem nexo mesmo com a instrucao rematar menos.

Em relacao ao espaco entre os centrais e os CJA sem duvida. Foi algo que foi melhorado desde que introduzi o pivot defensivo visto que ele baixa mais e muitas vezes forma se quase uma linha de 3. outra alteracao que fiz mais recentemente foi colocar um dos CJA com a instrucao manter posicao de forma a nao desposicionar tanto o meio campo..

Ainda assim sugerias alguma alteracao ?

Compartilhar este post

Link para o post

Malta desculpa la nao o fiz por mal so sou da opiniao que cada deve ter a suas proprias tacticas pk vejo muito pessoal que chega aqui e copia e comeca a jogar nao e esse o sentido do jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Malta desculpa la nao o fiz por mal so sou da opiniao que cada deve ter a suas proprias tacticas pk vejo muito pessoal que chega aqui e copia e comeca a jogar nao e esse o sentido do jogo

Cada um é que sabe que sentido deve dar ao jogo. Em tempos vinha aqui apenas para fazer download de táticas até chegar a um ponto em que comecei a não achar grande piada a isso e a achar piada a aprender a fazê-las eu próprio, com ajuda dos que percebem mais. E pouco a pouco lá fui eu percebendo cada vez mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Leste o post de abertura ao menos ? É que a ideia é mesmo essa, partilhar as ideias e descobertas com a comunidade, tentando chegar a uma táctica "perfeita".

Vais vender a táctica no OLX ? :mrgreen:

Para te ser sincero, para mim é completamente indiferente se partilhas ou não, porque não uso tácticas de outras pessoas, mas outros podem querer usar (como já te pediram) ! Não é esse o espírito que se pretende neste tópico, é preciso saber partilhar e se toda a gente pensasse como tu, este tópico nem sequer existia !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom antes que seja aqui odiado por todo o mundo depois eu vou entao partilhar la

Compartilhar este post

Link para o post

Eu costumo sempre começar contra equipas mais fracas e vou subindo a fasquia, depois vou mostrando os resultados contra equipas do mesmo nível :compinchas:

Fazes muito bem, jogos de pré-época é mesmo para os jogadores ficarem habituados à táctica e moralizados.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho vindo a desenvolver um sistema tactico com um modelo baseado na posse. tirei algumas ideias de alguns posts de varios utilizadores e apos algumas experiencias cheguei a este modelo que vou apresentar.

Tento ter o maximo possivel de posse de bola mas ainda assim procuro alguma objectividade no trio ofensivo. A minha ideia passa por ter o controlo do jogo tendo mais bola e jogando no meio campo adversario, com linhas subidas e com uma pressao alta procurando ter uma boa reaccao a perca de bola. No ataque gosto de alguma objectividade sendo que os 3 jogadores da frente apesar de terem que obeceder ao modelo de jogo procuram afincadamente o golo. Esta e a nossa ideia e claro que existe algumas lacunas no sistema tactico. Por isso gostava de ouvir opinioes se mudariam algo pois tenho vindo a fazer varias experiencias e ate agora este e o melhor modelo que consegui. Estou na primeira epoca com o grande Belenenses e a passagem da jornada 23 estou em 1 lugar com 2 pontos de avanco do segundo e 10 pontos do 3. O que ate agora da garantias de ser pelo menos um sistema tactico que esta a superar as expectativas.

Gostava de ouvir algum feedback. As maiores duvidas passam pelas instrucoes que dou aos jogadores. Ainda nao cheguei a conclusao qual sera a melhor funcao para os alas, durante algum tempo usei ala completo. No meio campo os 2 construtores trouxeram alguma coesao a equipa mas ainda nao estou certo que sera a melhor funcao para o meio campo. E nao estou completamente satisfeito com o avancado mas o falso 9 tem sido a funcao mais regular. Michael gostava de ouvir a tua opiniao... Obrigado

Se calhar não precisas de dar instruções aos jogadores, tudo o que fazes até chegar a essas já estipulam os automatismos que possivelmente pretendes, portanto, se em cima vais dar mais instruções até te arriscas a desmanchar o que fizeste. Resumindo, instruções aos jogadores só mesmo coisas pontuais. De resto, procura não afunilar tanto o teu jogo: a equipa vai procurar colocar a bola nos teus organizadores, logo o jogo vai fluir muito pelo centro, soma-se dois jogadores na frente a puxar o teu jogo ofensivo também para dentro, por isso podes sempre experimentar algumas assimetrias nas tarefas e combinar com algo que te dê mais largura. Fora isto, tens 4 jogadores que procuram o drible em detrimento do passe... pode ser algo também a rever.

Tem lá o pivô e se o CJA que apoia baixar a vir buscar jogo resolve o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Estreia na Champions! Quer dizer, estreei-me no play-off, mas pronto... Estreia na fase de grupos, assim é que é. :mrgreen:

YZuej4h.png

No momento da expulsão do Daniel Alves.

RwF6BxP.png

:celebracao:

Not bad. Danny Ings e Anthony Knockaert são craques. :carinhoso:

Batemos o CSKA 3-1 no play-off no cômputo das duas mãos. No campeonato, 3 jogos - 2 vitórias (Everton, fora, 1-4 e Sunderland, casa, 2-0) e 1 derrota (Chelsea, casa, 1-3 na estreia no campeonato, antes das alterações que deram origem às 4 vitórias consecutivas que temos em todas as competições).

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar não precisas de dar instruções aos jogadores, tudo o que fazes até chegar a essas já estipulam os automatismos que possivelmente pretendes, portanto, se em cima vais dar mais instruções até te arriscas a desmanchar o que fizeste. Resumindo, instruções aos jogadores só mesmo coisas pontuais. De resto, procura não afunilar tanto o teu jogo: a equipa vai procurar colocar a bola nos teus organizadores, logo o jogo vai fluir muito pelo centro, soma-se dois jogadores na frente a puxar o teu jogo ofensivo também para dentro, por isso podes sempre experimentar algumas assimetrias nas tarefas e combinar com algo que te dê mais largura. Fora isto, tens 4 jogadores que procuram o drible em detrimento do passe... pode ser algo também a rever.

Tem lá o pivô e se o CJA que apoia baixar a vir buscar jogo resolve o problema.

Estas a referir te a instrucoes individuais aos jogadores ? os meus jogadores tem varias mas sempre achei isso produtivo. Nunca tinha visto alguem a referir se a essa ideia... Em relacao ao afunilar jogo concordo. A minha ideia sempre passou por ter um jogo interior muito forte mas realmente preciso de alargar um pouco mais o jogo. Tenho vindo a experimentar a instrucao individual aos AI manterem se abertos e com o movimento cortar para dentro penso que tem sido produtivo. os alas tenho os tornado mais ofensivos com mais instrucoes ofensivas dando maior largura ao jogo mas para compensar um dos CJA esta bastante mais defensivo. Em relacao ao procurar o drible tenho combatido isso com os 3 jogadores da frente treinando em todos o movimento preferido fazer tabelas e acho que no geral tem sido resolvido o problema. Qual e a tua opiniao sobre a mentalidade e a fluidez da equipa? e sobre a temporizacao?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. As instruções têm uma hierarquia, em sentido ascendente tens instruções à equipa, instruções aos jogadores, instruções ao adversário, ou seja, estas prevalecem sobre quaisquer outras. No entanto, se só utilizares instruções à equipas, então serão (obviamente) estas que valem. Por outro lado, deves levar em consideração os automatismos criados pela Mentalidade.

Mentalidade e fluidez ? Temporização ?... como assim ???

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. As instruções têm uma hierarquia, em sentido ascendente tens instruções à equipa, instruções aos jogadores, instruções ao adversário, ou seja, estas prevalecem sobre quaisquer outras. No entanto, se só utilizares instruções à equipas, então serão (obviamente) estas que valem. Por outro lado, deves levar em consideração os automatismos criados pela Mentalidade.

Mentalidade e fluidez ? Temporização ?... como assim ???

Refiro me a mentalidade da equipa controlar com um estilo fluido jogando com muito menos intensidade. mudarias algo nessas instrucoes?

Compartilhar este post

Link para o post

Refiro me a mentalidade da equipa controlar com um estilo fluido jogando com muito menos intensidade. mudarias algo nessas instrucoes?

Depende do que pretendes dos teus jogadores, considerando isto podes jogar como entenderes desde que as coisas tenham lógica. Não há uma fórmula única, nem mágica.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que pretendes dos teus jogadores, considerando isto podes jogar como entenderes desde que as coisas tenham lógica. Não há uma fórmula única, nem mágica.

Eu sei que posso jogar como entender e que faz todo o sentido que as coisas tenham logica. Sobre formulas unicas e magicas nao foi isso que procurei, apenas uma troca de ideias sobre o sistema que tenho vindo a desenvolver mostrando as minhas ideias e procurando retirar algumas ideias de forma a melhorar o meu jogo!

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que posso jogar como entender e que faz todo o sentido que as coisas tenham logica. Sobre formulas unicas e magicas nao foi isso que procurei, apenas uma troca de ideias sobre o sistema que tenho vindo a desenvolver mostrando as minhas ideias e procurando retirar algumas ideias de forma a melhorar o meu jogo!

Obrigado

Isso das ideias foi logo o que disse na primeira resposta. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso das ideias foi logo o que disse na primeira resposta. :biggrin:

Com tantas ideias, quase que parecia uma tempestade cerebral :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Isto como diz o Michael, não tem a ver com o mudar ou tarem erradas as instrucçoes!! Deste que tenham logica qq ideia de jogo esta correcta esta certa!

Vou dar dois exemplos! Barcelona de Guardiola e FC Porto de Vtior Pereira! Enquanto o FCP era uma equipa de posse em contenção o Barcelona era uma equipa de posse agressiva! Em minha opinião transferindo isto para o FM o FCP seria uma equipa com mentalidade de controlar e temporização lenta! Já o Barcelona seria de mentalidade a controlar e temporização rápida!

Dps temos a parte da fluidez e isto em minha a opinião é onde por vezes o pessoal peca! O que vejo mt é o pessoal a querer futebol fluido e jogadores a deambular, o que isto origina são descompensações defensivas!

Em minha opinião quem quer um futebol de posse a jogar num 4-3-3 o melhor sera usar um futebol rígido e trabalhar os movimentos individuais de cada jogador!

Pra quem quiser posse e fluido parece me que a melhor opção sera uma tactica de 3 centrais! Aqui sim a equipa dificilmente é apanha em contra pe pq mantem smp 3 jogadores atras e mesmo com a subida dos laterais o centrais iram cobrir toda a zona defensiva!

Compartilhar este post

Link para o post

Com raios e coriscos :biggrin:

Optares pelo Muito Fluido não vai influir na questão da posse de bola, é uma questão de veres se tens jogadores competentes para muita liberdade criativa e para fazerem mais do que lhes pede através das suas funções e tarefas (liberdade criativa não significa que o jogador deixa de cumprir as instruções). A mentalidade e apenas um elemento que diz aos jogadores sobre arriscarem mais ou menos, interfere com a intensidade, linha defensiva e largura.

Compartilhar este post

Link para o post

Com raios e coriscos :biggrin:

Optares pelo Muito Fluido não vai influir na questão da posse de bola, é uma questão de veres se tens jogadores competentes para muita liberdade criativa e para fazerem mais do que lhes pede através das suas funções e tarefas (liberdade criativa não significa que o jogador deixa de cumprir as instruções). A mentalidade e apenas um elemento que diz aos jogadores sobre arriscarem mais ou menos, interfere com a intensidade, linha defensiva e largura.

Michael eu qd me referi á fluidez não foi com ideia para ter posse de bola, mas sim para em minha opinião mostrar o erro que mta gente faz!! Em minha opinao e pelo acho que mta fluidez com o deambular por vezes causa desorganização!

Compartilhar este post

Link para o post

(de repente fiquei com a pontuacao do teclado toda trocada :confuso: )

Nao dei conta do teu texto que, como habitualmente, e pertinente :happy: A questao passa muito pelo comportamento do adversario, se sobe as linhas e pressiona tens menos bola, se baixa as linhas tens mais bola. De resto, podem ser feitas abordagens distintas com o mesmo nivel de sucesso, por isso disse logo no inicio que qualquer Mentalidade contempla aspectos do modelo de jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael eu qd me referi á fluidez não foi com ideia para ter posse de bola, mas sim para em minha opinião mostrar o erro que mta gente faz!! Em minha opinao e pelo acho que mta fluidez com o deambular por vezes causa desorganização!

Exacto. Mas é mais ou menos o que o Miguel está a dizer. Uma maior fluidez, aumenta a liberdade expressiva de cada jogador, ou seja jogadores muito bons e de classe mundial, com liberdade podem render muito mais, uma vez que são artistas com grande capacidade mental e técnica, mas caso dês muita liberdade a jogadores limitados, vão haver muitos erros, a tal desorganização que falas, principalmente a nível defensivo, na basculação ou mesmo a nível ofensivo, na transição lenta ou rápida.

Depois tens a forma como fazes a basculação, uma movimentação em largura, que tem que ser coordenada, com os jogadores que fazem a pressão mais alta (em bloco ou não). Quando jogas com jogadores de topo, é muito mais fácil fazeres este tipo de pressão alta, mas quando jogas contra equipas tão fortes como a tua, é mais complicado, porque do outro lado apanhas artistas que conseguem passar a primeira fase da pressão. Contra equipas mais fracas, já demonstram mais dificuldade em passar essas linhas, mas mesmo assim quando pressionam, por vezes, e caso a tua equipa esteja mais debilitada fisicamente, nota-se a diferença. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...